paroquias.org
 

Notícias






Capítulo Geral elege novo Superior
2001-10-17 01:14:44

O Irmão Seán Sammon foi eleito, no dia 3 de Outubro, para Superior Geral dos Irmãos Maristas, por um mandato de 8 anos. Reunidos em Capítulo Geral, de 4 de Setembro a 14 de Outubro, em Roma, os Irmãos Maristas elegeram para 12º Superior Geral, um natural de Manhattan, Nova Iorque, doutorado em Psicologia e, desde, 1993 Vigário-Geral do Instituto Marista.


Do Capítulo Geral saiu a aprovação um documento sobre a missão educativa dos Maristas, que de acordo com o Vice-Provincial Português “prepara os próximos 5,6 anos, e estabelece as grandes linhas de fundo, de qualquer obra daquele Instituto, quanto a modos de desenvolver a missão, objectivos e destinatários”.
Outros pontos foram ainda analisados ao longo de mais de um mês de trabalhos. Quanto à missão, o Irmão António Leal refere o objectivo de se “intensificar o caminho junto de crianças e jovens, mais pobres e excluídos”. Para o alcançar, os Maristas vão apostar num “maior envolvimento em projectos pela paz e num discernimento do estado das obras e projectos educativos”, afirma o Irmão António Leal, referindo ainda que se fará um esforço para terminar com “a tentação de abraçar cargos burocráticos e administrativos, perante o facto de sermos poucos”, explica.
Assim, outro objectivo saído do Capítulo Geral é “aprofundar a identidade e missão própria de irmãos e leigos”, refere o Vice-Provincial Português. Os Maristas vão “criar e incentivar formas de associativismo entre leigos, apostar na corresponsabilidade na missão, em cargos administrativos, e promover projectos de formação para executar em conjunto”, avança o Irmão António Leal.
“Tornar as comunidades mais abertas ao meio social em que estão inseridas” é outra aposta dos Maristas para que, revitalizadas, possam ser um “lugar fraternidade e serviço”, sublinha o Irmão António Leal.
Quanto ao campo espiritual, o Capítulo Geral sugeriu “uma maior atenção ao projecto de vida pessoal e comunitário, para se consagrarem ritmos de vida coerentes com a nossa congregação”, afirmou o Vice-Provincial Português.
Todas estas questões estão a ser, ainda, revistas e terminadas por uma Comissão Final do Capítulo Geral do Instituto Marista, que publicará, a seu tempo, as conclusões.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia