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Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 18:38

Citação:
cristina dinis saraiva
Cassima
Se gostas de cantar tens de experimentar a Missa Tridentina cantada.

Nem todos os Padres têm esse dom mas é sempre muito envolvente e fecundo. Claro que na nova Missa também se canta (eu também canto), mas na Missa Tridentina Cantada, toda a Missa é cantada com os fieis a responder numa unica unidade musical é como se a Missa fosse uma unica composição.

Faço minhas as palavras da Cassima.

Numa das comunidades em que eu ajudava, antes de me mudar, a missa era toda cantada. Não tem nada de específico ligando isso ao rito tridentino. Aliás, nessa comunidade, o povo todo cantava junto. A missa era uma oração só do início ao fim: não eram feitos avisos, nem comentários, nem intenções eram lidas no início da missa. Havia somente uma única oração: a missa.

Todos os avisos eram feitos antes da missa iniciar, o povo sempre chegava uma meia hora mais cedo, para ensaiar alguns refrões novos e para cumprimentar os amigos. Depois da missa o povo ainda ficava mais uns minutos, pq tinha sempre um cafezinho ou alguma apresentação das crianças da catequese.

A catequese estava sempre lotada, não tinha aquela conotação de "aula". O modelo nasceu de uma exigência do Vaticano II: "retornar às fontes". A paróquia estava a cargo dos jesuítas, num entendimento do pároco com o bispo local resolveram aplicar o Vaticano II no que fosse possível. O pároco sempre dizia: "se é para retornar às fontes, que seja então as comunidades primitivas, porque parar na idade média?". O modelo de catequese foi inspirado nos grandes catequistas da patrística, não havia quem não tivesse ouvido algo sobre São João Crisóstomo ou Sto Agostinho, por exemplo. A catequese era toda centrada na narrativa dos evangelhos.

Também havia escolinhas de canto para quem quisesse aprender. Os estilos variavam entre o gregoriano (quase sempre cantochão, mais fácil de aprender) e as melodias de Taizé. O Kyrie era sempre cantado em grego, algumas pequenas orações eram cantadas em latim, mas nada que fosse além de um ou dois versículos.

Sabe onde ocorria tudo isso? Numa favela! (Ops, perdão!) )Parece fantasia? Não é. Essa comunidade existe, mudou o pároco mas ela ainda continua lá. Aliás, se tornou modelo para muitas outras. A comunidade era muito visitada e era divertido ver o misto de alegria e espanto na cara de quem chegava pela primeira vez. Era normal ouvir depois: "nem imaginava que existia alguma coisa assim nos dias de hoje". Está num bairro pobre de Belo Horizonte, mas não use a palavra "favela" se não quiser ouvir um sermão do povo lá, diga apenas "comunidade pobre". Ao contrário do que alguém possa imaginar, não foram gastos rios de dinheiro no projeto. Tudo é simples, pobre, rústico, mas bonito, de bom gosto. O restante ficou por conta do comprometimento, da vontade, e da alegria de todos os que ajudam.

Repito a pergunta: para quê serve esse Motu Proprio?



Editado 3 vezes. Última edição em 24/07/2007 18:47 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 19:59

Há uma coisa que se chama pluridade e outra que é democracia. Geralmente funcionam juntas.

A Igreja foi, desde o início dos tempos, das instituições mais plurais (pois existem divergências sobre certos assuntos, embora o essencial seja o mesmo) e democráticas (os cardeais VOTAM no Conclave, representando a sua zona ou país, ou mesmo diocese, ou seja, parte dos interesses do povo de Deus).

Acontece que uma proibição de rezar uma missa (e a proibição não tem fundamento nenhum) é contra os anteriores princípios. A acção que nunca deveria ter sido tomada, a de proibir, passa agora a ser corrigida.

E lembro os caros amigos aqui do forum que o Concílio de Trento, na altura, era tão bem visto como hoje é o Vaticano II. No entanto, com os tempos, a Igreja foi corrigindo e aperfeiçoando o que lá foi dito, e prova disso é a extinção da Inquisição. Seremos nós prepotentes o suficiente para dizer que o Vaticano II não terá também erros? Coisas que, no futuro, serão acusadas e corrigidas.

No entanto, na era da informação, o futuro está cada vez mais perto do presente.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 21:27

Firefox:

Gostei imenso da tua partilha.. Até parece que para se cantar na Missa é necessário um rito tridentino...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 01:37

Firefox

Gostei imenso da tua partilha. Claro que se pode (e deve cantar) a Missa em todas as Missas.

Mas quem julga que a Missa Tridentina é uma cerimónia mediaval com o Padre ao fundo e uns velhotes a assistir está mesmo muito enganado.

Aliás se a coisa é tão fraca e tão má. Porquê tanta resistencia. Parece que não confiam na força do Novus Ordu.

Senão não se compreende. Eu percebo 40 anos depois da reforma existirem tantas pessoas e suplicaram ao Papa permissão para rezarem a Missa Tridentina deve incomodar.

Mas abram o vosso coração. Aceitem a experiecia da tradição e vamos enriquecer as duas formulas com uma reforma da reforma. Com a sintese das duas formulas.

É esse o desafio do futuro.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 05:14

Citação:
cristina dinis saraiva
Mas quem julga que a Missa Tridentina é uma cerimónia mediaval com o Padre ao fundo e uns velhotes a assistir está mesmo muito enganado.
Aliás se a coisa é tão fraca e tão má. Porquê tanta resistencia. Parece que não confiam na força do Novus Ordu.

Cristina, já falaram disso por aqui, mas vou repetir:

Não me incomodaria nada se existissem comunidades católicas celebrando no rito africano, no rito ambrosiano, no rito romano, no rito bizantino, no rito milanês, ou outro rito que fosse. Nem me incomodaria se existissem umas celebrando no rito tridentino, apesar de achar o menos catequético de todos deles. Como alguém disse, isso é da diversidade da igreja, se há comunhão, há unidade.

A questão é que, enquanto vc louva agora o seu direito de desobedecer o bispo local, o que mais aparece são os refugiados anti-concílio comemorando a divisão na igreja. Nunca aceitaram bem o concílio e não vejo nenhuma mudança de atitude quanto a isso, aliás, estão até mais agressivos. É como diz o ditado, qto mais mexe, mais fede. Onde está a comunhão que vc comemora e que veio com esse Motu Proprio? Vc realmente acha que esses que estavam em ruptura com a igreja agora vão voltar atrás só por causa desse rito? Tenha dó.

Citação:
cristina dinis saraiva
Senão não se compreende. Eu percebo 40 anos depois da reforma existirem tantas pessoas e suplicaram ao Papa permissão para rezarem a Missa Tridentina deve incomodar.

Tanta coisa mais importante para fazer, tantas súplicas mais urgentes, e eis aí o pontificado das causas miúdas. Polêmica que não leva a nada.

Citação:
cristina dinis saraiva
É esse o desafio do futuro.

O futuro da igreja não está na idade média, nem no latim. Isso acabou. Esse Motu Proprio veio para criar uns playgrounds para tradicionalistas órfãos do concílio passarem o resto do tempo de vida. É até uma ironia alguém defender que o modo como a igreja deve ir ao mundo no futuro é através de uma língua morta. Aqueles que, por acaso, forem a uma missa dessas vão acabar se sentindo como visitantes de um museu. É puro anacronismo.

[ ]'s



Editado 1 vezes. Última edição em 25/07/2007 05:18 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:16

Firefox

Agradeço que me digas onde eu louvei a desobediaencia aos Bispos locais .

Aguardo que me esclareças

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:00

Cristina

No rito normal também há a missa cantada.
Parece-me é que há poucas pessoas que a sabem cantar, o que também sucederá no rito extraordinário.

E, sim, hei-de ir espreitar a missa velha. Daqui a uns tempos valentes, depois de ter passado o fervor inicial, de forma a que as pessoas que aí irão, não se sintam já obrigadas a mostrar que a queriam mesmo, e tudo decorra com a normalidade habitual.

Abraço

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:08

Firefox: comunidade bonita, essa que descreveste. :)

E compreendo perfeitamente que o povo de lá não goste da palavra "favela". Faz lembrar as notícias de violência que os telejornais apresentam.

Abraço

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 16:20

latinnis non est linguas mortis.

tutis tradicionalistis escribrinham multis benis latrinis... lattinnum.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:27

Todeto, todetito , estás prontinho para a missa tridentina. O teu amor pelo latim e as saudades do botas são bons indicadores para te juntares aos tradicionalistas de bons costados Não te esqueças de gritar HEil!
;P


catolica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 25/07/2007 19:28 por Tozé Monteiro.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 17:00

O artigo abaixo é antigo e saiu no Le Monde, mas é bem atual ( fonte )

CRISTIANISMO

Até onde irá Bento XVI?

Ao ressuscitar a missa em latim, o papa faz uma concessão simbólica aos católicos tradicionalistas. Mas para liquidar o impulso do Concílio Vaticano II, ele teria de investir contra valores muito mais profundos, como a liberdade religiosa, o ecumenismo e a visão positiva da humanidade


Michel Cool

Teria Bento XVI ressuscitado a guerra sectária dentro da igreja católica? O anúncio do Vaticano, de que ele escutou a demanda da ala tradicionalista, que quer liberar a missa em latim de São Pio V reavivou as paixões francesas que "a filha mais velha da igreja", tendo outras preocupações pastorais, esqueceria de bom grado. Mas, Bento XVI dá seqüência a suas idéias. As que ele tem sobre a liturgia são, aliás, bastante quadradas. Ele exigiu rapidez dos bispos franceses, já constrangidos pela notável falta de união, em engajar-se na reforma litúrgica do concílio Vaticano II, que ele nunca apreciou.

Seguindo seus métodos, que lembram a idéia de "dar tempo ao tempo", o papa moveu pacientemente suas peças. Logo que eleito, em abril de 2005, advertiu os cardeais que o elegeram sobre sua intenção de aproximar-se dos tradicionalistas banidos de Roma depois do cisma do monsenhor Marcel Lefebvre, em 1988. Quatro meses mais tarde, em setembro, ele recebeu o sucessor de Lefebvre na direção da fraternidade de São Pio X, o monsenhor Bernard Fellay, para uma audiência em sua residência de verão em Castel Gandolfo. Em outubro de 2006, validou a criação do Instituto do Bom Pastor na diocese de Bordeaux, que acolhe cinco padres dissidentes lefebvristas. Em troca da volta deles, o Vaticano permitiu que realizassem a missa segundo o rito instituído pelo Concílio de Trento no século 16.

Analisando com mais atenção, nota-se que o papa foi rápido em assinar um decreto oficializando a restauração da missa em latim, caída em desuso desde 1969. No fim de dezembro de 2006, tudo indicava que a comissão de cardeais encarregados de preparar o texto daria sinal verde a Bento XVI. Isso apesar das reticências expressas em nome do episcopado francês, que foram apresentadas por seu presidente, o monsenhor Jean-Pierre Ricard, cardeal arcebispo de Bordeaux.

Por que o papa questiona a mais espetacular e emblemática reforma do concílio Vaticano II? Por razões que envolvem doutrina, estratégia e psicologia. Comecemos pela doutrina: o papa é o guardião da unidade da Igreja Católica; ele está, portanto, no exercício de seu sacerdócio quando busca trazer as ovelhas desgarradas do aprisco. Além disso, Bento XVI jamais digeriu bem o cisma de 1988. Então prefeito da Congregação Romana para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger esforçou-se até o fim para evitar a ruptura. Em vão, pois falhou diante da arrogante determinação do monsenhor Lefebvre.

As razões e os desejos do papa

Para Bento XVI, a missa em latim não deveria ser motivo de dissensão. Em 1998 ele declarou que "o concílio ordenou uma reforma dos livros litúrgicos, sem no entanto proibir o uso dos antigos livros" [1]. A missa de Paulo VI promulgada em 1969 podia inclusive ser feita em latim ou no vernáculo. Mas o uso da primeira, que facilitava a compreensão dos fiéis, logo ganhou enorme vantagem sobre a segunda.

Agora, as razões de ordem estratégica: face à carência de vocações que grassava no clero da Europa Ocidental, as paróquias e os seminários envolvidos com a nebulosa tradicionalista representavam um "filão a trabalhar", para uma igreja que estava com falta de sacerdotes. Além disso, buscava-se atingir uma população (250 mil fiéis no mundo, sendo a metade na França) que, contrariamente à idéia que se faz, era mais jovem que a média dos paroquianos franceses — a forte presença de jovens na peregrinação anual de Pentecostes a Chartres ilustra bem o fato. Esses dados não poderiam escapar a um papa que busca estancar a hemorragia espiritual e intelectual do catolicismo europeu.

No plano tático, liberando o rito em latim, principal reivindicação dos católicos tradicionalistas, o Vaticano espera de uma só vez ser capaz de apaziguar o conflito e tirar proveito das divisões internas entre partidários e opositores da reconciliação com Roma. Enfim, fatores psicológicos ligados à vida e à personalidade do papa Ratzinger explicam suas objeções à reforma litúrgica da concílio. Bento XVI ama as pompas da antiga liturgia que conheceu, ainda criança, na Bavária. O teólogo aberto que ele se mostrou no concílio, em 1968, escandalizalizou-se com a contestação acalorada e até violenta de que foram objeto valores que se presumia "eternos", como a autoridade, a sacralidade e a transmissão das crenças. Desde então, o tema litúrgico tem feito parte de seu arsenal conservador.

Com freqüência, em suas declarações e escritos, Ratzinger detém-se nos "abusos" da liturgia moderna. Esta, queixava-se ele em 1997, "deve tornar-se mais curta; e tudo que julgamos incompreensível deve ser descartado; é preciso que tudo seja dito numa língua mais ’clara’. Mas desse modo, a essência da liturgia e das festas litúrgicas fica fundamentalmente desconhecida. Pois na liturgia, não se compreende somente de maneira racional... mas de um modo complexo, com todos os sentidos, uma festa na qual somos admitidos e que não foi simplesmente invenção de uma comissão qualquer, mas que tem origem nos milênios e, no final das contas, na eternidade" [2]. Que católico tradicionalista não assinaria contente esse vibrante elogio de uma liturgia saída do baú do tempo?

Problema: o tradicionalismo vai muito além da liturgia

O problema subestimado por este papa nostálgico, sedento de cerimônias e aparatos cheios de fausto, é que a crítica tradicionalista não se limita à liturgia. Ela avança também sobre outros grandes princípios solenemente proclamados pelo concílio: a liberdade religiosa, o ecumenismo, o diálogo entre as religiões e uma visão positiva da humanidade. Os opositores de monsenhor Lefebvre rejeitam, muitas vezes com violência, essas opções, que vêem como um sinal da abdicação da fé católica frente à modernidade. O cisma de 1988 foi precipitado pela ira causada, entre os tradicionalistas, pelo encontro inter-religioso para a paz promovido por João Paulo II em 1986, em Assis. Esse evento foi estigmatizado pelos cães de guarda da tradição, transformando essa tradição em máquina de guerra contra a secularização. Mais que a missa em latim, o evento precipitou a consumação da separação e a excomunhão de seus autores.

"A liturgia não é somente uma questão de culto", lembra Patrick Prétot, monge beneditino e professor de liturgia no Instituto Católico de Paris. "Porque ela é a vida de Deus, dada pelo Espírito Santo: ela participa plenamente da missão da Igreja no mundo e no tempo” [3], explica ele. Entendendo-se de outra forma, realizar a missa diante do povo, de acordo com o rito do concílio, ou de costas para o povo, como no rito tridentino, são duas concepções distintas da igreja que se enfrentam. A primeira é pastoral, favorece a participação ativa dos fiéis. A segunda, jurídica, implica submissão dos fiéis a um conjunto de regras e ritos inflexíveis.

A possibilidade de ter dois rituais tão diferentes juntos em suas dioceses não agrada a maioria dos bispos franceses. Eles temem, em suas paróquias, a cacofonia, a pior das dissensões a ameaçar a unidade das igrejas locais. Há oito anos, os dois ritos católicos, o antigo e o novo, são celebrados na paróquia de Santo Eugênio e Santa Cecília, no 9º arrondissement de Paris. Este laboratório do duplo ritualismo tem revelado problemas. O cura tem dificuldade em pacificar as relações entre seus fiéis, e deve ainda suportar as proposições intempestivas de uma minoria de tradicionalistas.


Entre o desastre de Ratisbona e o diálogo na Turquia

Na ocasião da assembléia geral em Lourdes, em novembro de 2006, os bispos reforçaram, numa pouco habitual declaração de apoio a seu presidente, monsenhor Richard, seu compromisso com a missa de Paulo VI. Essa declaração não deve, no entanto, trazer a seus espíritos uma reconciliação fraternal com a ala tradicional. Esses últimos pronunciaram, há não muito tempo, insultos contra o episcopado. Na linha de frente, sempre pronto para a provocação, está Philippe Laguérie, o midiático cura de Saint-Nicolas du Chardonnet, igreja ocupada ilegalmente desde 1977 em Paris. Em setembro de 2006 ele juntou-se ao Instituto do Bom Pastor, prometendo que saberia fazer uso do poder que Roma outorgou de fazer "críticas sérias e construtivas" ao concílio Vaticano II. Tanto espaço é incompreensível para muitos católicos, que falam em tom mais conciliatório. Eles lembram que as críticas do monsenhor Jacques Gaillot ou de movimentos laicos reclamando mais democracia e liberdade na igreja não foram recebidas com a mesma indulgência.

O concílio Vaticano II será comprometido pela decisão de Bento XVI, de restaurar a antiga liturgia? O que o colocaria fundamentalmente em xeque seria a liquidação de seus grandes princípios. Agora, depois do infeliz desastre em Ratisbona [4], Bento XVI aproveitou sua viagem à Turquia para manifestar sua intenção de prosseguir com o diálogo com outras igrejas cristãs e de outras religiões, na linha das orientações do concílio. O impulso de abertura se mantém; mas, segundo uma interpretação restritiva do concílio Vaticano II e uma concepção imóvel da igreja. A reabilitação da missa de sempre, reivindicada com sucesso pelos tradicionalistas, é a demonstração esclarecedora do conservadorismo tranqüilo de Bento XVI.

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O grifo acima foi meu.



Editado 2 vezes. Última edição em 26/07/2007 17:06 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 10:01

Firefox

O Le monde tem uma visão muito pessimista. É normal sempre foi o jornal do jacobinismo francês.

Devias ler o Le Figaro que é muito mais equilibrado.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 15:52

Ok.

Le Figaro:


Mais ce qui est plus inquiétant dans le texte du motu proprio est le mode de fonctionnement des autorisations de célébrations et les « recours » possibles en cas de refus. La liturgie, signe d'unité d'un corps ecclésial, va connaître des situations de crises et de divisions, aussi bien dans les communautés religieuses que dans les paroisses. L'autorité des pasteurs sera compromise et cela jusqu'à l'évêque. Dans le contexte d'une érosion constante de la pratique, cela peut lui porter un coup fatal.

Ce texte peut amener à des conduites de délation. L'ignorance aidant la confusion, il nous est arrivé cela à propos du pain eucharistique que nous utilisons. Symboliquement parlant, sa dimension et sa texture permettent d'accomplir un rite crédible de fraction. La simple différence de présentation a suffi à déclencher des réflexes d'imprécations et de menaces ! L'autorité s'affaiblit à vouloir trop intervenir dans la gestion de ces choses. La foi s'y rabougrit.

Le motu proprio, que suit de très près le texte Réponses à des questions concernant certains aspects de la doctrine de l'Église, sème découragement et confusion dans l'esprit de nombreux fidèles. Pour certains même, le « pas-de-deux » de ces avancées et de ces reculs, ouvre un doute profond sur les modes d'exercice du magistère. En effet, sans aucun esprit partisan, ils avaient accueilli l'immense souffle d'ouverture et de charité chrétienne de ce Concile, le plus proprement universel et catholique de l'histoire latine. Ils y avaient lu et reçu l'oeuvre de l'Esprit.

Ceux-là vont y perdre le peu de latin qui leur reste et beaucoup de leur confiance en Rome et en l'Église.


[www.lefigaro.fr]

Essa é a visão mais positiva então. Le Figaro. Que seja, está lá que o motu proprio:
...desencoraja e semeia confusão no espírito dos fiéis
...dificulta o exercício do magistério e desautoriza os bispos locais
...vai contra o espírito de abertura e caridade do Concílio
...fortalece a divisão dentro da igreja

Parece um bom resumo, mas enquanto Roma pega fogo o papa toca lira e canta em latim.



Editado 2 vezes. Última edição em 27/07/2007 16:08 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 16:59

Atenção à tradução.

Parece-me obvio que o Motu Proprio fortalece a união.

Desautoriza os Bispos ? Porquê?

Vai contra a abertura ? Mas é o contrário

Aliás o Papa o diz claramente na sua carta que a sua motivação positiva foi ter a noção de que nem tudo foi feito para assgurar ou reconquistar a unidade em momentos cruciais.

O Papa abre os braços aos conservadores que agradecem.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 17:36

Citação:
cristina dinis saraiva
Aliás o Papa o diz claramente na sua carta que a sua motivação positiva foi ter a noção de que nem tudo foi feito para assgurar ou reconquistar a unidade em momentos cruciais.
O Papa abre os braços aos conservadores que agradecem.

O que o papa diz e o que acontece são coisas diferentes.

Como disse a reportagem do Le Figaro, é boa sim a reconciliação, a que vem com o diálogo! Mas tradicionalistas não dialogam, que reconciliação é essa? De repente vão aceitar o concílio? Aliás, o diálogo não é mesmo o forte desse papa, então... motu proprio!

Entre o que o papa diz e o que ele mostra parece existir uma boa distância. Que coisa mais triste aquela de ameaçar os bispos com aquele protocolo ridículo das cartas de reclamação. Que precedente mais patético. Por que ele não dá uma reprimenda nos tradicionalistas que não celebram o rito novo?

Agora é esperar o tempo para corrigir essa trapalhada.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 18:04

ola a todos

Creio que o dialogo passa por aceitar tudo o que os tradicionalistas acreditam, se não se fizer isso é heresia da parte do vaticano....


Cumprimentos


Sérgio lopes

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 18:36

Hummm... já tou com pena de D. Albino, então não é que podem ir fazer queixinhas dele?
Isto é incrivel... se não vai a bem tem de ir a mal. O que os padres e bispos pensam não interessa nada. Eu, no lugar deles, faria greve de zelo, ninguém, nem mesmo o papa, me obrigava a celebrar uma missa segundo um rito com que não concordo.

Repito aqui a observação do fox:

Citação:
Por que ele não dá uma reprimenda nos tradicionalistas que não celebram o rito novo?

Padres têm direito à objecção de consciência... espero. Lá que não seja uma instituição democrática ainda entendo, mas violar a consciência individual já é demais.
Afinal os meninos do tal "Lafebre" andaram a fazer o que queriam e foram chutados e agora para esses voltarem, volta-se atrás mas com uma novidade! Só os birrentos do Lafebre têm direito a discordar, os outros têm que se aguentar e ser obedientes, quer gostem quer não.
Que lindo! Só alguns podem ser rebeldes.Os tradicionalistas. Afff!!!
Desculpem mas não faz sentido nenhum.

[www.youtube.com]

hummm... pois. Passou a fazer sentido. :(

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 19:44

Muito obrigado. Quer o Le monde quer o LE Figaro têm absoluta razão. Esta "abertura" semeia confusão e não favorece a unidade. Que isso é evidente, vê-se nos órgãos e sites mais tradicionalistas que vêm isto como uma submissão de Roma e um primeiro passo na vitória contra os "conciliaristas".......

Abraço fraterno,

Miguel

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 20:00

Firefox

Conteriamente ao que muitos pensam e afirmam.

O Papa acha que é possível ser-se conservador participar regularmente na Missa Tridentina e estar em plena comunhão com Roma.

Há aliás inumeros tuos de ensaio que correm bem. A Fratrnidade de S Pedro, O Instituto Cristo Rei ou recentemente o Instituto do Bom Pastor ou a Administração Apostolica de Campos.

O Papa preocupa-se e faz muito bem com os mais de 1000 Padres que celebram diariamente a Missa Tridentina e com as centenas de milhares de fieis que a pedem.

Tudo isto é possível na plena comunhão.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 00:29

Citação:
rmcf
Muito obrigado. Quer o Le monde quer o LE Figaro têm absoluta razão. Esta "abertura" semeia confusão e não favorece a unidade. Que isso é evidente, vê-se nos órgãos e sites mais tradicionalistas que vêm isto como uma submissão de Roma e um primeiro passo na vitória contra os "conciliaristas".......

achas que eles mandam no Papa? Achas que a opinião deles altera alguma coisa a realidade?
Que confusão?
Que peso demografico têm eles? Achas que os cardeais do vaticano ensandeceram?

Francamente voces parecem-me muito incoerentes, por um lado consideram que os tradicionalistas não têm uma percepção minimamente ajustada do mundo por outro lado usam a percepção que eles têm deste assunto para avaliar a justeza da medida.

Para a igreja em geral isto não alterará quase nada. Tem o mesmo peso que a permissão de um rito africano qualquer.

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