Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Fé e Oração
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:23

E não dá. Ela pode telefonar e dizer:

"Sou fulana de tal e estou a telefonar por causa disto."

Mas se pretender leva-la a tribunal por causa de um simples telefonema não consiguirá posteriormente provar que foi ela que lhe telefonou. P telefonema sendo feito de uma cabine publica pode ter sido feito por qualquer pessoa e não há meio de provar que foi ela quem realmente o fez.

Mas se tiver uma ideia melhor dê-a.

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:30

Ou seja, o camilo sugere que se for caso disso a ana deve mentir em tribunal. Muito cristão.

Não será mais normal e adequado incentivar a senhora simplesmente a telefonar ela mesma aos seus filhos ( ainda por cima tem mais que um...), ou a escrever, ou simplesmente ir visitá-los a casa??

Não é estranho que nenhum filho tenha contactos com os pais??

Alguma razão muito forte deve haver....

Porque razão há-de um estranho interferir em questões familiares ???

Não há no Canadá apoios específicos de´para questões destas???

SErá que estas situações complicadas se resolvem com amadorismo e boa vontade ou com uma boa dose de coscuvilhice???

Ele há cada uma....


Re: Fé e Oração
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:47

Esse tipo de julgamento precipitado é pouco cristão.

Em tribunal se ela se mantiver calada, e tem esse direito, simplesmente não poderá ser condenada.
Não precisa de mentir, basta-lhe permanecer em silencio. Como o receptor do telefonema sabe disse nem tentará leva-la a tribunal.

O que decididamente não é cristão é chamar coscuvilheira a alguem que procura satisfazer um pedido de uma mãe que quer voltar a falar com o seu filho. Foi a mãe que pediu para ela telefonar. Parece-me que seria um acto cristão fazer-lhe a vontade.

No Canada não sei, cá em Portugal temos alguns profissionais e alguns amadores. Pelos casos similares que conheço em Portugal os profissionais pouco ou nada fazem; talvez façam se forem pagos particularmente.
Já os amadores por vezes fazem alguma coisa. Um amigo é menos estranho que um assistente social ou um psicologo.

Deixando de lado a indelicadeza com que fala o seu conselho é então procurar a assistente social ou o psicologo do hospital.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:49

Camilo

Já falei com o filho da senhora pelo telefone. Atendeu-me muito bem. E perguntou-me está no hospital? Perguntou quem eu era, ele conhece-me!

Ele agradeceu:)

Talvez siga o outro conselho de lhe escrever uma carta.

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:57

"Não precisa de mentir, basta-lhe permanecer em silencio"
Que morallidade tão flexível...



Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:58

Este tópico hoje deu-me coragem...

Obrigada a todos!:)

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 19:01

Ana: ainda bem que não fizeste um telefonema anónimo.. Nem de uma cabine telefónica...

Assim foi mais correcto...

E , se o filho te atendeu bem ao telefone ( não nos tinhas contado que era um conhecido teu) concertza que ainda atnde melhor a mãe dele...

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 19:09

CP

A mãe já tem feito telefonemas ao filho, o filho responde que não quer problemas com a família/mulher of course.

Vamos ver como as coisas vão correr. Se o filho telefona à mãe ou o que vai fazer. Pelo menos já está avisado que a mãe está doente!

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 19:15

Mas ana , concerteza que ele tem um telemóvel ou um telefone da empresa para onde a mãe possa ligar... MAs fizeste bem em avisar o filho sobre a doença da mãe, já que o conheces pessoalmente, e sobretudo da forma como o fizeste - com frontalidade.
Foi bem!!!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 19:25

CP

Telefonei para o telemóvel do filho, também tenho o número de casa. Quando comuniquei à senhora que tinha falado com o filho, ela começou a chorar...e disse, Deus cada vez dá-lhe mais força para fazer coisas...Foi este Fórum que me deu força hoje:)))
Deus trabalha de muita maneira....

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 19:30

;))

Fizeste uma boa acção! Parabéns!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 20:12

Agora vou precisar da vossa ajuda outra vez:)))

Estão aqui 2 famílias que os maridos são alcoólicos. Uma, os filhos já andam por aí quase como o pai. O que fazer por esta gente?
E nos últimos 2 anos têm morrido aí portugueses por causa do álcool. O que fazer?

Preciso das vossas opiniões.

O Confessionário manda dar as mãos, vamos todos dar as mãos a quem precisa.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 22:39

Ao ler este tópico, fiquei com uma tremenda vontade em instalar a nova versão deste sistema de fóruns :-)

Uma das novas funcionalidades que a nova versão tem, é a possibilidade de se separar mensagens e dividir tópicos. A partir do meio deste tópico, pergunto o que é que as mensagens que aqui se escreveram têm a ver com «fé e oração»? Talvez não dêem por isso, mas isso dificulta em muito qualquer discussão que se pretenda vir a ter.

Peço que procurem os tópicos adequados às mensagens que pretendem escrever. Caso não haja nenhum que se adeqúe, abram um novo tópico.

Luís Gonzaga

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 23:15

Pensei que seria bom voltar a este tópico. Sem nos desviarmos mas procurando entrar em cheio nele.

Acho que a oração é imprescindível. Se Deus existe, é normal que dialoguemos com Ele. Há vários aspectos na oração. O comentário que se segue tem a ver com apenas um aspecto, pois é feito a um determinado trecho de Evangelho.

Encontrei hoje no Evangelho Quotidiano esta reflexão que pode levantar, de novo, o tópico.
Eu acho... mas vocês é que dirão...vamos ver se estamos virados para aderir.

Aqui vai:
«Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge de Cister e doutor da Igreja
Sermão da Quaresma nº 5,5

Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vo-lo concederá”

Sempre que falo da súplica, parece-me perceber no vosso coração certas reflexões humanas que tenho ouvido muitas vezes, mesmo no meu próprio coração. Não cessando nós nunca de suplicar, como é que tão raramente parece que experimentamos o fruto da nossa súplica? Temos a impressão de sair da oração de súplica como entrámos; ninguém nos responde uma única palavra, nos dá nada, temos a impressão de ter pedido em vão.
Mas o que diz o Senhor no evangelho? “Não julgueis pelas aparências, julgai segundo a justiça” (Jo 7,24). O que é um julgamento justo, senão um julgamento de fé? Porque “o justo vive pela fé” (Gal 3,11).
Julgai pois preferencialmente pela fé, em vez de o fazerdes pela experiência, porque a fé não engana, enquanto que a experiência pode induzir em erro.

E qual é a verdade da fé, senão a que o Filho de Deus, ele próprio, prometeu? “Tudo quanto pedirdes, orando, acreditai que o recebereis e obtereis” (Mc 11,24). Assim, que ninguém entre vós, irmãos, tenha em pouca conta a sua prece! Porque, vos asseguro, aquele a quem ela é dirigida, não a tem em pouca conta; antes mesmo dela ter saído da vossa boca, ele a escreveu no seu livro. Podemos estar certos, sem a mínima dúvida, que, ou Deus nos concede o que lhe pedimos, ou nos dará qualquer coisa que ele sabe ser mais vantajoso. Porque “nós não sabemos o que devemos pedir em nossas orações” (Rom 8,26) mas Deus tem compaixão da nossa ignorância e recebe a nossa prece com bondade... Então “põe no Senhor as tuas delícias; conceder-te-á os desejos do teu coração” (Sl 36,4).»

Nota: o negrito e os parágrafos são meus.

Vamos debater o tema?

Que lugar ocupa, na nossa vida, a oração?

Somos pessoas de Fé? Somos pessoas de oração?

Jesus o que é que nos ensinou? Qual foi a Sua actuação?

Será que podemos aprofundar este tema?

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de May de 2006 01:06

Camilo

Conheces este grupo? Depois de ler apaga a mensagem...
.........................................................
From: Teresa Olazabal <teresaolazabal@gmail.com>
Date: 20/05/2006 20:42
Subject: Contas do vosso dinheiro...
To:


É, venho dar contas do vosso dinheiro, daquele que tenho pedido dinheiro para ajudar às ceias dos sem-abrigo. Todos têm sido muito generosos, e por isso agradeço muito. Mas queria que soubessem como se tem gasto o dinheiro, e é isso que venho fazer. Para além de usarmos o dinheiro para completarmos alguns géneros na ceia mensal, temo-lo usado também ajudando neste momento quatro familias muito carenciadas. O Miguel e a Patrícia, um casal novo, miserável, a quem foram retirados os 4 filhos por falta de condições para os sustentar, e que passam fome MESMO. Um brasileiro, o Luis, que está doente com sida, pneumonia, e hepatite, desempregado e que vive com o que lhe damos. Uma velhinha, a Isaura, alcoólica e abandonada pelos filhos. E ainda uma rapariga muito nova, prostituta, que vive com 3 filhos, que não quer dar a cara com vergonha, mas que nos foi "confiada" para que a ajudassemos - e aos filhos - pois todos passam muita fome. Como penso que já sabem, estamos desde Dezembro (somos uma équipa de 6 pessoas) a fazer a limpeza semanal e quinzenalmente a quartos (buracos) numa casa abandonada no Largo do Carregal, onde há tres invernos se meteram alguns sem-abrigo. É uma casa sem luz e sem água. Vivem lá várias pessoas, mas nós só estamos a limpar os quartos de idosos alcoolizados, incapazes de tomarem conta de si próprios. Vivem como animais no meio de ratos, fazem as suas necessidades no chão e limpam-se à roupa que lhes vão dando. A nossa ideia é dar-lhes alguma dignidade, levá-los a sentirem-se pessoas, tentar que tenham uma vida mais sã, mas principalmente amá-los gratuitamente, sem julgamento, simplesmente amá-los, levar-lhes algum conforto, algum quentinho ao coração, e algum mimo. Desde há algumas semanas começámos a notar, com muita alegria, alguns sinais positivos de colaboração da parte deles. É nesse mesmo prédio e noutro perto que vivem as familias a quem estamos a ajudar com o vosso dinheiro. Arroz, carne, latas de conserva, papas de bébés, fruta, óleo, massas, cevada, leite, queijo, produtos de limpeza, açúcar, bolachas, farinha, são alguns dos produtos que costumamos levar-lhes quinzenalmente . E era isto - estas contas - que queria vir dar a todos os amigos da net que tanto nos tem ajuado. Que Deus vos abençoe! Muito obrigada!


