Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 13:01

Espera-se a todo o momento a confirmação oficial mas em Roma já se dá como seguro.

O Papa escolheu o primeiro domingo do Advento para celebrar de novo a Missa Tridentina na Basilica de São Pedro.

Quase 40 anos depois é sem duvida um gesto de enorme significado.

É um sinal de enorme importancia para todos aqueles que gostariam de participar regularmente na Missa na forma extraordiária do rito Latino.

É também um gesto muito importante para abrir horizontes a todos aqueles que ainda pensam que a Missa Tridentina é uma "excentricidade" de uma meia duzia de nostalgicos e de sectores anti-cincilio.

O proprio Papa não só autoriza todos os Padres a celebrar a Missa como ele mesmo reza na forma extraordinária na sede de São Pedro.

Seria bom que como o Papa muitos Bispos também dessem esse passo de reconciliação e unidade.

Unidade da diversidade e respeito por diferentes sensibilidades.

Cristina Dinis Saraiva

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de December de 2007 14:54

E então?

Como foi?

Houve missa velha em S. Pedro?

Cassima

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 04 de December de 2007 18:29

Não houve Missa nenhuma em São Pedro.

Indelizmente foi só um boato que correu em alguns meios.

Peço desculpas ao Forum Paroquias por me ter deixado envolver num boato que veio, afinal, a não de verificar.


Talvez um dia seja possível. Seria de facto um sinal de extrema importancia um Papa rezar em S Pedro a forma extraordinária do rito Latino.

Mais uma vez desculpem mas foi sem intenção. Tomei informações que corriam na net como verdadadeiras e não tratar de cuidar a sua veracidade.

Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 11:01

Tudo bem, Cristina. Eu perguntei porque não tive oportunidade de ver na TV como tinha sido e estava curiosa.

Cassima

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de December de 2007 09:26

Mas que era um boato infundado, isso já sabíamos...

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de December de 2007 14:48

Mas estou esperançada que em breve os desejos passem a realidade.

Era um sinal de união muito importante para tantos católicos que têm ainda tanto anticorpos em relação à Missa Tridentina.

A ver vamos, rezamos para que, também neste aspecto, a coisas mudem e Igreja não se petrifique em preconceitos datados.

Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de December de 2007 21:40

Preconceitos datados ?Quer-me parecer que quem os tem são os tridentinos que pararam algures no tempo.
De qualuquerr forma, parece-me que Bento XVI é demasiado inteligente para fazer uma tonteria dessas...
Do que tenho lido, està-se a revelar um papa bastante progressista.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/12/2007 21:42 por Tozé Monteiro.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 11 de December de 2007 14:49

ToZé

O link que colocaste, não espelha graças a Deus, a maior parte dos defensores da Missa Tridentina, e sobretudo o novo movimento que se difunde na Europa à sombra do Motu Proprio.

Quanto à "tonteria", espero bem que não te estejas a referir à Santa Missa rezada na forma extraordinária do Rito Latino.

Isso sim seria uma tonteria.

Concordo contigo que o Papa está a revelar-se bastante progressista e muito intilegente.

Deus o conserve por muitos anos na mesma linha de verdadeiro progressismo que bem precisamos.

Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 11 de December de 2007 20:51

POr acaso acho que seria uma tonteria imensa se o Papa fizesse tal coisa com uma dimensão "pública".

Tanto que não o fez nem o fará.

Em relação aos tridentinos portugueses, o exemplo que dei é bastante realista. E Poderia dar outros exemplos...mas basta que faças uma pesquisa discreta por aí..

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 21:49

Tozé

Não esteja tão seguro que o Papa não o fará.
Eu aliás estou certo de que fará.
Também ninguém acreditava num Motu Proprio tão amplo e ele ai está.

Também não nego que existem vários sectores que defendem a Missa Tridentina como bandeira anti-concilio. É de facto verdade. Mas asseguro que são uma minoria, embora os mais ruidosos.


Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 23:33

Pois, também estavas segura que em 8 de Dezembro haveria Missa tridentina e tal...
Quanto ao Motu Proprio não é tão amplo assim como pensas - possibilita a celebração extraordinária em circunstãncias nuito restritas. Tão restritas que são inexequíveis na maior parte dos casos.
Dizes que os anti concílio são uma minoria muitíssimo ruidosa. Isso é verdade.
Tal como os defensores da Missa Tridentina.
POrtanto, não se deve dar muita importãncia ao que pouca importãncia tem - uma minoria saudosita e ruidosa, com nostalgias medievais ou pietistas.
Estamos no século XXI.
SE o Papa celebrasse oficialmente, com uma dimensão pública a missa antiga, isso seria de uma gravidade extrema porque teria implicações catastróficas na "política pastoral" e acentuaria irremediavlemnte clivagens. S
Seria um absurdo.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/12/2007 23:38 por Tozé Monteiro.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 00:32

Era realmente o fim do mundo. Era o Apocalipse....Que vergonha seria celebrar uma missa que é válida. Shame on you Ratz...Quebraste todas as leis da decência!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 21:23

Toze

Tu de facto por vezes perdes as estibeiras. percebeste bem o que dizes

Cito

"SE o Papa celebrasse oficialmente, com uma dimensão pública a missa antiga, isso seria de uma gravidade extrema porque teria implicações catastróficas na "política pastoral" e acentuaria irremediavlemnte clivagens."

Implicações catastróficas ???

Mas não estamos a falar na Santa Missa ? Na Santa Eucaristia celebrada na forma extraordinária do rito latino?

Sinceramente posições dessas não ajudam.

Quanto às tais enormes restrições li uma e mais vezes o Motu Proprio e não encontro restrições o que encontro é um direito potestativo para se celebrar a Missa.

Talvez me possas elucidar.

Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 22:45

Cristina:

Bem, a atitude de recusar "rezar" publicamente a missa antiga em S.Pedro é do PAPA.

E isso tem um significado profundo.

Há quem pense que "posições dessas não ajudam".

Eu estou convencido que é uma posição amadurecida e serena.E que ajuda muito.

Já agora, uma autorização para se poder realizar uma celebração desde que se reunam determinados pressupostos não é um direito potestativo.
De forma alguma.



Editado 2 vezes. Última edição em 13/12/2007 22:51 por Tozé Monteiro.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 23:02

Toze

Claro que o facto do Papa não rezar (ainda) a Missa na forma extraordinária do rito latino e apenas na forma ordinária tem significado.

Claro que se o Papa rezasse uma Missa publica seria amplamente difundido e teria enorme significado.

Mas há um equivoco. As posições que não ajudam não são as do Papa.

São as tuas quando afirmas que o Papa rezar a Missa na forma extraordinária "teria implicações catastósficas".

Estas sim são as posições que não ajudam a um clima de paz liturgica que se pretende obter mas que sectores conservadores como o teu tentam evitar.

Curioso como os "progressistas" de ontem se tornam tão conservadores quando se trata de liberalizar a Missa.


Cristina

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 23:07

Cristina:

Mas ainda não percebeste que o Papa nunca vai "rezar a missa" velha, de uma forma pública, precisamente pelas implicações negativas que tal teria?


Quanto ao meu conservadorismo, não te preocupes...

Nada tem a ver com o pietismo serôdio ou com nostalgias arcaicas...com as quais os tridentinos se identificam.

Apesar de eu ser arqueólogo...



Editado 3 vezes. Última edição em 13/12/2007 23:24 por Tozé Monteiro.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 23:54

Se é assim tão escandaloso, porque foi aprovada a sua celebração por qualquer padre? Se causa escandalo não deveria sequer ser celebrada em lugar algum. Ou é só pelo medo de chocar algumas pessoas? Não gostam não vejam.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 00:48

Toze

És o espelho de facto de alguns sectores que na Igreja não querem instituir uma paz liturgica.

E depois sempre com o cuidado de efectuar uns links de blogues muito sectários como se representassem o espirito do Motu Proprio.

Não frequentes esses que são maus. Aconselho-te por exemplo o site da Fraternidade de São Pedro www.fssp.org e vais ver que é diferente.

Já são mais de 200 padres só nessa Fraternidade.

Aliás peara tua informação em 2006 os lugares de culto que celebram a Missa de S Pio V por padres em plena comunhão com Roma ultrapassou o número de lugares de Missa de Padres seguidores de Mons Lefevre. É um sinal que os tais tridentinos que referes são cada vez mais uma minoria de entre o universo dos que, como eu, defendem a liberdade para o Missal nos termos do Motu Proprio.


Já cada vez mais pessoas em Roma perceram isso. Com tempo vais ver que me dás razão.

E não percas a esperança, O Papa vai mesmo rezar a Missa no rito extraordinária em publico.

Cristina.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 11:19

A igreja católica tem muitos ritos. Só dentro do rito latino (há ainda os ritos orientais como os coptas catolicos) temos variados ritos, como podem ver neste artigo da wikipedia:
[en.wikipedia.org]

A mim parece bem que o Papa celebre em todos esses ritos. E também nalguns ritos adaptados às culturas africanas e asiaticas. Esta diversidade é uma riqueza da igreja.
Acho que a oposição de alguns contra o rito tridentino é uma manifestação de intolerância pouco cristã.
Eu por mim gosto de quase todos os que vi. Agora de momento só não gostei de uma missa que vi transmitida do Brasil com o padre Marcelo Rossi, na praia, rodeado de mulheres em biquini e gorro de Pai Natal a dançar na praia. Bem sei que é normal na praia estarem de biquini mas aquela coisa pareceu-me um exagero que até podia ser atractivo mas não favorecia a evangelização.

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 20:04

Cristina:

"
Citação:
os lugares de culto que celebram a Missa de S Pio V por padres em plena comunhão com Roma ultrapassou o número de lugares de Missa de Padres seguidores de Mons Lefevre."

Não me interessa minimamente quais são esses "lugares" embora haja alguma sindicações em sites do tipo Monfort.

Entre os "lugares de culto " e os participantes efectivos de determinado culto pode ir uma diferença abissal. Até porque o culto de que falas pode realizar-se com um padre sozinho a "dizer a missa para si mesmo.

Já agora, quantos aficcionados haverá?

"
Citação:
O Papa vai mesmo rezar a Missa no rito extraordinária em publico."

Cada um acredita no que quer e pode fazer levianamente as afirmações que quiser, mesmo dexcontextualizadas da realidade.
Chama-se a isso relativismo, uma das consequências da modernidade.
Mas Este Papa nunca o fará, precisamente por causa da unidade do Povo de Deus e do bem das comunidades.

Uma coisa é tolerar alguma diversidade, como a exemplificada pelo Camilo, ou admitir a expressão de grupos minoritários em nome de uma eventual "reconciliação" dos que estão em cisma com ROma.

Outra coisa é colocar esse rito antigo ao mesmo nível do actual...

O Papa deixou claríssimo no seu Motu Proprio que esse rito é extraordinário, ou seja, absolutamente excepcional e só "justificável" em situaçÕes muito restritas, que aliás não estão ainda completamente "regulamentadas". E que exige uma formação profunda, quer dos celebrantes quer dos concelebrantes.

Deixou também claríssimo que quem pretender utilizar esta "benesse" de celebração excepcional tem ao mesmo tempo de aceitar e participar no rito ordinário.Algo que a maioria dos tridentinos não aceita, porque são sectores muito activos que não querem instituir uma paz liturgica.

Posto isto, acho que a questão tridentina é uma nota de rodapé face à realidade dos desafios da Igreja de hoje, às questões essenciais e verdadeiramente importantes.

A celebração tridentina è algo de marginal e residual, sem grande importãncia e que de certeza em nada contribui para a resolução dos desafios do futuro.
A Igreja precisa de se abrir ao futuro e à esperança, precisa de respostas radicais e inovadoras, precisa de respostas "radicalmente novas".
As teias de areia, o ar bafiento e os fósseis tridentinos nada de novo trazem à Igreja de 2007.

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.