Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678
Página actual: 8 de 8
Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 23:19

Bem eu sei que quando foi um funeral de uma tia do meu pai, a missa foi dada pela freira porque o padre da altura estava invisual e ainda não tinha sido substituído. Depois ela ía pra Mértola e aproveitou-se para pedir boleia pra lá porque assim ainda se podia regressar a Lisboa naquele dia, senão só ao outro dia ou apanhando taxi e não estava pra isso. Era uma freira do norte em terras alentejanas, e até se falou que os católicos alentejanos iam pouco à missa e ela disse que "mas eram mais tementes a Deus" comparando com os católicos do norte, que segundo ela iam mais por habito, pra fazer vistas, e que saiam da missa e vinham com fofocas hehe.
Mas voltando, foi a freira a dar missa e estava na altura a dar as missas todas enquanto não substituiram o padre.
Quanto a igrejas evangélicas têm pastoras a pregar nos pulpitos (sem véu) e diga-se que muitas poem os maridos pastores a um cantinho.
Quanto ao apóstolo Paulo claro que as suas epístolas eram inspiradas divinamente por Deus, o próprio São Pedro assim o atestou, mas que seus escritos e os de outros apostolos foram inspirados dentro de dados circunstanciais imediatos. Os apóstolos não eram inspirados o dia todo. Eles disseram coisas inspiradas, e que foram preservadas. E graças a Deus não se preservou as demais coisas que equivocadamente pensaram e entenderam, como acontece muitas vezes com qualquer outro homem. Quando Paulo fala de casamento, celibato, mulheres está a dar a visão dele daí por exemplo em I Corintios 7 ele refere várias vezes que é ele que diz, não o Senhor, a contrastar com o que diz o Senhor. Também se tem que ter em conta quando se interpreta o “tempo” e as “circunstancias” daquela hora e a cultura machista da época, portanto o contexto sócio-cultural da época. Deus sempre respeitou culturas, também havia poligamia e bigamia no antigo Testamento e esse não era o plano ideal de Deus, mas Deus sempre respeitou e deixou as civilizações evoluirem. Também acredito que o machismo que havia na cultura judaica não era a vontade de Deus, Jesus que sempre tratava com amor por igual homens e mulheres. Numa sociedade onde o homem tinha todos os privilégios, incluindo o de ter uma segunda esposa caso a pudesse sustentar...
Acho que a relação de Paulo e as mulheres não era a melhor, daí ele dizer que era melhor que ficassem como ele solteiro, que se estás livre de mulher não procures casamento, o que contrasta com passagens Bíblicas que dizem que quem acha uma mulher acha uma coisa boa, Paulo experimentou muitas boas promessas, mas acho que desta ele queria distância, até falou da Eva mas esqueceu-se que lá também diz que não é bom que o homem-mulher esteja só. Portanto, esses conselhos circunstânciais de Paulo são isso mesmo, e têm a ver com as circunstâncias da época, a cultura, e a visão própria de Paulo sobre as mulheres. Como ele era o pastor daquela igreja, ele tinha o direito de impor as regras internas dessa igreja. Também como disse em outro tópico o celibato pra mim não é doutrina, mas uma regra interna da icar, como qualquer igreja tem as suas regras internas, que não se pode confundir com doutrina. Doutrina é uma coisa, regras internas das igrejas são outras.
Paulo exorta as mulheres a ficarem caladas na igreja, mas no capitulo 11 ele alega que existem mulheres que exercem o ministério e aconselha essas mulheres da igreja de Corinto a se comportarem

"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei." (I Coríntios 14 : 34)

"Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada." (I Coríntios 11 : 5)

Deve ser por isso que a freira tinha a cabeça tapada com o véu... :) Então no capitulo 11 estejam caladas, no capitulo 14 orem e profetizem (acho que têm que falar não é???) mas ponham o veu.
Acho que só fazendo uma análise psicológica a Paulo ou com uma psicanálise pra tentar entender Paulo em relação às mulheres, os traumas, os fantasmas.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/04/2008 23:24 por Jorge Gomes.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 06 de April de 2008 11:37

Citação:
Quanto ao apóstolo Paulo claro que as suas epístolas eram inspiradas divinamente por Deus

Citação:
Quando Paulo fala de casamento, celibato, mulheres está a dar a visão dele daí por exemplo em I Corintios 7 ele refere várias vezes que é ele que diz, não o Senhor, a contrastar com o que diz o Senhor.

Ou seja, para ver se percebi bem: nem tudo é inspirado. Neste caso da opinião de Paulo sobre as mulheres, é a visão dele, não de Deus, logo não é para seguir? ;-)

Abraço fraterno,

Miguel

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de April de 2008 15:23

Citação:
rmcf
Citação:
Quanto ao apóstolo Paulo claro que as suas epístolas eram inspiradas divinamente por Deus

Citação:
Quando Paulo fala de casamento, celibato, mulheres está a dar a visão dele daí por exemplo em I Corintios 7 ele refere várias vezes que é ele que diz, não o Senhor, a contrastar com o que diz o Senhor.

Ou seja, para ver se percebi bem: nem tudo é inspirado. Neste caso da opinião de Paulo sobre as mulheres, é a visão dele, não de Deus, logo não é para seguir? ;-)

Abraço fraterno,

Miguel

Sim, é como expliquei. Se Deus respeitava os hábitos culturais das civilizações antigas também há de respeitar os nossos. Se na opinião de Paulo homens de cabelo comprido não era decente (pra ele devia ser sinónimo de bicha) se eu me apetecer andar de cabelo comprido Deus não está ralado se o cabelo é assim ou assado, se a mulher poe o veu ou tira o veu, se usa calças ou saia, se usa o cabelo até ao chão ou curto, Deus não quer saber disso, a própria Bíblia diz que o que interessa a Jesus é o coração, não é o exterior do copo, mas Deus respeita os hábitos culturais de cada um desde que não haja desobediência contra o que é doutrina. Portanto, a Bíblia foi escrita num dado periodo historico, numa dada cultura, mas o que temos que reter são as doutrinas de Jesus e dos Apóstolos, foi para isso que ela foi escrita, agora claro que se eles estavam inseridos numa dada cultura e história, também acaba por transparecer isso, mas o que Jesus quer que eu siga é a Sua Palavra, a doutrina de Jesus e apóstolos, a mensagem da graça de Deus, a mensagem da cruz, não tenho que seguir os hábitos culturais dos Judeus, não tenho que comer gafanhotos como o João Batista, não tenho que me vestir como eles se vestiam, está fora de moda e nada fashion, não tenho que ficar celibatário como era a preferêdncia de Paulo.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de April de 2008 16:51

Citação:
Jorge Gomes
na opinião de Paulo homens de cabelo comprido não era decente (pra ele devia ser sinónimo de bicha)

Mas então Sansão era? Sem falar do próprio Paulo, que teve muito tempo os cabelos compridos?

Gostaria de perceber como encaixam mais isso no "sola scriptura". Em uma parte está "Será santo, e deixará crescer livremente os cabelos de sua cabeça." (Num 6,5), e já mais a frente aparece o apóstolo dando sua "opinião pessoal".



Editado 1 vezes. Última edição em 06/04/2008 16:55 por firefox.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 13:29

S. Paulo é difícil. Eu que o diga, que embirrei com ele desde muito nova, por causa de passagens como essa. Por isso é que eu disse já algures que tinha uma antiga "antipatia" por S. Paulo. É verdade que eu hoje tenho uma leitura mais serena desses textos, mas também é verdade que continuo um pouco reticente em relação a eles e nunca consegui ter para com S. Paulo a simpatia que nutro por exemplo por S. Pedro.

Compreendo perfeitamente a posição da autora. Nunca me aconteceu, pelo menos não me lembro, se já deparei com alguma dessas passagens quando fui ler as leituras. Não sei se diria a outra pessoa para ler na minha vez, mas que não é agradável ler ou ouvir aquilo, não é.

Não! S. Paulo não é "todo inspirado"! Aquilo é nitidamente o reflectir da mentalidade da época (e não só daquela) relativamente ao papel das mulheres no mundo. Com raras, raríssimas excepções, as mulheres tinham o seu papel a desempenhar no lar, para a família e marido.

Também aqui há uns tempos, li a introdução da Bíblia dos Capuchinhos onde vem a posição da Igreja sobre a Verdade contida na Bíblia: a Bíblia não erra no que interessa para a Salvação.

"No entanto, não podemos buscar na Bíblia qualquer verdade, mas só a que interessa à salvação do homem, ou seja, a verdade religiosa, e só aquela que Deus, causa da nossa salvação, quis que fosse registada nas Escrituras. Trata-se de uma verdade não puramente especulativa, mas concreta, que não se dirige apenas à inteligência, mas ao homem todo; uma verdade que é preciso descobrir através dos muitos e variados géneros literários; uma verdade progressiva, revelada por etapas, obedecendo à pedagogia de Deus em relação aos homens; uma verdade que está em toda a Bíblia e não apenas num livro ou num texto isolado. Por isso, a verdade dos textos sagrados só resulta da totalidade da Bíblia, como a santidade da Igreja resulta do conjunto dos baptizados e não de cada um individualmente."

Não vão com certeza dizer-me que a submissão da mulher na sociedade é uma condição essencial e indispensável à Salvação?! Se assim for, o que dizer então da escravatura? Vamos legalizá-la novamente?! [Cl 3,22: Escravos, obedecei em tudo aos senhores terrenos, não para dar nas vistas, como se procurásseis agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, no temor do Senhor.]

Também aí (Introdução...) aprendi que a "Palavra de Deus tornou-se linguagem humana sem deixar de ser Palavra de Deus, assim como o Filho de Deus se fez homem sem deixar de ser Deus; e sujeitou-se, tal como Ele, às limitações e condicionamentos da palavra humana, excepto no erro formal. Tais condicionamentos são:
Condicionamentos de tempo (...)
Condicionamentos de espaço (...)
Condicionamentos de raça (...)
Condicionamentos de cultura (...)
"

"A Bíblia não é, pois, fruto de um ditado mecânico, mas uma obra em que Deus e o homem intervêm: Deus com as suas perfeições infinitas, e o homem com as suas faculdades e conforme a sua capacidade."

Não! S. Paulo não é inspirado a 100%, tem de se ler no seu tempo e contexto. Aprendi muito sobre o entendimento e a leitura da Bíblia e a inspiração dela com a Introdução Geral da Bíblia dos Capuchinhos (donde retirei as citações atrás).

Muitas das leituras que fazemos na missa que são o resultado duma pequena manta de retalhos. Reuniu-se o que realmente era importante para transmitir a Palavra! Acho que não era mal nenhum se nas leituras de alguns textos de S. Paulo também se fizesse isso.


Abraços

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 07/04/2008 13:30 por Cassima.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 15:50

Mc 9, 33-37 33Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?» 34Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior.
35Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» 36*E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: 37«Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»



Lc 22, 24-27 24Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles devia ser considerado o maior.
25Jesus disse-lhes: «Os reis das nações imperam sobre elas e os que nelas exercem a autoridade são chamados benfeitores. 26Convosco, não deve ser assim; o que fôr maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve. 27Pois, quem é maior: o que está sentado à mesa, ou o que serve? Não é o que está sentado à mesa? Ora, Eu estou no meio de vós como aquele que serve.



No entanto ainda hoje os cristãos protestam por não os deixaram ser grandes. É sinal que o Evangelho ainda não penetrou verdadeiramente no seu coração, como as pedras no rio, estão rodeadas de água, ouvimos o Evangelho muitas vezes, mas estamos secos por dentro, não deixamos a Boa Nova penetrar no nosso coração. Continuamos a protestar por não nos deixarem sentar nos primeiros lugares.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 16:11

Mas quem é que quer ser o(a) maior ou sentar-se nos lugares da frente? O objectivo é poder sentarem-se todos lado a lado. Vês a submissão das mulheres e toda a injustiça que daí adveio (advém) como ser pequenino e servir os outros para ganhar o reino dos Céus?

