Papa nomeou bispo auxiliar para a diocese de Évora
2001-10-07 11:21:30

O Papa João Paulo II nomeou para bispo auxiliar de Évora o padre Amândio José Tomás, atribuindo-lhe a sede titular episcopal de Feradi Maior.

O sacerdote passa assim de reitor do Colégio dos Portugueses, em Roma, função que exercia desde 1982, para Pastor de uma diocese alentejana.

Trata-se de uma nomeação muito saudada, especialmente pelos académicos que, por razões de estudo, visitavam a Cidade Eterna e eram sempre amavelmente recebidos no Colégio Português, por onde passaram grandes intelectuais da nossa praça. Os mesmo sublinham os jornalistas que tantas vezes bateram à sua porta.

Com 56 anos, o padre Amândio Tomás era também capelão do Papa. Homem que conhece bem os corredores do Vaticano e o mundo dos intelectuais, vai agora passar para o campo da pastoral. D. Maurílio tem neste momento a missão de lhe mostrar o que é a realidade da Igreja.

Fonte DN