Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 00:34

Geralmente há 1 ou mais suicídios todos os anos na nossa comunidade. Uma comunidade com apenas 10.000 portugueses. Os jovens, dizem que o fazem por causa de namoradas.
Morrer por uma namorada acho uma estupidez!

Re: Suicídio
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 09:18

Ninguém morre porque quer. Trata-se de uma doença muito complicada e que, regra geral, é muito mal entendida. Aliás, o problema é mesmo essa falta de compreensão que leva a que se deixe a pessoa completamente sozinha, num momento em que precisa tatnto de ajuda.

É difícil entender por que razão uma pessoa se suicida. Não digo que não. Mas se a pessoa o faz, é porque está muito doente. Como dizem os médicos, dêem mais atenção a quem diz que se vai matar. A pessoa até poderá não o vir a fazer, mas quando o diz é por que está numa fase de grande sofrimento. Há sofrimentos que não se vêem.


Entenda-se ou não, a verdade é que a depressão é uma morte lenta.

Re: Suicídio
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 10:48

Rita:

Este é um tema muito importante. Em cada 4 segundos há no mundo uma pessoa que se suicida.
Penso que a Maria João disse o essencial sobre o tema - o suicídio, regra geral é consequência directa de doenças mentais muito graves - entre as quais a depressão.
Nesta perspectiva, os suicidas e as pessoas com comportamentos para suicidários são vítimas. Mas também as suas famílias ( e amigos) sofrem de uma forma atroz e devem ter um apoio especializado.

A prevenção do suicídio é possível e o fundamental é divulgar informação sobre o tema. Este ano o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de Outubro incide precisamente sobre este tema.

Já agora, Rita, talvez não seja por acaso que há tantos suicídios em comunidades emigrantes portuguesas. Alguns estudos relacionam a Migração e a incidência de suicídio , porque existe uma maior vulnerabilidade e um stress acrescido em populações migrantes.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/10/2006 10:50 por catolicapraticante.

Re: Suicídio
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 11:10

Tirado daqui:

A psiquiatra Luísa Figueira alertou ontem para a necessidade das pessoas estarem atentas aos indícios de suicídio, embora reconheça que este pode acontecer, mesmo quando a pessoa está a ser seguida clinicamente.

A directora do serviço de psiquiatra do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, resumia desta forma a mensagem que os profissionais de saúde que trabalham o suicídio querem divulgar no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala amanhã.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o suicídio como tema central da efeméride, destacando-o como a causa de muitas mortes prematuras e evitáveis. "Sensibilizar e reduzir os riscos a doença mental e o suicídio" é o mote da OMS, corroborado por Luísa Figueira, para quem o suicídio nos jovens é "uma importante causa de morte, nomeadamente junto de uma população muito jovem e activa".

Segundo a especialista, muitas vezes os suicidas dão indícios de que não são atendidos por quem está à sua volta, ao contrário do que é desejável.

Para Luísa Figueira, é importante que as pessoas entendam os apelos destas pessoas, que precisam de ajuda médica ou aconselhamento psicológico.

Re: Suicídio
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 11:14

Perguntas mais frequentes

"Porque alguém tenta o suicídio?

Normalmente o suicídio é equacionado como forma de acabar com uma dor emocional insuportável causada por variadíssimos problemas. É frequentemente considerado como um grito de pedido de ajuda. Alguém que tenta o suicídio está tão aflito que é incapaz de ver que tem outras opções: podemos ajudar prevenindo uma tragédia se tentarmos entender como essa pessoa se sente e ajudá-la na procura de outras opções e soluções. Os suicidas sentem-se com frequência terrivelmente isolados; devido à sua angústia, não conseguem pensar em alguém que os ajude a ultrapassar este isolamento.

Na maioria dos casos quem tenta o suicídio escolheria outra forma de solucionar os seus problemas se não se encontrasse numa tal angústia que o incapacita de avaliar as suas opções objectivamente. A maioria das pessoas que opta pelo suicídio dá sinais de esperança de serem salvas, porque a sua intenção é parar a sua dor e não por termo à sua vida. A este facto dá-se o nome de ambivalência."



