Exorcismo traduzido
2000-09-20 20:30:56

A tradução para italiano do ritual do exorcismo, rito da Igreja Católica praticado em latim há quase 400 anos, deverá ser brevemente aprovada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI). O «De Exorcismis et supplicationibus quibusdam» (A propósito de todos os tipos de exorcismo e de súplicas), está na agenda da reunião do conselho permanente da CEI, que decorre até dia 21, em Turim (Norte de Itália).

O manual do exorcista, que data de 1614, foi actualizado pelo Vaticano em Janeiro de 1999, tomando em conta nomeadamente contributos psiquiátricos. Na versão actual, a Igreja pede aos padres caçadores do «diabo» que actuem com prudência, tentado distinguir casos de possessão demoníaca dos casos psiquiátricos.

O manual define o rito (orações, invocações e gestos) praticado pelos exorcistaspara libertar uma pessoa possuída pelo «diabo». «Vade retro Satanas» continua a ser a frase chave deste rito.