Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de February de 2006 15:57

Qual a diferença entre Fé e Oração?

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 09 de February de 2006 11:12



«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.
Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» Mt,6, 5-7

Quando li a pergunta, pensei logo nestas palavras de Jesus. A oração é o meio de falarmos com Deus, em Quem temos Fé, mas se não o fizermos com Amor não vale a pena. Não sei se se deva falar de diferença entre fé e oração... Acho que quando temos Fé temos uma vontade constante de rezar, mas tanto a Fé como a Oração devem caminhar juntas no Amor. Sem ele não fazem sentido.

Devo referir que quando falo de rezar, quero dizer falar com Deus. Na minha opinião é importante rezar o Pai NOsso, a Avé Maria, etc., mas também falar com DEus como nós estamos aqui a falar. Caso contrário, a oração pode tornar-se demasiado repetitiva, sem Amor, sem termos noção do que estamos a dizer. Este falar com Deus, como lhe chamo - afinal rezar o Pai Nosso também é falar com DEus - é cada vez mais importante. Nem todos somos católicos e nem todos sabemos as orações que nos ensinam, mas isso não nos impede de falar com Deus.

Li uma vez que uma das orações mais sinceras é "Meu Deus, ajuda-me".

Sei que não respondi de forma muito directa à tua - posso tratar-te assim? - pergunta, mas, sinceramente, não vejo diferença entre a Fé e a Oração.


MJ



Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de February de 2006 15:57

Maria João

Aqui todos nos tratamos por tu, sejam padres, engenheiros, professores ou doutores. Somos todos irmãos em Cristo. Embora às vezes alteremos mais a voz, mas voltamos ao normal:))Presumo que aqui todos fazem falta. Quando algum/a falta por uns dias já sentimos a falta:)))

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de February de 2006 00:15

Ana

Considero que Fé e Oração andam de mãos dadas.

Por termos fé (dom dado por Deus) é que acreditamos n'Ele.

O facto de sabermos que Deus existe, que nos Ama, que é nosso Pai leva a que nos relacionemos com Ele.

Quando és amiga de alguém esqueces-te dela? Falas com ela? Pedes-lhe ajuda?
Contas-lhe o que se passa contigo? Agradeces algo que ela tenha feito pela tua pessoa ou por outros?

O mesmo devemos fazer com Deus: isso é oração.

Na conversa com a tua amiga, não falas só tu, pois não? Também escutas?
O mesmo na oração. O Senhor fala connosco. Ouvi-mo-lo?
Fugimos d'Ele? Acho que é estúpido quando isso acontece (falo por mim).
Por sermos seus amigos procuramo-Lo... estamos na Sua presença e por isso vivemos procurando fazer a Sua Vontade. Não a nossa (como é fácil dizê-lo...mas...a experiência mostra que passamos a vida a falhar).

Deus não falha nunca.

Re: Fé e Oração
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 15:48

Não há oração sem fé!Como não há fé sem oração!:-p Pois a oração é um "instrumento", um meio para entrares "em conversa" com Deus... Assim vives a tua fé

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 17:15

Eu diria:

A fé são as raízes e a oração são os galhos!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 17:32

A fé é a raiz e a oração os galhos.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 22:58

Ana

Achei a tua ideia muito interessante.
Mas olha é importante que a raiz esteja em bom estado e que os galhos, eu diria antes as flores e frutos, se vejam.
Sem oração a tua fé esmorece. Deus deu-te o dom da Fé e tu agradeces-Lhe.
Pode-se crescer em Fé (é uma virtude) e o facto de rezares (ou seja de haver flores e frutos ) é manifestação de que a raiz está boa. Podes auto-convencer-te que tens muita Fé e estares enganada...
Eu penso que a Fé tem como consequência a existência de oração. A Fé sem obras está morta. E essas obras são pensadas com Deus. O activismo é perigoso.
Acho que tivémos em João Paulo II, na Madre Teresa de Calcutá em João XXIII , entre tantos outros, pessoas de muita Fé e que nunca descuravam a oração. Podemos dizer que eram pessoas rezadoras.
Podemos pensar neles... e rezar orações vocais e meditar . Sempre dialogando com Deus.
Não achas?

Re: Fé e Oração
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 00:22

Concordo com o que a Maria José Ribeiro disse!Só quero acrescentar mais uma coisa!O próprio Jesus Cristo retirava-se muitas vezes para orar!:-p E mais não digo!:-p

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 04:23

Maria José

Eu gosto de rezar muito pouco...gostava de ser como o Papa João Paulo II mas não sou. Mas faço bem de outra maneira. Ainda esta semana me telefonaram às 6:00 horas da manhã para chamar uma ambulância e para acompanhar uma senhora idosa ao hospital. A pessoa estava muito mal e não conseguia chamar a ambulância. Tem filhos e não falam com a mãe, eu é que tive que a ajudar. E faço questão de lhe telefonar todos os dias 2 vezes. E não só!!!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 17:17

Ana

Acho óptimo o que fazes.
Mas vou-te dizer uma coisa: se calhar enquanto estás à espera da senhora, enquanto estás à espera que ela atenda o telefone podes elevar o teu pensamento a Deus e dizer-Lhe tantas coisas: que ajude a senhora, que a ajude a sentir-se amada, que a senhora saia da solidão em que se encontra. Também, por exemplo, não poderás pedir a Jesus que te faça descobrir o modo de tu conseguires que os filhos lhe liguem e que Ele te dê uma ajudinha para que os filhos estejam com a mãe.

Todos somos diferentes, não tens que ser como João Paulo II nem como a Madre Teresa de Calcutá. Tens que ser tu. Mas não será que o Senhor se está a servir-se deste fórum para que alies a tua generosidade a um maior diálogo com Ele?

Sabes , a mim ajuda-me muito pegar na Bíblia, concretamente nos Evangelhos e ver como Jesus actuava. Faço, várias vezes, oração pegando nas epístolas e lendo e meditando o que S. Paulo , S. Tiago e S. Pedro escrevem.
Experimenta e ficarás espantada!!!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 20:23

Maria José

Tens razão. A senhora até já me deu o telefone do filho para falar com o filho e dizer-lhe que a mãe está doente, mas tenho medo de meter em certas coisas. Aqui neste país se telefonarmos para a casa de outros a incomodar podem levar-nos a tribunal e não quero problemas. No hospital ela não estava só, eu estava com ela! O filho foi chamado ao hospital para ver o pai que estava a morrer e ele não apareceu! O filho foi ao funeral do pai e não falou com a mãe. O que eu posso fazer com uma pessoa como esta? Nem me vai escutar!!!

Re: Fé e Oração
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 14:03

Tu não podes. Deus pode.

Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 15:41

A senhora está farta de pedir a Deus, para que os filhos apenas lhe telefonassem. Só que lhe digam, "Olá Mãe"!
A senhora vive dentro de 4 paredes, apenas com Deus, diz ela! Eu digo-lhe, nunca perca a sua fé. Eu às vezes dou-lhes respostas e ela fica a pensar nelas e vejo que reage.

Monetariamente vive bem, não tem miséria. Ajuda os seminários, todos os anos dá dinheiro para 2 seminários. Às vezes fazem aí campanhas para as crianças de África também dá sempre.

Re: Fé e Oração
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 16:39

Ana Escreveu:

Tens razão. A senhora até já me deu o telefone do filho para falar com o filho e dizer-lhe que a mãe está doente, mas tenho medo de meter em certas coisas. Aqui neste país se telefonarmos para a casa de outros a incomodar podem levar-nos a tribunal e não quero problemas. No hospital ela não estava só, eu estava com ela! O filho foi chamado ao hospital para ver o pai que estava a morrer e ele não apareceu! O filho foi ao funeral do pai e não falou com a mãe. O que eu posso fazer com uma pessoa como esta? Nem me vai escutar!!!

Se não tentar é que não escuta mesmo. Nunca se sabe.
Ore primeiro, tente telefonar depois.
Nem que seja de um telefone publico. Assim é dificilmente poderá leva-la a tribunal porque não dá para identificar quem fez a chamada.
Ou escreva-lhe. Não processam ninguem por escrever para outra pessoa, pois não?


Re: Fé e Oração
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 16:53

Camilo

Por acaso ainda ontem uma senhora minha amiga me deu a mesma ideia. Para telefonar de um telefone publico. E sabes vou fazê-lo na frente da mãe. Escrever, nunca escrevo:)
Presumo que não seja o filho que procede assim, mas a nora!...Noras más que manipulam os maridos, ridículo mesmo!!!

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:00

Chamadas telefónicas anónimas duma cabine pública???


Sinceramente... é assim que tentam resolver uma crise familiar?????????


Re: Fé e Oração
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:20

Quem disse que a chamada seria anónima? Ela pode identificar-se mas se ele quiser processa-la pelo simples facto de ela lhe ter telefonado não pode provar que realmente foi ela que lhe telefonou.

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:21

"
Citação:
Nem que seja de um telefone publico. Assim é dificilmente poderá leva-la a tribunal porque não dá para identificar quem fez a chamada"

Re: Fé e Oração
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 18:23

Ou seja - ou faz uma chamada anónima a interferir na vida alheia ( a isso chama-se coscuvilhice) ou mente descaradamente sobre o facto..


Os fins justificam os meios?

E mais, esta estratégia infantil irá resolver alguma coisa?

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.