Senhora do Cabo aplaudida na Ajuda
2001-09-24 13:58:31

O pátio interior do Palácio da Ajuda encheu-se de fiéis e a razão não era para menos: há 50 anos que a paróquia de Nossa Senhora da Ajuda não era contemplada pelo giro da imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel que, desde 1431, percorre várias freguesias da região de Lisboa, numa viagem que arrasta centenas de peregrinos.

O cenário repetiu-se na noite de sábado, quando a pequena imagem chegou, em procissão, vinda da paróquia de Nossa Senhora de Belém, em Rio de Mouro, onde permaneceu durante o último ano. A viagem até a Ajuda fez-se de carro, com paragens em várias igrejas pelo caminho, onde a esperavam fiéis devotos, crentes da felicidade em presenciar um momento raro e invulgar.
Normalmente, a passagem e permanência da imagem pelas paróquias ocorre de 26 em 26 anos. Mas no caso da Ajuda desde 1950 que a imagem não era recebida, dado que em 1976 motivos inultrapassáveis impediram que tal se verificasse. Também por esta razão, eram muitos os que acorreram a receber a Senhora do Cabo Espichel. A maioria nunca a tinha sequer visto e mostrava-se estupefacta pelas reduzidas dimensões da imagem, coberta por um pequeno manto azul celeste.

Poucos conhecem a Santa
"É tão pequenina", dizia Rosa da Conceição, de 68 anos. Apesar de sempre ter morado na Ajuda, Rosa nunca tinha visto a imagem da Santa. Pelo que se mostrava bastante agradada com o facto de, durante o próximo ano, poder ir vê­la todos os dias na igreja que frequenta. "Gosto tanto da santinha. É tão querida. Não me importava nada que fosse minha", dizia.
Mais afastada do altar estava Brígida Palma, de 23 anos. Também não conhecia a imagem, nem sabia da existência desta peregrinação pelas paróquias. Mas decidiu vir presenciar o momento e acabou por achá-lo "bastante interessante". "É uma maneira de juntar as pessoas, jovens e idosas. Sou católica, mas acho que a Igreja precisa de alguma renovação. E esta é uma boa maneira de o fazer", dizia.
Mais conhecedora da história da Santa é Vírginia Ferreira, durante 28 anos catequista na paróquia da Ajuda. Conta que, em Maio, foi visitar o Santuário do Cabo Espichel, que não conhecia. "E tive a sorte de apanhar lá a imagem", diz. Uma "casualidade" que a fez não querer perder o momento em que a Santa chegou à sua paróquia. "Nos tempos difíceis em que vivemos, temos de nos agarrar àquilo em que acreditamos", lembrou.
A cerimónia da chegada da imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel à Ajuda foi vivida com grande pompa e circunstância. A aguardá-la, estava uma salva de foguetes e a charanga a cavalo da GNR. Após a celebração de uma eucaristia ao ar livre, que terminou com uma salva de palmas à Santa, a imagem foi transportada numa bela berlinda processional - cedida pelo Museu dos Coches - até à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Local onde permanecerá até Setembro do ano que vem, data em que partirá de novo, em direcção a uma paróquia de Cascais.

Fonte JN