O santuário mais concorrido do Norte
2001-09-25 20:27:08

São Bento da Porta Aberta é o local de devoção mais concorrido do Norte de Portugal. Situado perto da Caniçada, logo acima das duas pontes, está debruçado sobre a albufeira, desfrutando de uma vista privilegiada. A festa litúrgica celebra-se a 11 de Junho, atraindo multidões de todas as partes. É tal o movimento do povo que desce das serras, que se costuma chamar a esse caminho O Formigueiro.

O santuário é dedicado a São Bento, santo milagreiro do século V, fundador da Ordem Beneditina e infatigável combatente de Satanás, muito querido entre os fiéis pelos seus múltiplos talentos, que incluem a protecção de animais domésticos e de automobilistas.

A antiga capela foi ficando pequena para abrigar o número crescente de fiéis, forçando a Irmandade a construiu um novo templo, inaugurado em Outubro de 1998. Implantado na encosta, o edifício surpreende pelo arrojo e modernidade. Chegando ao largo da Igreja, vê-se o telhado e um obelisco de vidro. Descendo pelos elevadores, ou pelas escadarias, entra-se no templo, uma nave grandiosa, paredes de vidro, tecto de madeira clara, colunas de concreto enfeitadas com mosaicos de cores suaves, altar de design sofisticado. Ladeando o templo uma galeria com azulejos modernos, representando cenas da vida de São Bento. O conjunto é, no mínimo, inesperado. Percebe-se a funcionalidade e a nobreza dos materiais, mas estranha-se a ausência do recato e da severidade dos locais de culto tradicionais. Indiscutivelmente, merece uma visita.

Outro local de peregrinação bem conservado, que segundo se crê é ainda mais antigo, é a Senhora da Abadia, em plena serra, situado num recanto de vegetação luxuriante, talhado para a meditação. Tem uma via crucis notável, constituído de doze capelas diferentes, oferecidas pelos devotos. Além da Igreja e do Mosteiro, existe um pequeno museu, aberto ao público.

A região foi, desde sempre, terra de muita fé. Já antes da fundação de Portugal, era couto dos frades Beneditinos, mais tarde substituídos pela Ordem de Cister. A sede da confraria estava localizada no mosteiro de Santa Maria de Bouro, imponente construção do século XII, onde actualmente funciona uma Pousada da Enatur.

Se quiser descansar uns dias, a estalagem de São Bento, em São Bento da Porta Aberta, a 3 km das duas pontes, oferece razoável conforto por preços módicos. Pertence à Irmandade de São Bento, tendo por objectivo alojar peregrinos, pelo que convém reservar com grande antecedência para os meses de verão para o telefone 253 390 150. Já a Pousada de Santa Maria de Bouro, inaugurada em 1997, é explorada pela Enatur e está situada na estrada para Amares, a 20 km das duas pontes. A adaptação do antigo Mosteiro de Santa Maria de Bouro é das mais bem conseguidas no género. Reservas no telefone 253 371 971.

Fonte DN