Para sermos salvas, temos de servir os outros, obedecer-lhes, inclinar a cabeça, engolir as nossas opiniões? Será que estamos a usar os nossos talentos quando ficam escondidos, esmagados debaixo da prepotência de quem quer impôr essa submissão?

Não confundir o serviço voluntário, a mansidão de quem abranda conflitos com a obediência forçada.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 16:43

Citação:
camilo
Continuamos a protestar por não nos deixarem sentar nos primeiros lugares.

Então sempre há primeiros lugares? não era tudo uma questão de Servir?

No que difere a vocação de um homem da de uma mulher na questão do sacerdócio? Há algum aspecto hormonal que me escape?


Já agora queria colocar aqui um texto que achei muito sincero, escrito por um padre, onde aquilo que ele sente ser correcto anda ao sabor dos desejos de alguns.

Citação:
Impotente
Não. Não se trata de uma daquelas coisas mórbidas e libidinosas que atraem a leitura e os desejos. É a sensação que ocupa grande parte das horas dos meus dias. Impotente perante tanta situação constrangedora… Gostava de resolver este e aquele problema, a esta e aquela pessoa, paroquiano ou amigo, ou simplesmente pessoa. Gostava de me resolver a mim. Por fora faço um penteado alinhado ou desalinhado conforme a vontade e o sol. Preparo um sorriso trabalhado ou por trabalhar. Visto umas calças e umas peças mais de adornos engraçados ou porque estavam mais à mão. Mas por dentro não há penteado ou sorriso ou calças para aparecer ao outro como algo que se pode olhar. Por dentro faz como o tempo, um solito acastanhado por entre nuvens espessas, umas vezes. Outras o cinzento do nevoeiro. Outras pura e simplesmente a chuva a cair, molhando e constipando. E outras, graças a Deus, mesmo graças a Deus, com o sol sem sombras. Posso dizer que ontem o tempo anunciado pela rádio de manhã era como o meu tempo. Expliquei a alguém que me perguntou do rosto que tinha, que era do tempo. Talvez quebra de tensão. Por isso me sinto impotente. Porque não sei explicar. Sento-me para rezar. Levanto-me para celebrar a Eucaristia. Trabalho, faço ofícios. Mas não sinto que me esteja a resolver ou a resolver os dos outros. Às vezes penso que só conseguirei resolver os dos outros quando me resolver a mim. Às vezes penso que não sou eu que tenho de resolver o que quer que seja, mas Deus. E depois penso que pode ser desculpa minha, para ficar parado, à espera. Mas esta Igreja não devia ser assim. Devia ser de Deus e não dos homens. E eu também devia ser de Deus e não dos homens. Fazer pelos homens o de Deus. Não fazer o dos homens com a desculpa de Deus. Queria ser padre sem usar o poder que me é dado, mas a vida que me é oferecida. Queria ser impotente para ser apenas um braço de Deus, o todo poderoso. Mas sou apenas impotente porque não consigo sentir, como gostaria, que a minha vida e a dos outros estejam bem, sejam de Deus.

O texto aqui transcrito é de 2006
Curiosamente o texto escrito pelo mesmo padre no passado dia 1, tem uma temática semelhante, mas com um olhar diferente. É este:

