Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 22:27

Para os católicos começou mais uma Quaresma, esse período de quarenta dias que se diz ser de preparação para a Páscoa, mas que para muitos é igualmente sinónimo de tempos tristonhos, de arrependimento, de jejuns, abstinências, vias-sacras...

Aqui fica este tópico, mais para a partilha que para a discussão (será preferível a perspectiva pessoal e vivencial): tem sentido fazer jejum e a abstinência? Tem sentido a penitência?

Por que razão fazemos (se for o caso) jejum e abstinência? Para cumprir um "Mandamento da Santa Igreja"? Damo-lhe alguma outra finalidade? Como fazemos abstinência? Seguimos o "clássico" exercício de não comer carne nas sexta-feiras de Quaresma e na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa? Jejum e abstinência são apenas coisas do passado? Há sugestões de mudança?

E, afinal, precisamos ou não de Quaresma? É boa ideia colocar algum propósito de "conversão" na Quaresma ou não passa de "paliativo" (ou "paleio"?) "espiritual"?

Venham daí as vossas partilhas e reflexões! Também deixarei as minhas.

Alef

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 22:49

Como já vários Padres têm explicado, a questão de não comer carne às sexta-feiras da Quaresma e Quarta-feira de Cinzas, pode ser enganadora nos dias de hoje.

Hoje quando ia almoçar, se tivesse escolhido o prato de peixe, teria pago relativamente mais do que paguei. O que fazer? Comer uma sopa e uma peça de fruta? Sim, era uma hipótese a considerar. Optei por um dos pratos mais modestos - Croquetes com arroz de feijão (diga-se que também não tinham muita carne...).

No meu caso, durante a Quaresma costumo com frequência fazer-me duas perguntas e meditar sobre elas:

1. Será que me lembro que (e porquê é que) Jesus Cristo morreu por nós?
2. O que tenho feito eu pelos outros?

Meditando, tento encontrar respostas, uns dias melhor do que outros.

Luis

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 26 de February de 2004 09:52

Eu associo a abstenção de comer carne e o jejum como um sinal de que vamos tentar combater os 7 pecados ou vícios capitais (soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja, preguiça) promovendo as sete virtudes que lhes são contrárias (humildade, liberalidade, castidade, paciência, temperança, caridade, diligência). Trata-se de um sinal. Pessoalmente não se traduz num esforço relevante, apenas se trata da interiorização da pertença a uma comunidade em tempo especial de conversão.
...

AOMSoares

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de February de 2004 22:56

Recebido de "Evangelho do Dia":

A essência do jejum cristão

Em todas as grandes experiências religiosas, o jejum ocupa um lugar
importante. O Antigo Testamento enumera o jejum entre os fundamentos
da espiritualidade de Israel. «É boa a oração como o jejum e a
esmola, acompanhada pela justiça» (Tb 12,8) 3 . O jejum implica uma
atitude de fé, de humildade, de total dependência de Deus. Recorre-se
ao jejum como preparação para o encontro com Deus (cf. Ex 34,28; 1 Re
19,8; Dn 9,3), antes de enfrentar uma missão difícil (cf. Jz 20,26;
Est 4,16) ou implorar o perdão duma culpa (cf. 1 Re 21,27), para
manifestar a dor causada por uma desgraça familiar ou nacional (cf. 1
Sm 7,6; 2 Sm 1,12; Br 1,5); mas o jejum, inseparável da oração e da
justiça, visa sobretudo a conversão do coração, sem a qual, como
denunciavam já os profetas (cf. Is 58,2-11; Jr 14,12; Zc 7,5-14), ele
não tem sentido.

Impelido pelo Espírito, Jesus, antes de começar a sua missão pública,
jejuou durante quarenta dias como expressão de confiante abandono ao
desígnio salvífico do Pai (cf. Mt 4,1-4); deu indicações concretas
para que a prática do jejum, entre os seus discípulos, não se
prestasse a formas adulteradas de ostentação e de hipocrisia (cf. Mt
6,16-18).

Fiéis à tradição bíblica, os Santos Padres tiveram em grande
consideração o jejum. Para eles, a prática do jejum facilita a
abertura do homem a outro alimento: a Palavra de Deus (cf. Mt 4,4) e
o cumprimento da vontade do Pai (cf. Jo 4,34); conexo intimamente com
a oração, fortifica a virtude, suscita a misericórdia, implora o
socorro divino, leva à conversão do coração. É com esta dupla
vertente - de imploração da graça do Altíssimo e de profunda
conversão interior -, que se deve acolher o convite de João Paulo II
(...). De facto, sem a ajuda do Senhor, será impossível encontrar uma
solução para a dramática situação em que está o mundo; sem a
conversão dos corações, dificilmente se pode imaginar a cessação
radical do terrorismo.

A prática do jejum tem a ver com o passado, o presente e o futuro:
com o passado, levando a reconhecer as culpas contra Deus e contra os
irmãos com que cada um se manchou; com o presente, aprendendo a abrir
os olhos para os outros e para a realidade que nos rodeia; com o
futuro, acolhendo no coração as realidades divinas e renovando, a
partir do dom da misericórdia de Deus, a comunhão com todos os homens
e com a criação inteira, assumindo responsavelmente a missão que cada
um de nós tem na história.


Fonte: Vaticano - INDICAÇÕES LITÚRGICO-PASTORAIS
SOBRE O JEJUM E A ORAÇÃO PELA PAZ

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de February de 2004 23:07

Adivinhem lá quem será esse oráculo, que escreve em maiúsculas, com exageros de pontuação... Parece que temos mais uma vestimenta das usadas nos fóruns dos faróis... Aliás, havia vários oráculos e apareceu um satiricon com uma série de clones de nome Sátiro qualquer coisa... Não fosse o dicitur e aquilo era só lama de matéria orgânica em decomposição (falta-me uma palavra mais sucinta!). Mas há quem goste de ver a história a andar para trás... Que tal se a vestimenta fosse novamente posta no bafio da lama mal seca em que se encontrava?...

Ele há gente para tudo!

Alef

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de February de 2004 23:20

Alef,

Não vale a pena perder tempo com oráculos, digo "oraculos". Correndo o risco de me compararem a "coladores habituais" vejamos a ideia sobre o jejum de S. Gregório o Grande, papa e doutor da Igreja em "Evangelho Quotidiano":
O jejum que agrada a Deus

Foi comendo os frutos da árvore proibida que Adão transgrediu os preceitos da vida. Nós outros, é restringindo o nosso comer, tanto quanto isso é possível, que nós nos reergueremos, que reencontraremos a alegria original.

Que ninguém creia que esta abstinência possa ser suficiente. Com efeito, Deus diz-nos, pelo seu profeta: “Não sabeis qual é o jejum que me agrada? Partilha o teu pão com o faminto, hospeda os pobres sem abrigo, veste aquele que vês um, não abandones o teu irmão” (Is 58, 5-7). Eis o jejum que Deus aprova: aquele que apresenta a seus olhos as mãos repletas de esmolas, um coração cheio de amor pelos outros – um jejum todo amassado de bondade. Aquilo de que te privas pessoalmente, dá-o a outro. Assim, a tua penitência corporal contribuirá para um outro ficar melhor. Compreende aliás a censura do Senhor na boca do profeta: é comer e beber para si, absorvendo sem partilhar com os pobres os alimentos destinados a alimentar o corpo; estes são dons feitos pelo Criador para a comunidade dos homens. É ainda jejuar para si, privando-se por um tempo, mas guardar o fruto das suas restrições para consumir mais tarde: “Santificai o vosso jejum” diz o profeta (Jl 1,14).

Que cesse a cólera; que abrandem as desavenças! A mortificação do corpo é vã se ao coração não se impõe uma disciplina para refrear as suas paixões. “Jejuais na disputa e na cólera” diz o profeta (Is 58,4). Com efeito, se não perdoamos, Deus remeter-nos-á à nossa injustiça.

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 29 de February de 2004 20:03

Antigamente conta a minha mae, que quem pagava a bula, comia carne, quem nao pagava nao podia comer, padres, padres e leis....

Alguns padres, sao os mais pecadores...tenho vivido ao redor de padres, sao mentirosos, ladroes...ja me retirei da igreja...eles ganham dinheiro, os parvitos trabalham...

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de February de 2004 22:13

Catarina:

Dizes:
«Antigamente conta a minha mae, que quem pagava a bula, comia carne, quem nao pagava nao podia comer, padres, padres e leis....»

Uma pequena explicação: a famosa "bula" não tem que ver com comer carne na Quaresma, mas nas restantes sextas-feiras do ano. (A bula nunca dispensava da abstinência na Quaresma). Entendia a Igreja que todas as sextas-feiras se devia fazer abstinência de comidas mais ricas, e a carne era entendida como tal. Ora, o sentido da abstinência não é simplesmente o de "poupar" ou de fazer "regime", mas o de tirar daquilo que não me é essencial para que alguém que precisa aproveite disso. Neste sentido, havia razão para pensar que em vez da "abstinência" se desse uma esmola, que a tal bula estipulava.

Esse sentido é o que ainda hoje se mantém ou deve manter. No Concílio Vaticano II foi proposto que se acabasse com a prática do jejum e da abstinência, mas os «Padres do Concílio» (nome genérico para os participantes do Concílio, mesmo que a maioria seja constituída por bispos) acharam que se deviam manter estas práticas, por várias razões. Não apenas pela tradição ascética e do sacrifício (pelo jejum e pela abstinência mostramos que queremos uma vida que vai para além da mera satisfação das "necessidades básicas"), mas também como gesto de solidariedade para com os que nada têm. Por isso, com ou sem bula, está aconselhado que o resultado das nossas abstinências e jejuns beneficiem alguém. Hoje as Conferências Episcopais (que na maior parte dos casos coincide com o conjunto dos bispos de um país) estabelecem normas adaptadas à realidade de cada país e em geral presta-se menos atenção à questão literal da carne. Diz-se que todos devem abster-se de comidas ricas, e entregar o dinheiro "poupado" a alguém que precise. É claro que não comer um cachorro por ser sexta-feira e comer uma rica santola é simplesmente um escândalo...

Ver esta questão da abstinência como mera "lei" é muito pouco, nem tem sentido. Se formos ao fundo das questões, veremos que há muita sabedoria naquilo que à primeira vista parece mera "caturrice" da hierarquia.

Alef

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 11:58

Alef,

No final é essa a interpretação da Tradição, conforme se verifica pelo texto de S. Gregório o Grande, que colei acima.

A verdadeira Tradição interpreta sempre o verdadeiro sentido das questões, nunca lhes dando apenas o sentido literal, que é geralmente aquele que as pessoas criticam.

Catarina,
Que os padres são pecadores, não é novidade. Ninguém aqui defende que a Igreja é o lugar dos perfeitos. (Já houve pelos menos uma heresia desse tipo - os Cátaros). A Igreja sendo Santa pela presença do Espírito Santo, é igualmente pecadora nos membros que a constituem. E os padres não são excepção. Aliás Cristo não veio pelos justos mas pelos pecadores.

Quanto ao afastar da Igreja: cada qual faz o seu percurso. Há verdadeiras razões de escândalo que afastaram pessoas. Há outras que se afastaram a pretexto de uma coisa que não é verdadeira razão mas um mero motivo.

Se começares a ler as discussões deste fórum vais verificar que existem concepções muito diferentes. Verifica se as tuas razões de afastamento não foram uma questão pontual. Se as quiseres discutir aqui, penso que todos podemos aprender com elas.

João (JMA)

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de March de 2004 14:31

Bom, antes de mais, é bom que ponhamos um ponto final à criancice que grassa neste fórum.
Este é um fórum sério, onde se debatem ideia sérias.
Quem quer brincar, há muitos fóruns adequados para isso.


Quanto à pertinente questão que colocas, Alef, eu penso que a Quaresma é um período que, por excelência, convida à reflexão sobre nós e sobre os outros. O jejum da carne na 4ª feira de Cinzas e sextas-feiras antes do Domingo de Páscoa, é algo simbólico: o dom de si mesmo aos outros e a Deus.
Assim, a Quaresma também deveria ser um período de renascimento pessoal, de aprendizagem, de discernimento.
Não considero um período triste e/ou taciturno: vejo-o antes como algo que deveria fazer parte da vida de todo o ser humano.

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Sandra (IP registado)
Data: 04 de March de 2004 01:05

Olá.

Primeiro, queria responder à Catarina:

- Assim como há pessoas boas e pessoas más também há padres bons e padres maus. Aliás, eles são pessoas ... têm direito a errar, a pecar... ou seja, tem direito a fazer tudo o que nós fazemos... quer dizer quase tudo! Por isso, lamento, que todos quantos conheceu, fossem assim tão maus.
Eu, pelo contrario, tenho conhecido bons padres, honestos, amigos, sinceros... Inclusive, tenho um grande amigo que é sacerdote.
Mas, também acho que a razão que aponta para se ter retirado da Igreja, não é a mais correcta... nós não cremos em Deus, só porque os padres são assim ou de outra forma...
Nós não tratamos o Jesus por amigo, porque o sacerdote da nossa paróquia não peca, como eu!
Nós somos católicos porque ACREDITAMOS! “Felizes daqueles que acreditam, sem nunca Me terem visto”
Por isso, acho que devia pensar melhor porque é que se retirou, e não culpar o pobre do padre... só porque ele é pessoa e têm as mesmas fragilidade que todos os seres humanos. Ninguém é melhor que ninguém... Nem eu com isto a estou a criticar.... Mas acho que já chega de dar na cabeça dos pobres sacerdotes e nas pobres das freiras.

Segundo, respondendo ao tema:

- Quaresma – tempo de preparação interior; de reflexão; de vermos o que temos feito da nossa vida; o que temos feito aos outros. Se temos sido sinceros com o nosso Irmão mas, também com nós mesmos.
É tempo de rezar... mas não é rezar só por rezar... é rezar medindo e analisando cada palavra do que rezamos.
- sentido fazer jejum e a abstinência – hoje em dia quando se apela a estes princípios, penso que se fará com uma outra conexão ou, pelo menos eu, assim o interpreto.... eu vejo a abstinência e o jejum como o privar-me de coisa que eu afinal até dispenso, e aplica-las em prol de outros, por ex: evitar beber tantos cafés, e, o dinheiro que gastaria nesse, ou nesses cafés, dar ou comprar algo para uma pessoa mais necessitada, ou simplesmente colocar na caixa das esmolas. Claro.... depois devemos pensar, se eu durante estes dias todos consegui, e até fiz alguém feliz, porque não continuar??? Mas isto é só um exemplo. Sei lá... podemos também tentar falar mais baixo e com calma! Ter a música mais baixas.... Resumindo, tentarmos ser mais ponderados, mais calmos , tentando ver onde erramos e o que podemos fazer para melhorar.
- precisamos ou não de Quaresma? – Esta é talvez a época do ano que eu mais gosto.... há mais silêncio, há mais ponderação.... sim nem que sirva só para as pessoas se lembrarem um vez por ano, que Jesus morreu por nós

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 04 de March de 2004 02:38

Sandra
Um padre pecando, esta a pecar por dois. Sabias?
Eu sou a favor que quando um sacerdote errar, deve logo sair de sacerdote. Poucos, mas bons! Quantos padres ja viste numa prisao? Os proprios bispos defende-os!!! Um padre no Algarve fugiu com uma rapariga que encontrou na net. O bispo mandou abafar tudo a familia, porque ele podia voltar e arrepender-se . Imaginem!!! Tinha fugido, ja nao devia voltar mais sr. bispo Algarvio. Precisavam todos com uma moca na cabeca!

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 04 de March de 2004 10:22

Irmã Catarina:

Moro no Algarve, e é a primeira vez que ouço tal coisa.
E conheço o Bispo do Algarve, D. Manuel Madureira, homem com H grande, de grande estatura moral, sólido Cristão e grande inteligência. E por aquilo que conheço dele, não estou a vê-lo pactuar com situações dessas.
Mas também não estou a vê-lo "lavar roupa suja no lavadouro público".
Tens a certeza que conheces todos os factos, para fazer essa acusação ao Bispo do Algarve?
Ou será o diz-se que diz-se?

Abraço fraterno


Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 14:33

Polémicas à parte, em relação à Quaresma acho que é uma óptima oportunidade para se fazer um novo esforço de aproximação a Deus. Dou o meu exemplo. Lá em casa rezamos o terço em família há alguns anos e por altura da Quaresma às sextas-feiras rezamos a via sacra. Esta ano depois de descobrir este site a via sacra ficou mais completa. Para além disso diariamente antes de rezar o terço passei a ler em voz alta um salmo e um capítulo do Evangelho. Estou convencido que só isto não basta, mas antes pouco do que nada.

Para o ano que vem talvez acrescente mais um pequeno pormenor. Acho que ser cristão não é ser perfeito, mas fazer um perqueno esforço para amar Deus cada vez mais.

João Leal

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 15:17


VM

Nao sou do Algarve, nem conheco o bispo, mas conheco a irma do ex. padre.

Alef
Na casa dos meus pais nao se come carne nesses dias, principalmente na Quarta-Feira de cinzas e Sexta-Feira Santa. A minha mae tem a preocupacao de colar um papel no frigorifico e diz, "Nao Carne"!

