Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 19:35

Achas?

Mas eu nao sou Pentecostal nem Jeova...

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 20:03

Este forum estao-se a atacar uns aos outros ...vou-me afastar.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 20:56

Citação:
Cassima
Já viste as imagens religiosas que foram feitas ao longo do tempo, desde as iluminuras até aos quadros renascentistas, das estátuas aparentemente meio toscas até à perfeição do Miguel Ângelo? Tanta coisa tão diferente e tão bonita que se perdia se houvesse uma regra que mandasse fazer "o mesmo tipo reconhecido na tradição"?

Amiga, concordo contigo. As diferentes tradições são uma riqueza da igreja, acho a tradição oriental bela e gosto dela, mas sentiria falta sem a minha tradição ocidental :)

Abraços.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 21:24

Rita

Volta quando quiseres.

Entretanto rezo pela tua conversão.

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 00:50

Ola a todos

Estão a brincar com a Rita certo? É que so pode...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 09:28

Sérgio

Eu não estou a brincar.
Aliás, nem poderia, pois comsidero que a Rita quer ser levada a sério.
Se estou enganada, peço desculpa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 22:02

Eu discordo totalmente da visão do Epafras sobre o Santuário de Fátima e a nova Igreja da Santíssima Trindade.

O dinheiro que esta Igreja custou foi totalmente proveniente dos donativos peregrinos, e os peregrinos queriam a construção da nova Igreja. Negar isto, ou ser contra isto, é ser contra a liberdade das pessoas. Implicitamente, talvez sem saber, é isso que o Epafras defende: as pessoas não deviam ser livres de dar o seu dinheiro para a construção de uma nova Igreja, apenas para ajudar os pobres.

Quem quiser perceber melhor isto, consulte o relatório das contas do Santuário e perceberá o quanto o Santuário (fruto dos donativos dos peregrinos) já ajuda os pobres e mais necessitados. Mesmo assim, a generosidade dos peregrinos é mais que suficiente para ajudar não só os pobres como construir uma nova Igreja.

Quanto à construção de uma nova Basília ou Sé em Lisboa, aí sim, sou contra. O dinheiro que o Patriarcado de Lisboa recebe também é proveniente dos crentes, mas estes não são a favor da construção de uma nova Igreja, que terá como único objectivo o nosso Cardeal Patriarca ter uma nova Sé (pois a que existe está a cair aos bocados, como muitas outras Igrejas na Diocese de Lisboa).

Luís Gonzaga

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 23:44

Estou a ler este tópico e queria só salientar esta resposta da Lena ao Epafras. Muito bem dada.
Citação:
Epafras, tens carro, casa, televisão,computador, roupa, comida na mesa todos os dias? Vais ao cinema (também deve ser abominável), fazes compras em centros comerciais?

Que coisa. Mania de quererem destruir os templos de Deus só porque são católicos. Eu não vejo os católicos a quererem destruir os templos protestantes, só porque são vazios e cheios de nada.(não sei se são porque nunca entrei em nenhum, mas poderia dizer isso, visto que abominam as imagens de santos e o resto.)

Acho realmente que foi muito dinheiro para uma Basílica. Se calhar há obras maiores em Portugal que custam menos. Por outro lado, é bom que não esqueçamos,(e parece que as pessoas se esquecem vá-se lá saber o porquê) que não sabemos quais são as verbas disponibilizadas pelo santuário, em prol dos pobres. Convinha sabermos isso, antes de dizermos que queremos ver tudo destruído. Isso é uma visão muito fora do ideal cristão. Ali não se fazem sacrificios humanos, não se matam pessoas. Ali louva-se a Deus mais concretamente e honra-se Nossa Senhora mãe de Deus. Pois merece ser exaltada como outra não foi. Aquela que trouxe Jesus, Deus, o Verbo encarnado, ao mundo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 23:50

Lena,

lê sobre André Frossard. E verás que ele era mesmo um ateu convicto, que se converteu ao catolicismo, apenas porque sentiu o chamamento de Deus, sem nenhumas pressões exteriores. Está documentado. E há outros.

Portanto tens de te converter também! Tens a prova que Deus existe. :P

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 14:07

Citação:
Luís Gonzaga
Quanto à construção de uma nova Basília ou Sé em Lisboa, aí sim, sou contra. O dinheiro que o Patriarcado de Lisboa recebe também é proveniente dos crentes, mas estes não são a favor da construção de uma nova Igreja, que terá como único objectivo o nosso Cardeal Patriarca ter uma nova Sé (pois a que existe está a cair aos bocados, como muitas outras Igrejas na Diocese de Lisboa).

Luís, a Sé de Lisboa não é monumento nacional? Já há muitos anos que lá não vou, mas não sabia que estava assim tão mal...

Um abraço

Cassima

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 16:59

Ola a todos

Fátima, mesmo para os não crentes, é um centro de Paz e reflexão. Todo o ambiente convida a entrarmos no mundo mais dificil e impenetravel, o nosso mundo interior. Pode-nos chocar alguma forma de viver a Fé, não gosto particularmente de joelhos ensanguentados a dar voltas incessantes à Capelinha das Aparições, mas sei que de outra forma as pessoas não se sentiriam bem se não o fizessem.
Agora a evolução catequetica da nova Basilica é de louvar, centrar o Misterio na Santissima Trindade é tão inovador como recomendavel, a vida do Cristão centra-se na Eucaristia e no Altar o proprio Cristo que se dá e se torna presente não so para mim mas para todos...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 23:30

Citação:
Epafras
Será que não há católicos pobres? Como é que se pode pensar em gastar dinheiro na construção de um templo quando há um irmão ao nosso lado que passa fome por não ter dinheiro para comer? Qual deve ser a prioridade? Construir o templo ou ajudar o irmão em necessidade?.

Bem constato que após alguns posts estas perguntas continuam sem resposta. O que eu gostava era que respondessem a elas em vez de divagarem sobre o que tenho ou deixo de ter e de me fazerem acusações graves sem qualquer fundamento, como a de ser contra a liberdade das pessoas, de nada do que eu disse se pode inferir tal coisa.

Relembro que o que está em causa não é o que o santuário de Fátima faz para ajudar os pobres, mas o que podia fazer e não faz. O rico que foi parar ao inferno quando morreu também dava umas migalhas ao pobre Lázaro.

Epafras

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 23:43

Epafras

O seu raciocínio peca por não ter em conta a realidade portuguesa.

Em Portugal existem cerca de 2 milhões de pessoas abaixo do limiar de pobreza, mas apenas 200 000 a 300 000 estão numa situação de falta de alimentos. Estas pessoas são apoiadas por diversos sistemas. Um deles, o Banco Alimentar contra a Fome, surgiu a partir de pessoas ligadas aos Jesuítas. Não há propriamente pessoas a morrer à fome.

Mesmo considerando 200 000 pobres, se dividir 80 milhões de euros por 200 000 obtém 400 euros, o que permitiria a estas pessoas um a dois meses de subsistência (supondo que o dinheiro chegaria directamente aos pobres, sem outros custos, e que seria todo bem empregue). Para tal evitaria que em Fátima existisse um estrutura capaz de receber as multidões que normalmente se juntam lá.

Assim, construindo a Igreja, não só se responde a uma necessidade real em Fátima como se aumenta objectivamente a capacidade de Fátima atrair contribuições de todo o mundo de forma sustentada, o que permitirá continuar a apoiar os pobres por muitos anos.

pontosvista

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 00:20

E tem mais.

Todos os necessitados devem ser visto como necessitados, independente de serem católicos ou outra coisa qualquer.
Apontar o discurso directamente para "católicos pobres" é demagogia da mais reles.
A fome e as necessidades básicas são da responsabilidade de toda a sociedade,o que inclui as estruturas religiosas mas não se limita a elas.
Mal vai o estado ou a sociedade que depende das iniciativa de instituições privadas pra resolver as suas mazelas.
Os dinheiros do santuário são dele e não do estado, logo o seu destino depende única e exclusivamente da organização que o gere.

Fome e necessidades sociais não existem para grupos poderem praticar caridade e dizerem "olhem que belos cristãos nós somos! Olhem o que fazemos pelos nossos pobres!"
Não há pobres nossos e deles.
São males que tocam a todos, são um dever de todos.

Epafras,
podes ficar ofendido à vontade, mas o teu discurso aqui, as tuas questões, fazem parte de uma linha de discurso demagógico e hipócrita.
Queres criticar, critica. Mas vais ter de te esforçar um pouco mais. Tu até consegues...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 01:23

Uma outra coisa:

Quanto a terem sido os peregrinos a doar de livre vontade a totalidade do dinheiro para a construção da nova basílica não sei até que ponto será honesto dizer isto. Por acaso disseram aos peregrinos que eram precisos 80 milhões de euros para construir a nova igreja? Não me parece que tenham dito. Será que iriam concordar com tal valor? Quanto muito poder-se-á dizer que os peregrinos passaram um cheque em branco e os responsáveis pela igreja católica puseram lá o valor que quiseram.

Epafras



Editado 1 vezes. Última edição em 25/10/2007 01:24 por Epafras.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 01:30

O caro pontosvista está com um grande sentido de humor :)

Epafras

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 04:35

Citação:
Epafras
Quanto a terem sido os peregrinos a doar de livre vontade a totalidade do dinheiro para a construção da nova basílica não sei até que ponto será honesto dizer isto.

E por falar em honestidade: Será que não há aí uma pontada de inveja? Não vejo os pastores evangélicos vendendo os bens e as igrejas deles para alimentar pobres. Parece que preferem receber antes os 10% do salário dos pobres e dos ricos, para depois se meterem a apontar o dedo para o mau uso do dinheiro dos outros.

Citação:
Epafras
Será que iriam concordar com tal valor?

Parece que os peregrinos gostaram bastante de novidade, então não devem ter achado ruim.

E uma vez que imagino que gosta de citar a Bíblia em alguns casos, mas por alguma razão desconhecida preferiu não fazê-lo neste, pergunto: Acaso pensa que Judas estava certo antes de Jesus?

- Por que não venderam esse perfume por trezentos denários para reparti-los entre os pobres?
...
- Pobres sempre tereis entre vós, mas a mim nem sempre tereis. (Mt 26,7-11) (Jo 12, 3-8)




Editado 1 vezes. Última edição em 25/10/2007 04:36 por firefox.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 09:08

Citação:
Epafras
Quanto a terem sido os peregrinos a doar de livre vontade a totalidade do dinheiro para a construção da nova basílica não sei até que ponto será honesto dizer isto. Por acaso disseram aos peregrinos que eram precisos 80 milhões de euros para construir a nova igreja? Não me parece que tenham dito. Será que iriam concordar com tal valor? Quanto muito poder-se-á dizer que os peregrinos passaram um cheque em branco e os responsáveis pela igreja católica puseram lá o valor que quiseram.

Os peregrinos deixam o dinheiro que querem mas sem qualquer garantia quanto à aplicação. Logo, são eles que, livremente, assumem que o Santuário poderá dar ao dinheiro o destino que entender. Quem preferir ajudar os pobres pode fazê-lo directamente ou ajudar uma das inúmeras instituições que só se dedicam a ajudar os pobres.

Citação:
Epafras
O caro pontosvista está com um grande sentido de humor :)

O sentido de humor faz sempre bem. :)

pontosvista

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 15:15

Citação:
Firefox
Acaso pensa que Judas estava certo antes de Jesus?

Acaso o Firefox pensa que Judas queria realmente dar o dinheiro do perfume aos pobres? Não leu na sua bíblia que Judas "disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava." (João 12:6)?. E acaso pensa que Jesus não sabia isto e que o que disse a seguir nada tem a ver com isto? E acaso pensa que Jesus continua entre nós como os pobres?. Acaso pensa que Jesus quando disse aos seus discípulos "a mim nem sempre tereis" estava a brincar? Se calhar até estava porque como todos sabemos ele está no Sacrário.

Firefox é deplorável o modo como tenta manipular as Escrituras para a fazer dizer o que não diz.

Epafras



Editado 1 vezes. Última edição em 25/10/2007 15:17 por Epafras.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 16:42

Ola

Quanto custa um templo Protestante, ou Evangélico?
Eu por mim não sei nem quero saber, mas nunca vi publicado em lado nenhum os custos deles. O Santurario teve a dignidade de fazer publicar os custos, os derrapanços da Obra, foi caro? Provavelmente sim. É util? Concerteza que sim.
Demonstra uma nova forma de centrar a Fé? sim.
A nova Basilica não é imponente, não é de mau gosto, linhas simples e belas a puxar para cima, mesmo com um "cristo esgazeado" aponta para mais além...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.