paroquias.org
 

Notícias






Padre Nuno Higino na hora da despedida
2001-09-15 10:49:15

O padre que convidou Álvaro Siza Vieira para construir a nova igreja do Marco de Canaveses está de saída. Este fim-de-semana, Nuno Higino celebra a missa pela última vez no templo, que é visitado por milhares de turistas nacionais e estrangeiros.


O sacerdote abandona as funções para regressar aos bancos da escola. No caso, à Universidade Pontíficie Comilhas, em Madrid, Espanha, onde espera obter a licenciatura em Filosofia, e uma especialização em Estética das Artes.
"É uma área que gosto muito", explicou o padre Nuno Higino, considerando não ter "ambição de qualquer espécie", para fazer a carreira.

Agora ou nunca
"Faço-o agora, porque a idade não perdoa. Não posso fazer um curso desta dimensão de bengala. Tinha a consciência de que ou era agora ou nunca", justificou.
Nuno Higino, de 41 anos, chegou ao Marco de Canaveses, a 5 de Novembro de 1998 e desde logo, desafiou a comunidade local a fazer uma nova igreja e centro paroquial.
Convidou uma arquitecto de prestigío (Álvaro Siza Vieira) e pela concepção do projecto, a igreja de Santa Maria, transformou-se no principal cartão de visita da cidade.
Ao partir, o padre não esconde a emoção pela falta de conclusão do projecto. O desenho de Siza Vieira tem uma leitura, mas falta a construção da residência e centro paroquial.
Na base destes atrasos estão razões burocráticas, prevendo-se para breve, a abertura do concurso público, o que deverá acontecer dentro de um mês.
O novo padre nomeado será Fernando Silva e a sua chegada está prevista para o próximo dia 23. O sacerdote exercia em três freguesias de Oliveira de Azeméis.
Contrariamente a outras localidades, a mudança será pacífica. A decisão partiu do próprio Nuno Higino e, apesar de ainda não ter deixado a cidade, os paroquianos já sentem saudade.
Ninguém na localidade, crente ou não, está indiferente aos 13 anos de actividade que Nuno Higino leva de sacerdócio na paróquia de Fornos.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia