Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O caçador de seitas
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 14 de July de 2005 21:34

Correio da Manhã de 4/07/05
Tiago Sousa Dias


O caçador de seitas

Phillip James Kronzer
Um americano multimilionário luta há dez anos contra seitas religiosas. A longa cruzada começou com o desaparecimento da mulher e já lhe custou vários milhões de dólares, o litígio com a família, além de sucessivas ameaças de morte. Devoto de Fátima, foi na cidade portuguesa que criou uma fundação de combate ao fenómeno.

Ao fim de várias tentativas para resgatar a mulher de uma seita, numa luta que lhe rouba “sete dias por semana e 24 horas por dia”, Phillip James Kronzer, um californiano multimilionário, sente-se cansado, mas não desarmado de uma saga que ele classifica de “David contra Golias”. A guerra aberta ao culto a Medjugorje, um fenómeno religioso que tem movido multidões em todo o mundo, rumo à Bósnia-Herzegovina, tem-lhe valido dezenas de processos nos tribunais, inclusive nos portugueses. Fátima, por ser reconhecida pelo Vaticano como lugar sagrado, serve de sede à ‘Kronzer Foundation for Religious Research’ –a funcionar em paralelo com a de Los Gatos, na Califórnia –, criada por ele para investigar e combater este género de venerações, que se autoproclamam de milagrosas.

A cruzada deste americano de 70 anos começou após um fim-de-semana tranquilo de golfe com os filhos e os netos. Dois dias que coincidiram com um retiro da mulher, a convite do líder de uma organização religiosa descendente das aparições de Medjugorje. Ao regressar a casa, Kronzer deveria ter a mulher à sua espera. Mas, ao contrário, deparou-se com os roupeiros vazios e com uma carta: “Não podemos continuar juntos. Tenho de seguir a minha vida espiritual. Não voltes a contactar-me.” E acrescentava: “Mas amo-te e nunca me divorciarei de ti porque somos católicos.”

Phillip J. Kronzer, que construiu a fortuna com o pai na década de 50, em empresas de tornos mecânicos, material informático e, mais tarde, no ramo imobiliário, sentiu-se enganado. Sempre tinha considerado a devoção da mulher “exagerada”, mas chegou a financiar várias actividades dos MIR Center, criados pelos fanáticos de Medjugorje, além de vídeos e livros sobre o culto. O industrial da Califórnia percebeu que “foi tudo uma questão de dinheiro.”

Antes deste episódio, Kronzer só pensava em reformar-se para gozar a velhice em paz. Mas enganou-se. A partir daí, estoirou a maior guerra da sua vida. Esteve três anos sem saber do paradeiro da mulher até que contratou uma equipa especializada para o ajudar. “Quando comecei a investigar, descobri, através de alguns sacerdotes de Los Gatos (a zona onde reside na Califórnia), que o líder da seita tinha pedido uma lista das pessoas mais ricas das paróquias e que mais contribuíam para a Igreja. Éramos os alvos deles e a minha família estava obviamente incluída. Depois, constatei que outras pessoas estavam a ser lesadas”, conta.

Um ano mais tarde, localizaram, finalmente, a comunidade religiosa onde se escondia Ardath Talley, a mulher com quem Kronzer foi casado 39 anos. A tentativa de resgate foi feita com um helicóptero, com a ajuda de um veterano do Vietname e uma equipa de médicos. Só que tudo não passou de uma falsa esperança. “Percebi que eles eram demasiado poderosos. Alguém os tinha avisado das minhas intenções e impediram que aterrasse na propriedade. Em vez de salvar a minha mulher, obtive uma sentença do tribunal que me proíbe de me aproximar dela por 30 anos.”

Apesar do incidente, a seita exigiu-me 80 mil dólares para patrocinar uma viagem da comunidade à Terra Santa: “Decidi que era hora de pôr fim nisto. Já lhes tinha cedido depósitos de vários milhares de dólares e estavam a falir as minhas empresas, das quais a minha mulher ainda era sócia. A seguir, ela pediu-me o divórcio e ficou-me com metade da fortuna.” Pouco tempo depois, a mulher vendeu, através dos tribunais, duas casas na Califórnia, que lhes rendeu quase cinco milhões de dólares. “O dinheiro – garante – estava destinado para seitas.”

