Bispo português ordenado em Roma
2001-10-10 20:24:56

D. Amândio José Tomás deverá ser ordenado bispo a 6 de Janeiro, em Roma pelo próprio Papa João Paulo II.

Este foi o desejo manifestado pessoalmente ao Papa, que espera seja possível, uma vez que “neste dia, normalmente, são ordenados vários bispos na Praça de S. Pedro”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o novo bispo confessou que “não contava” com esta chamada a um função episcopal. Mas, uma vez feita, “não pode negar o que a Igreja lhe pede”. É com “um certo temor” que encara esta nova forma de vida. Depois de 25 anos no Vaticano, ao serviço da Igreja, é chamado á vida pastoral. Évora é a Arquidiocese que o espera como bispo auxiliar. Sabe que é uma Igreja que “promete muito e tem muito trabalho”. Por isso, vai disposto a dar, mas sobretudo acredita que vai aprender muito.
Nesta nova missão, D. Amândio disse contar com a ajuda de D. Maurílio Gouveia, um homem que considera “experimentado e capaz de ensinar”.
O objectivo é o mesmo: “anunciar Jesus Cristo”. A missão é que mudou.