Vou tentar fazer qualquer coisa mais, para que nunca possa cair em tentacoes. Vai ser o meu preposito...!!!

E bom ler este Forum, parabens para quem teve a iniciativa!

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 18:06

Irmã Catarina:

Conhecer a irmã do Padre, não significa conhecer os factos todos...
Mas também não ponho em causa que tenhas mais conhecimentos sobre o que se passou, do que eu.
O que ponho em causa, é a maneira como acusas o Bispo do Algarve!
Se isso aconteceu - a "fuga" do padre com a rapariga que conheceu na Internet - podes ter a certeza que não foi o primeiro padre que se apaixonou por uma mulher, e em virtude disso, abandonar a vida sacerdotal.E não foi o último com certeza. É por terem feito um voto de celibato, que eles têm que optar: ou continuam padres, ou escolhem a vida de casados. Simultaneamente, é que não pode ser segundo as regras da Igreja Católica. Mas isso, já foi debatido neste fórum nx, e por pessoas muito melhor informadas que eu.

Mas pergunto-te:
- O Bispo do Algarve, teria feito mal ao esperar que ele se arrependesse?
- O Bispo do Algarve, fez mal ao não ter feito um escândalo público?
- O Sacerdote em questão "matou" alguém quando se apaixonou, e assumiu essa paixão?
- Nunca te apaixonas-te? (talvez não, porque senão, saberias que a paixão não conhece razões...)

Abraço Fraterno


Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 18:21

VM

A questao da minha conversa, foi: Os bispos ocultam os problemas dos padres, mesmo sabendo que tenham filhos ou mulheres. O que acho errado. Entao esse padre vai dormir com uma mulher e depois volta a vestir as veste e vai para o altar?

Um dia um padre disse assim: quem nunca se apaixonou...o coracao nao esta bom:)

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 18:51

Irmã Catarina:

Não acredito que os Bispos - generalizando como o fazes na tua mensagem - ocultam os problemas dos padres. Acredito é que não lancem para a praça pública os escândalos. E acredito, que já tenha havido Bispos que lidaram mal com estes problemas. Mas o D. Manuel Madureira Dias?Hummmm... Nã me chêra... serrano nortenho, como ele, é mais do género de cortar a direito.

"Entao esse padre vai dormir com uma mulher e depois volta a vestir as veste e vai para o altar?"

E qual é o grande problema de um pecador se arrepender, se for sincero? Quem somos nós para o condenar? Sentes-te nesse direito? Eu, não!
Posso ter a minha opinião, e será meu dever, se tiver conhecimento do escândalo continuado - celebra Missa, dorme com uma mulher, celebra Missa, dorme com uma mulher, etc.- transmitir aos mais altos níveis hierárquicos esse facto. Mas não me parece bem desatar aos gritos do lado de fora que o padre é um safado. E neste caso, se assim aconteceu, o Sacerdote foi à vidinha dele com a mulher, e quem ficou a perder fomos nós, comunidade. Onde está o motivo de escândalo?

Concordas comigo?

Abraço Fraterno


Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 19:06

Caros amigos:

Volterei a este tópico para responder mais pessoalmente às questões que pus no início, sobre a Quaresma.

Entretanto, vejo que o tema se tem desviado para a questão espinhosa da coerência de vida dos padres, nomeadamente na questão do celibato... Outro aspecto relacionado tem a ver com as sanções a esses padres... Têm sido ditas algumas coisas bem interessantes. Num outro tópico falei do perdão, o que não caiu bem em todos... No ano passado os EUA viveram estes problemas com grande ebulição por causa dos casos de pedofilia e da famosa "tolerância zero"... Entretanto, dou comigo a pensar: algum de nós confiaria a Igreja a um Papa que tivesse traído Jesus Cristo? Pois, parece que foi o que o próprio Jesus Cristo fez...

Alef

Re: Jejum, abstinência, Quaresma... Isto tem sentido?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de March de 2004 23:42

"eu vejo a abstinência e o jejum como o privar-me de coisa que eu afinal até dispenso, e aplica-las em prol de outros, por ex: evitar beber tantos cafés, e, o dinheiro que gastaria nesse, ou nesses cafés, dar ou comprar algo para uma pessoa mais necessitada" disse a Sandra.

Com toda a razão. É uma forma eficaz, no meu entender, de transformar algo que nos custa fazer numa bela realização. É uma actuação cristã.

João (JMA)

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.