Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Êxodo 5


5 Moisés e Aarão na presença do faraó (7,15-18; 8,16-19; 9,1-4; 10,3-6) - 1*Depois disto, Moisés e Aarão foram dizer ao faraó: «Assim disse o SENHOR, Deus de Israel: 'Deixa partir o meu povo, para que eles celebrem para mim uma festa no deserto.'» 2O faraó disse: «Quem é o SENHOR, para que eu escute a sua voz e deixe partir Israel? Não conheço o SENHOR, e não deixarei partir Israel.» 3Eles disseram: «O Deus dos hebreus saiu ao nosso encontro; permite que vamos a três dias de caminho no deserto para oferecermos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, para que não nos ataque com a peste ou a espada.»
4*Disse-lhes o rei do Egipto: «Moisés e Aarão, porque sublevais o povo, afastando-o dos seus afazeres? Ide para os vossos carregamentos.» 5*O faraó disse ainda: «Eis que agora o povo da terra é numeroso, e vós quereis fazê-los descansar dos seus carregamentos!»
6*Naquele dia, o faraó ordenou aos inspectores do povo e aos escribas, dizendo: 7*«Não continuareis a fornecer palha ao povo para fabricar os tijolos como ontem e anteontem. Que vão eles mesmos recolher a palha necessária. 8Mas a quantidade de tijolos que faziam ontem e anteontem, imponde-a sobre eles sem lhes diminuir nada, porque são preguiçosos. É por isso que clamam, dizendo: 'Vamos oferecer sacrifícios ao nosso Deus'. 9*Que se torne pesada a servidão sobre esses homens, para que se ocupem nela, e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.»
10Os inspectores do povo e os seus escribas saíram e disseram ao povo: «Assim disse o faraó: 'Eu não vos darei mais palha'. 11Ide vós mesmos buscar palha onde a encontrardes, pois não haverá nenhuma redução do vosso trabalho.» 12Então o povo dispersou-se por toda a terra do Egipto para recolher restolho para servir de palha. 13Os inspectores constrangiam-nos, dizendo: «Completai o vosso trabalho de cada dia, como quando havia palha.» 14E foram açoitados os escribas dos filhos de Israel, aqueles que os inspectores do faraó tinham posto sobre eles, dizendo: «Porque não concluístes ontem e hoje a vossa conta de tijolos, como fazíeis antes?»
15*Os escribas dos filhos de Israel foram queixar-se junto do faraó, dizendo: «Porque procedes assim com os teus servos? 16*Palha, não a dão aos teus servos; mas tijolos, dizem-nos: 'Fazei-os'. E eis que os teus servos são açoitados. Isto é um pecado contra o teu povo.» 17Ele disse: «Sois mesmo muito preguiçosos! E é por isso que dizeis: 'Vamos oferecer sacrifícios ao SENHOR'. 18E agora, ide e trabalhai! Palha não vos será dada, mas vós tereis de dar o mesmo número de tijolos.»
19Os escribas dos filhos de Israel viram-se em má situação, ao dizer-lhes: «Não reduzireis nada do número dos vossos tijolos, conforme o estipulado para cada dia.» 20Ao saírem da presença do faraó, encontraram Moisés e Aarão diante deles, 21*e disseram-lhes: «Que o SENHOR vos examine e vos julgue, pois tornastes repugnante o nosso odor aos olhos do faraó e aos olhos dos seus servos, colocando na mão deles uma espada para nos matarem.»
22Então Moisés voltou-se para o SENHOR, e disse: «SENHOR, porque maltrataste este povo? Porque me enviaste? 23Desde que vim ter com o faraó para falar em teu nome, ele maltratou este povo, e Tu não libertaste de modo nenhum o teu povo.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.