Trabalhos do Sínodo
2001-10-03 21:11:58

Na manhã do terceiro dia da X Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (dia 3 de Outubro), os padres sinodais reuniram-se em grupos linguísticos para eleger os moderadores dos chamados “Círculos Menores”. Será nestes “círculos” que se desenrolará a 2ª etapa do sínodo.

Na primeira, os padres sinodais reúnem-se em “Congregações Gerais” para, durante 8 minutos, cada um dos 247 participantes no Sínodo usar da palavra. Nesse tempo, podem partilhar com os bispos de todo o mundo a situação da sua Igreja local, referindo-se à temática que reúne os bispos em Roma (“Bispo servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo”). Nas intervenções realizadas até hoje, foram abordadas temáticas como as relações entre a Igreja do Oriente e do Ocidente, a colegialidade, a cooperação entre igrejas particulares e a Cúria Romana e o papel dos meios de comunicação social.
Esta X Assembleia Sinodal começou no último Domingo, na Eucaristia de abertura que o Papa João Paulo II presidiu na Praça de S. Pedro. Depois, na manhã de Segunda-feira (dia 1 de Outubro), João Paulo II benzeu a Capela Sinodal e acendeu uma vela (do Iluminados S. Gregório, oferecida pelo Patriarca de todos os Arménios Karekin I ao Papa João Paulo II durante a recente viagem à Arménia). Depois, começaram as Congregações Gerai, que decorrerão até 12 de Outubro. Nesse dia iniciam-se os “Círculos Menores”, onde as propostas apresentadas nas Congregações Gerais são discutidas e debatidas de forma a serem formuladas propostas para serem votadas em Assembleia Geral do Sínodo.