Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de March de 2008 22:10

Notícias: Internacionais

» Notícias » Papa/Vaticano

Confissão em crise: grito de alarme na Igreja - 05/03/2008 - 16:12

O sacramento da confissão continua em forte crise devido à falta de convicção dos fiéis perante os sacerdotes.

Últimos dados disponíveis, que se referem ao ano de 1998, indicam que 30% dos italianos não consideram necessária a presença do padre nos confessionários. Outros 20% têm dificuldade para falar sobre pecados com uma outra pessoa. E ainda 10% acreditam que a confissão seja um obstáculo para o diálogo direto com Deus. Alguns fiéis também se lamentam da maneira de se confessar, apontando a incapacidade dos sacerdotes durante o sacramento.

Os números foram divulgados pelo regente da Penitenciaria Apostólica, Dom Gianfranco Girotti, e publicados pelo jornal vaticano "L'Osservatore Romano".

Dom Girotti definiu a situação como "um grito de alarme" na Igreja. Para tentar inverter a tendência, a entidade organizou um curso para reforçar a formação dos padres.



www.catolicanet.com.br


Fonte: Radio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano

Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 08:06

Não ia continuar esse assunto mas, em todo caso, ...

Citação:
Epafras
Caro Lopessergio não seja por isso. Eu confesso-me já. Se o Firefox achar que o ofendi de alguma maneira então eu peço-lhe perdão por isso.

Digamos que eu não o perdoasse, e não "passasse procuração" para que alguém o perdoasse em meu nome, vc considera que por isso vc estaria condenado ao inferno?

Citação:
Epafras
Quanto ao Firefox, se quiser ser perdodado de algum pecado que cometeu contra mim, só tem que se confessar a mim, que eu não lhe retenho o pecado, mas perdoo-lhe.

Bem, lamento lhe informar que pouco me importa se vc quer reter algum pecado em mim ou não. Isso seria um problema seu. Adianto para dizer para qualquer um que também não tenho medo de mau olhado, macumba, feitiço, praga, maldição ou qualquer outra coisa do gênero.

Citação:
Epafras
Que conste que não passei procuração a ninguém para que em meu nome perdoe pecados que foram cometidos contra mim.

Depois de esclarecidos os pontos acima, podemos retornar ao seu post e à recomendação do Sérgio. Para simplificar vou enumerar por tópicos:

1) Pode acontecer sim de eu me desculpar com um padre, um moderador, um amigo, enfim, com outra pessoa, por ter agido de modo reprovável com alguém. Talvez a opinião desses amigos sejam para mim mais importantes do que a opinião daquele alguém. Por outro lado, tb tenho o costume de me dirigir àqueles a quem ofendi para pedir perdão quando sinto que cometi uma injustiça. Apenas não considero nada disso "obrigatório", faço-o por outras razões. Para mim, cada caso é um caso, então o que farei pode depender de outras coisas.

2) Sobre o seu pedido de perdão. Foi sincero? Saiba que não pedirei perdão a vc apenas para fazer uma imagem bonita depois da recomendação do Sérgio, levo essas coisas demasiado a sério e por isso não é do meu feito pedir perdão só para constar. Quando eu o fizer será mesmo sincero e implicará que me arrependi de algo feito e que tentarei mudar meu comportamento. Por enquanto não é o caso, acho que vc mereceu ler tudo o que leu.

3) Espero um dia ainda poder conversar aqui com algum evangélico que, por respeitar o jeito de ser dos católicos, julgasse desnecessário passar recados e procurações para nos criticar enquanto supostamente escrevia um pedido de perdão. É outro daqueles casos em que a ação acabou dizendo muito mais do que as palavras.

4) Não é do meu feito guardar rancor, então o que posso de dizer por enquanto é que não te desejo nenhum mal. Espero com ansiedade o dia em que direi mais do que isso. E nem espero muita coisa, algum sinal simples já serviria.

Continuo valorizando a sinceridade e continuo guardando o sonho. Por sorte já conheci outros evangélicos e já tive a sorte de participar de encontros ecumênicos de verdade, senão acabaria com uma péssima idéia por conta de alguns exemplares que têm aparecido por aqui.



Editado 2 vezes. Última edição em 06/03/2008 08:19 por firefox.

Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 09:26

Citação:
Epafras
Nem a Deus.

Todo o pecado é também uma ofensa a Deus.

Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 11:58

Desculpem a ignorância, mas...

Se todo o pecado é uma ofensa a Deus.
Se ofender é uma violação do amar o próximo, e como tal é pecado.

Quando ofendemos alguém, ofendemos a Deus. Certo?

De acordo com a oração ensinada por Jesus, espera-se que Deus perdoe o pecador assim como ele perdoa quem o ofendeu. Claro que não é um perdão "para inglês ver", tem de ser sentido e franco, sem qualquer vestígio de ressentimento. Não é fácil! (se fosse fácil, nem se falava no assunto).

Mas lá por ser difícil, isso dá o direito de alguém negar, em nome de uma qualquer frontalidade, o perdão, recusar um mandamento de Deus?
O recusar o perdão não nos torna juízes? E quem é segundo dizem o único juiz?
Como pode alguém desejar para si o perdão divino, se na sua miserável vidinha não perdoa as falhas dos outros? Acha-se por acaso menos pecador?

Olha a arrogância, olha a soberba, olha a falta de vergonha na cara.

Pelo menos tentem! Não conseguem? Tentem com mais força!!
Se não conseguem o erro é vosso, não há cá nada de desculpas...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 15:06

Bem, é famosa a divergencia entre a doutrina da igreja sobre o planeamento familiar e o comportamento dos leigos em relação ao mesmo assunto. No entanto é verdade que existe uma divergencia de iguais proporções (sendo optimista) neste assunto. É muito dificil perdoar verdadeiramente.
Jesus Cristo, sem pecado algum, perdoou aos que o mataram. Nós, cheiinhos de pecados com imensa dificuldade perdoamos uma palavra mais aspera. Dizia-me uma mulher analfabeta, hoje certamente já na graça de Deus, todos os dias pedimos a condenação porque oramos no Pai-nosso "perdoai-nos as nossas ofensas como nós perdoamos". E nós não perdoamos.

Re: Recorrer a padre para nos confessarmos?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 16:23

Oi Lena,

Citação:
Lena
Desculpem a ignorância, mas...
Se todo o pecado é uma ofensa a Deus.
Se ofender é uma violação do amar o próximo, e como tal é pecado.
Quando ofendemos alguém, ofendemos a Deus. Certo?

Não se trata de ignorância, vc entendeu direitinho.

Citação:
Lena
De acordo com a oração ensinada por Jesus, espera-se que Deus perdoe o pecador assim como ele perdoa quem o ofendeu. Claro que não é um perdão "para inglês ver", tem de ser sentido e franco, sem qualquer vestígio de ressentimento. Não é fácil! (se fosse fácil, nem se falava no assunto).
Mas lá por ser difícil, isso dá o direito de alguém negar, em nome de uma qualquer frontalidade, o perdão, recusar um mandamento de Deus?

O assunto não é apenas "difícil", diria que é quase "impossível", porque o tratamento ensinado por Deus para o perdão e o amor carregam um enorme paradoxo. O amor e o perdão são realidades da mesma ordem, ou existem gratuitamente ou não serão verdadeiros. Mas o grande paradoxo é que Deus nos deu o amor e o perdão como "mandamentos", quando qualquer um sabe que não se pode obrigar alguém a amar ou perdoar outro por obrigação.

Exemplo: Imagine se um pai metido a cupido se dirigisse a sua filha para lhe dizer "ordeno que vc ame aquele homem", alguém que ela nunca viu antes, ou pior, alguém de quem ela não gostasse. Qual a chance dessa ordem ser cumprida com sinceridade?

A conclusão que se tira daí é que Deus está nos pedindo um "milagre". Tudo bem, é um milagre que Ele quer realizar em nós, mas sozinhos não conseguiremos. Esse "simples mandamento" de amar aos outros é uma empreitada para a vida toda, porque só será possível se nos tornarmos "outros", isto é, cada um transfigurado pelo Espírito, o "homem novo" de que nos falaram os apóstolos.

O "simples mandamento" de amar e perdoar aos outros contém em si uma série de apelos: deixem-se levar pelo Espírito de Deus, arrisquem-se, soltem as amarrar do barco e deixem o porto seguro rumo ao mar aberto, mudem seu modo de ver o mundo e os outros, mudem seus sentimentos, não levem nada além da alegria e da disposição para a vida, irradiem essa alegria, enfim, amem e perdoem a todos.

E eu me lembrei agora de um pobrezinho que entendeu isso muito bem:

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."

Citação:
Lena
Olha a arrogância, olha a soberba, olha a falta de vergonha na cara.
Pelo menos tentem! Não conseguem? Tentem com mais força!!

Sempre entendi que Deus pode nos falar através de todos e de tudo, e embora vc se diga atéia :P ele já me mandou recados através de vc. Aconteceu de, lendo seu post, lembrar-me da passagem "quem se exaltar será humilhado e quem se humilha será exaltado". Ocorreu-me que temos andado nos exaltando demais por aqui...

Peço a Deus que essa percepção que já chegou a minha cabeça chegue também ao coração.

Paz e Bem.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.