Editado 1 vezes. Última edição em 09/10/2006 11:16 por catolicapraticante.

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 17:08

As vezes ha pessoas que tem problemas e a familia nem sequer sabe, o que se passa com essas pessoas que cometem o suicidio. So quando a policia vai investigar, e que decobrem; muitos andam no vicio do jogo ou da infidelidade e acabam em suicidar-se, acham que e o melhor!

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de October de 2006 21:45

Às vezes há pessoas que tem problemas e a família nem sequer sabe, o que se passa com essas pessoas que cometem o suicídio. Só quando a policia vai investigar, é que descobrem; muitos andam no vicio do jogo ou da infidelidade e acabam em suicidar-se, acham que é o melhor!

Emigrantes que vivem aqui há 20 anos não têm problemas por serem Emigrantes, só está aqui quem quer...podem regressar ao seu País.

Re: Suicídio
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 12:09

Porque há-de alguém querer suicidar-se?

Claro que cada um sabe de si, e não há explicações fáceis nem standard para este tipo de questões.

Da minha experiência e pelo que vi nas vivências dos outros, o suicídio aparece muitas vezes como a única solução para pessoas que vivem momentos difíceis. Não conseguem vislumbrar alternativa.

Claro que há suicídios nos quais se vê a causa imediata. Uma pessoa que perdeu todo o dinheiro em apostas, alguém que vê descoberto um grande escândalo, adolescentes cujos namoros deram torto.

Mas há uma franja da população que sofre em silêncio, perante a surpreendente impassividade dos outros. Muitas vezes deprimidos, são incapazes de resolver o que os atormenta, ou até de ver o que os incomoda. Muitas vezes sofrem por razões mais concretas mas são incapazes de falar nisso, até porque intuem que serão mal aceites pelos que os rodeiam. Mesmo pela família e amigos. Ou por uma questão de orgulho. Para além disso, ninguém quer ser um maluquinho, não é? Assim, muitas pessoas que sofrem são condicionadas a calar esse sofrimento.

E aí a culpa é de todos nós, da nossa indisponibilidade para olhar para dentro dos outros e os aceitar como são. Muito facilmente julgamos, e muito dificilmente damos carinho e apoio.

Para além disso, como somos naturalmente egoístas e egocêntricos, temos muita dificuldade em ver o sofrimento que há nos outros, porque temos o nosso sempre à nossa frente. E assim quem está deprimido, nos casos em que não consegue exprimir o que sente, esbarra com autênticas paredes nas outras pessoas, incapazes de perceber ou de aceitar o que este sente.

Mas afinal quem está deprimido sofre tanto assim? Como li numa enciclopédia, só quem esteve mesmo deprimido poderá imaginar a dor constante que isso provoca. É como a dor de morrer um parente próximo, mas em vez de se ir curando com o tempo, permanece. E quando permanece demasiado tempo, surge o desespero. A ideia de que essa dor nunca passará, de que se sofrerá sempre assim, sempre esse sofrimento atroz.

Imaginem perder o pai ou a mãe, o marido ou a mulher, ou um filho, e imaginem a ideia de essa dor nunca se suavizar, estar sempre no seu expoente máximo. Alguém consegue viver assim?

(claro que cada pessoa tem o seu percurso de vida, e aqui apenas descrevi um dos processos psicológicos de um suicida. neste caso, o para-suicídio surge como uma chamada de atenção. a pessoa não consegue exprimir o que sente... tem de mostrar que está mal de outra forma)


É inútil discutir o suicídio sem perceber realmente aquilo porque passa quem se suicida. Mas acima de tudo é inútil pôr a tónica do debate no absurdo do suicídio, em vez de ser uma tentativa de compreensão das vítimas e uma tomada de consciência, para podermos ajudar quem precisa.

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 15:26



Alguns querem desabafar, mas nós não temos tempo para os ouvir ou por vezes nem nos apercebemos que precisam de nós. Aconteceu comigo; havia uma pessoa que me telefonava e desviava sempre as conversas dela, porém, um dia disse-me que esteve para se suicidar, só quando me falou em suicídio, lhe dei atenção!

