Novo Martirológio Romano
2001-10-03 21:11:14

O novo Martirológio Romano foi apresentado, no passado dia 2 de Outubro, na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo Prefeito da Congregação Vaticana para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Para o Cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez, esta obra, que lista os beatos e os santos reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica, “não é um livro de história para saber todos os detalhes da vida de um santo.

É um texto destinado a celebrar a santidade, esse dom extraordinário, fruto da vocação cristã”.
Com a beatificação, por João Paulo II, de 1265 pessoas e a canonização de outras 452, a actualização desta listagem tornava-se urgente, tanto mais que a sua última edição datava já de 1956.
O Martirológio é também conhecido por Calendário dos Mártires, pois a cada dia do ano faz corresponder os santos e beatos recordados nessa data. Cada nome em causa é acompanhado por dados sobre o local de morte, o estatuto eclesial, a sua actividade e carisma. Ao todo são 6538 nomes de santos e beatos, apesar de os santos e beatos referidos serem muitos mais, pois é desconhecido o nome de muitos mártires, que pereceram anónimos.
Excluídos do Martirológio ficaram muitos nomes, cuja santidade não é reconhecida oficialmente pela Igreja Católica, por as suas histórias se confundirem muitas vezes com lendas. No entanto, o Cardeal Medina Estevez prometeu apresentar também uma lista onde estes casos são identificados.
O Martirológio Romano está editado em latim, sendo, a partir de agora, traduzido para muitas outras línguas.
O primeiro Martirológio Romano, aprovado pelo Papa Gregório XIII, foi publicado em 1586, graças às novas possibilidades oferecidas pelos desenvolvimentos registados nos meios de comunicação social.