Prática dominical orienta Plano Pastoral
2001-09-28 23:08:49

A diocese de Aveiro baixou consideravelmente a sua prática dominical, ainda que para tal tenha contribuído o aumento da população. Actualmente vivem nos conselhos da diocese 310 mil habitantes, quando no último recenseamento viviam 282 mil. Entre 25 e 27% é onde se situam os resultados da prática dominical.

Estes foram os dados que motivaram a reflexão das Jornadas Pastorais Diocesanas, que decorreram até ontem (26 de setembro), no seminário de Aveiro e onde participaram sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos. Segundo disse à Agência ECCLESIA, D. António Marcelino, o objectivo destas jornadas que foram orientadas pelo professor Marinho Antunes da Universidade Católica Portuguesa, era o de “tirar conclusões que enriqueçam o plano pastoral para o presente ano”, e que será apresentado no próximo dia 5 de Outubro.
Segundo o bispo diocesano, são 2 as áreas onde o plano Pastoral deve assentar: em primeiro lugar, um “Plano Diocesano de Formação Cristã, que será permanente em ordem ao crescimento dos cristãos à medida de Cristo”. Um outro ponto será a pastoral juvenil, “uma vez que a diocese está a caminho de um Sínodo de Jovens”, que pode acontecer daqui a 3 anos. Uma outra questão a trabalhar, seria ainda a dos órgãos de participação, com uma melhoria na sua intervenção.