Re: Suicídio
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 15:32

My point exactly. ;) (perdoem-me o "estrangeiro")

Temos de olhar para o problema de quem se quer suicidar do ponto de vista de quem os deve querer ajudar. Claro, tendo a noção de que ninguém é super-homem.

Re: Suicídio
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 15:39

Além disso, o que para nós não parece ser grave, se calhar é para outra pessoa. O que nós conseguímos ultrapassar sem grandes dificuldades, a outra pessoa não consegue. Não somos todos iguais. SE a pessoa diz que está a sofrer é porque está. Não se esqueçam que o passado conta muito. Ele está lá atrás, é verdade. Mas, o nosso suporte psicológico, digamos assim, é como a pedra em água mole. Tanto bate até que fura. A pessoa pode já ter ultrapassado muita coisa, mas há um momento em que as coisas se complicam. As pessoas não são fracas, estão apenas fragilizadas e precisam de ajuda.

Já para não dizer que muitos problemas psicológicos só surgem muito mais tarde. Vejam o caso de raparigas que são violadas em crianças. Elas podem ter ultrapassado relativamente bem esse período, mas mais tarde, quando começam a ter um relacionamento afectivo com alguém, é que surgem os problemas.


Que DEus ajude quem mais precisa de apoio.

Re: Suicídio
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 18:55

Para começar acho que os jovens portugueses não se matam devido às namoradas. Pessoalmente já estive perto desse ponto e salvaram-me, mas a depressão é como um estado de coma, pura e simplesmente se não quisermos sair e se não lutarmos, não a ultrapassamos, graças a Deus, lutei e salvei-me, mas gostaria de saber a possição da igreja, quanto ao suícidio... Pelo que sei, quem se suícida, não é aceite no paraíso, ponto final, é deveras este o destino que merece, quem não vê outra saída na vida, quem não tem mais esperanças, quem se sente totalmente sozinho.

Abraços em Deus
Ni

Re: Suicídio
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 19:40

Cara Ni:

Não é a Igreja quem decreta quem entra ou não no paraíso. A Igreja nunca se pronunciou sobre a presença de alguém no Inferno, nem sequer de um dos suicidas mais tristemente famosos, Judas Iscariotes.

De qualquer forma, é preciso dizer algo mais. Durante muito tempo a Igreja recusou o funeral religioso aos suicidas e em muitos lugares tinham que ser enterrados em sítio à parte. Hoje sabemos que os suicidas são essencialmente vítimas e que ninguém em «estado normal» (passe a expressão) se suicida. E basta falar com uma pessoa que tenha falhado uma tentativa de suicídio para perceber isto.

Nada sabemos desse encontro final de cada um com Deus. Mas temos indícios suficientes para concluir que, se no plano dos princípios atentar contra a vida própria é um pecado mortal, as pessoas que o fazem, não estão de facto, em situação de consciência e liberdade suficientes para que tal acto se possa julgar como sendo um pecado mortal. Não temos, pois, o direito de julgar ninguém.

Alef

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 04 de November de 2006 05:06

Ni

A vida é tão linda, porquê o suicídio?

Re: Suicídio
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de November de 2006 07:31

Querida NI:

Parabéns, és uma vencedora.

Há uma tendeñcia para valorizar as pessoas que sobrevivem a uma doença grave, como um cancro ou a um acidente , e nunca se valoriza devidamente as pessoas que ultrapassarm uma grave depressão.
Que lutam contra a doença e reencontram o sentido da vida e a alegria de viver.

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 19:27

“Estende tua mão!” - 13/11/2006 - 14:28

* Aloísio Parreiras

Estimado amigo jovem, se alguém ou alguma coisa te faz pensar que Jesus Cristo não cuida de ti, não acredites! Sabe que, no decorrer de nossas vidas, enfrentamos primaveras e outonos, dias de sol e dias de chuva, dias de bonança e dias de temporal, mas tudo isso é parte integrante de nossa existência. Se porventura sentires chegar o outono, os sofrimentos e as dificuldades, quero que saibas que “quando Deus Pai intervém com o Seu Espírito, o caos transforma-se em cosmo, no mundo acende-se a vida, e a história põe-se novamente em caminho”. (João Paulo II, “L’osservatore Romano n.º 20”).

