paroquias.org
 

Notícias






Prémio Sakharov para D. Zacarias Kamuenho
2001-10-18 22:39:14

O Arcebispo de Lubango, Angola, acaba de receber o prémio Sakharov 2001, juntamente com a candidatura mista israelo-palestiniana.



D. Zacarias Kamuenho “nem queria acreditar”. Foi desta forma que o deputado do Partido Popular, José Ribeiro e Castro definiu a reacção do prelado. Ribeiro e Castro foi um dos grandes impulsionadores desta candidatura e falou à Agência ECCLESIA momentos depois de ter conversado telefonicamente com o bispo angolano, que disse sentir-se “um instrumento de Deus e da causa da paz em Angola”.

Para o eurodeputado a atribuição deste prémio é “o reconhecimento de um esforço vastíssimo da Igreja Católica na promoção da paz” e constitui “uma mudança importante na forma como a Comunidade Internacional olha para a guerra em Angola”.

“Pela primeira vez uma instituição internacional reconhece o protagonismo de alguém que não é um senhor da guerra... o mundo lamenta-se da guerra, mas só fala com os senhores da guerra. D. Zacarias é, pelo contrário, o porta-voz dos que sofrem em nome de Angola, querem a paz e trabalham para ela”, acrescentou.

Esta decisão de atribuição do Prémio Sakharov “liberdade de pensamento”, pelo Parlamento Europeu é um bom prenúncio de que as coisas tendem a mudar naquele país africano. Ribeiro e Castro considera que o facto de, aquando da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Kofi Annan, o mesmo ter dedicado algumas das suas primeiras palavras para o problema de Angola, ser muito significativo.

A paz Angola perspectiva assim, um futuro prometedor e o desejo do deputado do PP “é que desta vez quando vier que seja para ficar. Que seja uma paz decisiva e não exclua ninguém”.

Cerca de 50 mil euros (10 mil contos), é o valor do prémio que será entregue por Nicolle Fontaine, Presidente do Parlamento, no dia 12 de Dezembro, em Estrasburgo.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia