Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11
Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 00:38

Desculpa discordar, seven. Um doente com insuficiência respiratória a definhar na insuficiência (ou seja, a piorar) pode manter-se mais tempo vivo se ligado ao oxigénio. Mas se a máquina for desligada, o doente morre. Mas morre NATURALMENTE.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 11:32

Imagina uma pessoa que não toma os seus remédios porque quer morrer. Ela morre naturalmente claro. Mas porque recusou tomar os medicamentos que a fariam fazer viver. E no caso desse senhor não há indicações que fizessem referência que iria morrer dentro de 2 semanas ou 1 mês. Ele estava estável na medida do possível.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 11:47

Até de asma se pode morrer "naturalmente". Ou de apendicite. Quando (normalmente) numa sociedade medicamente evoluída não há nenhuma razão para que isso aconteça. Ou seja, o "naturalmente" não se pode referir a uma natureza estática, parece-me. Pelo simples facto do próprio homem e a sua evolução técnica serem um produto da mesma natureza, e portanto a alterarem.

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 13:05

Mas Sérgio, o homem não se suicidou. Pelo menos segundo o conceito comum de alguém tirar a vida pelas próprias mãos.

E relativamente à minha outra questão? Podes ajudar-me?

Um abraço

Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 13:32

Quanto à questão que a Cassima coloca quanto ao Welbi, a resposta está já dada, pelo presidente da Comissão Episcopal Italiana, como podes ver acima.

No entender desta CE, trata-se da forma como Welbi coloca a questão uma vez que este parte do princípio que pode dispor livremente da sua própria vida, o que é contrário ao pensamento Cristão.

A "explicação" boa ou má, passa por aqui. Não se colocou em causa a atitude mas mais o "animus" de welbi.

João (JMA)

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 13:50

Obrigada, João

Eu vi a resposta do Cardeal Camillo Ruini, mas não a percebi, principalmente tendo em conta as palavras do Cardeal Javier Lozano Barragan.

Vejo que as coisas não foram muito concensuais.

Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 14:09

Foram sobretudo muito mal explicadas, como é apanágio de alguns Bispos e Cardeais.

Também poderão não ter sido muito consensuais.

Unânimes na condenação do discurso de Welbi sobre o seu direito a dispor da sua vida; discordantes quanto à decisão de proibir o funeral religioso.

Questão de pastoral, como diz Carlo Maria Martini.

João (JMA)

Re: Eutanásia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 14:23

Não há nada de "natural" na morte em contextos medicalizados.

católica praticante

Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de July de 2007 19:35

Muito interessante a posição de Carlo Maria Martini quanto a Welby:
"Il recente caso di P.G. Welby, che con lucidità ha chiesto la sospensione delle terapie di sostegno respiratorio, costituite negli ultimi nove anni da una tracheotomia e da un ventilatore automatico, senza alcuna possibilità di miglioramento, ha avuto una particolare risonanza. Questo in particolare per l'evidente intenzione di alcune parti politiche di esercitare una pressione in vista di una legge a favore dell'eutanasia. Ma situazioni simili saranno sempre più frequenti e la Chiesa stessa dovrà darvi più attenta considerazione anche pastorale."
Podem ler o texto aqui.

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 04 de July de 2007 12:49

Ola a todos
Cassima, penso que a segunda questão se prende com o funeral religioso de um suicida, certo?
Bem creio que a Igreja tem dado alguns passos, embora a doutrina dominante seja a recusa de fazer funerais a suicidas, pois ao renunciar voluntariamnete a sua vida estão a violar o valor sagrado da vida, no caso concreto da paroquia onde estou inserido não conheço nenhuma recusa e ja estive em funerais de suicidas.
Mais uma vez prevalece o valor da pessoa em detrimento dos seus actos, aceita-se o Homem mas não os seus actos.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 10:03

Sérgio

Era essa a ideia que tinha, mas não estava certa. O que confunde na recusa do funeral religioso ao suicida, porque se considera que morreu em pecado, é que não existe essa regra para, por exemplo, os assassinos que morrem sem confissão. Ou existe?

Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 10:13

Sinceramente, não entendo como se pode recusar a alguém um funeral católico. Se é pela componente do escândalo (o que para mim é uma estupidez; o próprio Cristo era escandaloso), o que dizer de darem a comunhão ao Pinochet ou celebrarem missas por Salazar? Quanto a mim, acho que não faz mal a ninguém que se reze.

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 10:25

Para mim um suicida é alguém que estava em desespero, e, como tal, não vejo porque lhe seja recusado um enterro religioso. Também não vejo mal nenhum em que a comunidade o acompanhe e reze por ele.

Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 10:29

Concordo, Cassima.

Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 16:32

Estou de acordo com o Zé, também não entendo como se pode recusar a alguém um funeral católico.

E não conheço nenhum caso de recusa de funeral católico a suicidas.

João (JMA)

Re: Eutanásia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 16:57

"che con lucidità ha chiesto la sospensione delle terapie di sostegno respiratorio, costituite negli ultimi nove anni da una tracheotomia e da un ventilatore automatico, senza alcuna possibilità di miglioramento, ha avuto una particolare risonanza"

Volto a relembrar que o doente em causa não estava moribundo nem com dores físicas insanáveis.

católica praticante

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 16:49

Ola a todos

Mas então a Igreja não deve fazer valer o "Valor sagrado da Vida"?


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 22:10

Que tem esse valor a ver com o recusar missa por alma de alguém? Por mim, até pela alminha do Hitler se pode rezar. Se alguém precisa é ele...

Re: Eutanásia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 17:26

Zé:

Pelo que sei, a igreja actualmente não recusa um funeral católico a pessoas que cometem suicídio, por se considerar que as pessoas vítimas de suicídio, regra geral, são pessoas com uma doença mental grave, como por exmplo a depressão. Na esmagadora maioria dos casos, as pessoas que se suicidam são vítimas da sua situação de doença.
Recusar um funeral católico nestas circuntãncias seria demonstrar uma profunda falta de sensatez , compaixão ou caridade, não apenas para quem morreu nestas circunstãncias trágicas, mas sobretudo para a sua família.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 12/07/2007 17:29 por catolicapraticante.

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 17:38

Ola a todos
Concordo que quem comete suicidio podera estar emocionalmente afectado, por isso a sua "vontade" estar "inquinada", quanto ao caso do italiano essa situação não se coloca pois ele sempre mostrou a livre vontade de morrer fosse assistido medicamente ou não.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.