| | | | | Caixa de Entrada

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 23:02

Ao pensar neste tópico achei que as pavras de Ratzinger nps podiam ajudar.
Tirei o texto do Evangelho Quotidiano.
Aqui vai:

Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]
Retiro geral no Vaticano 1983

"Converteram-se em resposta à proclamação feita por Jonas"
Jesus não rejeita qualquer forma de sinal, mas recusa o tipo de sinais que "esta geração" pede. O Senhor promete e dá o seu sinal, a verdadeira certeza que está de acordo com a seguinte verdade: "Tal como Jonas foi um sinal para os Ninivitas, assim o Filho do homem o será para esta geração" (Lc 11,30)...
O próprio Jesus, a pessoa de Jesus, na sua palavra e no conjunto da sua personalidade, é o sinal para todas as gerações. É uma resposta muito profunda cuja meditação é preciso retomar incessantemente. "Quem me viu viu o Pai", afirma o Senhor a Filipe que pedia: "Mostra-nos o Pai" (Jo 14,8). Queremos ver e ter assim a certeza. Jesus responde: "Sim, podeis ver". No Filho, o Pai tornou-se visível. Ver Jesus - eis a resposta. Recebemos o sinal, a realidade que se manifesta a si mesma. E, de facto, não será um sinal extraorninário esta presença de Jesus em todas as gerações, esta força da sua pessoa que atrai também os pagãos, os não-cristãos, os ateus?
Ver Jesus, aprender a vê-lo; este retiro oferece a ocasião de começar de novo: numa palavra, esse é o conteúdo único e suficiente de qualquer retiro - ver Jesus. Contemplemo-lo nas suas palavras inesgotáveis; contemplemo-lo nos seus mistérios...: nos mistérios da natividade, no mistério pascal, nos sacramentos, na história da Igreja. O Rosário e a Via Sacra não são mais do que guias que a Igreja encontrou no seu coração para ensinar a "ver Jesus" e conduzir assim à resposta dos Ninivitas: a penitência, a conversão.

Bento XVI chama a atenção para a oração como algo necessário.

Acho que neste texto está clara a relação entre Fé e Oração.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 00:43

A oração exige perseverança, humildade e confiança . Aprende-se a orar, vide as escolas de oração . Mas não se aprende a ter fé . A fé se alimenta da oração.
Falta oração no mundo ... quando " entramos na tenda " voltamos de lá
com outro olhar ,uma nova visão .

Quem já experimentou perserverar na Liturgia das horas, pode melhor definir a oração . ouvi dizer que ter fé é perseverar quando não se tem mais o mel nos lábios durante a oração ... na noite escura .

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 08:53

POis, e nunca é de mais repetir que assim como o nosso corpo precisa de alimento todos os dias, a nossa Fé também. Esta mensagem é especialmente importante neste momento de férias.


Maria João

Re: Fé e Oração
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 23:18

"A palavra fé vem do latim fides, fidei... fidelidade - compromisso , cumprimento da palavra empenhada."O fiel tem fé .
Cícero diz que a palavra venha de fiat, faça-se, porque consiste em fazer o que se prometeu...
" Pela Fé concretizamos a esperança, e possuímos aquilo que aspiramos: a cura, a justificação , os bens espirituais." O Reino .
Porém a inteligência é o sujeito da fé.
Acredito que má evangelização gera muita apostasia.
Para se considerar realmente fiel o cristão deve conscientizar-se dos pontos essenciais da fé .

As sete forças da alma - múcio bezerra
- trechos entre aspas.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 17:26

Na fé se distingui e se une - inteligência e dom .
" ter fé é sentir , bem no fundo do coração, uma impressão duradoura e pertubante que só pode comparar-se ao Amor em sua perfeição e quintessência " Jguitton.
O agápe ....
" Deus não está no final de uma acumulação de conhecimentos ..."
São gregório : " os conceitos criam ídolos. Só o arrebatamento nos aproxima de Deus . "

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.