paroquias.org
 

Notícias






Monumento aos bispos inaugurado em Dezembro
2001-10-01 14:22:56

Uma gigantesca estrutura em bronze, com imagens dos arcebispos, suportando uma cruz arquiepiscopal de seis metros, materializa o Monumento Evocativo aos Arcebispos de Braga, a inaugurar em 8 de Dezembro.

O monumento, da autoria do escultor bracarense, António Pacheco, está a ganhar forma na Fundição Lages, em Vila Nova de Gaia.
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) já aprovou o projecto a edificar no largo do Rossio, junto à Sé Catedral, por 20 mil contos, suportados pela Câmara de Braga em 16 mil contos e o restante pelo Cabido da Sé.

Obras em breve
Após um interregno de três anos, motivado pela doença do autor do projecto, Fernando Ramalhete (já falecido), o Cabido da Sé de Braga iniciará, dentro de duas semanas, a empreitada: «Já recebemos o aval do IPPAR para o início dos trabalhos que, numa primeira fase, se irão centrar nos aspectos arquitectónicos da zona envolvente à Sé Catedral», disse cónego Melo.
O prelado acrescentou que o projecto inicial foi alterado pelo arquitecto Fernando Jorge, a quem coube a tarefa de retomar o estudo arquitectónico, cujas modificações se centram na colocação, nos muros circundantes ao espaço do monumento, de 16 «escudos» representativos dos concelhos da arquidiocese de Braga: «Tentou-se dar mais dignidade ao monumento e permitir uma melhor envolvência arquitectónica com o espaço da Sé Catedral», observou.
As alterações introduzidas contemplam uma pequena área de lazer, equipada de bancos, sendo, segundo cónego Melo, de predominância granítica. O Monumento aos Arcebispos de Braga é um velho sonho de Santos da Cunha, ex-presidente da Câmara de Braga e ex-governador civil de Braga, no exercício daquelas funções nos anos 60 e 70.
Posteriormente, em 1994, a Câmara Municipal de Braga, juntamente com o Cabido da Sé, lançou um concurso nacional de ideias, do qual saíram vencedores o arquitecto Fernando Ramalhete e o escultor António Pacheco, ambos de Braga.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia