Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:34

Com as pessoas que tenho orientado na vida cristã, gosto sempre de fazer um exercício que me parece fundamental e que qualquer cristão deveria fazer: uma espécie de reflexão 'ao contrário'; uma espécie de controvérsia retórica - e se tudo for uma "invenção" humana? Isto porque me parece importante que as pessoas respondam a estas questões sem ser simplemente porque sim.

Encontrei este texto na net e lembrei-me de o colocar aqui: será que já todos pensámos nisto?

[dererummundi.blogspot.com]





A raiz quadrada de toda a crença?


Quando os nossos antecessores biológicos, há dezenas ou centenas de milhares de anos, saíam das suas cavernas para tentar encontrar comida, era grande a probabilidade de em vez de presas encontrarem predadores, passando de caçadores a caça. O mundo que os rodeava era hostil, cheio de ameaças, e era impossível prever de onde viria a próxima.


Suponhamos que um homem das cavernas decide interpretar certos fenómenos naturais – para fixar ideias, o aparecimento de nuvens com forma de tigre – como sinais ou “presságios” de um ataque por um predador. Suponhamos ainda que ele já tinha chamado a atenção para isso, a tribo não lhe ligou, o chefe saiu para caçar e foi devorado por um tigre. A tribo começaria a tratar essa convicção com outro respeito, e o próprio cavernícola talvez como um demiurgo.


Ver uma nuvem em forma de tigre é obviamente uma superstição completamente irrelevante para o facto de, na próxima saída, aparecer um tigre. Mas a tribo que desenvolve esta crença tem uma vantagem adaptativa: organiza caçadas em grupo, não deixa caçadores saírem sem armas, mesmo para uma curta excursão para apanhar plantas.


Ao longo das gerações, a tribo desenvolve uma vantagem adaptativa: enquanto as outras são devoradas a pouco e pouco e tendem a extinguir-se, esta tribo sofre muito menos baixas na luta contra os predadores. A longo prazo, as tribos que não acreditam na “crença da forma das nuvens” extinguem-se; só sobrevive a tribo que acredita, e a crença vai propagar-se por tradição oral pelos seus descendentes, que talvez passem a venerar o “deus das nuvens”. O acaso observado pelo elemento inicial da tribo transformou-se na necessidade da crença supersticiosa que agora caracteriza toda a tribo.


Isto é um modelo assumidamente primitivo que pode explicar a emergência de crenças primitivas em protohumanos primitivos. Pergunto-me no entanto se muitas crenças humanas não poderão ser explicadas aplicando o mesmo modelo básico, mas mais sofisticado, a seres muito mais sofisticados, organizados em comunidades muito mais sofisticadas, e onde as vantagens adaptativas sejam também elas muito mais sofisticadas. As crenças, claro, teriam também de ser elas próprias muito mais sofisticadas. Algumas poderiam até chamar-se religiões, ter livros sagrados, e os seus sofisticados seguidores poderiam ter-se morto uns aos outros durante séculos (e continuarem a fazê-lo) em seu nome, sem precisarem já de predadores.


Posted by Jorge Buescu





É giro para reflectir, não?

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 19/03/2007 19:41 por rmcf.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:53

cuidado Miguel
ainda vira tudo pró meu clube
hehehe

Brincadeiras à parte...
Considero esta uma questão importante sobre a qual todo o crente deveria pensar e não ter medo de encarar.
Se Fé e conhecimento forem fortes e bem consolidados, não há razão para pânico.
É sempre um bom exercício tentarmos ver do outro lado, ajuda a consolidar e a tirar dúvidas. Aprendemos muito mais,

Por mim falo, não me envergonha nada tentar ver os assuntos numa perspectiva cristã. Ter Fé ou não ter não é estado de doença ou alienação.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 20:00

Pois cara Lena,

eu também acho importante que um cristão descubra as razões racionais para a 'inexistência' de Deus... não apenas para a existência... ;-) vejamos no que vai dar. Já agora podias dar a tua visão: por que razão, não-Deus.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 12:18

Interessante para reflectir, mas o exemplo refere-se ao momento antes da "humanidade": a "humanidade" começa quando o homem se interroga quanto à existência.

Na realidade, com o aparecimento de um "Adão", que escolhe alguém para sua mulher, criando uma família;
que assume a sua liberdade comendo da "árvore do bem e do mal";
que faz as suas opções conscientes;
que se interroga sobre quem o criou a ele e a tudo quanto vê;
que se interroga, ainda que incipientemente, sobre o quem é, de onde vem e para onde vai.

Em suma: o texto refere uma possível origem de animismos, mas daí a assumir este processo para o aparecimento de religiões...

Discutamos.

João (JMA)

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 12:56

A raiz quadrada do "rmcf" é lógica.

Ao longo da história da humanidade a mente humana construiu ou inventou os seus «deuses».

Mas isso não invalida a existência de um DEUS verdadeiro (DESCONHECIDO para o homem).

A ideia de Deus está inerente à mente humana como uma necessidade.
Ora como Deus foi o seu Criador, e criou o homem como um ser mais ou menos inteligente, impunha-se que deixasse nele a sua marca.

Não quero fazer uma imagem do Deus verdadeiro, mas assim como não pode haver um relógio sem um relojoeiro, nem uma casa sem o seu construtor, também não pode haver um universo, e mais importante que isso, um ser humano (mais ou menos inteligente) sem um Criador inteligente que teve a vontade de o criar. Quanto ao porquê é outra coisa. Como cada cabeça sua sentença, assim há uma variedade infinita de religiões e de deuses para todos os gostos.

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 11:43

Citação:
rmcf
Pois cara Lena,
eu também acho importante que um cristão descubra as razões racionais para a 'inexistência' de Deus... não apenas para a existência... ;-) vejamos no que vai dar. Já agora podias dar a tua visão: por que razão, não-Deus.

Abraço fraterno,

Miguel

Olá Miguel

complicado falar aqui sem chocar ninguém. Não que as minhas razões sejam de revolta, má experiência, nada disso. Nunca me lembro de ter acreditado em Deus, mesmo na infância.

Por volta dos meus 8 ou 9 anos deram-me um Bíblia ilustrada, da Verbo. Gostei de ler, mas li como um conto de fadas meio complicado.
Relembro que não gostei nada do VT, nem daquele Deus tão exigente e cruel. Muita vingança, muito ódio, muito medo.
Já do NT gostei. Jesus era uma figura simpática, que também queria justiça, mas de um modo muito mais civilizado.

Entretanto cresci e fui capaz de entender as crenças religiosas num contexto cultural e histórico. Em todas as épocas e culturas surgiram explicações sobrenaturais para as perguntas básicas: de onde viemos? para onde vamos? pq o mundo é assim?
Esta tendência humana para a explicação sobrenatural será devida a existência de algo noutra dimensão ou apenas resultado do Homem não gostar de perguntas sem resposta?
Pessoalmente opto pela segunda hipótese.

A natureza inquisitiva da espécie humana, aliada á imaginação e à capacidade criadora, tem sido capaz de desmontar muitos mistérios. Vejo as religiões como o reduto desses mistérios ainda não respondidos.
Assim sendo, toda a religião é, para mim, construção humana. Tal como o são a Arte e a Ciência.

Voltando à tua pergunta... por que razão, não-Deus?
Não sinto nada, não concebo nada que necessite da existência de um Deus para fazer sentido.
Não é regra, não é tentativa de impor uma visão pessoal como mais válida, nem uma vontade de desmerecer a religião. É tão somente algo pessoal e intransmissível, tal como a Fé.

Espero ter respondido à tua colocação.
Na Paz.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 17:27

É por isso que eu digo e repito acerca da importância da vinda de Cristo !

A Lena não é a única a sentir isso. Há muita gente assim no mundo, muito mais do que podemos imaginar. Eu não estou a reprová-la. Eu até admiro os «ateus» que confessam a sua honestidade. Na verdade vivemos num mundo muito confuso, no ponto de vista espiritual. Será que os «ateus» como a Lena merecem a condenação eterna, só por serem ateus?! Também não merecem a salvação ! Mas quem é que MERECE a salvação ?!
Ninguém!
Ora se Deus que quer todos se salvem, e tem TODO o PODER, tenho a certeza que vai arranjar uma forma de que pessoas como a "Lena" um dia se encontrem com o nosso Salvador Jesus Cristo, neste mundo e O aceitem a Ele e por meio dele acreditem em Deus, que O deu a conhecer aos seus discípulos.

Citação:
Jo 1, 18 *
A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 17:28

Oi Lena, desculpa já estar eu dando palpite.

Citação:
Lena
A natureza inquisitiva da espécie humana, aliada á imaginação e à capacidade criadora, tem sido capaz de desmontar muitos mistérios. Vejo as religiões como o reduto desses mistérios ainda não respondidos. Assim sendo, toda a religião é, para mim, construção humana. Tal como o são a Arte e a Ciência.

Concordo.

Citação:
Lena
Voltando à tua pergunta... por que razão, não-Deus? Não sinto nada, não concebo nada que necessite da existência de um Deus para fazer sentido.

Isso pq provavelmente não exista nada no mundo que necessite de Deus para fazer sentido, é possível explicar tudo sem precisar recorrer a Deus. Em outras palavras, Deus não é resposta para nada, é quem faz as perguntas, ou pelo menos aquele que faz as perguntas que realmente importam, mas cá já sou eu novamente a falar, usando uma linguagem de uma pessoa que acredita em Deus :)

Citação:
Lena
É tão somente algo pessoal e intransmissível, tal como a Fé.

A fé tb eu a entendo como sendo fruto de uma experiência, e, como tal, pessoal e intrasmissível. Todavia, estamos novamente no campo da linguagem, e se nada fosse transmitido daria no mesmo ficarmos calados ou falarmos. Ora, vc pode não ter transmitido exatamente a sua experiência, mas ao falar lançou alguma luz sobre ela, passou algumas idéias sobre o modo como sente, então algo deve ter sido transmitido. É por isso que dizemos que a fé vem do ouvir, ou melhor, que algo é transmitido através da palavra. Virando a mesa tb poderíamos dizer que o ateísmo é transmitido através da palavra. No fundo são todos esses modos de sentir e de experimentar o mundo. Eu acho que não há nada muito estanque nem nada muito simples nesse mundo ou em qq outro, sinto tudo interligado. Poderíamos falar sobre um tipo de visão holística, tudo que é vivo é confuso, emaranhado, cheio de conexões. O que é separado, divisível, quase sempre é artificial. O que é limpo, puro, é pq foi esterilizado, ou seja, a vida foi eliminada.

Em sentido prático, bem entendido, acho não há diferença profunda entre o modo de agir do ateu e o modo de agir do cristão. Tanto um qto o outro procura, "se tem bom coração", fazer o bem, agir corretamente. A diferença talvez esteja na motivação ou no modo como cada um se sente diante do mundo. Se um homem escapa com vida de um acidente no qual deveria ter morrido diz, se for ateu, foi por sorte ou por coincidência, se for crente, foi por graças de Deus. Não se pode dizer que nenhum dos dois esteja errado, são visões, relances, de mundos diferentes, embora convivendo no mesmo mundo. Há tantos mundos qto pessoas.

Em resumo, os fundamentalismos em geral são uma chatice, tentam "salvar a vida" matando tudo. Por exemplo, se todos os budistas se convertessem para o cristianismo seria uma lástima! Uma perda enorme para a humanidade! Foi uma benção para os cristão terem tido que aprender a conviver com os ateus. A Reforma protestante foi a melhor coisa que podia ter acontecido com o catolicismo, senão ainda estaríamos repetindo palavras vazias em latim, não teríamos acesso às Escrituras, e estaríamos comprando lotes no céu e carregando papas em liteiras. Deus escreve certo por linhas tortas! No fim vai acabar tudo bem, talvez se ainda não estamos bem é pq ainda não acabou. Quer coisa mais louca do que falar de providência divina? Tudo vai acabar bem, mas o homem pode fazer muita bobagem, atrasar e estragar tudo. Alguém poderia acrescentar sempre: no fim vai acabar tudo bem, ou não. Nesse caso escolho o pessimismo otimista!

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/03/2007 17:36 por firefox.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 18:26

Lena , Jesus o Cristo marca o começo da noca criação : A HUMANIDADE HUMANIZADA !

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 18:38

Chris ...
É um pleonasmo (se bem me lembro).
Mas Jesus é muito mais que isso.

Jesus veio para ser o nosso REI e restaurar o Paraíso.
Se fosse aceite, poderíamos dizer que este mundo já seria o Paraíso.

Mas isso não aconteceu. Assim como os 12 Israelitas vieram com más notícias quando espiaram durante 40 dias a terra prometida (excepto Josué e Caleb) desviando o povo, e ficaram a marcar passo no deserto durante 40 anos,assim também nós teremos que marcar passo neste mundo espiritualmente desértico ate que possamos entrar na terra prometida e gozar a vida eterna.

