Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:47

Não tenho nenhuma opinião sobre a RCC.

Mas todos os movimentos são positivos desde que se mantenham fiéis à Igreja e respondam aos interesses espirituais de uma parcela do Povo de Deus.

João (JMA)

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:04

Citação:
JMA
Não tenho nenhuma opinião sobre a RCC.
Mas todos os movimentos são positivos desde que se mantenham fiéis à Igreja e respondam aos interesses espirituais de uma parcela do Povo de Deus.

É um pouco em relação a isso que falo, quando digo que estou um pouco confuso em relação à RCC, penso que tenhas lido o meu reply a explicar algumas das coisas que vi num encontro animado por uma das comunidades afiliadas à RCC, será que aquilo que eu testemunhei, se pode considerar fiel à Igreja ? Qual é a tua opinião sobre o que eu testemunhei, serão aqueles ritos fieis à Igreja Católica?


Quanto a responder aos interesses espirituais de uma parcela do Povo de Deus, tendo em um pouco em conta a participação da Chris no tópico e tendo em conta a minha opinião, no Brasil parece-me haver muita necessidade de Deus por parte do povo, que passa por misérias, injustiças sociais, etc, como tal procuram a Deus nos mais variados lugares e cultos, sem saberem muito bem diferenciar entre as diferentes: religiões, cultos e seitas...

Notei isto perfeitamente no outro dia enquanto falava com um jovem, conhecido meu, brasileiro que devido às dificuldades da vida optou por tentar encontrar a Deus e introduzi-lo na sua vida e dizia-me ele que estava numa Igreja Evangélica, quando lhe perguntei porque optou por aquela e não por outra qualquer ou se sabia quais as diferenças entre as Evangélicas e Católica, respondeu-me que não sabia e que estava naquela apenas porque lá via pessoas a serem curadas dos seus males pela sua fé e as celebrações eram alegres e transmitiam fé e esperança. Como é obvio não o julgo e se ele está feliz, tanto melhor, respeito as escolhas de cada um.

Utilizei este exemplo apenas para dizer que não compreendo ainda a RCC, mas percebo como em paises como no Brasil possa estar tão difundida, bem como outras comunidades, religiões e seitas, porque as pessoas sentem a necessidade da renovação nas suas vidas e que estas Igrejas e Comunidades, com os seus ritos diferentes, podem secalhar satisfazer os "interesses espirituais", como lhes chamas destas parcelas do povo...

Saudações

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:15

Tecno,

Talvez não seja o tópico indicado, mas podia salientar algumas dessas diferenças? Sinceramente que não conheço a Igreja Evangélica e talvez se entendesse melhor a relação que faz com algumas comunidades do RCC!

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:22

Ora Tecno é como você diz é CONFUSO ....gosto da sutileza, da sensibilidade e das entrelinhas.

Se a RCC traz confusão aos fiéis não posso concordar... mas que de vale minha opinião?

Confusão se desfaz com catequese, ensino sério , nos seminários, nas igrejas para os leigos , ensinar a riqueza dos cânticos, da celebração eucarística , da mensagem, da missão. O jovem gosta de boa música , tem sensibilidade para o Belo , sendo rico ou pobre,devemos oferecer apenas além do belo e sensível para eles.Eles podem subir no Olimpo sim, apenas precisam de uma mão que os direcione.

Salve São João Marcos!



Editado 1 vezes. Última edição em 25/04/2007 17:35 por Chris Luz BR.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:28

Mas é confuso para quem está de fora, para quem não o vive! Não é?

As pessoas que conheço que fazem parte sentem-se muito bem nos seus grupos de oração, têm participações activas nas suas paróquias, são católicos como qualquer um de nós!

Abraços em Cristo

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:31

Caro Tecno,

Nunca participei em nenhuma actividade da RCC.

Entretanto ouvi opiniões contraditórias de quem já participou, quer a favor quer contra. O que não é suficiente para formar opinião.

Que estão dentro da Igreja Católica é para mim claro e suficiente. Se me não engano o assistente nacional é o Pe Luís archer, pelo que não se prevêem desvios à ortodoxia.

Daquilo que sei surge como resposta a um tipo de religiosidade popular que pretende celebrações mais "coloridas", por assim dizer. Não tenho nada contra elas, mas agradeço que me dispensem de participar nelas.

Em Portugal existem celebrações nalgumas paróquias pelo que seguramente estão dentro da aceitação pela Igreja.

Quanto ao "falar em línguas" já originou alguns mal-entendidos de elementos do RCC para comigo...

João (JMA)

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:43

Tecno confusão se defaz com catequese , com ensino sério seja no seminário como nas igrejas para os leigos. Ensinar toda riqueza dos cânticos liturgicos, mostrar o belo e estimular a sensibilidade.
O jovem , o ser humano , sempre está aberto ao belo e ao sensivel seja pobre ou rico.
Porque não oferecer o que temos de melhor?
Que beleza uma missa cantada por um sacerdote que sabe solfejar...quanta piedade.
E os leigos podem subir no Olimpo sim, apenas precisam de uma mão que os guie...
Sds
chris

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:52

Citação:
Gustavo Pinto
Tecno,
Talvez não seja o tópico indicado, mas podia salientar algumas dessas diferenças? Sinceramente que não conheço a Igreja Evangélica e talvez se entendesse melhor a relação que faz com algumas comunidades do RCC!

Caro Gustavo,

Vou deixar aqui alguns links de onde os retirei (sendo que ha muitos mais na internet se procurar), onde poderá encontrar mais informação sobre o RCC e as suas similaridades com os grupos Evangélicos Pentecostais e diferenças em relação à Religião Católica.

Aliás, na minha opinião, embora não seja uma opinião 100% segura, porque como digo, estou À espera que os seus contactos lhe respondam às perguntas que deixei e aos casos de ritos que expuz, mas parece-me que os movimentos e comunidades afiliadas ao RCC são mais Evangélicos do que Católicos, mas isso é apenas a opinião à 1ª vista...

[pt.wikipedia.org]

[pt.wikipedia.org]

[pt.wikipedia.org]

[pt.wikipedia.org]

Como podes ver, se leres esses links todos, vais encontrar muitas coisas que parecem estranhas a quem diz ser um movimento Católico e vais decerteza notar muitas mais similaridades com as referidas igrejas evangélicas...

Para mim tudo aquilo a que assisti e que já referi numa resposta na 1ª página deste tópico, foi muito esquesito e não me parecia nada de Católico, mas sim de Evangélico e por isso gostaria que passases a palavra a alguem dentro da RCC ou da Comunidade Canção Nova, pois gostaria de ver como explicam aquelas coisas já por mim referidas anteriormente:

Citação:
Tecno
Não entendo a RCC, porque apareceu concretamente ? Nem qual a necessidade de uma "renovação" ?
Também não compreendo certos ritos das comunidades à RCC afiliadas, como:
- "Repouso no Espírito" (condenado pelos Bispos Brasileiros num documento oficial da Igreja Católica no Brasil)
- "Falar em Línguas"

Isso não significa que esteja contra ou a atacar a RCC e comunidades afiliadas, nem que estou a favor...

Gostava que alguem me explicasse estas coisas, entre outras que achei
estranhas, quando assisti a um encontro animado pela Comunidade Canção Nova:

- Repetição da oração Avé Maria até à exaustão e por tudo e por nada (ao ponto de parecer a quem vê e participa que se está a recitar um texto apenas, sem nenhum significado e valor, desvirtuando com essa prática uma das orações fundamentais da Igreja Católica) e utilizando-a muitas vezes fora de contexto, como meio para silenciar a assembleia...

- Um leigo, dizer a outros leigos para abençoarem os acompanhantes sentados ao lado, fazendo o sinal da cruz na testa deles e vice-versa (pensava que apenas um Padre ordenado pudesse dar esse tipo de benção, ainda pra mais com esse gesto...)

- Dar a entender à assembleia que é viável e possível viver apenas de "esmola", caridade e ao "Deus dará", apenas da providência divina, sem trabalhar, abandonando o trabalho e as famílias (assembleia essa constituida maioritáriamente por jovens, que exemplo é que se está a dar à juventude?)

- Invocação do Espirito Santo por um leigo ou vários leigos em frente à assembleia, com gestos/ritos e finalmente cantos, dizendo que conseguem invoca-lo e fazer com que ele desça sobre a assembleia e sobre eles próprios e no final dizem: "Pronto, agora que o Espírito Santo já xegou..." (pessoalmente não compreendo isto, na minha opinião, é Deus quem decide sobre quem e quando vai enviar o seu Divino Espirito Santo e não o Homem que verga Deus à sua vontade, segundo as suas necessidades...)

Sinceramente, pareceu-me a mim e a outras pessoas, que parecia que estavamos a assistir a uma celebração de uma Igreja Evangélica para ser sinceros...

Quem me puder explicar estas coisas agradecia ! Obrigado.

Saudações

Para além disto aparece no link a dizer que fazem celebrações de curas e coisas assim...

Custa-me um bocado a crer que contribuas, sendo sócio de uma comunidade destas e nem saibas para o que estás a contribuir com o teu dinheiro e as celebrações que eles realizam graças às contribuições dos sócios...

Sem estar com isto a querer julgar-te ou dizer mal de ti, é apenas uma constatação que faço, por exemplo: uma pessoa é sócia de um Clube Recreativo ou Desportivo, sabe que está a pagar para manter o clube e as suas actividades desportivas activas, se uma pessoa é militante de um partido, está a pagar para manter o seu partido activo e com dinheiro para publicidade em tempo de eleições, fazer propaganda, organizar comicios, etc, agora a tua pergunta é de quem não parece saber para o que está a contribuir...

Desde já te peço desculpa se estiver errado e espero que os links que deixei te possam ajudar a descobrir melhor o que é a RCC, a Comunidade Canção Nova e as suas similaridades e disparidades com ambas as Igrajas Evangélicas e Católica.

Saudações



Editado 2 vezes. Última edição em 25/04/2007 17:59 por Tecno.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 18:55

Caro Tecno,

Quando perguntava pelas diferenças era em relação à Igreja Evangélica e Igreja Católica, para que pudesse comparar com o que sei do RCC, e concretamente da CN! Mais para entender a Igreja Evangélica...

Já expus as minhas razões quanto ao facto de me associar à Canção Nova: penso que fazem um excelente trabalho de Evangelização. Para mim é suficiente para terem o meu contributo. Além disso assistia às celebrações pela televisão e gostava bastante de ouvir as homilias do Pe. Jonas Abib.

Quanto ao facto de rezarem a Avé-Maria, nada posso dizer.

O facto de um leigo abençoar outro não pode (ou não deve) ser assim. Pode sim pedir a bençao de Deus para um irmão (veja-se que há ministros de celebração na ausência de presbitero e que pedem a benção de Deus para os que estão reunidos). Todos nós estamos chamados ao sacerdócio e pelo Baptismo fazemos parte da mesma Família, em união pelo Espírito Santo!(Lumen Gentium nº 10).

Conheço mais do que uma pessoa que está cheia do Espírito Santo. Não se trata de bruxas nem nada do género! É uma pessoa perfeitamente em harmonia com a Igreja que com a sua oração e conselho ajuda as pessoas (gratuitamente, para que fique ainda mais claro)! Da mesma forma que antes os Apostolos agiam com a ajuda do Santo Espírito, esta pessoa faz o mesmo! O Espírito Santo continua actuante hoje!

O que a CN diz é que confia na Providência Divina; que a confiança que tem n'Ela a leva a avançar! Eu também confio na Providencia Divina, que me ajuda a superar os maus e bons momentos da minha vida! A CN não podia ter dito isso (desculpa duvidar) porque precisam das doações dos sócios! "Nem só de pão vive o homem", mas o que é certo é que também é preciso pão!

As orações de cuara e libertação depende da fé de cada um. Se acreditamos que a fé, a oração nos pode libertar, curar dos nossos problemas, podemos entende-las se não vamos ter dificuldade! O Espírito Santo, lemos nos Evangelhos e nos Actos dos Apóstolos, curava... não continuará a fazer o mesmo? Tenho ouvido relatos lindos, que talvez a seu tempo possa partilhar aqui!

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 18:59


Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 19:17

Acho que me expressei mal, não sou CONTRA a RCC, contra é uma palavra muito forte , e não poderia ser contra quem louva ao mesmo Senhor .
Mas não recomendo ...

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 19:58

Caro Gustavo,

Se conheceres a verdadeira Igreja Católica (não falo de grupos específicos dentro dela, tipo RCC ou CN ou outros que se associam à Igreja Católica, mas da Igreja Católica em si, una, verdadeira, sem divisões), então com os links que te dei, também não te vai ser difícil compreenderes as diferenças para as igrejas evangélicas...

É claro que se por exemplo a tua única experiência com a Igreja Católica fosse através da CN, então a tua percepção da Igreja Católica poderia estar adulterada ou imperfeita (não estou a dizer que efectivamente esteja, é um "se") e como tal ser-te-ia mais difícil encontrar essas diferenças fundamentais, uma vez que a CN é uma comunidade afiliada ao movimento RCC, que têm algumas semelhanças às igrejas evangélicas.

Quanto ao resto, vou dividir por pontos a minha resposta:

1º - Tu próprio reconheces que a benção não é assim...

2º - Desculpa dizer isto, não é um ataque, mas o facto de tu pensares que alguem está cheio do Espírito Santo não é um dogma e é discutível...
Mas pior é pra mim quem diz que consegue invocar o Espírito Santo a seu belo prazer, quer seja pra si ou para o próximo...
Nós existimos por Deus e para Deus (se assim desejar-mos e acreditar-mos, visto que Deus nos deu vontade própria) e não o contrário, logo se ha algo que sei e que sempre me tÊm ensinado na Igreja e que não me farto de ouvir é que não se deve tentar "vergar" Deus à nossa vontade ! Nem compra-Lo ou às Suas Graças com orações/canticos/promessas e sacrifícios, isso têm muito mais de Religiosidade Natural do que de Fé verdadeira !

3º - Estou plenamente de acordo contigo quando dizes: "Eu também confio na Providencia Divina, que me ajuda a superar os maus e bons momentos da minha vida!", comigo é exactamente assim. No entanto não foi isso que eu ouvi da CN e o que não faltou ali foi testemunhas que possam atestar a veracidade do meu testemunho. Continuo a afirmar que acho que foi um mau exemplo dado à juventude, pois dava uma imagem facilitista da vida: abandonar família, abandonar a escola e o trabalho e viver de caridade e providência divina...


4º - Não dúvido que a fé nos ajude a ultrapassar algumas doenças, então se até ir à missa ajuda a aumentar-nos a esperança média de vida (como até afirmava um estudo ciêntifico à algum tempo atrás)...
Mas um pouco no seguimento do que disse no 2º ponto, acredito e é meu entender que na Igreja Católica (se estiver errado corrijam-me sff. Obrigado.), ao contrário das Evangélicas e de alguns grupos denominados Católicos, não é a nossa Fé que nos cura dos nossos males, é sim Deus e só Ele, que têm esse poder e só Ele na sua Divina Omnipotência e Omnipresença poderá escolher em quem utiliza-lo!

Relembro que era Jesus quem fazia milagres e curava e não as pessoas que se curavam sozinhas, automáticamente só porque tinham fé ou iam a "celebrações de cura", onde invocavam para si ou invocavam sobre e/ou por elas o Espírito Santo !

Lembra-me Jo 9,1-25 em que Jesus diz, mais propriamente no versículo 3: "Não foi ele que pecou, nem seus pais, mas é cego para que nele se manifestem as obras de Deus.", este cego foi escolhido por Deus para manifestar o seu poder, não o contrário !

Caso contrário, se a Fé das pessoas bastasse, todos teriam Fé e as nossas Eucarístias de Domingo estariam cheias de doentes a pedirem para ser curados e penso que ambos sabemos que muitos voltariam para casa nas mesmas condições em que lá chegaram...


Para finalizar gostaria de dizer que este debate sobre a RCC está a ser frutuoso e está a valer a pena, com a participação de todos, o respeito mutuo que tem havido e a tentativa de compreensão de todas as partes dos pontos de vista uns dos outros, coincidentes ou não, com os respectivos rebates, espero que assim continue e fico à espera da resposta dos contactos do Gustavo sobre aqueles pontos que referi.

Obrigado a todos por participarem !

Saudações



Editado 3 vezes. Última edição em 25/04/2007 20:03 por Tecno.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 22:40

Tecno,

gostava de lhe responder mais detalhadamente, mas hoje não tenho mais tempo! Deixo só aqui um artigo da CN (que não tive tempo de ler todo), mas que pode ajudar à discussão:

Canção Nova - Pentecostes

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de May de 2007 09:58

Assustador, realmente.

católica praticante

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de May de 2007 15:19

"
Citação:
ir à missa ajuda a aumentar-nos a esperança média de vida (como até afirmava um estudo ciêntifico à algum tempo atrás)"

???

Hum.... Continua a ir á missa e deixa de tomar os medicamentozitos para o colesterol, a hipertensão, a vacina da gripe ou os antibióticos e logo verás como a esperença média de vida diminui brutalmente, inda que a missa seja diária ...

católica praticante

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de May de 2007 01:24

Falar em linguas , em dialetos sem sentido??? De onde tiraram isso ?


Tipo das Línguas

· Na Bíblia: Idiomas Verdadeiros

Atos 2
v. 4 ­ "em outras línguas"
v. 6 ­ "cada um ouvia falar na sua própria língua"
v. 8 ­ "ouvimos falar, cada um em nossa própria língua"
v. 9-11­ lista das nações
v. 11 ­ "ouvimos falar em nossas próprias línguas"

1 Coríntios 14
v. 2,4,5, etc.­ "língua" quer dizer "idioma"
v. 13 ­ "interpretar" quer dizer "traduzir"
v. 11 ­ "estrangeiro" quer dizer "alguém que fala uma linguagem diferente"
v. 21 ­ Referência à linguagem assíria
v. 10 ­ "Há . . . muitos tipos de vozes no mundo, nenhum deles, contudo, sem sentido"


pessoas que falam estes dialetos incompreensiveis:


· Igreja Universal do Reino de Deus
· Igreja Quadrangular
· Igreja Deus é Amor
· Assembléia de Deus
· Igrejas contra a doutrina da trindade
· Católicos carismáticos



site interessante:
[www.estudosdabiblia.net]

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de May de 2007 11:39

A primeira vez que passei pela Canção Nova, na TV Cabo, pensei que era a IURD ou algo parecido... Não gostei. Já foi há uns tempos, não sei se mudou...

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de May de 2007 20:08

Tive precisamente a mesma impressão. E não mudou.

católica praticante

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de May de 2007 21:52

O que foi que viram que vos assustou?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de May de 2007 23:27

iSTO

e isto


e isto...

[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

católica praticante

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.