Arquivo de Notícias - Setembro de 2009

Jovens de Lisboa mobilizam-se para início de ano pastoral
2009-09-28 22:20:34

Os animadores de grupos de jovens paroquiais e de movimentos, em Lisboa, deram início ao novo ano pastoral, num encontro de apresentação do programa de Pastoral Juvenil do Patriarcado que quis também servir de motivação para futuros animadores.
Bento XVI deixa mensagem aos jovens
2009-09-28 22:19:53

Bento XVI deixou esta Segunda-feira uma mensagem de esperança a mais de 10 mil jovens que acompanharam a sua passagem pela localidade checa de Melnik, para participar na Missa presidida pelo Papa.
Bento XVI, Portugal 2010
2009-09-25 23:04:32

A visita de Bento XVI já era esperada pelos católicos portugueses há, pelo menos, quatro anos. A ligação afectiva de João Paulo II com Fátima habituou-os "mal". Tendo em conta a população e relativa importância política na Europa e no mundo, Portugal foi extraordinariamente acarinhado pelo papa polaco, que se identificou com a mensagem de Fátima.
Uma vida em português no trilho de Taizé
2009-09-08 23:08:57

O Irmão David, natural de Portalegre, é actualmente o único português na comunidade ecuménica de Taizé, no Sul de França. Durante a semana que a Agência ECCLESIA passou em Taizé, pode testemunhar a forma próxima como este religioso se relaciona com todos os portugueses e o desejo também de os jovens não se fecharem numa experiência única, mas procurarem o seu lugar na Igreja.
Ir. Alois: Taizé sem medo do futuro
2009-09-08 23:07:47

A comunidade religiosa de Taizé surgiu em 1940, no contexto da II Guerra Mundial. O Irmão Roger, fundador da comunidade, deu início a uma «parábola de comunhão», com o objectivo de ser um sinal ecuménico no meio da divisão entre cristãos. Este sinal tem procurado levar a diferentes países e continentes a «Peregrinação de Confiança na Terra» que pretende gerar um compromisso dos jovens com as suas paróquias e comunidades locais.
VI Simpósio do Clero de Portugal - Conclusões
2009-09-08 23:03:15

1.- O clero de Portugal deu uma resposta muito positiva ao convite para participar no VI Simpósio do clero. Mais de 800 inscrições são o melhor testemunho de uma forte adesão, alegre e agradecida, também por coincidir em pleno Ano Sacerdotal e sob o olhar da figura exemplar de sacerdote que foi São João Maria Vianey.

2.- Conferencistas prestigiados e de renome internacional garantiram a elevada qualidade da reflexão e a pertinência dos desafios lançados.

3.- O Simpósio foi, em si mesmo, um belo exercício de fraternidade e de comunhão entre bispos, sacerdotes, diáconos e seminaristas.

4.- Todos os oradores glosaram, em registos vários, mas consonantes, o tema-lema do Simpósio: «Reaviva o dom que há em ti».

5.- Anselmo Grün e Amadeo Cencini, com a sua autoridade de psicólogos, recordaram-nos que a espiritualidade não é redutível à psicologia, mas que uma espiritualidade não assente em correctas bases psicológicas, facilmente se transforma em moralismo vazio e autoritário.
Fundação Ajuda à Igreja que Sofre ajuda órfãos em África
2009-09-08 23:01:58

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) acaba de lançar uma campanha destinada a ajudar as crianças órfãs em África, continente duramente atingido pela pandemia do HIV/SIDA.
A secção portuguesa desta organização católica internacional defende que “o trabalho voluntário de quem serve estas crianças desafia-nos a olhar mais além e a agir”.
Igreja terá novos beatos
2009-09-08 22:55:59

O departamento de celebrações litúrgicas do Vaticano anunciou que Bento XVI aprovou a beatificação de cinco novos bem-aventurados: quatro europeus e uma palestina.
«AfterPaul» juntou 700 jovens em Coimbra
2009-09-08 22:55:12

O «AfterPaul» juntou cerca de 700 jovens em Cernache nos primeiros dias do mês de Setembro. Um encontro de três dias que pretenderam, findo o Ano Paulino, reforçar as convicções cristãs entre os jovens que contactam com a Companhia de Jesus.
Ajudar as paróquias a transmitir a fé
2009-09-08 22:51:33

O 11º Colóquio Nacional de Paróquias será subordinado ao tema «Transmitir a Fé» e realizar-se-á, dias 12 e 13 de Fevereiro de 2010, no Seminário dos Padres Combonianos, na cidade de Coimbra. «A alegria de viver a Fé, condição para a poder transmitir» será o tema da conferência do Pe. Carlos Carneiro, no primeiro dia desta iniciativa.
Encontro Europeu de Poznan: de 29 de Dezembro de 2009 a 2 de Janeiro de 2010
2009-09-08 22:13:26

Com os seus 600.000 habitantes, Poznan fica situada na parte ocidental da Polónia. Para além de ser o quarto maior centro industrial do país e de ser bem conhecida pelas suas feiras internacionais, Poznan também é o berço do cristianismo na Polónia.

Envie esta página