Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 18:59

A propósito seguir o exemplo dos fariseus é o que se vê mais em vários circulos, uma das características deles era de colocarem tradições humanas e pagãs acima da Palavra de Deus, isto é, coisas que não têm nada a ver com a Palavra de Deus, isto é, com a doutrina de Jesus e dos apóstolos, e que são mandamentos de homens como Jesus disse.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/02/2009 19:11 por Jorge Gomes.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 20:45

O que não tem nada a ver com a palavra de Deus é pessoas deixarem a Igreja de Cristo para seguir um homem qualquer que um dia lhe apetece formar uma religião nova, e retirar livros à Bíblia, e fazer ensinamentos à sua maneira. Isso é que não tem nada a ver. As tradições pelo contrário, demonstram como a Igreja foi progredindo desde Cristo. Visto que não havia jornais nem internet. Coisa que também faz parte da bíblia( a tradição oral). Mas vá, estão desculpados.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 21:28

Citação:
Jorge Gomes
A propósito seguir o exemplo dos fariseus é o que se vê mais em vários circulos, uma das características deles era de colocarem tradições humanas e pagãs acima da Palavra de Deus, isto é, coisas que não têm nada a ver com a Palavra de Deus, isto é, com a doutrina de Jesus e dos apóstolos, e que são mandamentos de homens como Jesus disse.

Pois esta "fariseia" fica a pensar nos problemas de compreensão e análise de textos que tu tens. Visto que, as minhas ressalvas de "Corrigidas as deformações de doutrina essencial que possa haver, desde que não haja aviltamento das pessoas ou da fé, sou grande defensora das manifestações populares de religiosidade" só podem mesmo ser entendidas como "colocarem tradições humanas e pagãs acima da Palavra de Deus" (sic).

Mas claro, isto é, só se houver boa vontade, isto é, outra coisa que parece não teres, isto é... ou não é?

Cassima

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 22:32

Citação:
Cassima

Corrigidas as deformações de doutrina essencial que possa haver, desde que não haja aviltamento das pessoas ou da fé, sou grande defensora das manifestações populares de religiosidade, algumas delas manifestamente herdadas de uma religiosidade pagã. Cassima

Eu até consigo entender que se transforme uma festa pagã em festa cristã. Penso que foi o que se passou com o Natal. Mas que essa festa continue com práticas pagãs, mesmo dizendo-se cristã, enfim. O esforço de cristo, foi revelar a verdade para que o homem se libertasse das práticas ignorantes do paganismo, para que direcçionasse a dimensão religiosa do ser humano, para o verdadeiro Deus e único. Insistir no erro não me parece saudável. A religiosidade popular em si, não é mau, as práticas pagãs sim.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 00:40

Citação:
vitor*
A religiosidade popular em si, não é mau, as práticas pagãs sim.

O fato de falar de pronto, sem aprofundar muito no assunto, talvez dificulte perceber que classificar uma prática com o adjetivo "pagã" inclui um pré-julgamento negativo. O termo "pagão", com conotação negativa da forma que foi utilizada ali, encerra uma tentativa de fechar a porta ao diálogo. Mas acontece que o termo "pagão", se considerado com mais cuidado, antes denotava apenas aquilo que não era judeu. Ora, os primeiros cristãos eram na sua maioria pagãos (não-judeus).

Por razões que não interessam agora, passaram os cristãos em algum lugar da história a se sentirem especiais, acima dos outros, exatamente da mesma forma como fizeram antes os judeus. Como essa miséria orgulhosa não é privilégio de ninguém, e cristãos são humanos e também pecam, o orgulho ainda leva muitos cristãos a agirem como novos fariseus. Agora classificamos como "pagão" o que não é nosso (cristão)? E só por ser "pagão" algo se tornou mau?

O que é "pagão" e o que é "cristão"? Isso no mais das vezes nem é possível separar! Há uma infinidade de costumes pagãos convivendo pacificamente dentro das igrejas evangélicas, e da mesma forma na católica.

Como foi citada a festa do Natal, é bom recordar um pouco da história do cristianismo para não acontecer de cuspirem no prato que comeram. Os primeiros cristãos não viram nenhum problema em se apresentar a boa nova de Cristo de um modo que não criasse dificuldades desnecessárias para aqueles a quem queriam trazer para a Igreja de Cristo. Assim que a festa do Natal com seus muitos símbolos ajudaram na conversão dos povos bárbaros, como outros "sincretismos" que permitiram "cristianizar" vários ritos não-cristãos, "purificando-os" com novos significados.

Os primeiros cristãos, muito mais afinados com o espírito da mensagem cristã, entenderam melhor que os literalistas de hoje, escravos da letra, que a boa nova de Cristo é fermento que transforma a massa - no caso em questão a cultura de um povo.

Tremenda falta de senso, por exemplo, é achar que para evangelizar um povo é preciso torná-lo judeu. (Isso vale também para os católicos que querem voltar o latim.) Analogamente, estranho missionários americanos protestantes que inculcam que um cristão de um país tropical precisa utilizar um terno como "uniforme" para o culto. Depois ainda falam que não tem tradição...

Considere, então, se não seria o caso de mudar algumas palavras.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 00:43 por firefox.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 01:12

Citação:
vitor
Eu até consigo entender que se transforme uma festa pagã em festa cristã. Penso que foi o que se passou com o Natal. Mas que essa festa continue com práticas pagãs, mesmo dizendo-se cristã, enfim. O esforço de cristo, foi revelar a verdade para que o homem se libertasse das práticas ignorantes do paganismo, para que direcçionasse a dimensão religiosa do ser humano, para o verdadeiro Deus e único. Insistir no erro não me parece saudável. A religiosidade popular em si, não é mau, as práticas pagãs sim.

O que o firefox disse não precisa de mais acrescentos. Queria apenas salientar uma coisa: estas práticas são manifestações exteriores de religiosidade, não são o cerne dela. Se antes algumas dessas práticas eram dirigidas a uma qualquer divindade, agora são-no ao Deus verdadeiro.

Erro parece-me a insistência em ver o mal onde ele não existe.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 21:46 por Alef.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 07:47

Citação:
Cassima
Citação:
Jorge Gomes
A propósito seguir o exemplo dos fariseus é o que se vê mais em vários circulos, uma das características deles era de colocarem tradições humanas e pagãs acima da Palavra de Deus, isto é, coisas que não têm nada a ver com a Palavra de Deus, isto é, com a doutrina de Jesus e dos apóstolos, e que são mandamentos de homens como Jesus disse.

Pois esta "fariseia" fica a pensar nos problemas de compreensão e análise de textos que tu tens. Visto que, as minhas ressalvas de "Corrigidas as deformações de doutrina essencial que possa haver, desde que não haja aviltamento das pessoas ou da fé, sou grande defensora das manifestações populares de religiosidade" só podem mesmo ser entendidas como "colocarem tradições humanas e pagãs acima da Palavra de Deus" (sic).

Mas claro, isto é, só se houver boa vontade, isto é, outra coisa que parece não teres, isto é... ou não é?

Cassima

Minha senhora, o que é que você está a falar? Eu não li as suas ressalvas, nem agora que tou a escrever ainda fui ler tou com sono tive a ver cinema pela madrugada fora de filmes que amigos me emprestaram, e eu tive época de frequencias na faculdade, entrei agora finalmente em ferias disso, comecei a escrever, e já tá a refilar, eu só li e muito por alto o post do brasuca que era por acaso o ultimo que estava quando eu cheguei, antes só tinha lido esta semana e a correr até à peixeirada habitual que aí houve depois dos posts de elevado nível e de boa capacidade de reflexão que também tinha lido antes. Em suma, eu falei de uma das características dos fariseus mas não foi a partir do seu texto que não o li, posto o esclarecimento, de resto se não gostou do que eu disse temos pena...



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 07:50 por Jorge Gomes.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 08:14

Citação:
s7v7n
O que não tem nada a ver com a palavra de Deus é pessoas deixarem a Igreja de Cristo para seguir um homem qualquer que um dia lhe apetece formar uma religião nova, e retirar livros à Bíblia, e fazer ensinamentos à sua maneira. Isso é que não tem nada a ver. As tradições pelo contrário, demonstram como a Igreja foi progredindo desde Cristo. Visto que não havia jornais nem internet. Coisa que também faz parte da bíblia( a tradição oral). Mas vá, estão desculpados.

Eu já estou careca de saber e julgo que todos os que não fazem parte da santa icar também sabem, mas eu estou farto de saber que já estou excomungado, que sou anátema, mas eu não me interessa disso pra nada pah, eu não sou o que o papa ou quaLquer outro homem diz que eu sou, eu sou o Que a Palavra da Vida diz que eu sou, e é pro lado que durmo melhor, até porque Jesus disse que todo aquele que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora, e também disse que onde 2 ou 3 estiverem reunidos em Nome Dele Ele lá está, por isso descanso na graça e na fé que Jesus me deu, não em homens ou em religiões, mas em Cristo que é a verdade. E como a salvação é individual, não é portanto por pertencer ou congregar na igreja ou religião A ou B mais descansado estou, até porque igreja somos nós, nós é que constituimos o corpo de Cristo e posso invocar o Nome do Senhor aonde quiser, até na igreja católica, que Ele está lá pra me ouvir.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 08:32

Lol Jorge, é por aí que se vê que vocês vêm para aqui com as ideias erradas. Quem é que vos disse, que vocês por não serem da Igreja estavam excomungados? Por isso dizem tantas coisas erradas sobre os católicos. Não admira, são mal ensinados.E já agora, agradecia que me indicasses onde é que a Igreja diz que quem não aderir à religião está excomungado.

O que eu já vi foram protestantes a dizer que não não aderir à sua religião é que não tem salvação.

E assim vão-se fugindo às questões...metendo-se outras. Que por sinal também são falsas...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 10:28

Citação:
s7v7n
Lol Jorge, é por aí que se vê que vocês vêm para aqui com as ideias erradas. Quem é que vos disse, que vocês por não serem da Igreja estavam excomungados? Por isso dizem tantas coisas erradas sobre os católicos. Não admira, são mal ensinados.E já agora, agradecia que me indicasses onde é que a Igreja diz que quem não aderir à religião está excomungado.
O que eu já vi foram protestantes a dizer que não não aderir à sua religião é que não tem salvação.

E assim vão-se fugindo às questões...metendo-se outras. Que por sinal também são falsas...

Os evangélicos que creem assim são incoerentes, porque para os evangélicos a salvação não vem ou está dependente de pertencer a alguma religião ou igreja mas salvação vem pela fé em Jesus, crer e receber Jesus no seu coração, portanto um católico dizer que a sua igreja é a única verdadeira e que fora dela não há salvação como diziam nos bons velhos tempos é coerente com as suas crenças, agora isso não é coerente com os evangélicos, já que os evangélicos creem que a igreja somos nós pessoas, o corpo de Cristo. Até porque Jesus disse que quem cre Nele não é condenado, disse que quem o invoca será salvo, disse que aquele que vem a Mim de modo nenhum o lançarei fora, esse é o Espirito do Evangelho. Jesus não era sectarista, curiosamente havia discipulos que quando eram sectaristas Jesus repreendia.
Quanto ao discurso agora do vaticano está de há tempos um bocadinho mais light e hipócrita, sem usar os tais chavões de outrora e até um bocadinho mais conciliador, é um discurso politico como sempre, mas não passa de isso mesmo, é só ver as palavras que o Bento XVI já proferiu sobre os protestantes, é caso pra dizer ao Bento como o rei de Espanha disse ao Chavez "Por que no te callas"? mais valia, já nem os católicos ligam a muita coisa que o homem diz portanto.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 10:46 por Jorge Gomes.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 13:12

Jorge, tanto discurso para não responderes ao que te foi pedido. Mas eu volto a perguntar:

Onde é que a Igreja católica disse e escreveu que quem não pertencesse à mesma, estava excomungado. Vais responder ou vais escrever outra coisa qualquer? E no caso de já não saberes onde é que isso foi escrito por ti, eu facilito-te:

Citação:
mas eu estou farto de saber que já estou excomungado, que sou anátema

Ficamos à espera :)

Entretanto está na hora do almoço e tenho uns sapos no forno. Bem bons!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 14:09

O que acontece nessa festa de S. Gonçalinho é muito caricato. As pessoas levam redes de pesca, de apanhar ameixoa e outros crustáceos e colocam-se no adro da Igreja com as redes no ar a tentar apanhar as cavacas. Isso tem a sua piada, porque de vez em quando um mais distraído leva com uma cavaca na cana do nariz(eu vi um lá a sangrar). Uma cavaca veio-me parar direitinha às mãos. Isso até pode ser engraçado mas expliquem-me o que tem de religioso, o que tem de cristão?

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 14:18

Pela descrição mais parece um jogo tradicional.
Se une a comunidade, se a identifica e nada de mal vem qual o problema de brincarem assim nessa festa?
A origem é o que menos interessa, o importante é o significado que tem agora para a comunidade.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 20:37

Citação:
Jorge Gomes
Minha senhora, o que é que você está a falar? Eu não li as suas ressalvas, nem agora que tou a escrever ainda fui ler tou com sono tive a ver cinema pela madrugada fora de filmes que amigos me emprestaram, e eu tive época de frequencias na faculdade, entrei agora finalmente em ferias disso, comecei a escrever, e já tá a refilar, eu só li e muito por alto o post do brasuca que era por acaso o ultimo que estava quando eu cheguei, antes só tinha lido esta semana e a correr até à peixeirada habitual que aí houve depois dos posts de elevado nível e de boa capacidade de reflexão que também tinha lido antes. Em suma, eu falei de uma das características dos fariseus mas não foi a partir do seu texto que não o li, posto o esclarecimento, de resto se não gostou do que eu disse temos pena...

Meu caro rapaz

Talvez para a próxima, antes de te apressares a responderes ao "brasuca" ou a qualquer "tuga", queiras ler as mensagens para veres o contexto em que a tua resposta possa cair.

Agradeço a pena.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 20:59 por Cassima.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 20:41

Pedia aos moderadores que editassem a minha mensagem de 08 de Fevereiro de 2009 01:12, para que a citação que fiz e a minha resposta fiquem mais compreensíveis.

O adiantado da hora fez com que não tivesse pré-visualizado e foi aquele o resultado...

Obrigada

Cassima

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 20:45

Citação:
vitor*
O que acontece nessa festa de S. Gonçalinho é muito caricato. As pessoas levam redes de pesca, de apanhar ameixoa e outros crustáceos e colocam-se no adro da Igreja com as redes no ar a tentar apanhar as cavacas. Isso tem a sua piada, porque de vez em quando um mais distraído leva com uma cavaca na cana do nariz(eu vi um lá a sangrar). Uma cavaca veio-me parar direitinha às mãos. Isso até pode ser engraçado mas expliquem-me o que tem de religioso, o que tem de cristão?

A generosidade e a partilha com os outros.

Já pensaste Vítor, que isso começou por ser (e ainda é) um gesto de doação, de oferta aos outros? E épocas houve em que essa partilha seria mais do que necessária e agradecida?
Agora, é uma forma de manter o espírito de comunidade e o convívio.

Cassima

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 21:41

Eu não estava a acompanhar este tópico:-(

Vitor...conheço gente de Aveiro muito devotos de S.Goçalinho. Então e as festas populares, o que tem de cristão?

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 21:42

Citação:
Cassima
Citação:
Jorge Gomes
Minha senhora, o que é que você está a falar? Eu não li as suas ressalvas, nem agora que tou a escrever ainda fui ler tou com sono tive a ver cinema pela madrugada fora de filmes que amigos me emprestaram, e eu tive época de frequencias na faculdade, entrei agora finalmente em ferias disso, comecei a escrever, e já tá a refilar, eu só li e muito por alto o post do brasuca que era por acaso o ultimo que estava quando eu cheguei, antes só tinha lido esta semana e a correr até à peixeirada habitual que aí houve depois dos posts de elevado nível e de boa capacidade de reflexão que também tinha lido antes. Em suma, eu falei de uma das características dos fariseus mas não foi a partir do seu texto que não o li, posto o esclarecimento, de resto se não gostou do que eu disse temos pena...

Meu caro rapaz

Talvez para a próxima, antes de te apressares a responderes ao "brasuca" ou a qualquer "tuga", queiras ler as mensagens para veres o contexto em que a tua resposta possa cair.

Agradeço a pena.

Cassima

Carissima eu não estava a responder a esse [... ... ...(*)], portanto o meu comentário foi autónomo, infelizmente começou aqui uma choradeira que enfim. Mas para a próxima quando quiser dar uma opinião faço-o na mesma. E não tem de que.

__________
Editado por Alef. (*) Removidas menções pessoais menos apropriadas.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/02/2009 21:49 por Alef.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 21:48

Caramba Jorge, não entendo porque tens tanta raiva de um irmão teu. Será a espada de verdade que ele te aponta que te fere? Não é isso que te é ensinado concerteza no cristianismo. Tanto amor a Deus e depois feres os teus irmãos assim. Enfim...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 22:07

Citação:
s7v7n
Jorge, tanto discurso para não responderes ao que te foi pedido. Mas eu volto a perguntar:
Onde é que a Igreja católica disse e escreveu que quem não pertencesse à mesma, estava excomungado. Vais responder ou vais escrever outra coisa qualquer? E no caso de já não saberes onde é que isso foi escrito por ti, eu facilito-te:

Citação:
mas eu estou farto de saber que já estou excomungado, que sou anátema

Ficamos à espera :)

Entretanto está na hora do almoço e tenho uns sapos no forno. Bem bons!

Eu devo falar chines realmente e não tenho paciência para palhaçadas. Já disse que nos tempos dos concilios como por exemplo no concilio de trento os protestantes foram excomungados, considerados anatemas, hereges, faz parte da história da igreja católica, não vai dizer que agora consideram os protestantes irmãos na fé, só se for filhos adoptivos deficientes ora tenha paciência, basta lembrar o que já saiu sobre os protestantes por parte do Bento XVI, agora a politica do Vaticano é outra já não falam assim para os palermas que quiserem comer na mesma mesa, é a velha politica do império. De resto então diga-me você, os evangélicos sinceros que invocam o nome do Senhor, que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador são irmãos na fé, salvos?

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.