Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10
Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de October de 2003 23:01

Acabei de ler um livro sugerido aqui no Paróquias, já não me recordo em que tópico, e penso (tenho quase a certeza) que pelo Alef:
"Síntese da Fé Católica", de François Varillon, S.J., Editorial A O

Vale francamente a pena ler as 70 páginas. Contém "o essencial do essencial. O núcleo, por assim dizer. O de hoje e de sempre - imutável, irredutível".

É um livro para reler, ponto a ponto, cuidadosamente. Pequeno e muito concentrado, mas contendo o essencial da Fé, a parte indiscutível.

Indiscutível, não por qualquer receio de a discutir; mas porque precisamente, por mais que se discuta, o retirar essas verdades fundamentais descaracteriza a nossa Fé e torna-a incompreensível, incaracterística, eventualmente paganizada.

Contém o essencial para se perceber a nossa Fé. "O acto de crer, mais do que qualquer outro, deve ser justificado. A razão também tem parte no acto de fé. Senão, crer seria imoral, porque a consciência manda, antes de mais, obedecer à razão."

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 21:25

Olá Inacia!

Também eu compartilho da opinião do Cassola, dá sempre muito geito, pois tb trabalho com jovens....

Agradeço a indicação deste livros e passo a discriminar uns que descobri na Paulus Editora(no meu caso em Fátima):

1- Jovens com Jesus Cristo - Adérito Barbosa - Ed.-Paulinas
2- Jovens com Espirito Santo- Adérito Barbosa - Ed.-Paulinas
3- Jovens com Deus Pai - Adérito Barbosa - Ed.-Paulinas
4- Jovens com O Grupo - Adérito Barbosa - Ed.-Paulinas
5- Jovens com Valores - Adérito Barbosa - Ed.-Paulinas

Espero que te ajude tb.

Beijinhos

Sandra

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 21:59

Sobre o autor dos livros da mensagem anterior, consta dos links do paróquias.

Ver sacerdotes - Pe Adérito Barbosa, scj

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de June de 2004 14:35

Resolvi "resgatar" este "velho" tópico, para que os visitantes mais jovens ou mais esquecidos possam conferir as suas leituras.

Não sei se ainda se usa o lema "Um bom livro, um bom amigo", mas continua válido.

E venham mais sugestões para esta "biblioteca"!

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de June de 2004 23:53

Um livro já referido pelo Alef,

Alegria de Crer e de Viver, de François Varillon, da Editorial A.O.
A seguir a ler a Sintese da Fé Católica, impõe-se ler este livro. Uma boa explicação que esclarece muitas dúvidas.

Introdução - O Essencial da Fé
Sentido e sem-sentido
Morrer e Ressuscitar

1ª Parte - Cristo
O Núcleo do ensinamento de Jesus
Que significa a afirmação "Cristo morreu por nós"
A ressurreição de Cristo: um facto histórico?
Cristo ressuscitou dos mortos e subiu ao céu

2ª Parte - O acolhimento do dom de Deus
A Virgem Maria
A Igreja, visibilidade do dom de Deus

3ª Parte - Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem, revela quem é Deus e quem é o homem.
Introdução
Deus-Trindade: a intimidade de um Deus que não é senão amor
Deus cria o homem criador
O pecado original: todos os homens são pecadores na raiz do seu ser
A ressurreição da carne ou a divinização do homem e do universo
O reverso da divinização: o inferno
O purgatório

4ª Parte - Alguns critérios de discernimento para a realização da tarefa humana
Viver é esperar
O Evangelho, um chamamento à Fé e à liberdade
Orar
Combater o mal e o sofrimento

Conclusão - A Eucaristia recapitula todas as coisas



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 08:53

Um dos livros de que mais gostei até hoje, Jesus le Christ, de Walter Kasper.

Dos livros sobre Cristo é talvez aquele que mais me diz.



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 08:56

Este livro de Kasper é realmente estupendo, João. Também o li e reli. Qualquer dia, revisito-o...

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 10:48

E esse livro de Walter Kasper não existe em português ? É que o meu Francês é muito do secundário :(

Obrigado



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 23:32

Não, infelizmente tens de o ler numa língua estrangeira.

Em inglês, por exemplo.

Ou em espanhol.

E tens sempre a opção do alemão.



João (JMA)

Re: Os nossos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 00:45

Um livro que o Pe João Luís deitou fora :o)):
Jesus Cristo Libertador - de Leonardo Boff, Editora Vozes.

É deveras interessante, mas faço alguns reparos:
é muito datado: tem a ver com o Brasil durante a Ditadura Militar;
é muito localizado: menos forte a ligação que a da datação mas ainda assim a realidade subjacente é principalmente a América Latina;
é muito antropológico: centra-se sobretudo no homem, menos em Deus.

Vale a pena ler.



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 01:15

Não tarda João ainda sugeres o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" ou "Este Jesus que vos fala" da nossa próxima Premio Nobel Alexandra Solnado heheheheeh.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 14:31

Caro Pe João Luís,

Confesso que não consegui ler nenhum livro do Saramago completo, apesar de ter tentado.

Com esse em concreto, embirro com o pedantismo do nome por um lado, e por outro porque considero que ultrapassa os limites do bom senso e do bom gosto. E com tantos livros para ler...

Quanto à Alexandra Solnado, informo que se já não achava grande graça ao paizinho dela, me parece que ela tem ainda menos vocação para a comédia. Apesar de tentar com o livrito...



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 22:50

Continuando nos livros - este o Pe João Luís não deitou fora (senão ainda chumbava no curso de teologia :o)) - Jesus Cristo, História e Mistério, da Editorial Franciscana, de Frei Joaquim Carreira das Neves (para além de frei, é padre e professor).

"A pessoa de Jesus Cristo divide a História em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo. Continua a ser a figura mais importante da humanidade, mesmo para aqueles que não acreditam nele à maneira dos cristãos.
Quem foi Jesus? O verdadeiro e único Filho de Deus, igual a Deus e ele próprio Deus? Foi apenas um simples homem, o mais santo de todos? Foi apenas um grande revolucionário religioso que, por isso mesmo, determinou uma nova maneira de ver Deus e o homem?
Na obra que apresentamos debate-se a pessoa de Jesus através das variadíssimas posições de historiadores e exegetas, e à luz da fé das comunidades cristãs primitivas, de acordo com o estudo dos evangelhos."



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 09 de June de 2004 00:48

Um livro que comecei a ler à bem pouco tempo, mas que estou simplesmente a adorar a leitura e o seu excelente conteúdo, com uma maneira de escrever simples e cativante, começamos a ler e não paramos mais, muito bom:

Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre dos Mestres, de Augusto Cury -paulinas. (http://www.paulinas.org.br/)

Um assombro de livro, aconselho vivamente a todos os "interessados" destas temáticas a lerem-no, eu ainda vou no primeiro volume, a obra é composta por mais 4.

- O Mestre da Sensibilidade
- O Mestre da Vida
- O Mestre do Amor
- O Mestre Inesquecível

Como o próprio autor indica, ele tenta ao nivel da psicologia fazer uma coisa que poucos ou ninguém tentou fazer, analisar a pessoa de Jesus Cristo através da ciência da psicologia e através da mesma demonstrar que uma pessoa assim não pode ser uma pessoa "normal", tem de obrigatóriamente ser algo mais do que isso ...

"O mundo comemora o nascimento de Cristo, mas a maioria das pessoas não faz ideia de como a sua personalidade era intrigante e sofisticada. Cristo foi o mestre dos mestres da escola da existência, a escola da vda, uma escola na qual muitos psiquiatras, intelectuais e cientistas são pequenos aprendizes. Este livro, ao estudar a inteligência de Cristo, resgata uma dívida da psicologia, que se omitiu até hoje de a pesquisar, trazendo à luz as características da personalidade daquele que dividiu a história da humanidade " - Augusto Cury

A não perder!

Nota: Quero agradecer às pessoas que me aconselharam vivamente a leitura deste livro em especial, ao Pe. Alexandre Cruz, e aos meus colegas de curso Dr. Angela e Dr. Custódio, o meu muito obrigado



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de June de 2004 00:14

Um(???) livro para os mais jovens (que eu também leio com muito agrado):

A Bíblia em Banda Desenhada da Difusora Bíblica

É uma obra muito interessante. Os jovens - e os menos jovens - ficam rapidamente com uma ideia geral da Bíblia.

Pouco divulgada ou apenas esquecida, pode ser um bom elemento para quem tem jovens para formar.

Parece que vai ser desta que vou ler a Bíblia seguida do princípio ao fim.



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de June de 2004 14:39

Para os que gostam da ligação Filosofia - Teologia:

O Ser e os Seres, do Prof. Manuel da Costa Freitas. Da Verbo, claro.

"Manuel Barbosa da Costa Freitas tem dedicado toda a sua vida ao estudo, ao pensamento e ao culto da língua portuguesa. Nesta obra, uma reunião de escritos teológicos e filosóficos dispersos em revistas e enciclopédias, pretende-se mostrar a actividade desenvolvida pelo autor. Aqui encontramos um mundo filosófico, teológico e religioso e, em particular, franciscano, que se torna muito enriquecedor para aqueles que entendam a transversalidade dos saberes como a melhor forma de chegar ao conhecimento."

Paz e Bem, irmãos



João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 29 de June de 2004 12:38

A Gráfica de Coimbra editou em Português "Deus só pode amar" de Roger Schutz (o Ir. Roger, Fundador e prior da Comunidade de Taizé)

Trata-se de uma sintese do pensamento do Ir. Roger, com algumas notas biográficas...

Um bom livro de cabeceira para o verão



Toze

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 29 de June de 2004 13:29

Aqui vai a minha sugestão:

De John Powell s.j., os livros:

"Ele tocou-me", em que ele fala da vocação, do amor incondicional (só este pode fazer crescer e amadurecer) que Deus tem por cada ser humano, das visões erradas que muitos de nós têm de Deus, analisando-as e, de certa forma, esclarecendo-as para as "erradicar" das nossas mentes e dos nossos corações.


"A felicidade é um trabalho interior", "Para viver em plenitude", "O segredo do amor eterno", "Amor incondicional": em todos estes livros, Powell explica, de forma muito simples, a problemática das relações humanas, quer connosco mesmos, quer com os outros, quer com Deus.


São livros muito leves, muito simples, mas de uma riqueza enorme.
São todos publicados pelas edições paulistas.



Anna e Sara

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 00:29

Amei e saborei:
THE SAINTS THAT MOVED THE WORLD" - autor:René Fülöp- Miller
[www.pera.it]
`I Santi che hanno mosso il Mondo'.
no Brasil OS SANTOS QUE ABALARAM O MUNDO
editora José Olympio.
" Renúncia, compreensão, amor, vontade e entusiasmo estão presente
nas fascinantes histórias de santos que revolucionaram seu tempo e influenciaram a vida da humanidade até nossos dias."

sobre as glórias de Deus na Terra :
SANTO ANTÃO - o santo da Renúncia
SANTO AGOSTINHO - o santo da Inteligência
SÃO FRANCISCO- o santo do Amor
SANTO INÁCIO - o santo da Força de Vontade
SANTA TERESA D´AVILA - a santa do Êxtase

Vale á Pena,
Chris



Cris

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de September de 2004 22:59

Um livro provocador de um grande teólogo:
Liberdade aos Cristãos de Herbert Haag.

Escandalizará alguns, apaziguará outros.

Títulos um pouco panfletários para meu gosto mas o texto é muito interessante.



João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.