Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10
Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de September de 2004 01:25

Estou a ler o livro de Herbert Haag há uns dias... Parece-me positivamente desafiador, com alguns tópicos muito interessantes (como o respeitante à profecia), muito embora caia também em alguns lugares comuns... Ah, e a tradução contém algumas "gaffes" grosseiras...

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 22:34

Por falar em livros favoritos, amanhã inaugura uma nova loja das Paulinas Editora, e, durante todo o dia, todos os livros das Paulinas, comprados nessa loja, têm um desconto de 20%.

Aproveitem.

Ver Convite

Luis


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 14 de October de 2004 15:25

Existem três livros que recomendo, sobre tudo, a quem teve uma catequese deficiente ou insuficiente, como eu. Os livros chamam-se:

- Conversas com princípio, meio e fim I, edição de autor, autores padre Carlos Moreira de Azevedo, padre Vasco Pinto de Magalhães e doutor Henrique Manuel Pereira;
- Conversas com princípio, meio e fim II, edição Paulinas, autores padre Vasco Pinto de Magalhães, padre Rui Osório e doutor Henrique Manuel Pereira;
- Nem Quero Crer, editora Tenacitas, autores padre Vasco Pinto de Magalhães, doutor Henrique Manuel Pereira.

Os autores durante quase oito anos tiveram na Rádio Renascença um programa com o nome "Conversa com princípio, meio e fim - à procura de um sentido", onde abordaram os principais assuntos que dizem respeito à religião católica, ou num sentido mais lato ao cristianismo. O que mais me atraiu no programa, e também nos livros, foi o modo simples como temas complexos eram abordados, sem medos por mais polémicos que fossem. Por exemplo os que abordaram os anjos ou o Diabo causaram muitas perplexidades, tal como o tópico do Inferno aqui no fórum, por outro lado até então eu nunca tinha visto ninguém da igreja a falar como eles falaram da moral sexual.

Um dos objectivos do programa era incentivar as pessoas a terem uma fé adulta e posso dizer que graças a ele tenho uma visão muito mais adulta do que significa ser católico. O terceiro livro tem o atractivo de tentar explicar o Credo, o Pai Nosso, a Avé Maria e os Mandamentos, servindo como um possível manual de catequese para adultos.



jota

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 22:38

Para os que gostam de discutir a "moral da Igreja":
"Última Palavra do Profeta - Igreja: Estímulos e Esperanças" de Bernard Haring, Editorial Perpétuo Socorro

Destaco da apresentação do livro:
"...Haring, contra as tendências restauracionistas da Teologia Moral actual defende a arrancada da doutrina moral católica ociorrida durante e após o Concílio Vaticano II.
[...]
...a Igreja de amanhã só pode ser esta: a de homens livres, onde a obrigatoriedade da consciência do crente esteja acima da obrigatoriedade da lei.
O que isto significa esboça-o ele, depois, na segunda parte do livro: novas estruturas da Igreja de amanhã, diaconado da mulher, escassez de padres e celibato, pastoral dos divorciados recasados"

Escreve Haring:
"O gigante adormecido, noutros tempos designado como "laicado ignorado", despertou como "Povo de Deus" e, acordado, sacode e agita quem ainda dorme. Conquanto às vezes marcado pela dor, o povo está ainda em pleno despertar. Podemos dizer com toda a confiança: o velho modelo de Igreja está a expirar e um novo modelo se vislumbra já com clareza."

João (JMA)

Re: Os nossos favoritos
Escrito por: quimpe (IP registado)
Data: 12 de November de 2004 17:46

Sugiro a leitura do livro "A crucificação e a democracia", de Gustavo Zagrebelsky (constitucionalista italiano), Ed. Tenacitas, 2004.

Trata-se de uma análise do processo de Cristo à luz do conceito de democracia; é prefaciado por Barbosa de Melo e foi, com grande gosto pessoal, traduzido por mim.

Cumprimentos a todos
Joaquim Pedro Cardoso da Costa

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de January de 2005 23:22

Um livro pequeno e prático:Petit dictionnaire de théologie catholique de Karl Rahner e Herbert Vorgrimler.

"Este pequeno dicionário explica sintecticamente as noções mais importantes da teologia dogmática católica, isto é, as verdades nas quais acreditam os católicos. Coloca ao alcance de qualquer um, que aceite um certo esforço de pensamento, o conjunto da tradição teológica catholique, com os seus temas e as suas palavras essenciais classificadas por ordem alfabética."

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 01:10

Estou a ler um Livro Belissimo.
O 3º livro do Padre Gabriel Amorth, sacerdote catolico, exorcista em Roma com autorização da Santa Sé:

"Exorcistas e Psiquiatras"
Ed. Paulus.

Com uma imensa experiencia em casos de possessão procura ajudar a distinguir quando se trata de maleficios diabolicos e quando sao casos psicóticos.
"O recurso ao psiquiatra deve ser a ultima coisa em que pensar" afirma o autor que remete para os meios comuns da graça e para as orações de libertação.
Sugiro fortemente a leitura, ajuda entender muita coisa que não é doença e portanto não pode ser tratado por psiquiatras.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 23:17

Sugiro:
"A missa ontem e hoje" de Pierre Jounel, da Gráfica de Coimbra.

Lê-se muito bem. Está dividido em 46 capítulos, cada um com 2 a 3 páginas. Linguagem muito clara e precisa, esclarecedor.

A estrutura é:
13 capítulos referente ao ontem - história da missa
33 capítulos do hoje, que referem outros tantos temas referentes à Eucaristia.

"O que é a missa? Eis um livro simples para o aprender (ou o reaprender). O seu autor oferece-nos uma informação clara e precisa sobre a celebração da Eucaristia tal como o Vaticano II no-la faz redescobrir. Cada um dos seus capítulos é uma verdadeira catequese, onde o amor do Mistério convida à compreensão activa, em clima de oração."

Gosto particularmente da conclusão do capítulo que se refere às alterações introduzidas pelo 2º Concílio do Vaticano: "A Eucaristia da Igreja nunca foi mais do que hoje uma reiteração fiel da Ceia de Jesus"

Ite, missa est...

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de March de 2005 15:38

Um Livro profundo e encantador:


Nunor Tomar de Lemos - O príncipe e a lavadeira, Edções Tenacitas,2005

Foi publicado em feveriro e já vi na quinta edição!!!

Re: Os nossos livros: O Príncipe e a Lavadeira
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de April de 2005 14:21

Gostava de sublinhar a importância deste livro que a catolicapraticante sugere: O Príncipe e a Lavadeira, do P. Nuno Tovar de Lemos.

É importante citar o subtítulo: «Redescobrir a fé cristã, histórias simples para falar de Deus e de nós».

Penso que será um excelente presente que cada um pode fazer a si mesmo e um excelente livro para oferecer aos amigos. Além de ter desenhos ;-) e de ser graficamente irreprensível, tem uma linguagem muito acessível. Lê-se de um fôlego, fala de coisas sérias e complicadas da nossa fé com uma linguagem simples, criativa e com uma boa dose de humor. Um livro que vai directo ao coração, à imaginação e à razão. Tudo isto e algo mais explicará o seu significativo sucesso editorial.

Sem ser propriamente um livro de teologia, tem por detrás uma teologia actualizada e é espiritualmente muito rico (espiritualidade inaciana). Sendo simples, não é simplista. E é daqueles livros que vale a pena ler e reler, porque esclarece, sugere e mete-nos ao «barulho».

Um livro indicado para todos quantos andam «à procura», para os que «tendo encontrado, querem mais» e para os que querem ajudar outros a procurar e a encontrar.

Vai na 5ª edição, tem 182 páginas, alguns bonitos desenhos e custa 14 euros. Editado pelas Edições Tenacitas, Coimbra, edicoestenacitas@iol.pt.

Encontrei na net uma referência, que pode ser indicativa, aqui.

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de April de 2005 19:22

Já agora, nesse livro, um capítulo "tentador", que valeria
a pena dissecar aqui no Forum: - "Laboratório das tentações - a tentação"..
Um texto delicioso e bem humorado mas espiritualmente profundo.

Outro livro:
" Dizer Deus - Imagens e linguagens - os textos da fé na leitura das mulheres"
Coordenação de Manuela Silva, Gótica, 2003

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de April de 2005 22:30

Caros amigos,

Obrigado pelas vossas sugestões. Vou aceitar as vossas sugestões e assim que tiver oportunidade, vou comprar e ler o tal Princípe e a Lavadeira.

Quanto à última sugestão, é necessário acrescentar que é um livro com muitos autores - autoras para ser mais preciso. São 15 ao todo. Como todos os livros que mais parecem um compêndio de artigos, perde-se um pouco o fio condutor ao longo do livro.

Para quem goste do género, dentro da Teologia feminista existe outro livro, algo parecido com o anterior: On the Cutting Edge: The Study of Women in the Biblical World: Essays in Honor of Elisabeth Schussler Fiorenza.

Luis

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de May de 2005 00:29

Caros amigos,

Abriram hoje em Portugal, as três maiores livrarias do país: a Feira do Livro de Lisboa, Porto e Évora. Durante as próximas duas semanas, aproximadamente, haverão centenas de razões (entenda-se livros) que justificarão algumas visitas à Feira do Livro mais próxima.

O Paroquias.org gostaria de assinalar este acontecimento, pelo que faz o convite a todos para que partilhem neste espaço as vossas sugestões de leitura.

Sugiro que para além do título, autor e editora, partilhem também um pequeno texto (meia dúzia de frases) onde descrevam o livro e a razão pela qual o sugerem.

Durante o tempo em que decorre a Feira do Livro, e para que este tema não caia no esquecimento, será colocado como tópico fixo (no topo do fórum).

Obrigado,
Luis Gonzaga

Deixo aqui os links para as respectivas feiras.

Feira do Livro de Lisboa

Feira do Livro do Porto

Notícia sobre a Feira do Livro de Évora

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de May de 2005 10:27



ELIADE, Mircea, "O Sagrado e o Profano", trad. do Alemão por Rogério Fernandes, Edição «Livros do Brasil», Lisboa, s.d. ( «Col. Vida e Cultura» - 62).

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 28 de May de 2005 00:11

Como é Obvio é de aproveitar para comprar os livros do cardeal Ratzinger, e a mais recente Biografia de Bento XVI. Breve mas elucidativa do craveira do homem que preside á caridade no serviço petrino.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de May de 2005 01:23

Relembro que sempre que possível, partilhem também uma ou duas frases (já não digo meia dúzia...) sobre o livro, e o porquê da vossa sugestão.

Obrigado,
Luis

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de May de 2005 12:11

Luis,
para já, quero também informar que a feira do livro de Aveiro,
também se encontra aberta e recomenda-se!
notícia

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 23:28

Estou a ler "Conversas com Deus- Livro1" de Neale Donald Walsh. Este livro de certo modo nos mostra que a revelação não tem fronteiras. São centenas de perguntas do autor, das mais inquietantes, que vão obtendo respostas...

*=?.0

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de June de 2005 11:19

É a primeira vez que estou a participar escrevendo neste forúm e para primeira vez começo por escrever "OBRIGADO". Graças a este tópico descobri e li um dos livros, que na minha opinião, mais simples e bonitos dos últimos tempos... " O Principe e a Lavadeira".

Fala de assuntos muito sérios mas sem demagogias e sem entrar em discursos demasiado herméticos que só os mais iluminados conseguem ler depois de estudarem 5 anos de teologia.

Aproveito para recomendar um livro muito bom mas que infelizmente só há em inglês e só disponível numa pequena aldeia do sul de França, Taizé: "Seeds of Trust – Reflecting on the Bible in silence and song" Continuum Publishing, London" Sixty short biblical meditations by brothers of Taizé for groups or individuals, with the Bible passages, questions for reflection, songs (with music) and prayers by Brother Roger.

É um livro que não se lê mas para se ir lendo uma página de vez em quando...

Hugo

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de June de 2005 00:24

Caro Hugo (Tilleul),

Concordo inteiramente contigo: "O Príncipe e a Lavadeira" é um livro quase obrigatório de se ler. De se ler, de se recomendar e de se oferecer aos amigos, principalmente, aos que têm mais dúvidas... sobre Deus. Não fosse estarmos a viver tempos de crise económica, recomendaria a todos que comprassem pelos menos dois exemplares: um para ler, outro para oferecer. Assim, passem pela biblioteca pública mais próxima e recomendem a compra à bibliotecária. Decerto que o fará, se o orçamento assim o permitir.

Apenas uma questão que me parece urgente: se alguém conhecer o Pe. Nuno Tovar de Lemos, s.j., perguntem-lhe quanto tempo vamos ter que esperar para ler o seu próximo livro! Esperemos que pouco...

Quanto ao livro que sugeres - "Seeds of Trust" - encontrei uma loja na Internet que o vende: Church House Bookshop, em Londres.

Luis

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.