Jovens de Lisboa mobilizam-se para início de ano pastoral
2009-09-28 22:20:34

Os animadores de grupos de jovens paroquiais e de movimentos, em Lisboa, deram início ao novo ano pastoral, num encontro de apresentação do programa de Pastoral Juvenil do Patriarcado que quis também servir de motivação para futuros animadores.

«Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» é o tema que motiva os jovens, na senda do tema para o Dia Mundial da Juventude e da mensagem que Bento XVI vai dirigir aos jovens.

Na multiplicação de grupos e movimentos o Pe. Carlos Gonçalves, Director do Sector da Pastoral da Juventude do Patriarcado de Lisboa, aponta “diferentes carismas”.

“Há grupos com maior incidência social, com dinâmicas de voluntariado, outros que apostam mais na oração. Mas são actividades que se conjugam, não excluem”.

Os jovens reconhecem que “os dois campos são importantes e em geral, cruzam bem as duas vertentes na formação e acção nos grupos”.

Se nos anos 80 e 90 “os jovens eram mais interventivos", o responsável chama a atenção para "não cairmos no intimismo”. A pastoral juvenil “não é fácil”, reconhece o sacerdote, e trabalhar com jovens implica ter presente as mudanças geracionais.

“Estamos a fazer caminho rumo à comunhão”, responde quando questionado sobre se a multiplicidade de carismas nos grupos de jovens não se repete.

No encontro com os jovens foi apresentado o programa e o calendário que incluiu as actividades da Pastoral Universitária e Vocacional. “São pastorais que não se podem dissociar e as pessoas devem estar informadas das diferentes actividades que estão programadas”.

O responsável sublinha que as actividades juvenis devem desenrolar-se nas paróquias e vigararias. “As actividades diocesanas são catalisadoras do que vai acontecendo localmente”, sugere o Pe. Carlos Gonçalves.

A Jornada diocesana da Juventude, marcada para 18 de Abril, o festival diocesano, os retiros no Advento e na Quaresma, a vigília de Pentecostes, os diversos encontros de oração e peregrinações são algumas das actividades para este ano pastoral, que devem ser integradas nas actividades locais.

Sem distinguir actividades, o sacerdote destaca, no plano de actividades, a Jornada diocesana da Juventude, pela importância de “celebrarmos juntos um dia dedicado aos jovens da diocese, independentemente da vertente do trabalho pastoral que podemos assumir”.

Sobre a realização do Festival Jota na diocese de Lisboa o responsável do departamento não descarta a possibilidade. “Impossível não será, mas em 2010 não será Lisboa a acolher”.

No horizonte surge a Jornada Mundial da Juventude, marcada para Madrid, em 2011. A participação portuguesa neste encontro começa a ser preparada. O Pe. Carlos adianta que apesar de ser Espanha a acolher “a mobilização não será fácil”.

“Qualquer pessoa se desloca a Madrid, por isso precisamos de fazer uma proposta interessante, capaz de mobilizar”.