Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Releituras

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Reliquias de Santa Teresinha - Sandra Isabel
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de January de 2007 23:24

A veneração dos santos e ainda mais a das suas reliquias tem ocasionado alguns abusos no passado. No tópico:
Reliquias de Santa Teresinha
a Sandra Isabel mostra-nos como se pode aproveitar o interesse suscitado pelas reliquias de um santo para dar a conhecer melhor o santo e daí aprofundar o Evangelho.
Foram intervenções verdadeiramente didacticas:

Reliquias de Santa Teresinha
Escrito por: susana baptista
Data: 08 de Novembro de 2005 10:07
Ola a todos, será que alguém me sabe dizer onde posso ver as reliquias de Santa Teresinha?

...

Escrito por: Rui B
Data: 08 de Novembro de 2005 13:19
... no site oficial: [www.santateresinha.org]


Escrito por: Sandra Isabel
Data: 14 de Novembro de 2005 11:48
Sabes Susana,
As Reliquias estiveram aqui na minha paróquia, uma noite e um dia.... foi lindo! se quiseres ver mais consulta o nosso site, tem fotos, testemunhos...
site : paroquiasagradafamiliaentroncamento.com


Escrito por: catolicapraticante
Data: 14 de Novembro de 2005 12:01
Sandra:
Foi lindo em quê e porquê? Podes partilhar connonosco?


Escrito por: Sandra Isabel
Data: 14 de Novembro de 2005 12:41
Foi Lindo!
Porque uma pessoa que nos ensina o Amor, só podia gerar amor.
Foi lindo o intercâmbio entre as duas Paróquias da nossa terra, a preparação para receber as Relíquias, os testemunhos, os Workshops com as crianças, tudo o que antecedeu à vinda das Relíquias foi de um ensinamento muito profundo, mesmo para aqueles que só conheciam Sta Teresa do Menino Jesus, por ser uma santa que temos na nossa Igreja. Acho que ninguém ficou com dúvidas de quem foi, da sua vida....
E quando as Relíquias chegaram... o seu acolhimento foi diferente... foi mais sentido. Todos sabiam de quem eram aquelas Relíquias, todos sabiam o que significavam...
Recebemo-las na Igreja de N.S. de Fátima, às 21h, celebramos a Eucaristia, seguimos em procissão pela cidade em direcção à Igreja da Sagrada Família, onde as Relíquias ficaram em adoração toda a noite. Na procissão ia a cidade... desde os mais velhos, até às crianças...
Durante a noite estabeleceu-se uma escala, onde cada movimento ia, hora a hora, adorando, cantando, fazendo silêncio, rezando... Sempre com as Relíquias aos nossos pés e o Santíssimo Sacramento exposto no altar.
As pessoas podiam chegar-se junto das relíquias, podiam tocar a redoma, podiam ajoelhar-se, podiam venerar como quisessem. E as pessoas entenderam isso, e com muita simplicidade iam-se abeirando das Relíquias, sem atrapalhações, sem empurrões ... simplesmente com muito amor e devoção.
De manhã rezaram-se as Laudes. Seguiu-se a unção dos doentes e depois a oração das crianças, que foi simplesmente deliciosa... Elas, com muito carinho, respeito e serenidade, estiveram 1h30m em oração, sem se cansarem, partilhando cada uma a sua oração o seu pedido ou simplesmente o seu obrigado... No fim foi lhes dado o “ Pão por Deus” uma tradição que resolvemos reatar há algum tempo.
Às 15h, a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo e a despedida das relíquias.... As duas paróquias continuavam unidas, tudo foi feito em conjunto.
Quando as Relíquias partiram e nos deixaram... ficou um perfume de Amor e gratidão no ar... Ficaram os nossos corações cheios... E choveram rosas do céu!

Por isso eu disse que foi lindo...
Deus não foi esquecido nunca, e Sta Teresa esteve ali para nos ajudar a nos enchermos de Amor!

Um Abraço


Escrito por: catolicapraticante
Data: 14 de Novembro de 2005 14:03
Obrigada Sandra pelo teu testemunho. Gostaria de saber como explicaram esta "veneração de relíquias " ás crianças..


Escrito por: Miguel D
Data: 14 de Novembro de 2005 15:22
Sandra
acho muito bonita essa experiencia. Obrigado pelo teu testemunho. Ao lê-lo consegui captar um pouco do vosso amor e encher o meu coração com ele. OBRIGADO!!
É bom saber que existe partilha de amor e oração. É bom saber da união das vossas paróquias.
Mas acima de tudo foi muito bom poder ler no teu tesmunho: «Deus não foi esquecido nunca».
Gostava de te fazer uma pergunta: achas que tudo que tu relataste seria possível se não houvesse a presença física das reliquias...?
O mais importante é que vocês consigam manter esse espirito e esse amor sempre vivo, independentemente da forma como ele entrou em vocês...


Escrito por: Sandra Isabel
Data: 14 de Novembro de 2005 15:39
Olha Miguel,
Em relação à pergunta que me fazes, penso que seria possível... porque a nossa paróquia já deu provas que tudo consegue fazer desde que o objectivo seja Deus e o seu Amor...
Quanto há união entre paróquias, também já conseguimos realizar muitas coisa em conjunto, em especial os jovens e a catequese... quanto aos outros movimentos, por vezes existe uma falta de dialogo e alguma " rivalidade". Porque antigamente, nós eramos uma só paróquia, mas como a cidade cresceu, foi dividida em duas... houve divisão em tudo, e às vezes há quem se esqueça que o Deus é o mesmo....
Com a vinda das Relíquias, parece que toda as pessoas se esqueceram dessa "rivalidade" e tudo foi feito em conjunto e com honestidade... Por isso espero que Sta Teresa tenha de uma vez por todas quebrado o gelo que existia... e que fique para sempre esta união....

Quanto à pergunta da Catolicapraticante, confesso que julgava que fosse mais dificil... mas olha foi facil.
Antes das Relíquias virem, nós fizemos umas palestras.... vieram uns padres carmelitas, que em conjunto com o nosso pároco, explicaram,1º quem foi Sta. Teresa e só depois de eles perceberem quem tinha sido é que eles lhe falaram das Relíquias... mostraram-lhes fotos das reliquias. Explicaram-lhe o que eram Relíquias : disseram-lhes que eram coisa de Sta Teresa e que por ela ter sido quem foi, por isso é que se chamavam relíquias... eram coisa impoprtantes dela. Depois houve uma criança que perguntou: Então não são partes do corpo dela? Disseram-lhes que era possível que também viessem um osso.... as crianças questionaram-se.... e eles perguntaram-lhes se nunca tinham ido á Capela dos Ossos... tirando os mais pequenos todos confirmaram.... então foi fácil.
No dia da oração, nós as catequistas quisemos ser ousadas... uma de nós fez-se passar por Sta. Teresa, estava escondida na Sacristia e ia respondendo às perguntas das crianças-só se ouvia a voz...foi giro porque elas estiveram atentas e no fim fizeram os seus Agradecimentos, os seus pedidos e os seus louvores.
No fim cantaram.... rezaram ao PAI DO CÉU ...


Escrito por: catolicapraticante
Data: 14 de Novembro de 2005 15:46
Obrigada Sandra pela paciência. Realmente essa dos ossos é muito típica dos miúdos... ;))
Eles pouco sabem de caveiras e ossos a não ser ossos virtuais..
Mas a dificuldade é explicar que não estavam a venerar ou adorar ossos ou rstos mortais , mas a lembrar/ venerar a vida de uma mulher que foi santa pela forma como viveu..
E, através desse exemplo de Vida lembrar o essencial do Evangelho.
Parabéns por terem conseguido. "No fim cantaram.... rezaram ao PAI DO CÉU ... "
è tãoe scorregadio este tem as rel´quias.. ( ouseja, é tão difícil não acír no paganismo... apesar de ( que foi de carne e osso e uma santa...)

...

Escrito por: Sandra Isabel
Data: 16 de Novembro de 2005 10:57
Olá outra vez....
Esqueci-me de dizer que os nossos queridos escuteiros, para além de acompanharem as Relíquias na procissão, fizeram-lhe guarda de honra toda a noite. Dois a dois – os chefes iam-se revezando...
Esqueci-me também que toda a noite houve sempre uma tenda cá fora, onde quem quisesse aconchegar o estômago tinha sempre chá, café e bolos(oferecidos). Havia outra tenda também onde se podiam comprar livros sobre Sta. Teresa, e outros objectos(alguns feitos pelos escuteiros).
Os nossos acólitos estiveram também em grande número sempre presentes(eles são +/- 40 acólitos) quer nas celebrações Eucarística, quer na procissão, quer na adoração. Os Acólitos/Jovens, foram eles que iniciaram a escala de adoração – Entre uma apresentação com projecção de imagens sobre a vida de Sta. Teresa e cânticos de Taize...
Durante toda a noite tivemos sempre padres dispostos a atender quem se quisesse confessar ou simplesmente desabafar...
Tivemos também o chamado “Livro da Vida” – Livros que foram colocados nas 2 Paroquias, na Capela, nos lares e que as pessoas podiam escrever, no Lado esquerdo –Intenções pelos mortos e no lado direito – Intenções e pedidos pelos vivos. Esses livros foram recolhidos no dia em que vieram as Relíquias e foram entregues no Ofertório pelos Acólitos de forma a que tudo o que lá estivesse escrito fosse entregue a Deus Pai. No dia seguinte foram devolvidos aos locais onde se encontravam, e irão permanecer lá, para que as pessoas que não tiveram oportunidade possam escrever, e depois na Missa de Natal, serão novamente entregues a Deus Pai.

Foram dias muito cansativos os que antecederam a vinda das Relíquias, mas depois com a sua chegada, transformaram-se em serenidade e calma!

Bom só queria partilhar mais este bocadinho!!!!

Um Abraço



Editado 2 vezes. Última edição em 27/01/2007 23:27 por camilo.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.