Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Êxodo 28


28 Vestes sacerdotais - 1*«Manda vir para junto de ti, de entre os filhos de Israel, o teu irmão Aarão e os seus filhos, a fim de exercerem o sacerdócio em minha honra; Aarão com Nadab, Abiú, Eleázar e Itamar, seus filhos. 2Farás, para o teu irmão Aarão, vestes sagradas, pela sua dignidade e como ornamento. 3Encarregarás então, todos os artífices capazes, que dotei com o espírito da sabedoria, de confeccionarem as vestes de Aarão, para o santificarem e para exercer o meu sacerdócio. 4As vestes que terão de fazer, são as seguintes: um peitoral, uma insígnia sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, uma tiara e um cíngulo. São estas as vestes que hão-de fazer para Aarão, teu irmão, e para os filhos, a fim de exercerem o sacerdócio, ao meu serviço. 5Utilizarão o ouro, a púrpura violácea, a púrpura escarlate, a púrpura carmesim e o linho fino.»

Insígnia sacerdotal (39,2-7) - 6*«A insígnia sacerdotal será feita de ouro, de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim e de linho tecido, trabalhado por um artista. 7Nas suas duas extremidades, terá duas ombreiras para unir uma à outra. 8O cíngulo, que se prenderá por cima para o fixar, será trabalhado da mesma forma e do mesmo tecido: será de ouro, de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim e de fios de linho.
9Tomarás duas pedras de ónix e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel: 10seis dos seus nomes numa pedra e os nomes dos outros seis na outra pedra, segundo a sua ordem de nascimento. 11Gravarás nas duas pedras os nomes dos filhos de Israel, como os lapidários sabem gravar em pedras preciosas e sinetes, e as duas pedras serão cravadas e embutidas em ouro. 12Adaptarás estas duas pedras às ombreiras da insígnia, em memória dos filhos de Israel, cujos nomes serão levados por Aarão, nas suas duas ombreiras, à presença do SENHOR, como recordação. 13Farás também cravações de ouro 14e duas pequenas correntes de ouro puro, entrançadas em forma de cordões, que prenderás nas cravações.»

O peitoral (39,8-21) - 15«Farás o peitoral do julgamento, artisticamente trabalhado, do mesmo tecido que a insígnia; fá-lo-ás de ouro, de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim e de linho tecido. 16Será quadrado, dobrado em dois, com um palmo de comprimento e um palmo de largura. 17*Guarnecê-lo-ás de quatro filas de pedrarias. Na primeira fila colocarás um rubi, um topázio e uma esmeralda; 18na segunda fila, um jaspe, uma safira e um diamante; 19na terceira fila, uma opala, uma ágata e uma ametista; 20na quarta fila, um crisólito, um ónix e um jaspe. Todas estas pedras serão cravadas em ouro, 21em número de doze, correspondendo aos nomes dos filhos de Israel; em cada uma delas será gravado o nome de cada uma das doze tribos, como se gravam nos sinetes. 22Farás também, para o peitoral, pequenas correntes de ouro puro, entrançadas em forma de cordões. 23Farás, igualmente, para o peitoral, duas argolas de ouro, que colocarás nas duas extremidades do peitoral. 24Passarás as duas correntes de ouro pelas duas argolas das extremidades do peitoral; 25fixarás as duas pontas de cada corrente nas duas cravações, e adaptá-las-ás, pela frente, às ombreiras da insígnia.
26Farás também duas argolas de ouro, que colocarás nas duas extremidades do peitoral, na orla interior que se contrapõe à insígnia. 27E farás outras duas argolas de ouro, que fixarás sob as duas ombreiras da insígnia do lado anterior, no sítio em que se unem, por cima do cíngulo da insígnia. 28Prender-se-á o peitoral, juntando as suas argolas às argolas da insígnia por meio de um cordão de púrpura violácea, de forma a fixá-lo sobre o cíngulo da insígnia; e assim o peitoral não oscilará.
29Quando Aarão entrar no santuário, levará sobre o coração os nomes dos filhos de Israel, gravados no peitoral do julgamento, em perpétua recordação diante do SENHOR. 30*No peitoral do julgamento colocarás os dados sagrados, para que estejam sobre o peito de Aarão, quando ele se apresentar diante do SENHOR. Assim levará Aarão, constantemente, sobre o coração, diante do SENHOR, o julgamento dos filhos de Israel.»

O manto (39,22-31) - 31Farás o manto da insígnia inteiramente de púrpura violácea. 32A abertura superior será redonda e guarnecida a toda a volta por um debrum tecido, como na abertura de uma cota de malha, para evitar rasgões. 33Na barra colocarás romãs de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim, entremeadas de campainhas de ouro, a toda a volta. 34Uma campainha de ouro e depois, uma romã; uma campainha de ouro e depois outra romã, na barra do manto e a toda a volta. 35*Aarão vesti-lo-á para exercer as suas funções, quando entrar no santuário, diante do SENHOR, e quando sair ouvir-se-á o som das campainhas, para que ele não morra.»

A lâmina de ouro (39,30-31) - 36Farás uma lâmina de ouro puro na qual gravarás, como se fora num sinete: «Consagrado ao SENHOR.» 37Prendê-la-ás com uma fita de púrpura violácea, à frente da tiara. 38*Estará sobre a fronte de Aarão, que carregará, assim, os pecados cometidos pelos filhos de Israel, ao consagrarem as suas ofertas religiosas. Estará sempre sobre a fronte de Aarão, na presença do SENHOR, para que os filhos de Israel obtenham benevolência. 39Farás a túnica de linho, a tiara também de linho e o cíngulo será bordado.
40Para os filhos de Aarão farás, igualmente, túnicas, cíngulos, e farás tiaras como sinal de dignidade e como ornamento. 41*Revestirás com ele o teu irmão Aarão e os seus filhos; hás-de ungi-los, investi-los e consagrá-los, para que sejam sacerdotes ao meu serviço. 42Farás também calções de linho vulgar, a fim de lhes cobrir a nudez, desde a cinta até às coxas. 43Aarão e os filhos hão-de usá-los, quando entrarem na tenda da reunião, ou quando se aproximarem do altar para oficiar no santuário; assim, não incorrerão em falta e não morrerão. Esta é uma norma perpétua para Aarão e para os seus descendentes.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.