Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 21:14

Outra velha táctica para podermos desvalorizar tudo ao nosso gosto.

Ainda bem que a Igreja Católica não ensina a verdade de Cristo. Ficámos todos informados com isso agora. Ainda bem. E depois admiram-se se são confrontados com certos juízos. São os próprios a afastar-se e a considerar a Igreja imprópria para consumo. Não não, eu amo a Igreja. Essa que ensina doutrinas de excremento e essa que não sabe bem o que anda a ensinar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 21:23

Se por seguir a doutrina que a Igreja de Roma ensina sou fariseu, então serei fariseu até morrer. Acho que deveríamos ser todos fariseus então.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 22:40

Citação:
s7v7n
Não não, eu amo a Igreja. Essa que ensina doutrinas de excremento e essa que não sabe bem o que anda a ensinar.

Gosto mais daquela que ensina o evangelho de Jesus Cristo.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/07/2007 22:40 por firefox.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 23:15

Entretenham-se a recolher, nos Evangelhos, as ordens de Jesus cristo. Do género:-
Dá a quem te pede.
Amai-vos uns aos outros como eu vou amei:
Ide pelo mundo inteiro
etc...
Trata-se de um exercício espiritual de grande fecundidade...
e o resto virá por acréscimo.

*=?.0

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 23:34

..antes que começem a excomungar uns aos outros .... como historicamente já ocorreu ...

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 23:45

ya!
Entretanto nós podemos aproveitar e fazer uma ginástica de agachamento enquanto voa a loiça. O Albino anda a arriscar...baixa-te!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de July de 2007 00:15

Lembras-te do filme "A vizinha do lado"?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de July de 2007 08:06

Ontem fui ver o filme:
"Teresa, o corpo de Cristo". Gostei (adjectivo).

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de July de 2007 10:16

Andam por aqui palavras de que não gosto.

A propósito deste tema, deixem-me repetir aqui uma resposta que o Padre João Luís, outrora participante no fórum, deu a uma questão minha.

Citação:
"Tratando.-se de uma questão nova, vou tentar apresentar com simplicidade, o que diz o Magistério da Igreja depois do Concilio, e a abertura ecuménica de João XXIII.
A Igreja de Cristo, não é um termo equivalente à Igreja Católica. Mas também não é a soma de todas as Igrejas. Digamos que existe um Circulo que é a Igreja de Cristo. Cada igreja - catolicos, ortodoxos, protestantes etc - são um circulo que são tanto mais concentricos à Igreja de Cristo quanto mais se identificarem com ela. O Ensinamento do Magistério diz que a Igreja Católica se identifica plenamente com a Igreja de Cristo, isto é um circulo concentrico pleno, nada fica de fora. Outras estão mais concentricas outras menos. No credo de Niceia-Constantinopla quando dizemos "Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostolica" Falamos da Igreja de Universal como Cristo a quer.
Quais os critérios de Concentricidade então?
Em priemeiro lugar, fundação apostólica com sucessão apostólica tambem - isto é fundada por um Apostolo que uma sucessão initerrupta até hoje.
Depois, sacerdócio válido - muitas igrejas reformadas abandoram o sacerdócio e passaram a ter pastores.
Sacramentos válidos - os sete que conhecemos.
Como se pode depreender, as Igrejas Ortodoxas também se encontram dentro desta concentricidade como a Catolica, apenas dizem que nós não o estamos, e nós dizemos que eles estão. Mas isso é outro tema.
Quando se afirma que fora da Igreja não há salvação, quer-se dizer que fora do redil de Cristo, não há salvação. Nunca que fora da Igreja catolica não há salvação, mas que fora da comunidade em que Cristo vive, fora do Corpo Mistico de que Cristo é a Cabéça não há salvação."

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 10/07/2007 10:18 por Cassima.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 15:10

primeiro o fariseismo. O fariseismo pode ocorrer em todos os sectores, a caracteristica marcante do fariseismo é a "condenação" de quem não partilha das mesmas ideias ou praticas. Claro que há fariseismo liberal, aliás parece-me que é do que mais há por aí. Só mudam os "dogmas" que uma vez infringidos levam à condenação. Pupula por aí uma falsa tolerancia que só tolera quem concorda com os seus ditames, normalmente as regras do politicamente correcto. Quem discorda deles está condenado. Lembro que no cristianismo é pior um fariseu que um ladrão ou uma prostituta. Considerar que alguem quer queimar outrem é julga-lo com uma severidade farisaica. De modos que apelidar taxativamente alguem de fariseu e inquisitorial é uma ousadia que corre graves riscos de incorrer no pecado que pretende denunciar.
Quem não concorda connosco é um demonio, é o que se pretende dizer. É preciso uma enorme prudencia a fazer este tipo de julgamentos. Facilmente nos enganamos e sem dar por ela estamos a ser nós proprios fariseus.
É por isso que considerei, e considero, que a resposta do firefox está impregnada de um profundo espirito farisaico, de um fariseismo muito na moda, o fariseismo do politicamente correcto, do falsamente tolerante, falsamente porque condena severamente quem não concorda com os "dogmas" do "pensamento" politicamente correcto.
Serei eu tambem farisaico? Provavelmente por vezes o serei, uma das caracteristicas que me parece que o fariseismo tem é ser dificil de percepcionar pelo proprio.

Agora voltemos ao tema.

O ecumenismo nunca foi uma renuncia ao essencial da fé catolica, Considero existirem 2 tipos de ecumenismo diferentes. O ecumenismo da fé, mais cerebro que coração, e o ecumenismo do coração.

Nenhum deles está comprometido com este tipo de declarações.
O ecumenismo da fé tem campo para avançar nas zonas cinzentas. Há materias em que é claramente irreconcilivel a doutrina catolica com algumas doutrinas protestantes. Outras questões são resultado de problemas de linguagem, diferentes abordagens e perspectivas. Há grupos protestantes com quem é possivel uma maior aproximação doutrinal, outros nem tanto. Com quase todos é impossivel um total reunificação porque há materias em que claramente as posições são divergentes.
Com os ortodoxos isso não se passa. Creio ser essa uma das razões para a maior tensão no dialogo ecumenico entre ortodoxos e a Igreja Catolica. Há a consciencia de que com boa vontade a reunificação pode estar ao dobrar da esquina. As divergencias estão em zonas cinzentas. Daí existir o receio ortodoxo de uma absorção e perca de autonomia em relação à Igreja Católica.

O ecumenismo do coração em nada devia ficar prejudicado por divergencias em temas de fé, Jesus deu mais importancia ao amor ao proximo que a aturados estudos teologicos. Neste campo o ecumenismo pode e deve continuar a crescer sempre. E nem sequer precisa de ser mutuo, o cristão não deve esperar ser amado para amar.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 16:18

Jesus disse:
"Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando".
O problema é que ninguém gosta de obedecer a ordens.

*=?.0

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 17:53

Camilo, vou deixar que vc responda a vc mesmo através de passagens que escreveu:

Citação:
camilo
--- O fariseismo pode ocorrer em todos os sectores, a caracteristica marcante do fariseismo é a "condenação" de quem não partilha das mesmas ideias ou praticas.
...
--- Pupula por aí uma falsa tolerancia que só tolera quem concorda com os seus ditames, normalmente as regras do politicamente correcto. Quem discorda deles está condenado.
...
--- De modos que apelidar taxativamente alguem de fariseu e inquisitorial é uma ousadia que corre graves riscos de incorrer no pecado que pretende denunciar.
...
--- É por isso que considerei, e considero, que a resposta do firefox está impregnada de um profundo espirito farisaico, de um fariseismo muito na moda, o fariseismo do politicamente correcto, do falsamente tolerante, falsamente porque condena severamente quem não concorda com os "dogmas" do "pensamento" politicamente correcto.

Antes de reclamar, lembra que a interpretação abaixo partiu de vc mesmo:

Citação:
camilo
Serei eu tambem farisaico? Provavelmente por vezes o serei, uma das caracteristicas que me parece que o fariseismo tem é ser dificil de percepcionar pelo proprio.

Nem preciso dizer nada, ouça vc mesmo.

Parece que faz tempo anda magoado comigo pq discordo de vc com freqüência, mas o ser prolixo não escondeu a sua vontade de querer me atacar. Só que vc não rebate nada, não apresenta argumentos, mas sempre procura soltar uma farpa qdo lê o que escrevo. Não imaginei que guardasse tanta mágoa.

Mas fica tranquilo, não guardo mágoa de vc. Deus te ilumine.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/07/2007 17:55 por firefox.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de July de 2007 10:50

É certo que no uso corrente se usa fariseu como hipócrita. Mas, como em tudo, eles não eram todos iguais.

Vejam as seguintes citações:

Um fariseu convidou-o para comer consigo. Entrou em casa do fariseu, e pôs-se à mesa.
(Lc 7, 36)

Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa.
(Lc 11, 37)

Ergueu-se, então, um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei, respeitado por todo o povo.
(Act 5, 34)

Sabendo que havia dois partidos no Sinédrio, o dos saduceus e o dos fariseus, Paulo bradou diante deles: «Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus, e é pela nossa esperança, a ressurreição dos mortos, que estou a ser julgado.»
(Act 23, 6)

Naquela altura aproximaram-se dele alguns fariseus, que lhe disseram: «Vai-te embora, sai daqui, porque Herodes quer matar-te.»
(Lc 13, 31)

Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam.
(Lc 14, 1)

Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos, um chefe dos judeus. 2*Veio ter com Jesus de noite e disse-lhe: «Rabi, nós sabemos que Tu vieste da parte de Deus, como Mestre, porque ninguém pode realizar os sinais portentosos que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.»
(Jo 3, 1)

Diziam então alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.» Outros, porém, replicavam: «Como pode um homem pecador realizar semelhantes sinais miraculosos?» Havia, pois, divisão entre eles.
(Jo 9, 16)

Um membro do Conselho, chamado José, homem recto e justo, 51não tinha concordado com a decisão nem com o procedimento dos outros. Era natural de Arimateia, cidade da Judeia, e esperava o Reino de Deus.
(Lc 23, 50-51)

Jesus comia com eles, dava-se com eles, foi ajudado por eles. Aliás, como li num livro, sendo os fariseus a denominação maioritária naquela época, não era provável que Jesus também pertencesse a esse grupo?

Abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 20/07/2007 10:55 por Cassima.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de July de 2007 10:48

firefox, eu apresento argumentos, se tem inteligencia ou lucidez para os percepcionar isso é outra questão. Como seria outra questão considerar que os meus argumentos são mais ou menos relevantes, são pertinentes ou não.
Mas eu nem sequer tenciono particularizar a questão, foi mais uma reflexão sobre uma forma de fariseismo que parece estar um pouco na moda, o fariseimo, que muitas vezes assume forma de autentico fanatismo, de seguidores do "pensamento" politicamento correcto. Simplesmente este fariseismo considera categorias de pensamento e acção diferentes para demonizar os seus opositores. Reparo que é frequente os seguidores de mentalidade liberais, ou pseudo-liberais, serem extremamente intolerantes para com discorda deles. Supostamente adeptos da liberdade de pensamento e acção na realidade a diabolização dos discordantes e os insultos são frequentes.
Para mim vc serve principalmente como um exemplo desse fanatismo farisaico de alguns dos seguidores do politicamente correcto.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: leigo_XXI (IP registado)
Data: 15 de August de 2007 23:59

"E como fica o Ecumenismo?"


Não fica!!!


Obrigado pela vossa atenção,

"Amarás ao próximo como a ti próprio." (Mt 22, 39)

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 00:51

Amsterdam, Aug. 14, 2007 (CWNews.com) - A Dutch Catholic bishop has suggested that Christians should refer to God as "Allah" to promote better relations with Muslims.

Bishop Martinus "Tiny" Muskens of Breda told the "Network" television show that "God doesn't really care how we address Him."

Pointing out that "Allah" is a term already used by Christians who speak Arabic, Bishop Muskens said that humans are needlessly divided over such terminology. God, the bishop said, is above such "bickering."

The Dutch bishop admitted that his suggestion was not likely to gain widespread acceptance. But he predicted that within a century or two, Dutch Catholics would be addressing prayers to "Allah."

Bishop Muskens has a history of creating occasional controversy within the Church. He has broken with Vatican leadership to endorse the use of condoms as a means of preventing the spread of AIDS, and in 2006 he traveled to Uganda to endorse the work of a group called Stop AIDS Now, which emphasized condom distribution.





Pois eu não acredito em Alá, mas em Deus. E, julgando pela situação actual, Alá e Deus não devem ser o mesmo. "não acreditem em falsos ídolos", diz a Bíblia.

Falar de Alá, não é o mesmo que falar do Deus que é tanto nosso como dos Judeus.

Lamento esta notícia.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 01:00

Pois, para evitar escandaleiras e confusões, devemos rebaixarmo-nos, e renunciarmos à nossa fé. Isso é que era doce! Uns acreditam em Alá, eu Acredito no Deus Trinitário. Não confundam as coisas. Provavelmente para muitos esse é uma caminho a seguir. Qualquer dia devemos aceitar as teorias da reencarnação e o Buda como santo e fazer-lhe preces. Ou quem sabe a Khisna. Para que haja mais união.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 08:09

Há algo de profundamente alienante nos discursos "da minha religião é que é boa, a tua não presta". Parece uma discussão entre adeptos de equpes rivais.
Uma pena.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 08:16

E tem mais.
Se for o papa a dizer qualquer coisa, batem palmas.
Se for outro fulano qualquer... é doido.
Será que todos os papas, os que fizeram alguma diferença, também foram doidos um dia?
Quanta cura milagrosa!!!

Realmente há momentos em que concordo que isso de religiões e de fé, causa mais estrago que benesses.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/08/2007 08:17 por Lena.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de August de 2007 10:15

O Papa sabe muito mais do que certos leigos que têm a mania que mandam na Igreja e a transformam numa seita com a sua própria doutrina. Claro que se forem certos fulanos tipo Boffs e companhia podemos muito bem dizer que são meios doidos sim. Este Papa sabe bem o que faz felizmente. É uma pessoa culta, que se preocupa com os seus fieis verdadeiramente.

Citação:
Será que todos os papas, os que fizeram alguma diferença, também foram doidos um dia?
Esta acho que foi mandada para o ar apenas.

Para ti provavelmente poderia-se fazer um mix de todas. Só que as coisas não funcionam bem assim.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.