O HOMEM DOS TRIBUNAIS

Numa fase de desnorteio, o lugar mais sagrado de Portugal surgiu-lhe como “uma luz ao fundo do túnel.” “Quando a minha mulher desapareceu sentia-me desesperado e fui aconselhado por uma idosa, amiga da família, a fazer um retiro em Fátima. Já tinha vindo cá com a minha mulher, mas agora regressava numa situação de fraqueza.” Durante dez dias, Kronzer procurou sinais e explicações espirituais para o desaparecimento da companheira: “Disse à Virgem Maria ‘Se isto é de Deus, dê-me a graça para o aceitar. Mas se não é, dê-7-me a força para o destruir.”

Rodeado de um grupo de amigos, o multimilionário regressa muitas vezes à residência e sede da Fundação Kronzer, em Fátima, também conhecida por ‘Casa de S. Miguel’. Imagens de Nossa Senhora decoram as várias divisões da moradia, munida de uma pequena capela privada. As imagens sacras da habitação portuguesa contrastam com um cartaz sugestivo afixado no escritório da Califórnia, onde aparece a figura de um pelicano com uma rã no bico. A presa tem as mãos esticadas a apertar o pescoço ao predador. Em cima, está escrito: ‘Nunca desistas’. A frase que tem sido o lema da vida de Kronzer, desde 1994, ano em que a mulher desapareceu.

Há alguns dias, o americano voltou, mais uma vez, a Portugal para estar presente a tribunal num caso que, tal como muitos outros, se encontra em segredo de justiça. “A minha vida é isto. Passo horas nos aviões, gasto fortunas para tentar ajudar pessoas que estão na mesma situação. Nunca paro”, queixa-se.

Impedido de mencionar nomes, uma vez que correm mais de 20 processos nos tribunais de Inglaterra, Portugal e Estados Unidos, o americano tornou-se um alvo a abater. Quanto mais investigava, mais percebia que a força do “inimigo” era maior do que imaginava: “A seita tem muito poder. Envolve congressistas e outras figuras públicas que estão ligadas aos centros de Medjugorje e que os usam para lavagem de dinheiro. Como resultado de uma investigação e denúncia minhas, os OHR (Officer of Higher Representation), ao serviço do governo americano, conseguiram comprovar que havia lavagem de dinheiro no Herzagavaka Banka. Foi uma operação em grande, que envolveu tanques de guerra. Nunca ninguém soube quem foi o autor da acusação.”

As ameaças de morte e as tentativas de envolver o seu nome à al-Qaeda têm sido constantes, enviando para a Califórnia e Inglaterra – recorda – “envelopes com pó branco a imitar antrax no interior, dando a entender que eu era o remetente. Fui submetido a vários testes e interrogatórios do FBI.”

A residência em Fátima chegou a ser alvo de uma ameaça de bomba, em 2002. Um homem envolvido com a seita e que residia na cidade portuguesa lançou um diário ‘on-line’, acusando-o de ter violado as netas. Kronzer processou o autor das injúrias. Na Califórnia, circulava um documento que tornava explícito que existiam cerca de 60 pessoas que o iriam levar a tribunal pedindo uma indemnização de 50 milhões de dólares. “Como não o fizeram, avancei eu. Processei a minha mulher por apropriação indevida de bens. O meu advogado, que trabalhava para mim há 24 anos, também me traiu. Andou três anos a passar informações para o líder do culto. Enfim, esta é a minha vida desde há uma década.”

As duas tentativas fracassadas de resgatar Ardath Talley, além dos milhões que já gastou a salvar pessoas dos cultos fanáticos e a patrocinar processos contra eles não demovem Phillip J. Kronzer, que promete não desistir até libertar do culto a mulher por quem se apaixonou no liceu: “Há três anos que não falo com os meus filhos. A minha luta é juntar a minha família novamente. Acredito que, um dia, ela vai voltar. Não será fácil recuperá-la e sei que terá de ser submetida a um tratamento para desfazer e lavagem cerebral a que foi submetida, mas se não acreditasse nisso já me tinha dado por vencido.”

RELIGIOSA FANÁTICA

Quando o entusiasmo de Ardath Talley pelos fenómenos das aparições de Medjugorje começou, Kronzer não deu importância à excessiva devoção da mulher. “Eu sou um católico fervoroso. Quando decidi reformar-me, viajámos os dois pelos locais das aparições marianas: Fátima, Lourdes e fomos, inclusive, a Medjugorje, em 1987. Nunca pensei que algum dia tal pudesse acontecer”, afirma com um olhar desolado. Ela passou a interessar-se pelo estudo das aparições e conheceu muitos videntes. Ao contrário, Phillip J. Kronzer, que no início pactuou e lhe patrocinou as crenças, passou a considerar a sua dedicação “absurda”, sentindo que ela se afastava cada vez mais dele e dos três filhos. “Antes do desaparecimento, os líderes da comunidade convidaram-na para participar em vários retiros, mas nunca me diziam nada a mim. Era estranho”, lembra.

Sete meses antes de tudo começar, ela conheceu uma vidente e nunca mais regressou. Kronzer acredita que essa mulher é, em parte, a responsável pelo trambolhão que aconteceu na sua vida. “Theresa Lopez é uma verdadeira fraude. Tem problemas com drogas, álcool, cinco casamentos falhados, abandonou os filhos. Soube que convenceu a minha mulher, dizendo que se continuasse rica iria para o Inferno. Sobre ela já caíram várias queixas em tribunal”, conclui este americano que promete não dar tréguas a esta seita enquanto não resgatar a mulher. Mesmo sabendo que a batalha ainda está longe do fim.

O FENÓMENO DE MEDJUGORJE

Os cultos a Medjugorje começaram a 24 de Junho de 1981. Seis estudantes católicos desta aldeia rural, situada na actual Bósnia-Herzegovina, garantiam ter visto uma silhueta dourada de uma mulher segurando uma criança nos braços. Mas as revelações não se ficaram por aqui. Afirmaram ainda que, no dia seguinte, o espírito tornou a aparecer identificando-se como a Virgem Maria, que deixava mensagens para salvar o mundo. Houve quem encarasse as revelações das crianças como mais uma anedota de mau gosto, mas a verdade é que alguns padres apoiaram-nas. Mito ou realidade, o fenómeno rebentou e assumiu proporções quase mundiais.

É assim que, num abrir e fechar de olhos, centenas de turistas aterraram em Medjugorje. A pequena aldeia antes isolada do mundo, com apenas 500 habitantes antes das aparições, sem estradas pavimentadas, electricidade, água potável, telefone, hotéis ou restaurantes, transformou-se num local de culto. A pacata aldeia bósnia tem hoje mais de 15 mil quartos e hospedagens, assim como ruas repletas de ‘souvenirs’. Nos últimos 23 anos, já recebeu 15 a 20 milhões de peregrinos. Muitos dos que tentam ver a Nossa Senhora cegaram ao olhar directamente para o sol.

Em 1987, o bispo local condenou as aparições e classificou de “falsos” os relatos dos videntes, que, segundo Kronzer, “dominam o monopólio das aparições”. A Igreja declarou como únicos locais sagrados Fátima, Lourdes, Guadalupe e La Salette. Nem as sentenças do Vaticano têm demovido os inúmeros fiéis. Phillip James Konzer aponta o dedo acusador: “Daqui nascem grupos que se aproveitam da devoção para lhes extorquir o dinheiro em troca de curas milagrosas ou do prometido contacto com Deus. É uma doença. Eles fazem verdadeiras lavagens cerebrais e dão cabo da família tradicional, como aconteceu com a minha.” É por isso mesmo que este americano tranquilo se transformou num caçador de seitas.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 18:34

Porque é que existem tantas divisões no seio do Cristianismo ?
É culpa dos outros ! Seria a resposta mais pronta ! não é ?!
Mas será que é só culpa dos outros ?!
Os homens infalíveis, não serão os mais culpados ?!

