Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 6 de 13
Re: Ser padre hoje
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 14:26

De facto, a riqueza de uma comunidade paroquial é tanto mais frutífera quanto mais aprofundada for a reciprocidade pároco - paroquianos...

Muitas das vezes exige-se muito do pároco, sem contribuir / dar nada em troca... assim como o inverso...

"Mas um amigo serve, não apenas para dizer amen, mas para corrigir. O padre espera que os seus amigos o ajudem a crescer tb. "

Obrigada por este belo exemplo de humildade!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 15:01

Marta

Mas alguns paroquianos não sabem corrigir, mas sabem criticar e aí é que está o mal.

Confessionário

Não somos perfeitos, nem ninguém o é, mas devemos tentar em aperfeiçoar-nos! O povo espera sempre que o padre seja melhor que os outros....lol. E alguns assim o são, conheço gente muito boa!!!

O padre é mais para ouvir do que falar...

Eu sei e os padres todos sabem, que nem toda a gente se sente à vontade a falar com eles. Já pessoas têm vindo a ter comigo e dizem; diga isto, diga aquilo ao sr. Padre. Eu só digo o que eu entendo:)) lol

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 16:30

Acho que o sacerdote é um nosso irmão na Fé. Correspondeu àquilo que Deus lhe pediu.
Foi generoso e necessita dessa generosidade para continuar a aturar-nos.
Acho que não devemos olhar para o padre como quem olha para alguém que é feito de uma massa diferente da nossa.
Têm defeitos. Têm virtudes. Não fazemos ideia do esforço que alguém faz para nos aguentar. Se calhar esse padre com quem não se consegue falar faz um esforço tremendo para estar disponível... e nós falamos com ele, com 7 pedras.
Estará bem?
Não ponho uma etiqueta"por ser padre é bom" nem a contrária "por ser padre é mau".
às vezes temos a pretensão, em muitos campos, falo por mim, de acharmos que só nós é que temos razão, que o melhor modo de fazer algo é aquele que nós entendemos.
Eu acho que no campo da religião "toda a gente sabe tudo", "todos temos uma palavra a dizer--a mais importante". Claro que não nos atrevemos a isso, por exemplo no campo da ciência (ai, aí os cientistas é que sabem...quem sou eu...) mas com a religião falamos do que não fazemos, muitas vezes, a minima ideia...e, cá estamos todos a debitar como devia ser... ,etc.

Não acho bem que alguém seja o porta-voz dos outros. Acho que as conversas não são para fazer exigências mas, muitas vezes , para de uma forma delicada falar sobre os assuntos.

Em outra intervenção defendi que há culpa da nossa parte por pactuarmos com coisas que não ajudam. Sempre me lembro de S. Paulo, não é textual , se o teu irmão pecar repreende-o a sós..se ele te ouvir terás ganho o teu irmão.
Vemos que se está a afastar e a afastar os outros de Cristo? A nossa atitude não deverá ser a de , com bons modos, sem ar doutoral, procurar conversar com ele?

Os casais cristãos não deveriam ter uma maior abertura ao sacerdote apoiando-o, recebendo-o em sua casa?
Os sacerdotes são de carne e osso e precisam de sentirem o carinho das pessoas. Esse carinho não é só espiritual. Vê-se com obras.


Quero dizer que detesto aquela atitude, de algumas pessoas, que andam atrás dos padres. Ele vai, lá vai ele(a).
Defendo, isso sim, a amizade. Não o seguidismo. Não ao querer dar nas vistas,
elas(es) são os "amiguinhos(as)" do senhor padre. Se isso acontece acho que devemos ajudar o sacerdote e essas pessoas a verem que isso em nada contribui para o bem: é servilismo... Há que contribuir ajudando, não pactuando!!!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 17:10

Maria José

Concordo.

Já há muito que padres entram em minha casa e comem connosco. Dos que mais gosto, claro e aqueles que gostam de lidar com a minha familia. Há uns que gostamos mais do que outros e vice versa!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Confessionário (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 18:33

Se é uma questão de comer, eu como muitas vezes em casa de paroquianso amigos, aqueles que não têm receio de ser mais que paroquianso, amigos de caminhada. Hoje mesmo, sexta-feira santa, vou jantar a uma dessas casas. ahahah. Sinto-me lá tão bem!!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 18:48

Então és verdadeiramente um confessionário ambulante.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 18:48

Confissionário

Presumo que te sintas bem em casa de paroquianos.

Esteve aqui um padre, que se oferecia para vir comer à minha casa:)
Disse-me várias vezes, posso ir almoçar com vocês? Ele é que se oferecia.....ehehehe...e hoje ele está longe, ainda somos mais amigos. O e-mail trabalha bem...lol.
Olha, quando gostares de algum paroquiano, oferece-te para ir comer à casa deles. Eles assim sentem-se mais à vontade, depois logo vês como és recebido. lol
O meu filho senta-se sempre ao lado dos padres. Um dia um juntou água ao vinho, o meu filho tinha aí uns sete anitos e disse; ah....é assim que tu fazes na igreja, juntas o vinho com a água:)))o padre riu...

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Confessionário (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 00:32

ahahah... Ana, já fiz isso com aluns com quem estou ainda mais à vontade... Ahaha Há até alguns que quase me tratam como sendo da família. Nem tudo são espinhos...

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 03:33

Confessionário

Espinhos, quem os não tem? A vida de padre até é linda:) não aturam esposas, não têm filhos a suportar. Imagina, um pai ter filhos maus o que lhes deve custar. E os maridos quando têm mulheres gastadoras, que lhes consomem todo o dinheiro?
Olha, um padre um dia comeu na minha casa, depois disse: comi que nem um padre:))) fez rir todos!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 13:02

Comeu que nem um abade... lol

Re: Ser padre hoje
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 26 de March de 2006 14:42


Comeu que nem um «abade»
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de March de 2006 10:44

Aqui «ABADE» é utilizada no sentido pejorativo !
a frase significa: « comeu que nem um "alarve" »!

Jesus reservava a palavra ABBA, que deu origem à palavra portuguesa «abade» quando falava do seu DEUS e PAI, e exortava os seus discípulos a fazerem o mesmo. ***
A palavra «abade» significa «PAI».
Daí dizermos «PAI nosso» e «PADRE nosso».

Enquanto a palavra "Abade" vem do aramaico (língua próxima do hebraico), a palavra «PADRE» vem do grego, depois de ter passado pelo latim (PATER).

Eu fico triste porque as pessoas se esqueceram tão facilmente não só do NOME de DEUS (YHWH) como de lhe reservarem essa PALAVRA amorosa que saía constantemente da boca de Jesus, nosso Senhor e da suas recomendações. ***

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 5 vezes. Última edição em 30/03/2006 10:51 por Manuel Pires.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de May de 2006 01:43

O padre é o pastor. Deve ser um bom pastor.
Passo a citar as palavras de João Paulo II na Homilia para o 25º aniversário do seu pontificado, por achar pertinentes para o tema em debate


"O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas" (Jo 10,11). Quando Jesus pronunciava estas palavras, os apóstolos não sabiam que falava de si mesmo. Mesmo João, o apóstolo bem-amado, não o sabia. Compreendeu-o no Calvário, junto à cruz, ao vê-lo oferecer silenciosamente a vida pelas suas ovelhas. Quando chegou, para ele e para os outros apóstolos, o momento de assumirem esta mesma missão, então lembraram-se daquelas palavras. Deram-se conta de que estariam em condições de levar a missão até ao seu cumprimento apenas porque Jesus tinha assegurado de que seria ele mesmo a agir neles. Pedro, de modo particular, foi disso bem consciente, ele, "a testemunha da Paixão de Cristo" (1Pe 5,1), que exortava os anciãos da Igreja nestes termos: "Sede os pastores do rebanho de Deus que vos foi confiado" (1Pe 5,2).
No decorrer dos séculos, os sucessores dos apóstolos, conduzidos pelo Espírito Santo, continuaram a reunir o rebanho de Cristo e a conduzi-lo para o Reino dos Céus, conscientes de que só podiam assumir tal responsabilidade "por Cristo, com Cristo e em Cristo".
Foi esta mesma consciência que eu tive quando o Senhor me chamou a exercer a missão de Pedro nesta bem-amada cidade de Roma e ao serviço do mundo inteiro. Desde o início do meu pontificado, os meus pensamentos, as minhas orações e as minhas acções foram animadas por um único desejo: testemunhar que Cristo, o Bom Pastor, está presente e a agir na Igreja. Ele anda continuamente à procura da ovelha perdida, recondu-la ao redil, trata as suas feridas; vela pela ovelha fraca e doente e protege a que é robusta (Ez 34,16). É por isso que, desde o primeiro dia, nunca deixei de exortar: "Não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o seu poder!" Digo-o de novo hoje, com força: "Abri, abri de par em par as portas a Cristo! Deixai-vos conduzir por ele. Tende confiança no seu amor!"

Não acham que devem ser assim os padres?

tirado de [www.paroquias.org]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de May de 2006 18:41

Eu acho que tanto os padres como os filhos devem ser todos "bons pastores".
Se não puderem ser bons pastores que entreguem as ovelhas a pastores que sejam bons.
Jesus é o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 15:22

Padres afastados da igreja


Depois de problemas com sacerdotes que tiveram de ser afastados devido ao envolvimento com mulheres e até uma situação de dependência de droga, a diocese de Braga vê-se agora a braços com um caso inédito: um padre foi afastado por se ter afundado em dívidas.

A arquidiocese de Braga decidiu afastar de três paróquias do concelho de Amares um jovem sacerdote que se terá envolvido num emaranhado de dívidas provocadas sobretudo pela paixão por automóveis de luxo e convívios sociais. O padre Nuno Melo, de 29 anos, encontra-se agora num espaço de recolhimento dos Jesuítas, em Santo Tirso.

Nas localidades de Caires, Portela e Torre – onde o sacerdote se encontrava de serviço –, os populares manifestam até muita simpatia pelo ex-pároco e reconhecimento pelo trabalho a nível religioso, mas lamentam que não tenha conseguido controlar determinados vícios, apontando também o problema das constantes “borgas nocturnas”.

Ao que foi possível apurar, o padre Nuno Melo – familiar do líder parlamentar do CDS-PP com o mesmo nome – teria um rendimento mensal a rondar os 1300 euros, mas a verba começou a ser cada vez mais escassa. Natural do concelho de Vila Nova de Famalicão e originário de “família com bons recursos financeiros”, o jovem sacerdote manteve um estilo de vida que se revelou incomportável perante compromissos económicos que o sacerdote foi avolumando, com destaque para as prestações de dois automóveis: um BMW destruído num acidente e um Audi. Acresciam ainda as “frequentes jantaradas e diversões nocturnas”.

“Portava-se mal e gostava muito da noite. Claro que os mais velhos e as beatas da igreja não gostavam, mas, tirando isso, era bom padre, muito social e grande amigo dos jovens”, comentou um paroquiano de Caires, salientando que “o problema maior, e que levou a diocese a tirá-lo daqui, é que havia muita gente que andava a ameaçá-lo por causa das dívidas”.

O proprietário de um café local confirma que chegou a receber no estabelecimento “um cliente que procurava o padre e que se manteve à espera dele durante um longo período, dizendo que pretendia cobrar uma dívida e afirmando mesmo que lhe queria ‘acertar o passo’”.

Entretanto, algumas dívidas já começaram a ser pagas, por intermédio do arcipreste de Amares e também pelos conselhos económicos das paróquias.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, reconhece a existência de dívidas, mas salienta que o sacerdote “tem consciência de que não procedeu da melhor forma e vai recuperar”, adiantando que o padre Nuno estará de volta às suas funções paroquiais “a breve prazo”, ainda que não deva regressar a Amares.