Citação:
penso que sinto hoje aquilo que é ser padre
Deus fez tudo o que somos. Por isso fez o que sinto neste momento e agradeço-lho, embora Lhe peça um sinal. É que hoje penso que sinto o que é verdadeiramente ser padre. Ou pelo menos o padre que Deus me pediu para ser e as capacidades que me dotou para o ser. Hoje entendo que ser padre nem sequer é ouvir as pessoas. Hoje entendo que a Igreja de Deus nem sequer é a igreja das celebrações. Elas são a fonte para a nossa vida. No entanto a Igreja de Deus é a Igreja da vida, a Igreja da vida dos homens, a igreja dos homens. Ser padre é estar com a vida e com os homens. É estar com eles nos seus problemas e aflições. É estar disponível para as suas vidas e vivências. É ser com eles. É deixar de sermos apenas o homem que Deus quis que fôssemos para sermos o padre que Deus quis fazer para os outros. Hoje penso que sinto o que é aquela entrega total de que tanto se falava no Seminário. Não é dizermos a Deus Sou todo teu. Mas viver dentro de si os homens que Deus te entregou, quase deixando de te sentires a ti para sentires os que Deus ama, ou o Deus que os outros têm dentro de si ou que precisam ter dentro de si. Hoje penso que sinto o que é a minha missão sacerdotal, a tal missão do sacrifício, porque tenho de suportar o peso dos outros nos ombros. Até parece que percebo melhor porque Te entregaste na cruz, porque carregaste com o peso do madeiro. É um peso tão grande! Não é meu, mas levo-o nos ombros. Têm sido tantos os pesos que me têm procurado ultimamente. Sinto-lhes cada quilo. Quilos que precisam do padre e do Deus que o padre lhes transmite. Queria sentir outras coisas. Insisto em querer senti-las. Mas é isso que sinto. E por isso penso que sinto hoje aquilo que é ser padre. Mas, ó meu Deus, podias confirmar-me se é mesmo isto o ser padre? Podias confirmar-me se o que penso que sinto é mesmo o que sinto?

Eu diria que ainda não... e até gostei mais do primeiro texto.
Mas fora isso, estas dúvidas, esta inquietude, esta vontade de servir, de se entregar, tem género?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/04/2008 16:44 por Lena.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 17:00

Cassima (IP registado)


Mas quem é que quer ser o(a) maior ou sentar-se nos lugares da frente? O objectivo é poder sentarem-se todos lado a lado. Vês a submissão das mulheres e toda a injustiça que daí adveio (advém) como ser pequenino e servir os outros para ganhar o reino dos Céus?

Para sermos salvas, temos de servir os outros, obedecer-lhes, inclinar a cabeça, engolir as nossas opiniões? Será que estamos a usar os nossos talentos quando ficam escondidos, esmagados debaixo da prepotência de quem quer impôr essa submissão?

*****
Cassima

Os bons cristãos era mesmo isso que deviam fazer. Dar a outra face! Só que não somos verdadeiros cristãos, nem neste fórum o demonstramos! Não falo por ti, mas por muitos, incluindo eu:-)

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 17:32

Claro que há lugares mais influentes que outros. Mas se realmente vissemos o poder como um serviço não protestariamos por não ter poder, antes ficariamos aliviados por não termos de carregar esse fardo.
E sim, o caminho da salvação está em servirmos o próximo.
Quanto ao possivel sacerdocio feminino já escrivi por aí algures. Há argumentos pastorais e teologicos a favor e contra. Na minha opinião os argumentos teologicos são demasiados frageis. Os argumentos pastorais podem mudar com a mudança de sensibilidade da população.
Há um forte argumento pastoral contra o sacerdocio feminino neste momento e tem que ver com o dialogo ecumenico. As maiores esperanças desse dialogo estão colocadas no dialogo com a igreja ortodoxa. Ora neste momento a admissão do sacerdocio feminino mataria esse dialogo por varias decadas.
No caso da europa ocidental e dos USA, nas zonas urbanas, parece-me que o sacerdocio feminino talvez tivesse mais vantagens que desvantagens. Mas o mundo é muito mais vasto que a população instruidas dessas regiões.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 17:40

Camilo

NADA do que eu escrevi tinha em mente o sacerdócio feminino.

As tuas respostas são à Lena ou a mim?

Cassima

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 18:28

Citação:
firefox
Gostaria de perceber como encaixam mais isso no "sola scriptura". Em uma parte está "Será santo, e deixará crescer livremente os cabelos de sua cabeça." (Num 6,5), e já mais a frente aparece o apóstolo dando sua "opinião pessoal".

Paz do Senhor

Quando um judeu queria se consagrar ao Senhor fazia o voto de NAZIREADO. Durante esse tempo era chamado de NAZIREU DE DEUS e não podia cortar o cabelo

Números 6:2,5
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor, Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.


E Sansão, Samuel e João Batista eram NAZIREUS, por isso tinham os cabelos compridos. Veja o que Sansão disse a Dalila:

Jui 16:17 - E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.


Paulo também fez um voto de Nazireado, só que TEMPORÁRIO... Por isso raspou o cabelo:

Atos 18:18
18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.


Vejam o que era o voto de nazireu:

[www.chamada.com.br]

[pt.wikipedia.org]

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 07/04/2008 18:30 por David_.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de April de 2008 20:55

Mais de três mil voltam para a Igreja Católica nos EUA graças a sítio web - 11/04/2008 - 08:27

Em menos de três semanas, uns três mil católicos voltaram para a Igreja Católica na Diocese de Phoenix, graças a um novo apostolado em Internet chamado CatholicsComeHome.org, que mostra e explica de maneira atrativa e singela; e através de uma série de "comerciais", todas as bondades e a graça que significa a existência da única Igreja fundada por Cristo.

Em entrevista concedida a CatholicNewsAgency, o Presidente e fundador de Catholics Come Home, Inc., Tom Peterson, explicou que os avisos publicitários permitem às pessoas encontrar respostas às perguntas sobre alguns dos ensinamentos da Igreja e também as põe em contato com sua paróquia local "para voltar para casa, à Igreja Católica".

Peterson explica que a Diocese de Phoenix o contratou para que fizesse uma campanha, lançada no mês passado, de comerciais que já foram transmitidos em grandes cadeias como Fox News, ESPN, Lifetime; entre outras, para fazer que mais católicos voltem para a Igreja.

Logo depois da campanha de comerciais, mais de "31 mil visitantes entraram no sítio Web de Phoenix e em outras cidades além de 60 países, ingressaram também com perguntas, inquietações, para averiguar horários de Missas, ler informação sobre assuntos relacionados ao matrimônio ou para pedir o livro de Matthew Kelly, ‘Redescobrindo o catolicismo'", explica Peterson.

Os comerciais foram produzidos também pelo CatholicsComeHome.org. O primeiro deles "Epic" (Épico) mostra uma breve resenha da história, espiritualidade e beleza da Igreja Católica que "Jesus iniciou faz dois mil anos". Peterson comenta que "muitas pessoas não conhecem a história da Igreja. Não sabem que Pedro foi a primeiro Papa. Não têm idéia dos grandes frutos que a Igreja tem dado ao longo dos séculos".

"Epic" também mostra a universalidade da Igreja dado que apresenta uma festa mexicana, uma Missa na África, um batismo, algumas pessoas servindo na selva vietnamita, entre outras.

O segundo comercial "Movie" (Filme) tem um efeito distinto nas pessoas, conforme explica Peterson. "Muitas pessoas chegam inclusive a chorar quando o assistem ". Este vídeo, comenta, mostra a misericórdia de Deus "sem importar o que tivermos feito, podemos aceitar a misericórdia de Jesus que nos ajudará a criar o final perfeito para cada uma de nossas vidas".

"O sítio web proporciona respostas a perguntas sobre os ensinamentos da Igreja; e explica por que uma fé sólida é importante no mundo de hoje que anda ocupado em meio da confusão. O site Web também proporciona uma olhada geral à fé, com recursos adicionais assim como um buscador de paróquias", assinala Peterson.

Este sítio web também tem uma versão em espanhol: CatolicosRegresen.org. A meta da organização é lançar os comerciais em todo mundo uma vez que estes sejam aperfeiçoados; começando pelos Estados Unidos.


www.catolicanet.com.br

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de April de 2008 21:16

mulheres... publicidade... voltar á igreja...

Ai não!!
Agora tb vai ter promoção de tupperware - venha à uma missa e leve um lindo recipiente de meio litro que pode ir ao microondas?!? Nas matinés poderá chorar vendo o Titanic, enquanto conversa com as suas amigas...

Socorrrooooo!!!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior12345678
Página actual: 8 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.