paroquias.org
 

Notícias






Igreja polémica vai abrir hoje
2001-10-07 11:20:22

Vinte anos depois de ter sido lançada a primeira pedra, é inaugurada hoje, às 15 horas, a Catedral de Bragança. A ministra do Planeamento, Elisa Ferreira, estará presente na cerimónia de abertura deste templo considerado "megalómano", obra marcante da prelatura do bispo D. António José Rafael.


Foi um processo longo e polémica que hoje chega ao fim. A Igreja Catredal Nossa Senhora Rainha, em Bragança, abre enfim as portas aos devotos. Mas ainda faltam os arranjos exteriores e alguns pormenores no interior. Perto de 1,1 milhão de contos foram gastos nesta obra considerada por muito de "megalómana e desnecessária" e que apenas serviu para "satisfazer os caprichos do bispo".

D. António José Rafael vai ser substituido no próximo dia 14 por António Montes Moreira. A construção da catedral, no entanto, fica como marca da prelatura deste bispo, que, contra tudo e contra todos, conseguiu levar o projecto por diante. Para trás ficam guerrilhas com o clero, com populações que originaram declarações pouco cordiais de parte de António José Rafael.

A angariação de fundos para esta obra foi, muitas vezes, considerada problemática e colocou muito membros do Governo em situações delicadas.

Apesar de todas as contrariedades - falência de empresa construtora, constantes alterações ao projecto e dificuldade de garantir os meios financeiros - a persistência de António José Rafael conseguiu os objectivos. Em hora de retirada, a Câmara Municipal de Bragança prepara-se para lhe conferir a medalha de mérito do município. Fica apenas por realizar a velha aspiração do prelado: D. António José Rafael gostaria de ver um busto seu na catedral, que ele considera "a jóia da coroa".

A cerimónia de inauguração, refira-se, foi adiada cinco vezes, desde Junho de 2000. D. António José Rafael lançou a primeira pedra em 1981 e, com busto ou sem ele, permanecerá na história da diocese como o obreiro do novo templo.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia