Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 20:44

E vamos ver o que se escreve nesse livro:

Similarly to liturgical celebration, the sexual act, as a meeting with God and the spouse, should be undertaken regularly.

Pela amostra, vale a pena comprar o livro.

João (JMA)

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 20:59

Não sei o que andavam por aí a imaginar.

Pela amostra é uma leitura bem clara, elucidativa, focada na celebração do amor conjugal dois em um. Que pensamentos mundanos, impuros tal leitura pode trazer?
Tudo depende, não de quem escreve, mas de quem lê e como lê.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 23:44

Com certeza que sim, Lena, mas sem dúvida que o padre não deverá ter ficado imune ao que estava a escrever. E além disso, o Vaticano não se pronunciou sequer sobre o livro, por isso não se sabe a opinião de Roma sobre o assunto para se estar a dizer que foi aprovado.
Ele não precisava de escrever este livro, qualquer pessoa que leia a Biblia sabe da importância da sexualidade, o mal é quando muitas pessoas foram criadas durante séculos sob a ideia falsa de que sexualidade tem sempre um tanto ou quanto de pecado e só serve para procriar, e depois vem um padre franciscano escrever livros e a falar de sexualidade de tal forma que até parece que foi ele que descobriu a pólvora.

Quem queria melhorar a vida sexual já tinha o original, para quê este livro agora? Por fama? penso que sim. Mas continuo a achar isto tudo muito estranho. É a minha opinião. Parece-me que o padre quer-se casar, isso sim. Na opinião de uma colega minha do trabalho, isto não ficará por aqui. A ver vamos, as cenas dos próximos capítulos.

É a minha opinião. Não a percebem se não querem perceber. De qualquer forma, este assunto não é vital para o estudo da Fé verdadeira, cada um pode ter a sua própria opinião. Não é por isto que alguém é ou deixa de ser salvo. Estamos a trocar ideias sobre o tema, embora acredite que a minha opinião seja a correcta.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 22/06/2009 23:49 por Cristo Salva.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 00:45

Agora o homem já não lhe bastava ter maus pensamentos, agora o que ele quer é fama... isto está lindo.
Não mordas a língua, cuidado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 01:03

Olá Doce Evangálica,

Agora tornou-se hábito responderes aos meus posts dizendo que não estavas a escrever para mim?

Primeiro, estás a ser desonesta e passo a explicar porquê:

Quanto ao livro já disse que o acho pouco ortodoxo. Disse-o ainda antes de teres arribado por estas bandas. Quanto a este aspecto as nossas opiniões devem-se intersectar nalguns pontos.

Onde discordo de ti é aproveitares o episódio para te armares em alcoviteira. Ao dizeres que eu gosto de te contradizer, baseando-te neste motivo estás a ser desonesta. E alcoviteira. Mas como cada um é como cada qual...

Citação:
Cristo Salva
Vejam bem, a ensinar uma cristã evangélica sobre os benefícios e agradabilidade da sexualidade no casamento.

AHAHAHAAH!!! Sua ganda maluca!!!

Adiante...

Na verdade Maria poderia ter tido uma vida conjugal. Como Nosso Senhor com a Maria Madalena. E por aí fora. São tudo «ses» e «podia». Podia mas não foi. No fundo, no fundo, são tudo ideias tresloucadas de quem anda ler o que não deve. Vou ter que falar com o teu pastor, pois parece-me que andas a tresmalhar!


Citação:
Doce Evangélica
E olhe,muito amado Alpha, eu li as suas mensagens

Bem me pareceu que andavas a aprender qualquer coisa!!!


Citação:
Doce Evangélica
sobre se os padres devem casar-se. E você diz que não, e tudo bem, é sua opinião. Mas também diz que a função de um padre não é ser pai de família e marido.

Disse? Assim? Sou capaz de ter dito, sou. Mas isso não impede que escreva sobre a sexualidade nos moldes em que já referi e que evitas comentar porque, na minha modesta opinião, é assunto pacífico!

Então se não é essa a sua função, porque é que escrever livros sexuais é? Para mim, ninguém melhor que um casado para falar de sexualidade!

Citação:
Doce Evangélica
Não entendo como não percebem.

Porque sinceramente muito do que escreves não faz sentido. O que escreves, entenda-se, tu deves fazer, mas aqui só me posso cingir ao que escreves

Citação:
Doce Evangélica
Não tenha espírito de controvérsia, e seja manso, Alpha.

Escrito por ti tem a sua piada. Ocorreu-me um duo: o Manso e a Submissa. Podíamos correr as feirinhas todas em Agosto e ficávamos ricos!

Num tom um pouco mais sério, o entendimento do sacerdócio é fundamental para aquilo que é expectável de um padre.


Citação:
Doce Evangélica
Sim e a sua será de visão pseudo-impuritana.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.

Cumprimentos

Alpha

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 20:35

Este padre tem muita razão no que diz: um casamento pode e deve ser alimentado de momentos especiais.

A vida em comum, no caso dentro de um casamento católico, não pode nem deve ser uma mera rotina, mas uma apreciação constante da Graça concedida por Deus ao casal.

Uma vida em comum sem momentos marcantes e um relacionamento sem alimento amoroso constante não têm futuro.

João (JMA)

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 23:39

Citação:
Alpha
Onde discordo de ti é aproveitares o episódio para te armares em alcoviteira. Ao dizeres que eu gosto de te contradizer, baseando-te neste motivo estás a ser desonesta. E alcoviteira. Mas como cada um é como cada qual...

Esse é um julgamento errado de sua parte, e que não tem a ver com tema em si. Além disso parece que não sabe o que significa a palavra alcoviteira. Alcoviteira significa quem faz "negócios de alcova", ou seja, são aquelas mulheres que tentam arranjar casamentos (match-makers) aos homens. Para mais informações, ler o auto da barca de Gil Vicente.

Na verdade Maria poderia ter tido uma vida conjugal. Como Nosso Senhor com a Maria Madalena. E por aí fora. São tudo «ses» e «podia». Podia mas não foi. No fundo, no fundo, são tudo ideias tresloucadas de quem anda ler o que não deve. Vou ter que falar com o teu pastor, pois parece-me que andas a tresmalhar!

Maria, a mulher mais abençoada entre todas, que é chamada de bem-aventurada por todas as gerações, poderia ter tido uma vida conjugal e teve. A Bíblia refere que Jesus tinha irmãos (embora penso que não é de forma explícita por isso não vou insistir nesse facto dos irmãos de carne). Mas a Bíblia é explícita ao dizer E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." (Mateus 1:24-25)

Sabe o que significa "conhecer"? Tem o mesmo significado que quando Maria perguntou ao Anjo do Senhor "Como se fará isso, pois não conheço homem?" Lucas 1.34
Esta pergunta de Maria, a jovem tão amada por Deus, foi feita depois do Anjo lhe ter anunciado que daria à luz um Filho.

Estará agora claro para Alpha?

A idéia de que a sexualidade não é para os santos (mesmo os casados!) vem da perversão sexual que há no mundo. Deus, porém, criou a sexualidade para ser desfrutada no casamento para a alegria do homem. (I Timoteo 4 1-3).

Porque sinceramente muito do que escreves não faz sentido.

Pois, não faz, mas não faz porque Alpha parece ter certas dificuldades na escrita, logo poderá ter também na leitura.

O que escreves, entenda-se, tu deves fazer, mas aqui só me posso cingir ao que escreves

Não entendi. Alguém entendeu esta frase de Alpha?

Escrito por ti tem a sua piada. Ocorreu-me um duo: o Manso e a Submissa. Podíamos correr as feirinhas todas em Agosto e ficávamos ricos!

As feiras?
Tem graça que Alpha gosta de usar termos pouco entendíveis. Com certeza, será também culpa da tradição oral que ele tanto gosta.
Alguém entendeu porque Alpha falou em feiras ou porque me chamou um dia de Maria Amélia? Todos os que me conhecem sabem que eu não me chamo Amélia.

Enfim, por estas coisas se tiram já bastantes conclusões sobre quem é quem...

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 00:05

Alcoviteira = mulher que gosta de mexericos
No Auto da Barca, Brízida Vaz dedica-se à gestão da prostituição o que nada tem a ver com casamentos.
Relê o auto, andas meio esquecida.
Quanto à tua atitude de alcoviteira, o Alpha tem razão, pois metes-te a fazer suposições sobre uma pessoa sem teres nenhuma base factual. São julgamentos de valor maldosos e infundados. Mexericos de uma boa alcoviteira.

Feiras... não sabes o que é? Ainda dizes tu que és portuguesa.

Maria Amélia... descobre alguma coisa por ti e nada de lamurias!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 23:47

Não, quem parece que não é Portuguesa, ou melhor, que não sabe Português parece que não sou eu.
Diz que alcoviteira significa mulher que gosta de mexericos. Não é verdade. Uma mulher que gosta de mexericos tal como acusar membros de serem outros ou de andar a andar a espalhar mentiras sobre a nacionalidade de uns e outros, essa é Intriguista.

Dar opinião (mesmo pessoal) sobre o autor de um livro não é ser intriguista. Mesmo que a opinião não estivesse bem explicada, isso não seria uma intriga. Toda a gente pode achar que um certo autor quer fama, porque não? E se eu achar que este padre poderá desejar casar-se, que mal tem?

Fique sabendo, que se fosse mais informada não se ofenderia tanto nem chamaria de "julgamento maldoso" a meras opiniões. Segundo o jornal Dziennik
"Mais de metade dos sacerdotes polacos preferia estar casado, enquanto que quase um terço reconhece já ter quebrado o voto do celibato".

Como pode ter a certeza que o padre-escritor não está incluído nesta estatísitica? Não pode.

Brízida Vaz era alcoviteira e dedicava-se à gestão de prostituição. Então eu, segundo a sempre alerta Lena, como sou alcoviteira, dedico-me à gestão de prostituição. Vejam que lógica (bondosa) ela tem. Enfim, devem ser resquícios de juventude, de quando tinha de estar calada. Desculpe mas é o que dá a entender com a agressividade sempre latente. Como talvez não soube ser advogada de si própria, parece que agora quer ser advogada de Alpha. Enfim.

Eu sei o que são feiras, mas continua a não ser entendível (excepto para si, claro!). Será que Alpha quer ir pregar para feiras, ou pretende ele fazer campanha eleitoral em companhia do Paulo Portas? Enfim, assunto irrelevante, não vale a pena desenvolver.

Sim, Alpha, pode sim falar com o meu pastor, mas não para fazer queixinhas. Ele terá todo o gosto em ouvi-lo e com todo o respeito o irá esclarecer acerca de tudo!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 25/06/2009 00:05 por Cristo Salva.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 00:45

O erro é teu! Não sabes, aprende.

Fonte:[www.priberam.pt]

alcoviteira | s. f.
fem. sing. de alcoviteiro

alcoviteira
s. f.A que alcovita.

alcoviteiro
s. m.1. O que alcovita.
2. O que anda com mexericos.
adj. s. m.adj. s. m.
3. Pessoa que explora prostitutas ou prostitutos. = proxeneta

És alcoviteira pois andas com mexericos.
Até 99% dos padres podiam ter confessado ter normalmente relações sexuais que não era por isso que podias afirmar ser esse o caso dele.
As tuas afirmações são opiniões onde é feito um julgamento com vista a denegrir o autor do livro, logo são notoriamente maldosas.

Aliás a tua estratégia é normalmente essa. Até algo que confessei noutro tópico é aqui usado tentando atingir-me. Comportas-te como um autentico trapo de imundice.(Isaias 64:6) Caso te dedicasses á gestão da prostituição eras capaz de ser mais limpa.

Xôôôôô!!!!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 13:18

Citação:
Lena
O erro é teu!
És alcoviteira pois andas com mexericos.
Até 99% dos padres podiam ter confessado ter normalmente relações sexuais que não era por isso que podias afirmar ser esse o caso dele.
As tuas afirmações são opiniões onde é feito um julgamento com vista a denegrir o autor do livro, logo são notoriamente maldosas.

Quanto mais a leio, mais rio. Diz que opiniões sobre autores de livros são maldosas mas a própria acusa e inventa mentiras sobre quem não gosta. Enfim, tudo está às claras.


Aliás a tua estratégia é normalmente essa. Até algo que confessei noutro tópico é aqui usado tentando atingir-me. Comportas-te como um autentico trapo de imundice.(Isaias 64:6) Caso te dedicasses á gestão da prostituição eras capaz de ser mais limpa.

Muito bem, é a sua opinião.
Em relação a Isaías 64:6, leia bem antes de aplicar as passagens da Bíblia para acusar:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundice; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.

Isaías fala da condição decaída e condenada de TODOS nós. TODOS somos imundos, ou seja, estamos cheios de pecado. Mas a "Lena", que se diz ateia, pensa que a passagem não se refere a ela também, só aos outros que são maldosos e alcoviteiros.

Pois, se escreveu sobre si mesma de forma tão pessoal, não se admire que as pessoas tirem conclusões.
E como acho, aliás tenho a certeza, que usa estes forums para despejar raivas antigas (que você própria confirmou), não vale a pena insistir mais consigo sobre temas que não estejam mais directamente relacionados com a Biblia, pois de tudo fará motivo para soltar mais ira.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 14:08

Pois ris, resta saber se o é o riso dos tolos ou dos velhacos.

Despejo raivas antigas?!? Olha o espelho rapariga! Quem tem problemas com católicos não sou eu.

Aliás, prova as tuas acusações. Que raivas antigas tenho eu que possam aqui ser usadas? Faz lá a citação!

Pois é! Continua aí a inventar e a deturpar, nesses teu joguinho predilecto de difamar quem nem conheces. Eu o que digo e acuso é às claras, não ando com rodriguinhos.

O teu amor evangélico, tão doce, deve vir em frascos com uma caveira no rótulo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 16:24

Pessoal

Contenham-se mais nas palavras. Não há necessidade nenhuma de descer a esse nível.

cumps

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 16:08

E é ilustrado?

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 22 de July de 2009 10:58

Eu não quero entrar em polémicas, mas não podia deixar de achar extremamente interessante o confronto de perspectivas que se instalou aqui. Falo acima de tudo das opiniões deixadas por Cristo Salva, que a meu entender revelam o fatalismo de ler os textos sagrados como se estes fossem reportagens jornalísticas.

Ao contrário do AlCorão dos muçulmanos, a Bíblia não é palavra de Deus... é um texto INSPIRADO pelo Espírito Santo, são os actos dos homens à luz da presença divina nas suas vidas. É também um texto historiográfico, literário, sagrado. Além disso, é um texto escrito em várias épocas muito distintas, que sofreu a influência de outros textos, narrativas e mentalidades. Qualquer passagem da Bíblia mostra as diferentes camadas linguísticas e ideológicas a que o texto foi sujeito durante o tempo. Finalmente, é arriscado pensar que, por exemplo, o texto bíblico conforme é estabelecido pelo protestantismo no século XVI é mais fiel a um arquétipo original do que a vulgata de S. Jerónimo. Há muito que a ilusão de contactar com a bíblia em estado puro foi deixada de parte pelos principais biblistas.

Neste sentido, é curioso ver como ainda se fazem (e os erros a que isso leva...) leituras ao pé da letra do texto bíblico. Sendo palavras dos homens e da sua experiência com Deus - recordo que é diferente do AlCorão, que é a própria palavra divina revelada - é sempre preciso ler com cuidado e, naturalmente, interpretar à luz do tempo em que se escreve. Exemplo de uma leitura acrítica - talvez mais inocente mas perigosa - é achar-se que os livros sapienciais e o cântico dos cânticos foram redigidos pelo próprio Salomão.

Nada mais errado. Era absolutamente normal atribuírem-se quaisquer textos literários à realeza, que permitiria exaltar a figura do rei. Achar que, pela sua experiência amorosa, Salomão seria o mais indicado para redigir o Cântico é uma atrocidade para qualquer crítico literário e para qualquer biblista.
Sabe-se hoje que o Cântico é um conjunto de cantigas - possivelmente mais vasto - utilizadas durante as cerimónias matrimoniais, cuja tradição é certamente muito anterior a Salomão e com evidente influência egípcia.

Lamento mais uma vez o excurso, mas não podia deixar passar isto em branco. Espero que tal reparo seja visto como porta para o debate e não conflito.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de July de 2009 16:07

Desculpa, mas discordo.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Somente os crentes compreendem agora e compreenderam desde sempre que tal palavra foi transmitida a mulheres e homens que tentaram entendê-la e colocá-la na nossa linguagem.

Como tal, quando lemos a Palavra de Deus temos de estar cientes desse facto, e não pretender que as palavras foram ditadas a quem as escreveu letra a letra e palavra a palavra.

Deus não comunica por Fax, nem com assinatura reconhecida.

Quem não compreende tal facto, e tenta ler a Bíblia literalmente está a cometer uma idolatria: coloca o texto da Bíblia acima de Deus, substitui mesmo o Deus que é caridade por um deus armado que aniquila cidades inteiras e mata os primogénitos.

Troca Deus por um deus pagão xenófobo, militarista e genocida.

Já que mencionaste o Corão, uma vez que o mesmo não veio por fax e com assinatura reconhecida, aplicam-se-lhe as mesmas considerações.

João (JMA)

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 22 de July de 2009 19:20

Citação:
JMA
Desculpa, mas discordo.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Somente os crentes compreendem agora e compreenderam desde sempre que tal palavra foi transmitida a mulheres e homens que tentaram entendê-la e colocá-la na nossa linguagem.

Como tal, quando lemos a Palavra de Deus temos de estar cientes desse facto, e não pretender que as palavras foram ditadas a quem as escreveu letra a letra e palavra a palavra.

Deus não comunica por Fax, nem com assinatura reconhecida.

Quem não compreende tal facto, e tenta ler a Bíblia literalmente está a cometer uma idolatria: coloca o texto da Bíblia acima de Deus, substitui mesmo o Deus que é caridade por um deus armado que aniquila cidades inteiras e mata os primogénitos.

Troca Deus por um deus pagão xenófobo, militarista e genocida.

Já que mencionaste o Corão, uma vez que o mesmo não veio por fax e com assinatura reconhecida, aplicam-se-lhe as mesmas considerações.

Não. É a palavra INSPIRADA. Deus existe na palavra pronunciada e no acto de o fazer. O problema é achar que palavra inspirada é inferior a uma suposta "palavra" pronunciada por Deus, desconsiderando o Espírito Santo, força motriz da palavra, enquanto elemento da Trindade Divina. Ainda assim, admito que o assunto seja controverso e, para nós leigos, de difícil explicação.
A diferença entre Bíblia e Alcorão é esta: no primeiro caso os homens relatam (tradicionalmente, Moisés escreve o Pentateuco; por vezes transcreve-se a própria Palavra - os profetas, mas não é de todo a regra. Creio que só se pode falar em palavra de Deus no N.T., porque temos Cristo a transmitir directamente a Palavra aos apóstolos).. No segundo caso, temos Deus que, através do anjo Gabriel, dita PALAVRA POR PALAVRA o texto a Mahomet. É muito por isto que há uma necessidade, por parte dos muçulmanos, em admitir as traduções do Alcorão, uma vez que deturpam a Palavra de Deus.

Tudo isto para, acima de tudo, sublinhar uma coisa. A Bíblia é para ser lida como o faz S. João no Apocalipse: comendo-a. Saboreando-a na sua beleza literária - que a tem - mas interiorizando a palavra, deglutindo-a, sintetizando-a, sabendo ler. Deus não criou o mundo em 7 dias, ler a Bíblia com esse grau de inocência torna-se perigoso. É lê-la como palavra divina absoluta, e cair em radicalismos como sucede com os muçulmanos pouco moderados. Ao longo de 2000 anos, leu-se a Bíblia e procurou-se, com glosas de todo o tipo - historiográficas, teológicas, filosóficas - chegar ao seu sentido mais profundo. Mas, creio, a esse sentido não chegaremos nós, pelo menos não Agora.

Re: Kama Sutra Católico
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 de July de 2009 19:51

Olá João,

Permite-me que agora discorde eu!

A Bíblia não é a Palavra de Deus pois essa é Jesus Cristo. É Palavra de Deus, sem o «a», e no sentido em que referiu a Sol, ou seja, por inspiração através da acção do Espírito Santo e de acordo com a experiência religiosa de cada autor.

A interpretação da Bíblia é um bico-de-obra: no Génesis, por exemplo, onde acaba a alegoria e começa a mensagem? Por os sete dias da criação serem alegóricos, passa a Criação em si a ser uma fábula? Já li por aqui (não me recordo de quem), algo como «o mito da Criação».

Não pretendo defender a interpretação literal da Bíblia, mas alertar para o cuidado que devemos ter nas considerações sobre a mesma.

Cumprimentos

Alpha

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.