Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Êxodo 6


6 1*O SENHOR disse a Moisés: «Agora verás o que Eu vou fazer ao faraó, pois é obrigado por mão forte que os deixará partir, e é coagido por mão forte que os expulsará da sua terra.»

Novo relato da vocação e missão de Moisés (3,1-20) - 2Deus falou a Moisés, dizendo-lhe: «Eu sou o SENHOR. 3*Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacob como Deus supremo, mas pelo meu nome 'SENHOR', Eu não fui conhecido por eles. 4Também estabeleci a minha aliança com eles, para lhes dar a terra de Canaã, a terra das suas peregrinações, onde residiram como estrangeiros. 5E também fui Eu que ouvi o gemido dos filhos de Israel, que os egípcios reduziram à servidão, e recordei-me da minha aliança. 6Por isso, diz aos filhos de Israel: 'Eu sou o SENHOR, e far-vos-ei sair do peso dos carregamentos do Egipto, hei-de libertar-vos da sua servidão e resgatar-vos com braço estendido e com grande autoridade.
7Tomar-vos-ei para mim como povo e Eu serei para vós Deus, e reconhecereis que Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos fez sair do peso dos carregamentos do Egipto. 8*E far-vos-ei entrar na terra pela qual levantei a minha mão para a dar a Abraão, a Isaac e a Jacob, e vo-la darei em posse: Eu sou o SENHOR.'»
9Moisés falou assim aos filhos de Israel, mas eles não o escutaram por causa da angústia e da pesada servidão.
10O SENHOR falou a Moisés, dizendo: 11«Vai falar ao faraó, rei do Egipto, para que deixe partir os filhos de Israel da sua terra.» 12*Mas Moisés falou ao SENHOR, dizendo: «Eis que os filhos de Israel não me escutaram. Como vai então escutar-me o faraó, a mim que sou incircunciso de lábios?»
13O SENHOR falou a Moisés e a Aarão, e deu-lhes as suas ordens para os filhos de Israel e para o faraó, rei do Egipto, para fazer sair os filhos de Israel da terra do Egipto.

Genealogia de Moisés e Aarão - 14*São estes os chefes das suas famílias. Filhos de Rúben, primogénito de Israel: Henoc, Palú, Hesron e Carmi. São estes os clãs de Rúben. 15Filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oad, Jaquin, Soar e Saul, o filho da cananeia; são estes os clãs de Simeão. 16E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Queat e Merari. Os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete. 17Filhos de Gérson: Libni e Chimei, segundo os seus clãs. 18Filhos de Queat: Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel. Os anos da vida de Queat foram cento e trinta e três. 19Filhos de Merari: Maali e Muchi. São estes os clãs de Levi, segundo as suas gerações.
20Ameram tomou por esposa Jocbed, sua tia, que lhe deu Aarão e Moisés. Os anos da vida de Ameram foram cento e trinta e sete. 21Filhos de Jiçar: Coré, Néfeg e Zicri. 22Filhos de Uziel: Michael, Elisafan e Sitri. 23Aarão tomou por esposa Elicheba, filha de Aminadab, irmã de Nachon, que lhe deu Nadab, Abiú, Eleázar e Itamar. 24Filhos de Coré: Assir, Elcana e Abiasaf. São estes os clãs dos coreítas. 25Eleázar, filho de Aarão, tomou por esposa uma das filhas de Putiel, que lhe deu Fineias. São estes os chefes das famílias dos levitas, segundo os seus clãs. 26*Foi a este Aarão e a Moisés que o SENHOR disse: «Fazei sair os filhos de Israel da terra do Egipto, segundo os seus exércitos.»
27Foram eles, isto é, Moisés e Aarão, que falaram ao faraó, rei do Egipto, para fazer sair os filhos de Israel do Egipto.

Continuação do relato da vocação e missão de Moisés (3,1-20; 6,2-13) - 28No dia em que o SENHOR falou a Moisés na terra do Egipto, 29falou-lhe, dizendo: «Eu sou o SENHOR. Diz ao faraó, rei do Egipto, tudo o que Eu te digo a ti.» 30*Mas Moisés disse ao SENHOR: «Eis que eu sou incircunciso de lábios. Como me escutará o faraó?»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.