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Cristianismo, uma seita do judeísmo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de February de 2008 18:08

Estive a reler um livro que comprei há uns anos. Chama-se "Os génios do Cristianismo" e é de Henri Tincq, um jornalista francês especialista em assuntos de religião. Este livro é o resultado da compilação de artigos referentes a pessoas que se destacaram no cristianismo - quer no bom quer no mau sentido (a edição portuguesa traz dois artigos de António Marujo).

O livro começa com Jesus Cristo ao qual se segue S. Paulo. Segundo Henri Tincq, S. Paulo foi a pessoa que levou a que os seguidores de Jesus não se tenham tornado mais uma seita no meio do judeísmo, sendo o responsável pela autonomia do cristianismo. Isto foi conseguido pela defesa dos cristãos de origem pagã na disputa sobre se deveriam ser sujeitos aos preceitos da Lei de Moisés.

Acrescenta também que a separação entre estas duas religiões terá começado aqui (à revelia do desejado pelo próprio).

Concordo que S. Paulo teve uma atitude de extrema importância no espalhar da Boa Nova entre os pagãos. Agora considerá-lo como o grande responsável será correcto? Afinal S. Pedro também foi evangelizar Roma.

Poderá a abertura do cristianismo aos cristãos e a recusa em submetê-los à lei de Moisés ser a causa primeira do afastamento do cristianismo e do judeísmo? As expulsões dos primeiros cristãos das sinagogas, as perseguições que sofreram naquela altura, o martírio de S. Estêvão ou de S. Tiago não tiveram a sua importância?

Qual a importância que S. Paulo teve na definição da identidade do cristianismo?

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 26/02/2008 18:29 por Cassima.

Re: Cristianismo, uma seita do judeísmo?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 27 de February de 2008 13:19

Ola

S. Paulo foi o primeiro "sistematizador" da Fé em Jesus Cristo. Ele conhecia bem o Judaísmo, foi durante algum tempo perseguidor dos primeiros Cristãos e testemunha do primeiro martirio. Após a sua conversão ele tudo fez para que a Fé em Jesus não se ficasse pelos Judeus. Empenhou-se em anunciar a todos, ao estilo de Jesus.
Creio que se a primeira comunidade se fica-se por Jerusalém, facilmente ficaria como seita judaica, no entanto as circunstâncias e nomeadamente as perseguições fizeram levar esta a Fé a todos os Povos.
Parece-me claro que o Cristianismo não depende só de S. Paulo, mas reconheço que ele teve um papel importante, ao criar a primeira sintese e as primeiras comunidades. O debate sobre o baptismo e a circunsisão são importantes pois a Fé em Jesus Cristo não é previlégio dos Judeus mas de todos os Homens (daí o catolicismo). Importante também foi a viv~encia de todas as noiva comunidades, pois foram capazes de viver o Evangelho, ao ponto de todos se interrogarem e dizerem: "olhem como eles se amam".

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Cristianismo, uma seita do judeísmo?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de March de 2008 19:33

Citação:
Cassima

O livro começa com Jesus Cristo ao qual se segue S. Paulo. Segundo Henri Tincq, S. Paulo foi a pessoa que levou a que os seguidores de Jesus não se tenham tornado mais uma seita no meio do judeísmo, sendo o responsável pela autonomia do cristianismo. Isto foi conseguido pela defesa dos cristãos de origem pagã na disputa sobre se deveriam ser sujeitos aos preceitos da Lei de Moisés.

Paz do Senhor, querida


Aquilo que você chama de "pagão", nós chamamos de "gentios". Paulo é intitulado de "apóstolo dos gentios". E realmente ele o foi. Veja que o Novo Testamento é, em sua grande parte, constituído de cartas desse apóstolo. E estas cartas são endereçadas sempre as igrejas gentílicas. Seja os tessalonicensses (igreja de Tessalônica), os romanos (igreja de Roma), os filipenses (igreja de Filipo), os colossenses (igreja de colossos) e assim vai... Por isso o título de apóstolo dos gentios para Paulo... Enaquanto os outros ficaram para evangelizar os judeus, Paulo saiu a evangelizar o mundo gentio, por isso ele recebeu o título de apóstolo dos gentios:

Rom 11:13 - Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério

Paulo estava falando acima, diretamente aos irmãos de uma igreja gentílica, a igreja de Roma. Este apóstolo foi quem mais viajou, quem mais trabalhou e quem mais levou pessoas a Cristo, dentre todos os apóstolos. A doutrina cristã é praticamente ensinada, toda ela, nas cartas paulinas.

Citação:
Acrescenta também que a separação entre estas duas religiões terá começado aqui (à revelia do desejado pelo próprio).

Paulo era judeu de nascença e farizeu, discípulo de Gamaliel, grande farizeu da sua época. Ele perseguia, inicialmente a os cristãos, pois ele era zeloso com os ensinamentos judaicos. Os cristãos, para ele, não passavam de uma seita que deveria ser exterminada. Paulo mesmo, quando tinha ainda o nome de Saulo, mandou prender, acoitar e até matar muitos cristãos, antes de sua conversão. Veja o testemunho do próprio Paulo:

Atos 22:3-4
3 Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
4 E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,


Não é que "a separação entre estas duas religiões terá começado aqui"... Mas estava determinado, através de uma profecia que os judeus REJEITARIAM o messias, para que assim, os gentios tivessem a oportunidade de aceitá-lO. E Paulo sabia disso, por isso disse a igreja gentílica dos romanos:

Romanos 11:8-12
8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. (estes, de "profundo sono" são os judeus, Cassima)
9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
10 Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.
11 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios...
12 E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios,


Citação:
Concordo que S. Paulo teve uma atitude de extrema importância no espalhar da Boa Nova entre os pagãos. Agora considerá-lo como o grande responsável será correcto? Afinal S. Pedro também foi evangelizar Roma.

Você está certíssima, Cassima, quando diz que Paulo foi de extrema importância. Veja que depois que Paulo "entra em cena" nas Escrituras Sagradas, pouco se fala de PEdro ou de qualquer outro apóstolo.

O próprio Paulo, com autoridade apostólica chama Pedro a atenção, na frente de todos, por este está agindo de maneira errada, favorecendo aos crentes judeus em detrimento dos crentes gentios. Veja a passagem abaixo:

Gálatas 2:11-14
11 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. (Os da "circuncisão" são os judeus, Cassima)
13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?


Citação:
Poderá a abertura do cristianismo aos cristãos e a recusa em submetê-los à lei de Moisés ser a causa primeira do afastamento do cristianismo e do judeísmo? As expulsões dos primeiros cristãos das sinagogas, as perseguições que sofreram naquela altura, o martírio de S. Estêvão ou de S. Tiago não tiveram a sua importância?

Veja bem... Jesus não veio para nos submeter as leis de Moisés. Tanto isso é verdade que todos os ensinamentos dos apóstolos mostram que vivemos hoje pela FÈ em Jesus Cristo e não pela lei de Moisés. Dessa forma, desde o início, tanto cristãos como judeus tinham princípios diferentes...

Veja que Pedro foi chamado a atenção por Paulo, por temer os crentes judeus... Pois ele mesmo, Pedro, vivia como um gentio, mas pelo medo, acabava se juntando aos crentes judeus, e assim queriam impor as antigas práticas judaicas aos crentes gentios.

Quanto a morte de Estevão,o próprio Paulo (Saulo) consentiu nesta morte. Veja o que diz as Escrituras:

Ato 8:1 - E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.



Citação:
Qual a importância que S. Paulo teve na definição da identidade do cristianismo?

Eu vejo que a identidade do cristão é refletida através dos ensinamentos do Grande Mestre e Senhor, Jesus Cristo. Não era pra ser baseada na lei de Moisés... Tanto que Jesus usou várias vezes a lei de Moisés para dizer:

"Ouvistes que foi dito: ... Eu porém vos digo..."

Quando Jesus dizia "ouvistes o que foi dito" estava se referindo a lei de Moisés. Mostrando assim que o cristianismo seria diferente daqueles que viviam abaixo da lei mosaica. Os apóstolos apenas espalharam esta mensagem. E Paulo, apóstolo dos gentios, levou-a mais longe do que qualquer outro apóstolo.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 04/03/2008 19:49 por David_.



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