Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Dúvida Histórica: Missionários do Júlio Dinis
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de May de 2013 11:39

Tenho uma dúvida já há imenso tempo e não consigo esclarecê-la através do Google ou outros meios.

Nos livros do Júlio Dinis "As Pupilas do Senhor Reitor" e "A Morgadinha dos Canaviais" surge a figura do missionário, sempre tenebroso e fanático, mas nunca identificado com nenhum movimento em especial.

Tendo em vista o contexto do final do século XVIII e início do século XIX, sei que surgiu um movimento de Missão, os Missionários Apostólicos, com o objectivo de evangelizar Portugal, principalmente as zonas do Alentejo. Sei que se instalaram no Norte, nomeadamente em Vinhais.

Contudo foram expulsos do país pela lei aprovada pelos liberais em 1834 (extinção das Ordens Religiosas). Desta forma não deverão ser eles os missionários dos livros, principalmente no da Morgadinha que acontece no contexto da proibição dos enterramentos nas igrejas (leis de 1835 mas principalmente 1844).

Também na minha própria experiência familiar há as histórias que a minha avó contava sobre um missionário (muito conceituado na opinião popular) que esteve na minha região (zona da Beira Alta) mas aqui nos finais do século XIX.

A pergunta final: Quem eram estes missionários?

Muito agradecia se alguém me pudesse esclarecer.

Cassima

Re: Dúvida Histórica: Missionários do Júlio Dinis
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 15 de May de 2013 12:39

provavelmente não se referem a nenhum ordem em concreto, mas sim à prática, caída em desudo em Portugal, das missões populares.

http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/

Também chamadas sagradas missões ou missões ad intra, para as distinguir das *missões ad gentes (em terras de infiéis), são uma forma especialmente eficaz de *pregação (CDC 770) destinada a reavivar a fé e vida cristã dos baptizados e a renovar as comunidades paroquiais.
Trata-se de uma forma de pastoral extraordi­nária, complementar da pastoral ordinária. Mais ou menos sempre existiu na vida da Igreja, mas teve particular desenvolvimento a seguir ao Conc. de Trento, para defender as comunidades católicas da heresia (sobretudo protestante) e de as fazer sair da letargia espiritual em que se encontravam.
Providen­­cialmente surgiram nos sécs. XVI-XVII santos fundadores de institutos que se dedicaram a tais missões, como S. Vi­cente de Paulo, fundador da Con­gre­gação da Missão (1625), e Sto. Afon­so Maria de Ligório, fundador dos Re­den­toristas (1732), para citar somen­te os que presentemente mais se dedi­cam às m. p. em Portugal (sem esquecer os Franciscanos, Monfortinos, Pic­pussia­nos e outros). Nas suas linhas gerais, as m. p. desenvolvem-se em três fases:
1) a pré-missão, destinada a sensibilizar os destinatários e a preparar os missio­ná­rios (padres, religiosas e leigos, de fora, a que se juntam outros re­cru­tados na ­comunidade a evangelizar);
2) a missão, de cerca de duas semanas de inten­sa actuação evangelizadora, dando gran­de importância aos contactos pessoais e à diversidade dos públicos (adultos, jovens, crianças, doentes, famí­lias...), visando a sua conversão e integração dinâmica na vida da paró­quia;
3) a pós-missão para avaliação e reanimação, ao longo de 1 a 3 anos.
Mais recentemente, passou a fazer parte da dinâmica das m. p. a constituição de grupos de vizinhos, que se reúnem periodicamente animados por um cate­quis­ta, prolongando os resultados das m. p. (aos quais os Redentoristas cha­mam “assembleias familiares cristãs”, e os Vicentinos “comunidades familiares de caridade”).



Editado 1 vezes. Última edição em 15/05/2013 12:42 por camilo.

Re: Dúvida Histórica: Missionários do Júlio Dinis
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de May de 2013 17:43

Olá Camilo

Deves ter razão. Faz todo o sentido. Aliás, eu já conhecia essas missões (não propriamente com esse nome) porque na minha terra houve duas no meio do século XX, separadas por quase 20 anos. Mas não me ocorreu que as do século XIX fossem semelhantes.

A propósito, no link seguinte que encontrei a pesquisar as Missões Populares há informações interessantes:

- Comunicar no início do séc. XX

Conheces algum livro que fale dessas missões, numa perspectiva histórica (além da História Religiosa, mencionada no artigo)? Na wikipédia falam do livro "A Religião dos Pobres" mas fico sem saber se falam de Portugal ou, falando, se o tratam com pormenor.

Gostava de saber se a imagem dada pelo Júlio Dinis foi exagerada ou não.

Obrigada

Cassima



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.