Este tema seria muito bom para meditar.
Sim, mais para meditar que para discutir.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 03:39

Eu achoe muito positivo que certas seitas sejam desmascaradas.

"Testemunhas de Jeová é uma Seita Não-Cristã



Como todas as seitas, a organização das TJ distorcem as doutrinas essenciais do Cristianismo.

Para sustentar as suas doutrinas errôneas, a organização Torre de Vigia (que é a autora e mentora de toda teologia oficial das TJ) vem alterando a Bíblia para fazer com que ela diga o que eles querem.

Tipicamente, os cultos que usam a Bíblia para embasar suas posições caem em alguns erros de interpretação:

1 - Tirar os versículos e passagens de seu contexto imediato.
2 - Recusar-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo.
3 - Inserir as suas pressuposições teológicas no texto.
4 - Alterar o texto bíblico para suprir as suas necessidades.
5 - Basear-se em num versículo para interpretar um conjunto de outros.
6 - Trocar os significados das palavras.


Adicionalmente, as seitas exigem de seus membros a freqüência regular aos seus "estudos bíblicos" semanais onde são repetidamente doutrinados com ensinos anti-cristãos.

Eles fazem isso por meio da leitura das revistas Sentinela e Despertai!,

. Eles ensinam que serão perseguidos quando forem de porta em porta ensinar as suas falsas doutrinas e que, quando alguém os contrariar ou divergir deles, eles serão justificados por serem TJ.

Eles dizem que são a única organização verdadeira na terra (assim como todas as seitas afirmam!).

Eles são fortemente encorajados a ter apenas amigos e fazer negócios com pessoas dentro da organização, o que mantém as pessoas e idéias longe do exame externo.

Eles ensinam a evitar aqueles que deixaram o seu grupo, mantendo assim, o outros afastados para que não questionem o porquê da sua saída."

Ou seja, comportamentos típicos de seitas.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 10:03

Eu já andei a espiolhar (sem ser convidado) as reuniões das T.J., também tenho a sua tradução e já passaram pelas minhas mãos algumas traduções anteriores deles (mas não as consegui obter para mim).
Já fiz um estudo pessoal comparativo de várias traduções, incluindo a das Testemunhas de Jeová e verifiquei:
1) É verdade o que foi dito no comentário anterior.
2) O mesmo se passa com as restantes traduções.
3) Com o tempo, as diversas traduções (das diversas confissões) têm uma tendência à aproximação.

Quanto a considerar a seita das Testemunhas de Jeová não cristã, posso dizer o seguinte:

1) Se considerarmos cristãs as denominações que se assumem cristãs, então as T.J. também são cristãs. São apenas diferentes.

2) Se considerarmos não cristãs as denominações que se assumem cristãs, então as T.J. também não são cristãs.

[*] Eles têm uma disciplina muito rígida que faria inveja aos tempos áureos da igreja cat. romana.

[*] Apesar disso, não têm dogmas. O que hoje é para acreditar, amanhã é para esquecer. As suas crenças estão sempre a mudar. Contudo se um membro se aperceber de algum erro doutrinal, não lhe é permitido divulgar esse erro. Deve esperar até que o chamado «corpo governante» o considere «erro» e apresente uma nova versão da crença, como «nova luz». É por isso que as T.J. não ficam impressionadas quando alguém lhes provar que alguma (ou algumas) das suas crenças estão completamente erradas.



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2006 10:26 por Manuel Pires.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 10:52

Caro Manuel:

Algumas notas sobre o que escreveste:

As Testemunhas de Jeová não têm sido consideradas cristãs sobretudo pela sua negação da divindade de Jesus Cristo. Não confessam que Jesus seja o «Senhor», em sentido absoluto, «Kyrios», tradução neotestamentária de «Adonai». Devido a este colocar-se objectivamente fora de algo central no Cristianismo, não faziam parte do Conselho Mundial das Igrejas, ao que as Testemunhas de Jeová respondiam oficialmente que não estavam interessadas. Pertencer ao Conselho das Igrejas é/era uma espécie de «cartão identificador» de Cristianismo.

Contudo, tanto quanto sei (e agora não tenho tempo para confirmar esses dados), as Testemunhas de Jeová foram recentemente admitidas como membros do Conselho Mundial das Igrejas.

A mim parece-me que as Testemunhas de Jeová são uma espécie de filo-Cristianismo, tal como os Mórmones, mas falham objectivamente naquilo que é absolutamente central nos conteúdos da fé cristã. Em muitos aspectos estão mais próximos do Judaísmo que do Cristianismo. O caso do sangue é um entre tantos exemplos. E não consigo compreender que receber uma transfusão de sangue seja alimentar-se de sangue...

Dizes que não têm dogmas. Tanto quanto sei (e possuo vários catecismos e manuais das Testemunhas de Jeová), é verdade que não têm textos que tenham exactamente a formulação típica dos dogmas cristãos/católicos, mas isso não é razão para dizer que eles não têm dogmas ou formulações de tipo dogmático. A sua rigidez doutrinal é ultradogmática. Nem outra coisa seria de esperar, tendo em conta a sua leitura ferreamente literalista da Bíblia. O primeiro «dogma» está precisamente no nome «Jeová», mas seguem-se muitíssimos mais.

É verdade também que tem havido algumas mudanças «doutrinais» nas Testemunhas de Jeová, mas elas são mais de atitude do que de conteúdo. Tenho notado menos agressividade anti-católica naqueles membros com quem converso longamente, mas mantêm-se as mesmas intransigências de sempre.

Um dos pontos mais complicados das Testemunhas de Jeová é, a meu ver, aquele que já foi por cá apontado: o (ab)uso que se faz da Bíblia. Mas considero mais graves as suas heresias cristológicas, heresias que defendem dogmaticamente, como é evidente. Basta dizer-lhes que Jesus é Deus e ver-se-ão as reacções.

Porque «dogmas» há muitos. Um deles pode ser a afirmação rotunda de que se rejeitam dogmas, porque alegadamente são sempre maus. :-)

Alef

Re: O caçador de seitas
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 11:22

Alef,

Pelo que investiguei, eu fiquei com a ideia de que as T.J. consideram sim Jesus seu Senhor absoluto, e seu Salvador, embora subordinado a Jeová.

Eles estão fora do conselho de todas as outras igrejas porque a sua principal crença, instituida pelo juiz Rutherford, consideram dois tipos de religião:
1) uma falsa a de todos os outros.
2) a outra verdadeira: a deles, claro.
Neste ponto eles são mesmo fundamentalistas.

As T.J. ligam mais ao N.T. que ao A.T.. Como os outros cristão só la vão buscar o que realmente lhes interessa. Comem carne de porco. Para eles a Lei, mesmo os 10 mandamentos foram cravados na cruz com Jesus (isto é acabaram). Restam apenas os princípios etc.etc.. Pelos vistos, andas muito mal informado.
E eu também estou mal informado, porque quando fiz o estudo (sem ser assistido por eles) já lá vão mais de 10 anos e eles estão sempre a mudar. Se falar com um dos seus membros e se criticar alguma das suas crenças corro o risco de ouvir a seguinte resposta:
Isso foi o que acreditávamos há já algum tempo, mas «nova luz» nos mostrou que a verdade é isto e isto e isto (diferente do que antes acreditavam).

A sua disciplina é que é ultra rigida porque se alguma T.J. andar a pregar alguma doutrina que ainda não foi publicada nas suas revistas, mas que já irá a ser publicada nas do mês seguinte é motivo para a dissociação (excomunhão) se não prometer que nunca mais o volta a fazer.

