Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Crónicas 23


23 Funções dos levitas (24,20-31; Nm 1,50; 3,5-39) - 1*David, já velho e de idade muito avançada, constituiu Salomão, seu filho, rei de Israel. 2*Reuniu todos os chefes de Israel, os sacerdotes e os levitas.
3*Foram contados os levitas de trinta anos para cima, e o seu número, por cabeça, era de trinta e oito mil homens. 4Destes, vinte e quatro mil foram colocados à frente dos trabalhos do templo do SENHOR, seis mil como escribas e juízes, 5*quatro mil como porteiros e quatro mil dedicados a louvar o SENHOR com os seus instrumentos musicais, que David havia mandado fazer para esse fim.
6David distribuiu-os por classes, segundo as linhagens de Levi: Gérson, Queat e Merari.
7Dos gersonitas: Ladan e Chimei. 8Filhos de Ladan, três: o chefe Jaiel, Zetam e Joel. 9Filhos de Chimei, três: Chelomite, Haziel e Haran; estes foram os chefes das famílias de Ladan. 10Filhos de Chimei: Jaat, Zina, Jeús e Beria. Estes quatro são os filhos de Chimei: 11Jaat era o chefe, e Ziza o segundo; mas Jeús e Beria, por não terem muitos filhos, foram contados numa só classe paterna. 12Filhos de Queat, quatro: Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel.
13*Filhos de Ameram: Aarão e Moisés. Aarão foi destinado para o serviço do Santo dos Santos, com os seus filhos, perpetuamente, para queimar perfumes diante do SENHOR, para o servir e para dar a benção, perpetuamente, em seu nome.
14*Os filhos de Moisés, homem de Deus, foram contados na tribo de Levi. 15Filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. 16Filho de Gérson: o chefe Chebuel. 17Os filhos de Eliézer foram: o chefe Reabias; Eliézer não teve outro filho, mas os filhos de Reabias foram muito numerosos.
18Filho de Jiçar: o chefe Chelomite. 19Filhos de Hebron: o chefe Jerias o primeiro, Amarias o segundo, Jaziel o terceiro, e Joquemeam o quarto. 20Filhos de Uziel: o chefe Mica e Jisias o segundo.
21*Filhos de Merari: Maali e Muchi. Filhos de Maali: Eleázar e Quis. 22Eleázar morreu sem filhos; teve somente filhas, que desposaram os filhos de Quis, seus irmãos. 23Filhos de Muchi, três: Maali, Éder e Jerimot. 24Estes são os filhos de Levi, classificados por famílias, cabeças das casas paternas, segundo o censo feito por cabeças. Estavam encarregados do serviço do templo do SENHOR, da idade de vinte anos para cima. 25Pois David dizia: «O SENHOR, Deus de Israel, deu a paz ao seu povo; Ele habitará para sempre em Jerusalém. 26Os levitas não terão mais de transportar o tabernáculo e os utensílios do seu serviço.»
27Fez-se o recenseamento dos filhos de Levi da idade de vinte anos para cima, segundo as últimas ordens de David. 28Colocados junto dos filhos de Aarão para o serviço da casa do SENHOR, tinham ao seu cuidado os átrios, as salas e a purificação de todas as coisas santas e todo o serviço do templo de Deus: 29os pães da oferenda, a flor de farinha para as oblações, os pães finos sem levedura, as tortas cozidas sobre a chapa e as tortas fritas, e todas as medidas de capacidade e de comprimento. 30*Deviam apresentar-se, cada manhã e cada tarde, para louvar e celebrar o SENHOR, 31e oferecer todos os holocaustos ao SENHOR, nos sábados, nas festas da Lua-nova e nas solenidades, segundo o número e os ritos prescritos, diante do SENHOR. 32*Tinham a seu cargo a guarda da tenda da reunião, o ritual das coisas santas e o ritual dos filhos de Aarão, seus irmãos, no serviço da casa do SENHOR.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.