“Deixou-se levar por um problema de desorganização económica, mas, seguramente, há-de voltar para o serviço religioso com uma experiência e uma capacidade reforçadas para poder superar os seus problemas”, comentou D. Jorge Ortiga.

A garantia do arcebispo deixa satisfeita grande parte dos moradores das paróquias de Caires, Portela e Torre, onde várias pessoas confessam que gostariam de “ver o padre regressar à paróquia” – como é o caso de Lucinda Silva. “Era uma pessoa excelente, as crianças e os jovens adoravam-no; e a missa dele era diferente”, justificou.

Alguns paroquianos mostraram-se mesmo compreensivos com os problemas em que se envolveu o sacerdote. Um paroquiano da Torre salientou que “era jovem, sozinho e com pouca experiência da vida, o que ajudou a que não conseguisse travar alguns desequilíbrios e muitas tentações”. Por isso, mostrou-se também convencido e “esperançado de que o retiro em Santo Tirso lhe faça bem”.

Na Portela, o padre Nuno devia até dinheiro a algumas pessoas, mas nem isso esmorece o sentimento de simpatia, como frisou Ermelinda Rodrigues: “Como sacerdote, o padre era excelente, mas estragou-se em termos pessoais. Agora, a freguesia nunca terá um padre tão bom.”

UM CASO QUE DEU UM FILME

Em 1997, o Correio da Manhã revelou o caso de um padre de Braga, natural de Vila Verde e pároco em Terras de Bouro, que caiu nas malhas da droga.

O assunto fez correr muita tinta e até serviu de mote para o filme ‘Tentação’, um dos mais vistos em Portugal e que teve Joaquim de Almeida no papel principal.

Refira-se que o dito sacerdote, agora com 42 anos, fez, em 1998, um tratamento em Inglaterra e, em 1999, regressou à actividade pastoral.

PELA PRIMEIRA VEZ, O DINHEIRO

Trata-se de um facto inédito na Igreja portuguesa. Embora não seja ‘o pão nosso de cada dia’, têm-se registado, sobretudo nos últimos anos, vários casos de padres que abandonaram o sacerdócio por causa da paixão por uma mulher. Ainda estes dias foi notícia um jovem padre de Montalegre que terá fugido com uma paroquiana para o Luxemburgo.

Também já aconteceu dar-se o caso de um padre, muito dinâmico, por sinal, cair nas malhas da droga (de que felizmente se recuperou). Agora, um padre ser convidado a deixar as paróquias devido a um assinalável descontrolo financeiro, isso ainda não tinha acontecido. Pela primeira vez torna-se público o caso de um sacerdote que gosta do luxo e vive acima das suas possibilidades.

"A CULPA É DAS BEATAS"

O afastamento do padre Nuno Melo domina as conversas nas freguesias onde o sacerdote exercia a função de pároco. Os populares apontam diversos vícios, com os boatos a multiplicarem-se ao ponto de apontarem ligações a mulheres e dependências diversas. “Raparigas e drogas, não acredito... agora que poderia beber mais um pouco, é muito possível”, atestou o jovem Miguel Barros, de Caires.

Diversos populares atribuem as “acusações exageradas” sobre a vida do sacerdote “às beatas, essas ‘velhas tias de Igreja’ que não gostavam do padre”.

Um outro paroquiano garantiu até que “o problema estava nos coros da igreja”, explicando que “o coro da juventude era apoiado pelo padre e os mais velhos começaram a fazer barulho”. E frisou que “as velhas fizeram-lhe ‘a folha’”, considerando que “alguém da freguesia enviou uma carta para o arcebispo e ele acabou por vir buscá-lo”.

PRIOR FUGIU COM PAROQUIANA

Em Montalegre só se fala na carta em que o padre Joaquim Moura, que dava missas nas freguesias de Salto, Pondras, Reigoso e Vila da Ponte, explica por que abandonou as paróquias.

À boca pequena, vai-se dizendo que o pároco terá fugido com uma mulher para o Luxemburgo, mas a verdade é que só a leitura da já célebre carta deixada ao sacristão de Salto poderá explicar o sucedido. A população está ansiosa, mas o bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves, terá dado ordens para que o documento só venha a ser lido pelo pároco que vier substituir o padre Moura.

Apesar de ainda não ser conhecido o seu conteúdo, Domingos Gonçalves, sacristão de Salto, garante que, na missiva especialmente dirigida aos paroquianos, Joaquim Moura fala de “motivos pessoais”.

A fuga do padre Moura aconteceu há mais de 15 dias, sem até à data ter sido dada qualquer explicação. Entre o povo começou a correr o boato de que o prior teria fugido com uma paroquiana para o Luxemburgo.

O bispo de Vila Real diz estar surpreendido com o facto e nega que Joaquim Moura estivesse a atravessar uma crise de vocação. Ainda assim, corre também o rumor de que o padre Moura já teria anteriormente sido transferido da freguesia de Maçada por causa de uma “paixão”.

Os fiéis das três paróquias estão na expectativa de que seja lida a carta, mas parecem compreender as suspeitas. “Não sei se fugiu ou não. Se não tinha vocação e arranjou uma mulher fez muito bem. Não há nenhum homem que não tenha uma mulher”, disse ao CM José Martinho, proprietário do Café dos Pequenos, na freguesia de Salto, mesmo ao lado da igreja. “Ou escolhia a Igreja ou tinha de ir embora. A opção não foi fácil. Mas eu conheço três sacerdotes no concelho que toda a vida tiveram mulher. Este era um padre exemplar e uma boa pessoa. Vinha aqui petiscar e beber uns copos”, garante.

Com 28 anos, conta quem o conhece que, em apenas sete meses conseguiu levar muitos jovens à igreja.

Mário Fernandes, Braga

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 15:28

Ana, não achas que para quem está tão longe de Portugal está a saber demais acerca da vida dos «padres» residenters em Portugal ?!
Tens informadores («bufos»)?!
A mim nem me dizem o que (honestamente falando) tenho o direito de saber, no que respeita indirectamente com a minha própria vida.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 16:04

A noticia veio no Correio da Manhã! Como assim, não lês as notícias do teu País? lol

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 17:46

Aqui, na Biblioteca de Ermesinde, até há jornais que se podem ler sem termos que pagar nada.
Eu não gosto de ler, sempre fui fraco em literatura.
Às vezes uso os jornais para jogar o «Sudoku».
Às vezes gosto de ler apenas as GORDAS.
De quando é o jornal ?!
Ele é também vendido no Canadá ?!
Porque não mencionaste que era uma transcrição desse jornal ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 18:29

Manuel

No Canadá os jornais portugueses, são grátis. Apenas tenho de pagar a Internet:)

Vai a:
[www.correiodamanha.pt]

Imediatamente vês a notícia!

Eu não posso por links, O Luis só fez o fórum para vocês aí:)

[Nota: Editei a mensagem da Ana e adicionei o
http://
e é o suficiente para que o link apareça automaticamente. Luís Gonzaga]


Editado 1 vezes. Última edição em 18/05/2006 20:55 por Luis Gonzaga.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 18:42

Ana,
Ler notícias na «internet» ainda é mais «chato» (passe o termo) que no papel.
Muitas notícias dos jornais portugueses não são fiáveis.
Os jornalistas portugueses têm muita liberdade em escrever, sem serem punidos.
O que eles querem é notícias fenominais para vender o papel.
É certo que não há fumo sem fogo, mas hoje podem dizer uma coisa e no dia seguinte dizer o contrário. Parece que até fazem de propósito: satisfazer a curiosidade em forma de notícia-novela.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Página actual: 6 de 13


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.