Idosos aprendem euro por iniciativa da cáritas
2001-10-17 01:13:57

Não. Não se trata de futebol do Euro 2004. É a nova moeda para Portugal e para a Europa.
A aproximação da entrada em circulação das novas moedas e notas, em Janeiro próximo, e a verificação de que os nossos "maiores" são as pessoas menos informadas e que mais dificuldade sentirão na adaptação ao novo sistema, levaram a Cáritas Diocesana de Leiria a desenvolver acções de divulgação do Euro junto das pessoas idosas.

As primeiras apresentações tiveram lugar ainda na Casa da Cáritas na Praia do Pedrógão, junto dos últimos grupos que ali passaram períodos de férias, mas outras apresentações já se realizaram também em lares da área da diocese.
Embora, na generalidade, seja ainda muito fraco o nível de conhecimentos desta matéria, ou talvez por isso mesmo, foi visível o interesse e atenção que o assunto despertou nos participantes nas sessões já realizadas. O valor e características das novas notas e moedas, os elementos de segurança, as datas e locais para a troca, a ilustração com base em exemplos do quotidiano, a par de orientações práticas com o objectivo de defender as pessoas idosas da cobiça dos amigos do alheio, foram os aspectos abordados com mais saliência.
A Cáritas Diocesana de Leiria considera estas acções como um serviço à comunidade, dirigido especialmente às pessoas que menos possibilidade têm de aceder por si próprias à informação de que também necessitam e que, muitas vezes, estão excluídas das preocupações de outros tipos de intervenção.
A Cáritas está preparada para corresponder a outras solicitações neste domínio, consoante as suas disponibilidades, sendo que, o maior ou menor isolamento dos destinatários ou as suas especiais condições, são critérios a ter sempre em consideração.