Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Releituras

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A imagem dos Senhor dos Passos - por Tony
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de May de 2007 17:05

Num tópico entitulado "considerações musicais" a conversa desviou-se para o sofrimento e a felicidade. A Tony deu um excelente testemunho sobre um episódio que se passou entre ela e uma criança a quem dava catequese:

“Porque é que toda a gente sofre?”
Escrito por: tony
01 de Dezembro de 2005 04:36


Num dos anos em que dei Catequese em Lx, utilizei uma sala no primeiro andar da igreja, cujo acesso era feito pelo interior da mesma, passando pela imagem do Senhor dos Passos. Havia uma menina de 9 anos que “morria” de medo daquela imagem, pelo que nós tínhamos sempre o cuidado de acender todas as luzes das escadas e de fechar a porta do pequeno espaço onde se encontrava a dita imagem. A pequena na altura tinha uma tia com cancro em fase terminal.
Um dia à saída da Catequese, depois de descermos as escadas, encontrávamo-nos junto aos bancos no interior da igreja, a tal menina, olha para mim muito séria e pergunta-me isto:

“Porque é que toda a gente sofre?”
Ora eis uma pergunta à qual eu não sabia responder…pior ela tinha dito…”toda a gente”

Bem, acho que ia tendo, na altura, uma coisa má. Mas achei que tinha de lhe dizer a verdade e disse:

“Olha não sei!”

Depois disto, continuei a falar, ….as palavras dificilmente vinham da minha pessoa, estou certa que foi o divino Espírito Santo quem falou por mim, pois eu nunca saberia dizer coisas tão sábias.

E continuei assim: “Mas numa coisa tens toda a razão, todos nós sofremos. Sofres tu, a tua mãe, a tua tia, os meus pais, os do João, os da Rita e todas as pessoas que encontras na rua, todos nós sofremos de uma maneira ou de outra…até Jesus sofreu! Sabes aquela imagem de que não gostas, é a de Jesus a sofrer com o peso da cruz. O que nós temos de fazer é aprender com Jesus, cada vez que caímos com o peso do sofrimento temos de nos levar de novo, como Jesus fez a caminho do monte calvário onde foi crucificado. É por isso que ele é tão importante para nós, porque nos ensina a sofrer e a Amar ao mesmo tempo”.

Estou a repetir em discurso directo o que lhe disse, porque me lembro textualmente o que foi dito por mim. Eu própria fiquei surpreendida comigo. Como foi possível ter tido a sabedoria e a perspicácia para tal feito, certamente foi Deus quem falou e não eu…

O que eu sei ao certo é que aquela criança de 9 anos estava a iniciar um processo fabuloso. - a descoberta única, pessoal e intransmissível que é o mistério da Paixão e Morte de Cristo.

Algum tempo depois aquela menina começou a ser vista perto da imagem do Senhor dos Passos, pois aprendeu a deixar de ter medo dela e aos poucos foi-se aproximando e por fim já rezava aos pés do Senhor dos Passos.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.