Querido jovem, em Cristo e por Cristo, somos chamados a caminhar nas diversas fases da vida, correspondendo ao amor de Deus e vivenciando em plenitude a virtude teologal da fé. Ter fé é saber acreditar, mesmo quando tudo e todos nos levam a não crer! Ter fé é professar que Deus nunca abandona aquele que n’Ele confia! Nunca te esqueças de que Jesus Cristo está vivo; Ele atua no presente e transforma as nossas vidas! Ele nos adverte que ter contrariedades, enfrentar doenças e sofrimentos é algo que pode acontecer a qualquer um de nós, mas Ele também balbucia, em nossas almas, a certeza de fé que nos diz que “os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a glória que se há de revelar em nós!” (Rm 8,18). A todo o momento, nosso amado Salvador nos diz: “Eu renovo todas as coisas!”(Ap 21,5)

Jovem companheiro na vivência da fé, diante dos contratempos e das intempéries que a vida nos apresenta, muitos que se dizem fiéis retrucam, afirmando: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-Se de mim!” (Is 49,14). Amparados no amor de Deus, testemunhemos que “tudo é possível para quem crê!” (Mc 9,23) Segurando firmemente nas mãos de Nossa Senhora, a Virgem fiel, saibamos conduzir todos os que vacilam na fé à presença transformadora de Jesus Cristo. Digamos a eles, com renovada esperança: Tende confiança! Abandonai-vos nas mãos providentes de Nosso Senhor Jesus Cristo! E assim como os apóstolos, diante da incredulidade de Tomé, professemos: “Vimos o Senhor!” (Jo 20,24).Com amor, deixemos que Cristo lhes fale: “Põe teu dedo aqui e vê Minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no Meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” (Jo 20, 27).

Jovem fiel, gostaria de te pedir, em nome da Igreja: Não limites teu crescimento na vida da fé! Não te contentes em fazer o mínimo em termos de vivência da fé, quando Cristo te dá todas as condições para viveres uma fé madura e adulta! Pondera em tua alma os ensinamentos do profeta, que te diz: “Sem firme confiança, não vos firmareis!” (Is 7,9). Deixa que penetrem, no fundo de tua alma, as sábias palavras que te são ditas pelo nosso saudoso João Paulo II: “Amados jovens, a Igreja precisa de testemunhas autênticas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros. A igreja precisa de santos. Todos somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade”. (Mensagem do Papa João Paulo II para a XX JMJ). Amigo jovem, somente à luz da fé, poderás bradar que esse mundo tem jeito; afinal, nós confiamos em Deus! Ele é o nosso Porto Seguro que nos abriga em meio aos vendavais! Ele é o Farol que faz resplandecer a convicção da fé em meio às constantes investidas das trevas! Ele é o nosso Deus amado e adorado que nos leva a suplicar quando parece que tudo vai desfalecer: “Senhor, aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)

Para concluir, caro amigo de fé, quero ainda te pedir: Não te deixes levar pelas heresias que corrompem a verdadeira fé! Recorre à orientação espiritual e, junto a um sacerdote, encontra respostas aos teus questionamentos de fé! Contempla a profundidade da vivência da fé de Nossa Senhora e do próprio Cristo! Abre-te, corajosamente e sem reservas, à fecunda experiência pessoal da fé! Olha para a Virgem fiel e aprende com ela que ter fé é saber dizer: “Faça-se!”. Dize com coragem aos outros jovens: “O Eu Sou enviou-me a vós!” (Ex 3,14). Professa com entusiasmo: Eu creio que Deus existe e, por isso, mesmo que um tsunami abale a minha vida, continuarei professando que “ser cristão é sempre o resultado de uma virada da existência humana que se afasta da auto-satisfação da vida desatenta para converter-se!” (Cardeal Joseph Ratzinger, “Introdução ao Cristianismo”). Com fé, abandona-te nas mãos providentes de Deus, na certeza de seres compreendido, ajudado, amado e confortado!


