Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:13

Jorge, eu acho que por vezes eu é que falo chinês. Voltaste a não responder à questão. Eu pedi-te provas em como todos os que não sejam católicos, estejam excomungados e como tal vão para o inferno nesta época Aquilo que se fez séculos atrás não me interessa agora. Quero é saber o presente.

Tanto vão ateus católicos protestantes para o inferno como vão para o céu ateus católicos e protestantes.

Nunca ninguém me disse isso que tu estás a dizer. Nem vi escrito, nem isso me entra na cabeça, mesmo que a Igreja dissesse. :) Para mim e pelo que percebi da doutrina da Igreja, os puros de coração, independentemente da religião, vão para o céu.

O Alef que anda por aí, ele que me diga se estou errado sfv.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 22:16 por s7v7n.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:18

Citação:
s7v7n
Caramba Jorge, não entendo porque tens tanta raiva de um irmão teu. Será a espada de verdade que ele te aponta que te fere? Não é isso que te é ensinado concerteza no cristianismo. Tanto amor a Deus e depois feres os teus irmãos assim. Enfim...

Eu não tenho raiva de ninguém, simplesmente ignoro pessoas falsas, e maldita a hora que fui amigo deles e por tanto tempo, mas isso agora não é para aqui chamado. E não tem nada a ver com teologia ou com religião pra que conste, até porque tenho bué amigos católicos e ateus, oh rapazito vai engolir os sapos e não te metas na conversa alheia que não tenho pachorra.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:26

Dizes que não tens raiva mas continuas com ódio ao teu irmão. Devias reconciliar-te com ele. Não é bom andarmos assim. Porque amaldicioas a hora da amizade? E porque me chamas de rapazito? Se calhar tenho mais idade que tu...Jesus não veio ensinar-nos a termos ódio e a amaldiçoarmos a hora em que a amizade foi feita. Eu já discuti com algumas pessoas neste fórum e digo que neste momento somos amigos porque não faz sentido andarmos a brincar aos inimigos.

Os sapos já comi ao almoço e estavam bons. Não os consigo engulir porque são grandes demais. E desculpa lá se te aborreço.

Já agora, sobre a salvação dos não cristão,s podes ver no ponto 846 até 874 do Catecismo da Igreja para veres como eu tenho razão. Tu não és excomungado nem anátema. Ou ainda achas que és? :)

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 22:27 por s7v7n.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:31

Caros amigos, Jorge e s7v7n:

Duas notas:

a) Este tópico começou bastante bem, com textos bastante valiosos, pelo que deveríamos evitar muito ruído que leva a que se perca o interesse em iniciar o debate iniciado. Portanto, estas questiúnculas menores de azedumes pessoais são dispensáveis. Já agora, peço mais uma vez ao Jorge que não traga para o fórum histórias de outros lados que nada de positivo acrescentam. Facilmente nos tornamos dependentes das próprias palavras azedas que proferirmos, pelo que insistir no discurso negativo não ajuda a ninguém. Voltemos aos temas do tópico e às valiosas participações que foram aparecendo e não dispersemos.

b) Quanto às excomunhões, o Jorge tem razão num ponto: o Concílio de Trento excomunga, anatematizando, os que adoptaram as teses protestantes. Contudo, excomunhão não significa exclusão da salvação. A excomunhão é uma medida penal-disciplinar, que apenas se aplica a vivos. Com a morte, cessam as excomunhões. O Papa não tem jurisdição sobre os que já morreram.

Alef

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:39

Citação:
s7v7n
Jorge, eu acho que por vezes eu é que falo chinês. Voltaste a não responder à questão. Eu pedi-te provas em como todos os que não sejam católicos, estejam excomungados e como tal vão para o inferno nesta época Aquilo que se fez séculos atrás não me interessa agora. Quero é saber o presente.
Tanto vão ateus católicos protestantes para o inferno como vão para o céu ateus católicos e protestantes.

Nunca ninguém me disse isso que tu estás a dizer. Nem vi escrito, nem isso me entra na cabeça, mesmo que a Igreja dissesse. :) Para mim e pelo que percebi da doutrina da Igreja, os puros de coração, independentemente da religião, vão para o céu.

