Portugueses menos católicos
2001-10-07 11:25:58

O número de portugueses presentes nas missas está a diminuir. Comparativamente a 1991, data do último recenseamento, a percentagem de praticantes baixou de 26 para cerca de 20 por cento, relativamente ao total da população. Em 1977 esta percentagem situava-se nos 29 por cento. Os bispos aguardam, com preocupação, os resultados finais do Census para se manifestarem.

Estas são as conclusões do recenseamento dominical realizado pela Igreja Castólica em Março, a que o DN teve acesso, embora não sejam oficiais. A diocese de Lisboa, a maior do país, é uma das que não tem ainda finalizado o apuramento, mas, conforme nos referiu uma fonte ligada ao processo, sejam quais forem os números, o panorama percentual não se irá alterar.

A diocese de Aveiro já fez a sua análise. Conforme anunciou D. António Marcelino no jornal Correio do Vouga, aquela igreja local, "que cresceu em cerca de 30 mil pessoas", viu agora descer a percentagem da prática dominical global que neste momento se traduz em cerca de 25 por cento, quando em 1991 era de 32 por cento. Em 1977 era de 35 por cento. Em 1991 registaram-se 1876 casamentos e em 2000 o número decresceu para 1478.

D. António Marcelino já disse: "O que em tudo parece claro é que um cristianismo tradicional, rotineiro e incoerente não tem mais futuro".

Em Viana do Castelo, enquanto a população é agora menos 0,9 por cento, a prática dominical decaiu cerca de 8 por cento. Nos 10 arceprestados da diocese, apenas na sede episcopal se registou um aumento (6 por cento).

Em Viseu, relativamente a 1991, o número de presenças baixou 12 por cento, ainda que a percentagem de pessoas que comungam tenha aumentado.

Responsáveis das dioceses de Leiria, Coimbra e Porto também já anunciaram que houve decréscimo da prática dominical nas suas igrejas, mas não avançaram ainda com números. Todos são no entanto unânimes em reconhecer que a faixa etária que mais perdeu foi a que se situa entre os 7 e 21 anos, ou seja, as crianças e os jovens. Entre estes destaca-se a falta das mulheres.

Este é um dado que abrange todas as dioceses, afirmou o sociólogo Marinho Antunes, a quem cabe tratar os dados no Centro de Estudos Sócio Pastorais da Universidade Católica. E manifestou alguma preocupação: "A mulher tem um papel fundamental na sociologia religiosa como mães e primeiras educadoras na fé".

O sociólogo, que participou numa jornada de pastoral em Aveiro, lembrou que até 2011 o número de padres decrescerá para metade. Neste sentido, apelou para que os dados agora divulgados "não sejam metidos na gaveta como muitos fazem".

O decréscimo da prática dominical só não é mais acentuado porque nas dioceses do Sul, ao contrário das do Norte, a prática dominical cresceu. Só em Évora o aumento é de 8 %. Tudo isto será analisado na Assembleia dos bispos que se realiza em Novembro.

Fonte DN