*Historiador e integrante do Movimento de Emaús


Última Alteração: 14:28:00

Fonte: Arquidiocese de Brasília

Re: Suicídio
Escrito por: Felisberto Areias Lopes (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 23:51

Citação:
Rita*
“Estende tua mão!” - 13/11/2006 - 14:28
* Aloísio Parreiras

Estimado amigo jovem, se alguém ou alguma coisa te faz pensar que Jesus Cristo não cuida de ti, não acredites! Sabe que, no decorrer de nossas vidas, enfrentamos primaveras e outonos, dias de sol e dias de chuva, dias de bonança e dias de temporal, mas tudo isso é parte integrante de nossa existência. Se porventura sentires chegar o outono, os sofrimentos e as dificuldades, quero que saibas que “quando Deus Pai intervém com o Seu Espírito, o caos transforma-se em cosmo, no mundo acende-se a vida, e a história põe-se novamente em caminho”. (João Paulo II, “L’osservatore Romano n.º 20”).

Querido jovem, em Cristo e por Cristo, somos chamados a caminhar nas diversas fases da vida, correspondendo ao amor de Deus e vivenciando em plenitude a virtude teologal da fé. Ter fé é saber acreditar, mesmo quando tudo e todos nos levam a não crer! Ter fé é professar que Deus nunca abandona aquele que n’Ele confia! Nunca te esqueças de que Jesus Cristo está vivo; Ele atua no presente e transforma as nossas vidas! Ele nos adverte que ter contrariedades, enfrentar doenças e sofrimentos é algo que pode acontecer a qualquer um de nós, mas Ele também balbucia, em nossas almas, a certeza de fé que nos diz que “os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a glória que se há de revelar em nós!” (Rm 8,18). A todo o momento, nosso amado Salvador nos diz: “Eu renovo todas as coisas!”(Ap 21,5)

Jovem companheiro na vivência da fé, diante dos contratempos e das intempéries que a vida nos apresenta, muitos que se dizem fiéis retrucam, afirmando: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-Se de mim!” (Is 49,14). Amparados no amor de Deus, testemunhemos que “tudo é possível para quem crê!” (Mc 9,23) Segurando firmemente nas mãos de Nossa Senhora, a Virgem fiel, saibamos conduzir todos os que vacilam na fé à presença transformadora de Jesus Cristo. Digamos a eles, com renovada esperança: Tende confiança! Abandonai-vos nas mãos providentes de Nosso Senhor Jesus Cristo! E assim como os apóstolos, diante da incredulidade de Tomé, professemos: “Vimos o Senhor!” (Jo 20,24).Com amor, deixemos que Cristo lhes fale: “Põe teu dedo aqui e vê Minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no Meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” (Jo 20, 27).

Jovem fiel, gostaria de te pedir, em nome da Igreja: Não limites teu crescimento na vida da fé! Não te contentes em fazer o mínimo em termos de vivência da fé, quando Cristo te dá todas as condições para viveres uma fé madura e adulta! Pondera em tua alma os ensinamentos do profeta, que te diz: “Sem firme confiança, não vos firmareis!” (Is 7,9). Deixa que penetrem, no fundo de tua alma, as sábias palavras que te são ditas pelo nosso saudoso João Paulo II: “Amados jovens, a Igreja precisa de testemunhas autênticas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros. A igreja precisa de santos. Todos somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade”. (Mensagem do Papa João Paulo II para a XX JMJ). Amigo jovem, somente à luz da fé, poderás bradar que esse mundo tem jeito; afinal, nós confiamos em Deus! Ele é o nosso Porto Seguro que nos abriga em meio aos vendavais! Ele é o Farol que faz resplandecer a convicção da fé em meio às constantes investidas das trevas! Ele é o nosso Deus amado e adorado que nos leva a suplicar quando parece que tudo vai desfalecer: “Senhor, aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)

Para concluir, caro amigo de fé, quero ainda te pedir: Não te deixes levar pelas heresias que corrompem a verdadeira fé! Recorre à orientação espiritual e, junto a um sacerdote, encontra respostas aos teus questionamentos de fé! Contempla a profundidade da vivência da fé de Nossa Senhora e do próprio Cristo! Abre-te, corajosamente e sem reservas, à fecunda experiência pessoal da fé! Olha para a Virgem fiel e aprende com ela que ter fé é saber dizer: “Faça-se!”. Dize com coragem aos outros jovens: “O Eu Sou enviou-me a vós!” (Ex 3,14). Professa com entusiasmo: Eu creio que Deus existe e, por isso, mesmo que um tsunami abale a minha vida, continuarei professando que “ser cristão é sempre o resultado de uma virada da existência humana que se afasta da auto-satisfação da vida desatenta para converter-se!” (Cardeal Joseph Ratzinger, “Introdução ao Cristianismo”). Com fé, abandona-te nas mãos providentes de Deus, na certeza de seres compreendido, ajudado, amado e confortado!


*Historiador e integrante do Movimento de Emaús


Última Alteração: 14:28:00

Fonte: Arquidiocese de Brasília

Re: Suicídio
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 25 de November de 2006 00:15

Tem vindo a aumentar o numero de suicidios ligado a depressões.
Tenho uma amiga que tenho procurado ajudar. Tem doença bipolar e ora está numa euforia imensa ora passa para depressões profundissimas.
Tenho insistido para que tome a medicação do médico que a acompanha, e ao que parece tem um deficit de litio que tem de ser compensado.
Mal se sente melhor tenta parar a medicação e é isso que todos tentamos evitar.
Mas e porque está numa fase de depressão, tenho passado muito tempo com ela, dialogando sobre as razões para viver. É uma luta que ela trava para continuar diariamente agarrada a vida.
Tenho pensado muito nestas ultimas semanas, como é importante o apoio a estas pessoas. Ao mesmo tempo um apoio especializado, de quem saiba o que está a fazer, mas tambem com uma componente de voluntariado.
Tenho andado a falar com umas psicologas amigas e eventualmente um psiquiatra, para se criar um grupo de voluntários que forme, e acompanhe esta gente.
Seria bom que um medico no centro de saude pudesse encaminhar doentes com depressoes para grupos de apoio, que com formação pudessem auxiliar.
As portas teimam-se em não se abrir.
Mas ando preocupado.

Re: Suicídio
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 25 de November de 2006 04:17

Paulo

Acredito que andes preocupado; quando alguém desabafa connosco, ficamos preocupados e pensamos que não ajudamos o quanto devíamos ter ajudado. Se essa pessoa tem filhos, em quem lhe deves falar é nos filhos! Fiz isso a uma jovem mãe que me telefonou e me disse que esteve para se suicidar. Eu disse-lhe; tens uma filha tão linda, ela precisa tanto de ti, pensa na tua linda filha. "Mudou completamente" passado umas 3 horas já estava dizendo as palavras que eu lhe tinha dito. Fiquei tão contente!
E qual a razão dessa depressão?

O exercício físico também ajuda muito, se for para um ginásio ou dar caminhadas a pé...

Re: Suicídio
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 25 de November de 2006 13:17

Obrigado pela preocupação rita, mas nestes casos, cada caso é mesmo um caso. Quando ha um casamento arruinado, que deu em divorcio, um filho grande que trabalha e que tem de tomar conta da mãe, mas que tambem tem o direito a ser um jovem como os outros, a sair, ter uma vida própria. E pergunta-me onde está Deus?
Sempre acreditei -já o disse aqui - que a terapia ocupacional é importante, mas neste e noutros casos que tenho acompanhado, tenho visto que há padrões comuns, mas com muitas variantes. O essencial sempre é o tratamento seguido á letra e alguma ajuda que melhore a auto estima.
Contudo quem está de fora tem sempre uma clareza para ver a situação que o próprio não tem.
É complicado. Mas temos de estar nesta frente.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.