O Alef que anda por aí, ele que me diga se estou errado sfv.

A minha opinião é a mesma que a tua, no céu e no inferno vai haver de tudo, agora meu caro estamos a falar do vaticano, não estamos a falar do que tu pensas, tu também deves usar preservativo e achar que qualquer cidadão consciente o deve fazer, mas o vaticano não aceita. Isto pra dizer que estou a falar do Vaticano, da politica do Vaticano. E pela enesima vez que já estou a perder a paciencia, o que eu referi é que apesar do discurso oficial não falar na velha terminologia, e ser mais ecumenico, ser um discurso mais virado pra inclusão de alguns, chega a ser contraditório, dizem que são a única verdadeira, até o papa disse dos protestantes que não são igrejas de verdade, disse que o catolicismo é o único meio (único meio) pelo qual se pode alcançar a salvação espiritual com a ajuda da fé em Jesus Cristo, depois só pode ser brincadeira dizer que isso não significa que os outros cristãos, ou mesmo os seguidores de religiões não-cristãs, estão automaticamente excluídos dessa salvação, mesmo que não se convertam ao catolicismo. Se alguém me conseguir explicar esta até agradecia. Depois fala o documento "Dominus Iesus" do Bento XVI em "deficiência" ou "defeito". A doutrina defendida por Bento XVI considera que os não-católicos teriam mais dificuldade (uma "deficiência" mais branda no caso dos cristãos, mais pesada no dos não-cristãos) para a busca do bem e da verdade que leva à salvação do homem. No entanto, se eles seguirem o caminho correto apesar disso, eles seriam, na prática, "adotados" por Cristo e pela Igreja. Falta saber o que ele considera ser o caminho correcto. Adoptados pela igreja? Enfim deixai-o lá.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:40

Mas a Igreja diz no Catecismo que aquele que sem culpa ignoram Cristo e a Sua Igreja se poderão salvar. Sendo assim está de certa forma a dizer que não estão fora do plano de salvação. Podem estar fora da IC. Mas isso estão todos os não católicos. Mas no plano de salvação a Igreja inclui não apenas os católicos. Acho que era isto que o jorge estava a querer argumentar.

Esse concílio não foi uma resposta à reforma Protestante. Foi se não em engano. Então compreende-se a resposta. Não queriam perder "adeptos" :P

Olha, tenho de me ir deitar. Por muito que me custe, tenho mesmo porque amanhã levanto Às 5:30. Volto daqui a 2 dias.

Fiquem bem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 22:41 por s7v7n.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:51

Citação:
Alef
Caros amigos, Jorge e s7v7n:

b) Quanto às excomunhões, o Jorge tem razão num ponto: o Concílio de Trento excomunga, anatematizando, os que adoptaram as teses protestantes. Contudo, excomunhão não significa exclusão da salvação. A excomunhão é uma medida penal-disciplinar, que apenas se aplica a vivos. Com a morte, cessam as excomunhões. O Papa não tem jurisdição sobre os que já morreram.

Alef

Obrigado pelo esclarecimento, e quanto ao resto nem eu pensava que ia acabar por falar nisto, a ideia era falar no farisaismo e práticas pagãs em alguns meios católicos e em alguns meios evangélicos que têm adoptado também práticas pagãs em vez de ficarem só com a EScritura, que era a ideia da reforma, ficar-se pela doutrina de Jesus e dos apóstolos.



Editado 2 vezes. Última edição em 08/02/2009 22:53 por Jorge Gomes.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 09 de February de 2009 19:25

Paz do Senhor


Creio que Jesus é O Messias que havia de vir, para restaurar o homem a condição inicial criada por Deus. E que esse Jesus, hoje, transforma vidas.

Quem O conhece, obrigatoriamente tem a vida transformada e demonstra essa transformação naturalmente, através dos “frutos”. Afinal, foi o próprio Mestre quem disse, certa vez: “A boa árvore dá bons frutos...”. E foi esse o ensinamento do mestre quando conversava com Nicodemos:

João 3:3
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


"Nascer de novo" significa um "Novo eu"... O "velho eu" ficou para trás após o momento que a pessoa conheceu a Jesus! Se se prostituia, agora não se prostitui mais, se idolatrava, agora não idolatra mais, se não tinha amor ao próximo, agora ama, se vivia uma vida de mentira, agora a verdade está nos seus lábios... Assim, Jesus Transforma VIDAS!

Creio que a Bíblia, a Escritura Sagrada, é o livro que nos mostra os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, pois ela é a Palavra de Deus. Assim, não aceito ensinamentos que contrariem a Escritura. Pois não conheço ninguém hoje, que tenha a autoridade de Paulo, Pedro ou qualquer dos apóstolos para ensinar algo diferente daquilo que estes ensinaram. Sobre isso Paulo falou:

Gálatas 1:8
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.


Assim, Paulo exortava sobre “novos ensinamentos”... Sobre novas práticas que viessem a “bater a porta” do cristão, contrariando algo já ensinado por eles. É por isso que prefiro o ensinamento de Jesus e dos apóstolos, pois o próprio Jesus deu “a fórmula” para ser Seu discípulo, quando disse:

João 8:31
Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;


Assim, não há motivo para acreditar em doutrinas, práticas ou tradições, inventadas pelos homens e que contrariam a Escritura, pois devemos apenas “permanecer na Palavra”.

Creio que toda igreja está abaixo da Escritura. Dessa forma, qualquer igreja ou credo, podem ser julgados por ela. Assim, se alguém tem a Joseph Smith como profeta e messias, está errado, pois a Escritura diz que é Jesus... Se alguém pede algo a quem já morreu, está errado, pois pedir algo a quem já morreu é antibíblico e a mediação entre o homem e Deus é feita unicamente por Jesus! Se alguém serve a Buda, Allan Kardec ou a qulquer outro nome, está errado e precisa conhecer o Nome de Jesus. Foi por isso que Ele deu o “I D E” (Ide por todo o mundo e pregai o evangelho...) aos apóstolos. É dessa forma que a Escritura aponta o caminho a ser seguido.

Creio na contemporaneidade dos dons... Creio no dom de línguas, no dom de interpretação, no dom de curas... O Espírito Santo, que é Deus, é quem distribui os dons. E o faz a quem quer e como quer. E como é bom estar na Igreja do Senhor, orando e louvando com seus santos, ao Criador.

Creio que Jesus vai cumprir Sua promessa e vai voltar.

Creio no arrebatamento da igreja, que é a esperança de todo crente, servo do Senhor Jesus.

Que o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 09/02/2009 19:40 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 09 de February de 2009 20:00

David, dizes que:

Citação:
Creio que a Bíblia, a Escritura Sagrada, é o livro que nos mostra os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, pois ela é a Palavra de Deus. Assim, não aceito ensinamentos que contrariem a Escritura

E depois citas a Escritura:

Citação:
(Ide por todo o mundo e pregai o evangelho...

Como vez, estás a entrar em contradição. Cristo não mandou escrever nada. Mandou pregar a Boa-Nova. (Evangelho). Ora, esta pregação oral, tinha o nome de Tradição. Pois foi através desta mesma tradição que o Novo Testamento veio a ter origem.

Todos os Livros do NT foram um legado Católico, quer queiras quer não. Foram escolhidos por católicos entre muitos outros escritos com base na Tradição do seu uso.

Daí, que rejeitar a Tradição, é rejeitar parte da Revelação. A própria Bíblia afirma que nem tudo o que Jesus fez ou disse foi escrito. E Paulo fala várias vezes no valor da Tradição (por palavras), e por Carta.


M.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 13:21

QUerido MArtins


Paz do Senhor


É muito prazeiroso poder conversar com o colega...

Citação:
Como vez, estás a entrar em contradição. Cristo não mandou escrever nada. Mandou pregar a Boa-Nova. (Evangelho).

É verdade, com exceção de João, que foi ordenado escrever o que viu, no livro de Apocalipse, não temos outro registro de Jesus mandando outro apóstolos escrever algo.

Mas não há nenhuma contradição no que que afirmei... Qual seria a "Boa Nova", lembrada pelo querido? Ora, a Boa Nova seria apresentar JEsus como o Messias prometido por Deus, há muito tempo. E para isso os apóstolos usavam sim, a Escritura do tempo deles! Tanto isso é verdade que encontramos registrado que alguns, quando recebiam a Boa Nova, “examinavam cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (atos 17:11), mostrando assim que, se alguns conferiam algo na Escritura, era porque os Apóstolos estavam fazendo o uso dela, no evangelismo.

O ANtigo Testamento "aponta" para o Messias, e para levar a Boa Nova, a notícia de que o Messias havia vindo, eles precisavam mostrar as promessas do Antigo Testamento, cumpridas em Cristo!
Citação:
Ora, esta pregação oral, tinha o nome de Tradição. Pois foi através desta mesma tradição que o Novo Testamento veio a ter origem.

Veja bem, Martin. Não vejo nada contra a tradição, ou dogma de uma igreja, até o momento em que não CONTRADIGA o que foi ensinado por profetas, por Jesus ou pelos apóstolos. Porém, pAra mim, se algum ensinamento contrasta com aquilo ensinado por Jesus, ou pelos apóstolos, não há a menor dúvida com quem deve ficar a razão. Pois não consigo enxergar alguém hoje, que tenha a autoridade de um apóstolo Paulo, afim de ensinar algo que contrarie aquilo já escrito, ou mesmo que acrescente algo que esteja supostamente faltando... Pois foi sobre isso que Paulo exortou em gálatas 1:8, dizendo tratar-se de "anátema".

Tudo isso sem falar que, confiar em algo apenas de ouvir, não é algo muito sábio. Afinal sobre isso há até um velho ditado que diz: "QUem conta um conto, aumenta um ponto.".

Citação:
Todos os Livros do NT foram um legado Católico, quer queiras quer não. Foram escolhidos por católicos entre muitos outros escritos com base na Tradição do seu uso.

A minha forma de pensar, sobre o início do catolicismo romano já é conhecido de todos, MArtin... Porém acredito sim, que a igreja de Roma, da época de Paulo era uma das que guardavam a sã doutrina dos apóstolos...

Quanto aos livros do Novo Testamento é importante ter em mente que os livros sagrados já eram canônicos antes de qualquer teste lhe ser aplicado por quem quer fosse. Isto, MArtin, é como dizer que alguns alunos são inteligentes antes mesmo de se lhes ministrar uma prova. Os testes apenas provaram aquilo que intrinsecamente já existia. Dessa forma nem igreja nem concílio eclesiástico algum jamais concederam canonicidade ou autoridade a qualquer livro. Pois o livro era autêntico ou não no momento em que foi escrito.

Citação:
Daí, que rejeitar a Tradição, é rejeitar parte da Revelação. A própria Bíblia afirma que nem tudo o que Jesus fez ou disse foi escrito. E Paulo fala várias vezes no valor da Tradição (por palavras), e por Carta.

Como já disse, se determinada prática ou dógma não contraria os ensinamentos da Escritura, não há problemas em aceitá-lo. Porém se contrariar o ensinamento apóstolico o cristão deve rejeitá-lo.

Quanto ao que Jesus supostamente falou e está "faltando" na Escritura, é importante saber que aquilo que está registrado é suficiente. É usando desse argumento que Mormons e outras seitas, pseudos cristãs, usam suas bíblias dizendo que a Escritura está incompleta. Aquilo que está registrado é suficiente para o pecador conhecer a Cristo e alcançar a Salvação.

QUe o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 10/02/2009 13:35 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 13:32

Não sei como é possível afirmar uma coisa dessas. Haveria alguma coisa escrito daquilo que Jesus Anunciou? Era tudo tradição oral. As escrituras só serviam para confirmar o que os profetas tinham anunciado: a vinda de Jesus.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 13:50

Citação:
vitor*
Não sei como é possível afirmar uma coisa dessas. Haveria alguma coisa escrito daquilo que Jesus Anunciou? Era tudo tradição oral. As escrituras só serviam para confirmar o que os profetas tinham anunciado: a vinda de Jesus.

Oi Vitor... Paz do Senhor amado...


Imagine eu e você, Vitor, como Apóstolos do Senhor, vivendo numa época imediatamente após a subida de Jesus ao céu. Para que saíssemos a levar a Sua mensagem, teríamos de ter alguma base para levar a Sua mensagem. Precisaríamos usar a Escritura, o Antigo Testamento, para mostrar que há muito tempo havia a promessa de Sua vinda... Precisaráimos mostrar que ELe era o Messias prometido por Deus. Precisaríamos mostrar, por exemplo, passagens como:

Isa 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz


E outras, como a passagem no livro de Salmos, para mostrar que até a sua crucificação já estava profetizada:

Salmo 22:1,7-8,16,18
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. O ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.


E era isso, Vitor, que os apóstolos usavam para levar a Boa Nova! Até mesmo a sua vinda eles usaram, pois isso também está profetizado em Zacarias:

Zacarias 12:9-10
9 E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.


Está profecia acima ainda não se cumpriu... Porém hoje em dia o ódio contra ISrael e contra Jerusalem tem se aflorado... Acredito que em breve, talvez uma coalização da ONU, se ajunte para destruir Israel... E nesse dia o Messias voltará.

Existem várias passagens, VItor, que mostram profecias que tiveram cumprimento em Jesus... E era isso que os apóstolos mostravam!

QUe o Senhor nos ABençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 10/02/2009 13:52 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 14:49

A boa nova era então o que já estava escrito? Claro que não. A boa nova era a presença de Cristo no meio de nós amigo e essa embora tivesse sido profetizada de nada valeria se O salvador não estivesse no meio de nós. Essa é que é a boa nova, porque toda a outra já era conhecida dos doutores da lei e dos fariseus que recusaram Jesus. Por isso não era a escritura que convertia, mas a confirmação da escritura que não estava em nenhuma papel, mas sim no coração dos apóstolos. A boa nova era o evangelho de Cristo que só veio a ser escrito anos mais tarde. Essa era a boa nova.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 17:21

Paz do Senhor
javascript:editor_tools_handle_help()

A Boa Nova era mostrar que Jesus era o Messias prometido, Vitor. E, para fazerem isso os apóstolos precisavam fazer conhecer as promessas acerca do Messias, para assim, mostrar que em Jesus, elas foram cumpridas. Veja que até mesmo para as igrejas gentílicas, ele fazia questão de mostrar isso.

1Co 15:3
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,


Ora, Paulo ensinava isso, acima, a uma igreja da Grécia, a igreja de COrinto, uma igreja gentílica. E fazia questão de ensinar o que estava escrito no livro de Isaías, a Escritura do seu tempo. Paulo citava a profecia de Isaías abaixo, mostrando assim que Jesus era esse Messias que havia de vir.

Isaías 53:4-9
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.


QUem lê a Escritura, e gosta dos escritos paulinos, notará familiaridade com o texto acima. Verá que Paulo baseava seu ensinamento nas promessas referentes ao Messias, para mostrar que Jesus era o Cristo prometido. Os apóstolos tinham de mostrar qe Jesus era Aquele Messias que havia de vir. Se a pregação não fosse nessa direção, de mostrar que Jesus é o Messias prometido por Deus, seria sem sentido.

Da mesma forma, PEdro citava a Escritura para mostrar quie Jesus era esse Messias prometido. Vejam ele citando David:

Atos 2:25-27
25 Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
26 Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;
27 Pois não deixarás a minha alma no hades, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;


E PEdro citava o salmo 16:8-10 que diz:

Salmo 16:8-10
8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
10 Pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.


Veja que a citação de Atos, feita por Pedro, é exatamente a passagem do salmo. Vejam ainda, abaixo, que Pedro interpreta o texto de Salmo, quando finaliza dizendo:

Atos 2:29-32
29 Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção.
32 Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.


Assim Pedro falava da ressurreição de Jesus... Citava que Jesus havia ressuscitado, assim como estava escrito na Escritura.

Podia mostrar várias passagens que mostram que os apóstolos pregavam as Boas Novas mostrando que Jesus é o Cristo que havia de vir.

Eles não saiam a ensinar algo, esperando que as pessoas simplesmente confiassem no que diziam... ELes ensinavam mostrando na Escritura, tanto a judeus como a gentios.

Essa é a mesma mensagem que o servo do Senhor deve levar a budistas, muçulmanos, hindus.... JEsus é O Nome. ELe é o Messias!

QUe o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 10/02/2009 17:30 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 17:40

Citação:
David_
Acredito que em breve, talvez uma coalização da ONU, se ajunte para destruir Israel... E nesse dia o Messias voltará.

Mais uma teoria da conspiração...

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 23:07

David,

As escrituras dizem que nem tudo foi escrito. E como tal passou por tradição oral. Ora, se tu dizes que:
Citação:
Quanto ao que Jesus supostamente falou e está "faltando" na Escritura, é importante saber que aquilo que está registrado é suficiente

A Bíblia diz precisamente o contrário. Que foi a parte oral também existiu como ensinamento para depois se passar aos outros. Se tu recusas isto, recusas a bíblia. Se recusas a bíblia...já sabes o resto. Se te aborrece o facto de não teres tudo na bíblia, terás de pedir explicações para Deus. Nós não temos a culpa. Só tentamos fazer como Deus nos deixou na bíblia.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 11:52

Oi Seven

Paz do Senhor


Eu creio que aquilo que está escrito é suficiente, pois se formos nos apegar a algo apenas do "ouvi falar", podemos incorrer em erro. Assim, prefiro mil vezes ficar com o conselho de Paulo, abaixo. Pois nao vejo ninguem, hoje em dia, com autoridade igual ou superior a ele, para mudar ou acrescentar algo.

1 Corintios 4:6
6 E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito


QUe o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 11/02/2009 11:57 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 14:50

Citação:
Eu creio que aquilo que está escrito é suficiente,
Pois mas isso de ficarmos com o que pensamos, sem dar atenção à palavra de Deus, aí começamos a deturpar o que é sagrado. E além do mais eu vejo que te deparas com situações dúbias e depois só usas a que te convém.
Citação:
Assim, prefiro mil vezes ficar com o conselho de Paulo
Esse não é o único conselho de Paulo. Tenho a impressão que também é Paulo que nos diz que nos exorta para a importância do que viram por cartas e ouviram apenas. Se nos é dito também pela palavra de Deus que houve coisas que foram passadas oralmente, então isso também é para se dar atenção. Tal como às escrituras. Se te refugias apenas na letra, apenas num pedacinho de letra, aí já estás a idolatrar a letra e não a considerar a palavra de Deus como um todo. Estás a pecar contra Deus gravemente. Tu é que sabes o que fazes da tua vida.
Citação:
Pois nao vejo ninguem, hoje em dia, com autoridade igual ou superior a ele, para mudar ou acrescentar algo.
Pois, Já houve Lutero que arrancou da Bíblia não sei quantos livros, e andou por aí a ensinar coisas erradas. Ou só porque isso foi séculos atrás já era permitido? Agora já não é? E que autoridade tens tu para saber ver isso? Nenhuma. Desculpa se a Palavra de Deus te aborrece mas não tenho a culpa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 2 vezes. Última edição em 11/02/2009 14:55 por s7v7n.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 18:04

Paz do Senhor

Paulo já afirmava a Timóteo que:


2 Tm 4:3-4
haverá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos, e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas



Citação:
Pois, Já houve Lutero que arrancou da Bíblia não sei quantos livros, e andou por aí a ensinar coisas erradas. Ou só porque isso foi séculos atrás já era permitido? Agora já não é? E que autoridade tens tu para saber ver isso? Nenhuma. Desculpa se a Palavra de Deus te aborrece mas não tenho a culpa.

Nós usamos como Escritura, para o Antigo Testamento, o canon judeu, Seven. Assim, meu Antigo Testamento é igual ao que Paulo usava em sua época!

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 11/02/2009 18:28 por David_.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 18:54

Não, David, estás enganado. Aquilo que hoje se conhece como cânon Judeu não existia como tal no tempo de S. Paulo.

Alef

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.