Eles não têm uma compreensão tão literalista da Bíblia como tu pareces dizer.
Estão presas a crenças que só mudam (e mudam-nas) quando já as não podem sustentar. A sua tradução da Bíblia não é menos tendenciosa que as outras traduções. Embora põem entre parentesis rectos os acrescentos, nem sempre o fazem e até parece que o fazem de propósito; Usam duas medidas: uma clara, outra simulada.

Eles aceitam também o nome Yavé (Iavé, Javé, Yahweh), mas preferem o nome de Jeová, porque dizem que é o mais usual. Quanto a mim é porque faz parte do nome da sua congregação (publicidade, claro).

Eu não vejo mal nenhum no uso da Bíblia. Um dia estive a discutir com 2 T.J. e pedi-lhes a sua Biblia para lhe provar um erro. Eles emprestaram a Bíblia.
Depois pedi-lhes outra vez a Bíblia para lhes mostrar outro erro. Eles já não emprestaram mas disseram que a Bíblia é a sua arma de defesa, e não poderiam permitir que a sua arma fosse apontada contra eles. Se eu lhes quisesse mostrar alguma passagem da Bíblia, que fosse buscar a minha Bíblia.
Eu soube que eles têm ordens do corpo governante para não emprestarem a sua tradução da Bíblia. Quem quiser que adquire uma, que eles arranjam.

Também nem todas as suas doutrinas são ou foram sempre de origem bíblica, embora às vezes os seus pregadores pretendam impingir essa ideia.
Quanto aos mórmons, ainda não fiz um estudo sério, mas se consultares o livro dos mórmons que eles oferecem gratuitamente, verificarás que no fim têm um indice temático donde poderás tirar um resumo das suas crenças. Ao o consultar fiquei com a ideia que são tão cristãos como os outros. Até se consideram privilegiados ao afirmarem que Jesus apareceu pessoalmente nas Américas (quando anida não eram américas).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 4 vezes. Última edição em 25/05/2006 11:33 por Manuel Pires.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de October de 2007 04:16

É preocupante ver o nível a que chega a manipulação e «lavagem cerebral» em alguns grupos religiosos, normalmente de tipo fundamentalista e sectário.

Creio já em tempos ter indicado aqui um vídeo impressionante de uma «Menina Pastora». Esta miúda, de nome Ana Carolina Dias, já é vedeta, vende CDs e tem site na net.

Não é o único caso. Um deles é impressionante: Nezareth Casti Rey, um miudito feito pregador-estrela internacional. Peruano e filho de pais pregadores, ele mesmo diz numa entrevista que começou a pregar aos três anos. Nos vídeos que a seguir indico fica patente como esta criança nem tem facilidade em folhear um livro como a Bíblia... Parece ter muito menos dos 11 ou 13 anos que alguns sites indicam. Pois bem, isto não o impede de falar com voz gutural (e gritos), com gestos perfeitamente artificiais, contra os «teólogos e cientista modernos», esses «homenzitos mentirosos, "sabe-tudo" e mentores de falácias» (vê-se logo que isto é vocabulário muito próprio de crianças!)... Ele faz exegese, canta, dança, reza, exorta... Os vídeos que se seguem provêm de Porto Rico, onde Nezareth foi pregador convidado.

1ª parte | 2ª parte | 3ª parte.

Aqui vê-se cantar e dançar...

Outro vídeo deste «zoo», aqui, de fraca qualidade, mas curioso nos primeiros momentos. Imaginem-se a dizer aquele texto...

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 28/10/2007 04:34 por Alef.

Re: O caçador de seitas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 21:35

Citação:
Pelo que investiguei, eu fiquei com a ideia de que as T.J. consideram sim Jesus seu Senhor absoluto, e seu Salvador, embora subordinado a Jeová.

Pois, salvador absoluto mas que não é Deus.Porque Deus só há um e não dois. É se não me engano consideram-No como um anjo. Por isso essa do "consideram sim" não responde à pergunta feita.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.