paroquias.org
 

Notícias






III Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos
2001-09-24 23:16:08

Comunicado Final

1. Dando continuidade aos anteriores encontros, realizou-se em Brasília, de 17 a 20 de Setembro de 2001, o III Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos. Estiveram presentes as seguintes delegações:
a. Angola – D. Zacarias Kamwenho, Arcebispo de Lubango e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST); D. Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo de Benguela e Secretário Geral da CEAST;
b. Brasil – D. Jayme Henrique Chemello, Bispo de Pelotas e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); D. Raymundo Damasceno Assis, Bispo Auxiliar de Brasilia e Secretário Geral da CNBB;
c. Moçambique – D. Francisco João Silota, Bispo de Chimoio e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM); D. Januário Machaze Nhangumbe, Bispo Emérito de Pemba e Secretário Geral da CEM;
d. Portugal – D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP); D. António Baltazar Marcelino, Bispo de Aveiro e Vice-Presidente da CEP; D. Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa e Secretário da CEP;
e. Participou, igualmente nos trabalhos o Dr. Jorge Líbano Monteiro, Administrador da Fundação Evangelização e Culturas, órgão da CEP responsável pela operacionalização destes encontros.

Justificaram a sua ausência, por impossibilidade de abandonarem as tarefas pastorais nos seus países, as delegações de Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Timor Lorosae, a quem os delegados presentes enviaram uma mensagem exprimindo a sua comunhão eclesial e o desejo de poder contar com a sua participação em encontros futuros.

2. Depois das palavras de boas-vindas do Presidente da CNBB, os delegados fizeram Memória do II Encontro, realizado em Luanda, de 12 a 17 de Janeiro de 1999, tendo analisado o andamento das decisões aí tomadas e apontado novas perspectivas de concretização:
a. Os delegados congratularam-se com o desenvolvimento do Projecto de Apoio às Rádios Católicas nos países lusófonos, constantando a sua importância decisiva para a comunicação da Igreja e dos valores em que deve assentar uma nova sociedade. Na sequência do trabalho desenvolvido, a delegação da CNBB, em colaboração com a Rede Católica de Rádios do Brasil, propõe-se apresentar à CNBB um projecto de apoio às Rádios Comunitárias em Angola e Moçambique, complementar aos projectos em curso;
b. Sentindo a necessidade de uma maior comunicação e partilha de informações e projectos, os delegados decidiram criar um Boletim de Ligação denominado “Igrejas Lusófonas em Comunhão”.
O Boletim, dirigido aos Bispos Lusófonos com uma periocidade mensal, será desenvolvido pela Fundação Evangelização e Culturas, em suporte informático, ficando cada país responsável pela sua impressão e distribuição local;
c. Constatando as inúmeras necessidades de apoio financeiro das Igrejas presentes, e procurando encontrar formas conjuntas de solidariedade activa que potenciem a eficácia dos apoios, os delegados decidiram trocar informações sobre necessidades e apoios em curso, incentivando deste modo a cooperação e a realização de projectos comuns face a situações de carência ou calamidade.

3. Os Presidentes de cada Conferência Episcopal transmitiram uma síntese dos principais traços da Situação sócio-religiosa dos seus países. Da pluralidade de situações e problemáticas apresentadas identificaram-se preocupações e realidades comuns que lançam desafios pastorais cuja resposta pede o esforço de reflexão e de acções comuns.

4. Os delegados tomaram conhecimento do amplo trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança da CNBB, através da exposição da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora nacional do Projecto. Constataram, para além do seu significado e utilidade no Brasil, o interesse em desenvolver de forma mais intensa este projecto em Angola e Moçambique, para o que se definiram algumas estratégias possíveis de cooperação.

5. A reflexão sobre o ponto Como ser Igreja no futuro, nos países lusófonos: Solidariedade, Missão e Projectos Comuns, possibilitou abrir novos caminhos de colaboração e entre-ajuda nos seguintes domínios:
a. Seminários e Formação Permanente do Clero;
b. Sustentação do Clero;
c. Geminação de Paróquias e Dioceses;
d. Dimensão Missionária da Igreja.

6. Dada a implantação da Igreja Católica que se exprime em língua portuguesa, presente em oito países, mais de 300 dioceses, 700 bispos e cerca de 150 milhões de católicos, os delegados enviaram a Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Angelo Sodano, uma carta expressando o desejo de que a língua portuguesa seja considerada como língua de trabalho no próximo Sínodo dos Bispos a realizar em Roma em Outubro deste ano.

7. Em complemento desta reunião os delegados participaram nas seguintes actividades:
a. Audiências com o Dr. Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República Brasileira, no Palácio do Planalto, e com o Dr. Luis Felipe de Seixas Correa, Ministro de Estado Interino, no Palácio do Itamaraty;
b. Celebração Ecuménica da Paz, realizada na Catedral de Brasília, pelas vítimas da violência por ocasião do sétimo dia dos atentados nos Estados Unidos da América.

8. Ao longo dos trabalhos os delegados acompanharam com preocupação o evoluir da situação provocada pelo atentado terrorista nos Estados Unidos da América, rezando para que a lógica da Paz e do entendimento entre os povos domine as relações internacionais num momento de tão complexas decisões, que podem afectar a vida de todo o planeta.

9. A terminar, os delegados agradeceram o fraterno acolhimento da CNBB, congratularam-se com a consolidação desta plataforma de verdadeira corresponsabilidade eclesial, bem como com os resultados do trabalho efectuado, e reafirmaram a necessidade de promover anualmente estes encontros, prevendo-se o próximo para Cabo-Verde em 2002.

Brasília, 20 de Setembro de 2001

D. Zacarias Kamwenho - Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé
D. Jayme Henrique Chemello - Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
D. Francisco João Silota - Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique
Cardeal Patriarca D. José da Cruz Policarpo - Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia