Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Hierarquia da Igreja, dúvidas...
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 20 de March de 2008 15:33

Em que posição da hierarquia da Igreja podemos colocar os Frades e Monges Católicos ?

Alguem me pode explicar as semelhanças e diferenças para os Presbiteros ? Obrigado.

Saudações

Re: Hierarquia da Igreja, dúvidas...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de March de 2008 19:30

Olá Tecno,

Para ser mais exato, Frades e Monges não fazem parte da hierarquia.

As vocações religiosas, pelo menos em princípio, não deveriam fazer parte da hierarquia. A hierarquia é simples: há os bispos. Um bispo é o pastor de uma região, a diocese. Pronto, acabou, a hierarquia é essa :)

Entrando em maiores detalhes. Depois, com o crescimento da igreja, os bispos começaram a precisar de ajudantes. Com maiores regiões, os bispos delegaram muitas de suas funções para os seus representantes locais, os padres ou presbíteros. Um pároco é um padre responsável por uma paróquia. Várias paróquias fazem uma diocese. Mas uma paróquia pode contar com várias igrejas locais, por isso o pároco pode contar com a ajuda de outros padres. Já os diáconos foram homens escolhidos, por seu testemunho, para ajudar nos serviços da igreja. Eles auxiliam os padres.

As comunidades religiosas têm outra função na igreja. Nasceram como um modo de vida que buscava um testemunho mais radical de seguimento ao Cristo. Considere então, por comparação, que o papel do religioso é o profetismo, e não o sacerdócio. Os religiosos não eram parte da hierarquia, e muitas ordens e congregações inclusive tentavam evitar a ordenação de seus membros. Com a falta de sacerdotes, entretanto, a igreja começou a recorrer cada vez mais aos religiosos, e criou-se outro tipo de vida sacerdotal. Padres e bispos não vinculados a uma diocese, um religioso não: religiosos são ligados às suas comunidades, e obedecem aos superiores da congregação.

Hoje há padres missionários, que não trabalham em uma região específica, mas eles têm que receber licença do bispo local para atuarem nas áreas das dioceses. O mesmo se dá com as ordens religiosas, que muitas vezes vão para um lugar a pedido do bispo local, para ajudarem onde é preciso.

Espero ter ajudado. Há muito mais, mas se começarmos a entrar em detalhes a coisa vai cada vez se complicando mais.

Ah. Ia me esquecendo do papa e cardeais. Rs. O papa é um bispo como os outros, o bispo de Roma, que tem a tarefa especial (múnus) de zelar pela unidade da igreja. Os cardeais são tb bispos, que recebem encargos especiais, como o de zelar por uma área ou assunto particular da igreja, como, por exemplo, o diálogo inter-religioso, ou as missões, etc.

Muito resumidamente seria algo perto disso.

Abraço.

Re: Hierarquia da Igreja, dúvidas...
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 10:42

Olha eu percebo pouco de hierarquia.

Todos os cristãos temos uma mesma chamada , como referiu o Concílio Vaticano II: pelo Baptismo todos temos como vocação a Santidade.

Re: Hierarquia da Igreja, dúvidas...
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 14:02

Obrigado pelas vossas respostas irmãos ! :)

Eu estava mais interessado realmente em saber se um frade ou monge, fazendo parte de uma ordem religiosa, faziam ou não parte da "hierarquia da igreja" e como se relacionavam com os Sacramentos (Baptismo, Eucaristia, Reconciliação, etc) ? Se os podem administrar, se podem fazer uma homilia, etc...

Uma especie de "Frade vs. Presbitero"; Diferenças e Semelhanças...

Esse tipo de coisas...

Devo dizer que sou um leigo no que se trata às ordens religiosas não compreendo ainda bem qual a sua função...

Sei que há quem viva em clausura, adorando a Deus, quem devote a sua vida à Adoração e Oração e a ser Missionários, mas pouco mais...

Desculpem a minha ignorância...

Re: Hierarquia da Igreja, dúvidas...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 15:58

Citação:
Tecno
Eu estava mais interessado realmente em saber se um frade ou monge, fazendo parte de uma ordem religiosa, faziam ou não parte da "hierarquia da igreja" e como se relacionavam com os Sacramentos (Baptismo, Eucaristia, Reconciliação, etc) ? Se os podem administrar, se podem fazer uma homilia, etc...
Uma especie de "Frade vs. Presbitero"; Diferenças e Semelhanças...

Esse tipo de coisas...

Considere, para efeito de simplificação, que um monge ou um frade sejam exatamente iguais aos leigos, isto é, são como outro fiel qualquer da igreja, exceto pelo fato de terem feito os votos evangélicos (pobreza, castidade e obediência). Digo isso resumindo bastante, porque os votos de um e outro são diferentes. Os monges, por exemplo, fazem votos de conversão de costumes e de estabilidade, que podem incluir, normalmente incluem, a clausura e o silêncio segundo a regra adotada.

Tanto um quanto o outro, frades e monges, são diferentes, entretanto, dos leigos consagrados, porque vivem numa comunidade cujos membros tb fizeram os mesmos votos e ambos devem obediência a um superior eleito entre eles.

Foi nesse sentido que disse que o papel de todos eles era o "profetismo", isto é, dedicam sua vida especialmente ao serviço de Deus e da igreja, e por seu testemunho devem levar a igreja a questionar-se quanto à fidelidade do seguimento ao Senhor.

Se tiver curiosidade de entender um pouco melhor a vida monástica, por exemplo, há uma boa leitura em "A imitação de Cristo". Recomendo uma olhada, é bem edificante. O livrinho foi escrito como um apanhado de conselhos para monges, mas bem serve para qualquer cristão. Se te interessar, encontrará uma versão online (e pdf) em [imitacaodecristo.50webs.com]

PS: hoje em dia, com o surgimento de novas vocações e novos carismas, já não é tão simples diferenciar cada estilo de vida, pois há muitos pontos de semelhança e as diferenças têm se tornado mais sutis.

Paz e Bem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.