Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Trabalho Voluntário
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de October de 2006 03:31

Trabalho Voluntário


Para a depressão psíquica, o remédio é o trabalho voluntário. E o trabalho tem que ser no sentido de fazer algo e não no sentido de dar algo para alguém. Expliquemos:
A depressão psíquica é uma doença moderna, causada pela pressa, pelo activismo e pela repetição das mesmas tarefas, onde se usa o corpo, mas não se usa a mente. A depressão é um desequilíbrio entre o corpo e a mente. A depressão tem sintomas como o desânimo, o desinteresse e a falta de confiança em si próprio. Com a auto-estima baixa, a pessoa não tem vontade de fazer nada.
Quando se percebe que uma pessoa, homem ou mulher, está com depressão psíquica, é necessário partir em busca de tratamento. Alguns remédios de farmácia até podem ajudar na busca da cura, mas os remédios de farmácia têm como efeito colateral a dependência, se usados em demasia ou por tempo prolongado.
Trabalho voluntário, o grande remédio para a depressão. Exemplos de se fazer um trabalho voluntário: Quando você trasfega numa rodovia, e percebe que na pista há um objecto caído de outro veículo, e você sabe que este objecto pode causar um acidente, você detém o seu veículo, estaciona em local seguro, e com toda a prudência que o trânsito requer, retira da pista o objecto caído.
Trabalho voluntário é quando um cabeleireiro pega a tesoura e o pente e se dirige a um asilo para cortar o cabelo dos idosos. Trabalho voluntário é quando você participa de um coral que canta para alegrar crianças doentes. Trabalho voluntário é quando você ajuda um deficiente visual a atravessar uma rua perigosa.
O trabalho voluntário pode ser esporádico e pode ser permanente. Pode ser individual e pode ser feito em grupo. A igreja oferece inúmeras possibilidades para o trabalho voluntário. Pode ser junto aos Vicentinos ou junto à Pastoral da Criança. Também há grupos de profissionais que voluntariamente realizam exames de vista em escolas carentes.
O trabalho voluntário traz boas lembranças e é estímulo para a pessoa buscar novos trabalhos voluntários. As boas lembranças fazem esquecer as mágoas do passado. Com boas lembranças, a pessoa vai se animando, vai aumentando a autoconfiança, vai realinhando os ideais. E então, adeus para a depressão psíquica. Trabalho voluntário é fazer o bem sem esperar nada em troca.

Pense nisso!

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 29 de October de 2006 04:59

Rita

A depressão é uma doença séria e deve ser tratada por médicos. O trabalho pode ajudar em alguns casos mas não deve ser apresentado como uma solução que resolve tudo.

Além disso, se faço um trabalho voluntário à espera de curar uma doença então espero alguma coisa em troca.

pontosvista

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 29 de October de 2006 15:30

Tenho algumas pessoas amigas a fazer trabalho voluntário a conselho médico. Aprovadissimo Rita.

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 29 de October de 2006 17:23

Citação:
Paulo
Tenho algumas pessoas amigas a fazer trabalho voluntário a conselho médico. Aprovadissimo Rita.

Paulo

Também achas que o trabalho voluntário é "o grande remédio para a depressão". E que basta fazê-lo para se poder dizer "adeus para a depressão psíquica"? Sugerir isto é simplesmente irresponsável pois pode ser lido por pessoas com depressões graves que julgam que podem prescindir de ajuda médica. Lá porque um tratamento é adequado para algumas pessoas que conhecemos não se pode aprsentar como remédio universal para todos os que têm problemas semelhantes. Sobretudo numa doença que pode ser extremamente grave.

pontosvista

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de October de 2006 17:59

*
Mas o voluntariado pode ajudar, sais, distrais, conversas. Vens para casa mais relaxado.
É isso mesmo que a pessoa deve fazer quando está stressado/a.

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 30 de October de 2006 00:25

Por um acaso eu disse: trabalho voluntário é "o grande remédio para a depressão?

Ès tu quem estas a dizer isso. Não so dizes como fazes todo um filme (juizo de valor) acerca daquilo que não disse.

Disse que tenho gente a fazer voluntariado a conselho médico. Como não sou médico não fui eu quem os aconselhei. Se os medicos dos voluntarios em questão,pensam que sim, acho que uma licenciatura em medicina, e um especialização em psiquiatria deve conduzir a que saibam mais do que eu nestas matérias.
Uma vez mais, insisto que é muito feio ter ideias pre-conceituosas sobre as pessoas, pensando o que elas não pensaram e dizendo o que elas não disseram.
Se quiseres em privado indico o nome dos psiquiatras em questão.

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 30 de October de 2006 08:11

Citação:
Paulo
Por um acaso eu disse: trabalho voluntário é "o grande remédio para a depressão?

Não. Quem o disse foi a Rita e tu escreveste: "Aprovadissimo Rita."

pontosvista

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de October de 2006 09:31

Potencialmente todos temos alguma depressão em nós. A vida de facto perde algum sentido, quando não fazemos aquilo que no íntimo achamos que deve ser feito, e muito do que deve ser feito passa pelo voluntarismo. Com o voluntarismo habituamo-nos a estar activos e participantes. Se o voluntarismo não é solução para todas as depressões constitui, no entanto, um bom companheiro na sua resolução.

*=?.0

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 30 de October de 2006 09:51

O voluntariado pode, de facto, ajudar alguém com uma depressão.

Mas, o mais importante é fazê-lo por amor. Não estou a dizer que uma pessoa com depresão não o faça por amor. Só quero salientar que, acima de tudo, tem de estar o amor.

Sem ele não vamos suportar as dificuldades e as angústias que sentimos, por vezes, quando lidamos com certos casos complicados. Sou voluntária e, de facto, não é fácil.

Nesses casos de depressão, o melhor é começar por coisas mais "light", digamos assim. Caso contrário, a depressão pode piorar.



MJ

[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 30 de October de 2006 15:10

Ha uma imensidão de Psicologos no desemprego....
Ha mais medicos de depressoes.

Re: Trabalho Voluntário
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de November de 2006 04:17

Podem ver aqui depressão:

[www.thirdage.com]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.