Arquivo de Notícias - Abril de 2010

Livro «As razões de Bento XVI», de Aura Miguel, é lançado no dia 29 de Abril
2010-04-23 00:47:07

«As razões de Bento XVI», o mais recente livro de Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença, é lançado no dia 29 de Abril na Feira do Livro de Lisboa, estando a apresentação a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa.

A obra da jornalista, a única vaticanista (jornalista com acreditação permanente junto da Santa Sé) portuguesa, pretende dar a conhecer e a compreender a figura, o pensamento e a acção do cardeal Joseph Ratzinger, o homem que há cinco anos está à frente da Igreja Católica.
A preparação para o Matrimónio na palavra da Igreja (D. José Policarpo)
2010-04-23 00:46:02

Introdução

1. O título da Conferência que me foi pedida sugere que apresente, em síntese, as actuais orientações do Magistério da Igreja para a preparação para o matrimónio. Trata-se de um Magistério abundante, onde se explicita a doutrina católica sobre o sacramento do matrimónio e sobre a família enquanto experiência base da Igreja comunhão, a “Igreja doméstica”, e onde se arriscam mesmo sugestões operacionais de acção pastoral: desde a Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, à Familiaris Consortio, Exortação Apostólica do Sínodo sobre a Família, e à Evangelium Vitae, de João Paulo II. Por seu lado, o documento do Conselho Pontifício para a Família, de 1996, intitulado “Preparação para o Sacramento do Matrimónio”, que pretende ajudar a traduzir, em dinamismos de novidade pastoral, a doutrina daqueles documentos, interpelando as Conferências Episcopais, os Bispos e as Dioceses, as paróquias, as estruturas de pastoral evangelizadora, sobretudo da juventude, assim como os diversos movimentos que se têm empenhado na pastoral de preparação para o matrimónio. Aliás, o contributo destes diversos movimentos na elaboração do documento ressalta à vista.
Vinda de Bento XVI pode reavivar interesse sobre a mensagem de Fátima
2010-04-23 00:43:48

A visita de Bento XVI ao nosso país pode reavivar o interesse pela mensagem de Fátima, considera a Ir. Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização dos Pastorinhos.
Vaticano divulga números oficiais da Igreja Católica em Portugal
2010-04-23 00:42:35

O Vaticano divulgou esta Quinta-feira os números oficiais da Igreja Católica em Portugal, os quais falam numa percentagem de católicos de 88,3% da população, confirmando ainda a quebra no número de padres.
Bento XVI é um intelectual desconhecido
2010-04-23 00:40:59

Bento XVI chega a Portugal no próximo dia 11 de Maio, carregando consigo uma visão estratégica da Igreja e do mundo, muito clara, que se centra na necessidade de referências, de valores, de um pensamento forte contra a “ditadura do relativismo” a que tantas vezes se tem referido.
Festa Diocesana das Famílias
2010-04-17 22:56:07

No ano de 2010, a Diocese escolheu a Unidade Pastoral de Tábua, composta pelas suas 15 paróquias/freguesias para receber a “Festa das Famílias da Diocese de Coimbra” que se realizará, de acordo com o Plano Anual de Actividades da Diocese, no dia 16 de Maio.
A Igreja e a pedofilia
2010-04-06 13:24:41

Abaixo, pode ler uma entrevista que o Padre Gonçalo Portocarrero de Almada concedeu ao Expresso, tendo respondido por e-mail às perguntas que lhe foram feitas. A entrevista não foi usada na peça que o Expresso escreveu sobre o tema da pedofilia e a Igreja, sem que o Padre Gonçalo tenha recebido qualquer explicação ou sequer agradecimento pelo incómodo. Como me parece que é de utilidade para todos com autorização do autor, divulgo-a hoje, agradecendo desde já ao Padre Gonçalo a clareza com que trata o assunto.
Divulgação de exposição de Arte Sacra
2010-04-04 19:18:02

Exposição "Da Ceia à Ressurreição" em Vila Viçosa, sob responsabilidade da paróquia de S. Bartolomeu, Vila Viçosa

Envie esta página