Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 12:27

Como sabem, em Portugal, como em muitos outros países, celebra-se o «Dia do Pai» a 19 de Março, por ser dia de S. José. Acontece que este ano o dia de S. José se celebra amanhã, sábado, dia 15 de Março, já que o dia 19 de Março é Quarta-Feira Santa.

Assim sendo, amanhã será/seria o «Dia do Pai», como, de resto, acabo de ver numa agenda católica.

Mas suspeito que (quase) ninguém vai prestar atenção a esta «anomalia» litúrgica deste ano e (quase) todos vão celebrar esse dia na Quarta-Feira Santa... Alguém ouviu/leu algo sobre o assunto?

Alef

Re: Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 14:12

Nadinha de nada.

E sendo assim, já estou atrasada com o postal. :(

Cassima

Re: Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 15:22

Sim, Alef!

A Maria José do Forum mandou-me um e-mail com a noticia.

Re: Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 21:29

Olá

Eu acho que o dia do pai se comemora na mesma no dia 19/3. Faz-me lembrar a adivinha: dia de S. José, a 19 de Março, em que mês é?

Uma coisa é a celebração litúrgica e outra é o que se faz habitualmente. Estou a pensar numa vila dos arredores de Lisboa em que o feriado municipal é no dia da Ascensão do Senhor ao Céu, que é a uma 5ª Feira, a 5ª feira da Ascensão. Liturgicamente celebra-se no domingo a seguir. Mas o feriado municipal existe na mesma na 5ª F. É nesse dia que as pessoas arranjam o ramo com papoilas, malmequeres e espiga, ou não é?

Sabem a Rita disse que fui eu que lhe disse. Sabem como soube? Recebo , gratuitamente, as notícias de Roma que vêm no Zenit.org . Aí apareceu que uma comissão, não sei exactamente qual...mas acho que deve ser a da Liturgia ...decidiu que seria a 15 de Março.
Aqui em Portugal estava marcada a festa litúrgica para dia 1 de Abril...(a mim não me agradava mesmo nada...no dia das mentiras...mas era assim que estava decidido).

Olhem o que interessa é que quem gosta de ir à Missa no dia de S.José vá no dia 15, mas acho que o dia do Pai é festejado a 19 de Março...que problema tem...? isto de não coincidir não me preocupa nada...é muito raro acontecer calhar na Semana Santa...

Re: Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 21:40

Olhem esqueci-me de dizer que soube por aí mas depois vi noutros sítios. Cá em casa há uma pessoa que pertence ao Apostolado da Oração e nos santos a 15 de Março está indicado S. José.
Depois também vi que uma revista que manda newsletters que é de liturgia veio explicar o que se tinha passado...eles tinham indicado o dia 1 de Abril...mas depois mudaram.

Re: Dia do Pai em 2008: 15 de Março?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 03:35

Seja Bem-vinda!!!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.