Para preparar o caminho para a volta de Cristo e tomar posse do seu Reino, Jesus lançou as boas sementes à terra, mas logo o seu inimigo lançou o joio.
É nesta luta quotidiana entre o trigo que quer germinar e o joio que o quer abafar que temos que viver até que ELE venha, como está prometido

O reino de Deus é uma certeza para os que têm fé em Jesus, acreditando n'Ele.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 19:42

Lena que tal ler:

Gabriel Marcel: Homo Viator , Paris, Aubier, 1945: homem peregrinante e reflexivo (dir-se-ia “socrático”), em busca de respostas para as questões que lhe vão surgindo ao longo da caminhada: o outro, a família, a imortalidade, o mistério, os valores, a salvação… Experiência vivida na intimidade funda de si próprio e no contexto da ocupação nazi, sempre na perspectiva optimista do valor sagrado da vida, pelo qual vale a pena sofrer e lutar e semear sonhos de esperança.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 22:39

Diz Marcel: “Eu sou mais quanto mais Deus é para mim. A crença em Deus é um modo de ser e não opinião sobre a existência de uma pessoa”. Esta transformação, plenitude que sobrevem à invocação, esta participação no amor é o ser – a forma mais alta da realidade. Este ser fala a linguagem da intimidade, de ser possuído, da plenitude, da saborosa ligação, vínculo, afeto e comunhão.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 10:38

É por isso que a minha esperança está cada vez mais firme.
É a esperança na intervenção directa de Deus nos destinos da humanidade.
Essa esperança é YeHshua (Jesus): O Messiah prometido.
Não é o «Cristo» sofredor do passado, mas o Messiah Rei e salvador: É enfim a ressurreição da nossa felicidade eterna.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 11:06

Se recuarmos suficientemente talvez tudo se defina como a possibilidade de ser, para além da qual apenas encontramos a interrogação e o sentimento. Pessoalmente sinto que há algo de objectivo, quando falamos de Deus.

*=?.0

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 11:15

Deus não é apenas «algo de objectivo» para mim.
Deus é a origem de tudo o que é objectivo. N'Ele está a essência de toda a objectividade.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 18:02

Parece-me que estão fugindo da questão, então trago uma parábola proposta por A.Flew:

"No meio de uma floresta dois exploradores encontram uma clareira, onde crescem flores e legumes. Um afirma que isso é obra de um jardineiro; outro que não existe tal jardineiro (as flores etc. surgiram por acaso). Para resolver o problema, vigiam dia e noite o lugar. Mas não se vê nenhum jardineiro. Talvez o jardineiro seja invisível. Cercam a clareira com arame farpado eletrificado e trazem cães policiais para guardá-la. Mas nem os cães latem, nem se ouvem gritos de dor por um choque elétrico, etc. Mas nada disso desarma o crente: trata-se de um jardineiro invisível, impalpável, inodoro, insensível às descargas elétricas, etc. que ama o jardim e cuida secretamente dele. Finalmente o céptico retruca: Se nenhuma experiência é capaz de refutá-la, que resta da afirmação original? Um jardineiro não identificável por nenhuma qualidade própria não difere de um jardineiro imaginário, i.e. inexistente."

Moral da história: é necessário muito cuidado ao associar Deus com conhecimento objetivo.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 21:05

O Deus encarnado já interviu diretamente no destino da humanidade.Com amor , doação e solidariedade.
Com suor, lágrimas , sangue e morte.
e a morte não foi a ultima palavra.

Re: Terá sido o homem que inventou Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 21:30

Afinal de contas esse jardineiro ou hortelão «invisível» existe. Chamam-lhe DEUS.
YHWH Deus é o Criador de tudo. Mesmo que haja a intervenção de um jardineiro humano, este faz uma pequeníssima parte do trabalho.
Ninguém viu a Deus, mas o seu Filho, deu-O a conhecer.
Citação:
Jo 1, 18 *
A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer. Jo. 1,18
Citação:
1 Jo 4, 12
A Deus nunca ninguém o viu; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chegou à perfeição em nós. 1 Jo 4, 12

Nota: Amemo-nos agápicamente uns aos outros para que DEUS permaneça em nós.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.